Fotos: autor
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Tauá Grande Hotel e Termas |
Entre os recentes dias 6 e 9 de junho, no Tauá Grande Hotel e Termas, em
Araxá, MG, durante o Brazil Classics Fiat Show, se realizou o XX Encontro de
Nacional de Automóveis Antigos, um evento organizado pelo Veteran Car Club de
Minas Gerais e patrocinado pela Fiat Automóveis.
Mais de 300 automóveis clássicos foram inscritos, porém a chuva inclemente
que desabou nos dias que antecederam ao evento fez com que alguns desistissem
de participar, principalmente aqueles cujos carros a serem expostos iriam
rodando.
Essa é uma das características legais do evento. Muitos fazem questão de ir
rodando com seus queridos. A longa viagem – 600 km de São Paulo, 370 km de Belo Horizonte e 780 km do Rio de Janeiro –
é parte da curtição de muitos dos expositores.
Carro foi feito para rodar. Estar em boas condições de uso é requisito
essencial para se afirmar que o veículo está realmente representando sua época.
O Veteran de Minas Gerais, um clube tradicional de colecionadores, preza
muito esse quesito em seus julgamentos, dando provas do verdadeiro
autoentusiasmo que o motiva.
Sendo assim, é muito prazeroso ver, escutar e cheirar esses carros em
funcionamento. Volta e meia se escuta o pipocar de um Fordinho, volta e meia um
V-8 liso de um Cadillac, volta e meia um berro dos esportivos italianos ou um
rugido grosso dos esportivos britânicos; e só dos Rolls-Royce é que não se
escuta nada, já que sempre primaram em ser inaudíveis.
Anos atrás, o Rolls-Royce que hoje a gente está emprestando para a
Presidente Dilma estava no encontro, e eu, no silêncio da noite, fui xeretá-lo.
O cuidador estava ao lado do Rolls e as lanternas estavam acesas. Eu, tonto,
fui dar-lhe um toque, avisando que ia descarregar a bateria – e já viu, quem é
que vai empurrar aquela locomotiva para pegar no tranco... Bom, mas aí o
sujeito me disse: "Não, o carro está justamente carregando a bateria. Ele
está funcionando". E estava mesmo. E não se ouvia nada. Tive que quase
encostar no capô para ouvi-lo. Show! Não é à toa que os nomes fantasmagóricos
lhe pegaram bem, Silver Ghost, Phantom, Shadow, e por aí vai. Os que chegam sem
serem ouvidos.
Tradicionalmente há um leilão de antigos. Este ano foram pouco mais de 100
veículos postos à venda, sendo que para ao redor de 30 se bateu o martelo, já
que muitos deles não receberam oferta que superasse o preço mínimo pedido pelo
vendedor.
Coisas estranhas aconteceram no leilão: um proprietário recusou R$ 100 mil
num Maverick, que realmente estava ótimo, mas... cem mil? Um Thunderbird 1957
preto foi vendido por R$ 380 mil!! Um Corvette 1962 foi arrematado por R$ 320 mil!!
Um dono de uma réplica de Ferrari Dino GTS, motor VW AP, recusou uma oferta de
R$ 80 mil!! Vai entender. São os milagres que um bom uísque correndo solto realiza.
Faço questão de parabenizar um amigo, que mesmo bêbado feito um gambá e se
torcendo de vontade de comprar um Alfa Giulia Super 1600 (berlina) azulzinho
claro, não passou da oferta máxima que havia estipulado anteriormente, enquanto
ainda esteva são da cachola. Lamentei, pois eu é que traria guiando esse
Giulia, já que o amigo estava com outro carro véio dele lá, um Porschinho...
Seguem várias fotos e pequenos comentários, para que o caro leitor tenha o
gostinho e fique animado a visitar – daqui dois anos, já que o encontro é
bienal. Vale mesmo.
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Alfa Romeo 1900 SS. Super Sport. Foi o que mais gostei. Carrozzeria Touring |
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Paixão à primeira vista |
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Simples , funcional e elegante |
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1900. duplo comando |
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Alfa Romeo Giulia 1600 SS. Sprint Speciale, carrozzeria Bertone. Em breve, um post exclusivo sobre ele |
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Senhor e Servo, um conto de Tolstói. O interessante é que hoje, o servo, Fiat, patrocina a exposição dos senhores |
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Imagine tudo isso ligado |
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Maserati Bora. Motor V-8 central-traseiro longitudinal |
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Ferrari 365, mais conhecido como Daytona |
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Motor V-12, cada um dos cilindros tem 365 cm³, daí o nome do modelo. Dizem que na estrada sua velocidade não tem fim |
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Dois Giuliettas, a escolher |
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Feito para mim. Encaixou |
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Fiat X1/9, chegou a ser replicado aqui com nome Dardo. Este está zeradíssimo. Uma gracinha. Precisavam fazer esses pequenos esportivos de novo |
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Jaguar XK 140, o preferido do Bob na exposição. É com ele que ele voltaria para casa. Eu iria com o Alfa 1900 SS |
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Pedais estreitinhos. O XK 140 teve o motor colocado mais à frente em relação ao XK 120, para abrir mais espaço para as pernas. Dizem que o XK 120 é mais equilibrado nas curvas. Só guiei o XK 120. Mas o XK 140 tem mais motor, dá mais de 140 milhas por hora (225 km/h) |
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Conta-giros invertido. O ponteiro varre em sentido anti-horário |
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Aston Martin DB2. Motor 6-em-linha, parecido com o do XK |
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Painel do Aston, muito britânico mesmo |
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E-Type... |
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...4.2-litre |
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Porsche Speedster |
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Os assentos do Speedster saíam para o dia da corrida ou do rali, assm o piloto e eventual co-piloto se sentavam mais baixo ainda. Esses aí não estão saindo |
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911S de 1968, motor 2-litros e 160 cv, com as famosas rodas Fuchs originais. Igualzinho ao da aberura do filme "24 Horas de Le Mans", com Steve McQueen |
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911 Carrera do Júlio |
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Estranhei o símbolo, pois em 1957, ano do carro, a Jaguar já vencera pela quatro provas. Em 1957 venceu pela 5ª vez |
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Não precisa dizer mais nada |
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Adesivos no baú do Rolls-Royce Silver Ghost |
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O melhor do melhor do mundo |
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Lado direito do carro. 'UNDO' é soltar. Os ingleses chamam de off-side, por ser o lado distante do meio-fio. O lado esquerdo chamam de near-side, mais próximo |
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Conheço esse nome, mas de outras paragens |
Eu sempre gostei desses motores italianos, pena que a fiat aqui no brasil só vende carro popular (e que não prestam).
ResponderExcluirPreconceito bobo e desnecessário.
ExcluirBobo é o brasileiro, que não soube entender motores sensacionais como os do tempra 16V e do marea 20V. A FIAT fez, mas o povinho preferiu os "vorks"...
ExcluirO que adianta o motor ser legal, se o carro "desmancha"? Sina dos FIATs.
ExcluirSe não cuidar, qualquer coisa desmancha.
ExcluirConheço gente dona de seus afuderosíssimos Volkswagens, que comprados 0km, com 5 anos de uso e estão em estado de sucata. E não me lembro de nenhum modelo Ford que não tenha exemplares de 5 a 10 anos de uso que não aparente ser uns 15 anos mais velho. Ka dos primeiros, Fiesta dos primeiros e até dos últimos, Focus mk1, Versalles, Escort... é difícil encontrar um em bom estado...
"quando a gente gosta é claro que a gente cuida..."
"preconceito acaba com qualquer coisa, de amizade até a mais bem feita máquina sobre rodas"
Preconceito bobo e desnecessário (2)
ExcluirOs mais confiáveis carros da Fiat são justamente os populares.
João Paulo
AK, o Alfa SS foi restaurado na oficina de um amigo. Você chegou a andar nele lá em Araxá?
ResponderExcluirRaphael,
ExcluirAcontece que tinha dois Alfa SS e não sei qual vc está falando, mas de qualquer modo não rolou voltinha, nem pedi.
foda!
ResponderExcluirfico imaginando se daqui 50 anos estará em exposição algum grand siena ou adventure... melhor nem estar vivo pra ver.
ResponderExcluirJac J3!!! hahahaha
ExcluirAnônimo Sem Nome
Tem muito carro bom ultimamente, mas tem que ter grana para comprar, simples assim.
ExcluirJamais esses carros vao para qq exposicao no futuro
ExcluirNao estou dizendo que sejam ruins , mas ....
Nao passam de carros comuns e decartaveis!
NÃO BRINCA NÃO HEM..NESTA JA OS FIATIZINHOS 147....ENTÃO DÁ PRA ESPERAR ISTO TAMBEM...RS
ExcluirGostei da grade do 147 Rallye no meio das lendas.
ResponderExcluirSuper clássicos mesmo.
ResponderExcluirBem legais, e sem as palhaçadas de carros fuçados de Aguas de Lindóia, não é verdade ?
Menos Juvenal,são carros e não times de futebol,dá para cada um curtir seu jeito sem diminuir o do outro,então menos...menos.
ExcluirE cadê o Packard? Só o logo não vale.
ResponderExcluirQuanto ao ruído do motor, isso também aconteceu comigo lá pelos anos 90 com um BMW 750. Pedi para a "moça" dar uma ligadinha no bruto e ela me falou que ele já estava funcionando.
Depois de ver essas fotos, percebe-se que os carros atuais, com raras exceções, enfeiaram.
Do Packard vem no próximo post, amanhã. Mas não é nada de mais, é "sò" um V-12 com carroceria Dietrich, comunzinho.
Excluirgracinha vc né arnaldo?
Excluircomunzinho. então tá.
"Brazil Classics"...interessante esses títulos em inglês, tipo o "Blue Cloud" da DKW; interessante também que brazil classics nos leva a pensarmos que é uma exposição apenas de carros clássicos do Brasil (com "s" mesmo).
ResponderExcluirFora essas bolas fora de nomear tudo que é exposição no Brasil com nome inglês - pra ficar "bonitinho" - o evento em questão presenteou o público com lindos carros!
MFF
MFF
ExcluirLhe dou razão. Nome gringo para evento internacional e só.
Arnaldo e amigos do AE, Bom Dia!
ResponderExcluirPara colaborar e esclarecer: a recusa do dono do Ford Maverick GT Vermelho foi de R$110.000,00 e não R$100.000,00. O carro é mesmo maravilhoso, mas na minha opinião são 02 malucos: um que ofereceu e o outro que recusou! Pede R$120.000,00 por ele...
Aliás, 03 malucos, se contarmos o mercado inflacionado para esse modelo, hoje o nacional mais caro entre os antigomobilistas criteriosos, superando muitas vezes até um Charger R/T nas mesmas condições. Vale? Difícil dizer... 0 302 V8 GT virou mito, e mitos... bom, já sabemos.
Apesar de hoje ter alguns e admirar os europeus (leia-se Made in Germany. Ou France), sou suspeito para opinar, pois passei a infância dentro de um Maverick GT 302 V8 Vermelho 1974 absolutamente idêntico, do meu pai (década de 70, época em que os V8 de origem americana tornaram-se os carros mais respeitados do nosso mercado nacional), o que me faz enxergar nele valor maior, como acontece. As lembranças.
No caso do Ford Thunder 57, era um tom rosado (ou algo semelhante), e não preto, Ok?! O Preto não recebeu oferta. O que foi vendido foi arrematado realmente pelos R$380.000,00 (em 2010 falavam em nórdicos R$250.000,00 para um modelo como esse...) e vai para uma bela coleção que inclui alguns Cadillac's também, do Sr. Gandini.
Auto Old Entusiastas...
CM
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É CM, quem viveu naquela época sabe que o tal Maverick era um "mico"... Parabéns ao Maverick, de mico a mito em 30 e poucos anos.
ExcluirAliás, por falar em Maverick, nesse preço, mil vezes um Mustang.
Cristian,
Excluirnão aguentei a barulheira do leilão por muito tempo e, pelo jeito, meus informantes estavam mais bêbados do que eu pensava...
Mas passou perto, preto por rosa, 100 por 110...
CSS,
ExcluirMaverick 4cc e 6cc micaram sim... Já o V8 - Muito mais na versão GT - com suas cores vibrantes tiverem muito respeito. Não há como negar...
AK,
O wisk foi mesmo bem servido... rss.
O famoso e nobre Johnnie (de sobrenome Walker) andou pagando um pouco mais em algumas preciosidades. Um companheiro próximo comprou o Voyage GL 1.8 1992 com 20.000 Km por R$16.000,00 + 5%. Depois entendeu ter pago muito... Ainda bem que a jóia era mesmo nova. E nem tinha visto o carro antes!
Já eu que não bebo perdi uma Mercedes S320 1994 Preta - Impecável! - por R$30.000,00. Talvez se tivesse bebido... estava na garagem e era parte da singela coleção! rsss
Coisas de leilão...
CM
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BMW 320i, ano 1986, nunca restaurada, cor dolphin gray, 4 portas, 69 mil km, nada errado, impecável, som Bavaria, computadpr de bordo, carpete cinza, bancos pretos, teto, cambio auto. Interessa?
ExcluirArnaldo, esse motor V-8 do Maserati Bora seria aquele utilizado no 450 S do Hector?
ResponderExcluirGustavo,
ExcluirNão é Hector. É Nestor Salerno, o argentino que recria esses bichos, não é esse que vc tá falando? Aquele de um post antigo que fiz, não é?
Bom, é isso mesmo, esse V-8 do Bora e do Ghibli descendem do 450S, sim. Mesmo bloco. Canhão.
Me refero ao Héctor, amigo do Fred (o que pegava a Blanca). Na oficina dele trabalha o Esteban. Captou?
ExcluirGustavo,
ExcluirAhh! Bom! Mas acontece que esse personagem Hector foi inspirado no real Nestor.
Legal, Gustavo, legal que vc tenha lembrado. Fico contente. Obrigado.
AK
ResponderExcluirBeleza de passeio, hein! Bem que o seu amigo podia beber umas doses mais e arrematar o Alfinha, né?, hehe... Diversão garantida na volta pra casa.
No encontro de 2010, se não me engano, tinha uma Lambo Miura, verdade? Você sabe dizer de quem é aquele "touro maluco"? Sabe, também, quantos existem aqui no lisarB?
Abraço
FVG
ExcluirNão fui em 2010, mas no Brasil vi 2 Miura, um vermelho e um branco.
AK
ExcluirO Miura que estava em Araxá, em 2010, era laranja.
Então, agora, já são 3 deles.
Eu conheço 3, mas já vi fotos de mais um. O Branco em SP, vermelho no interior de SP, laranja em BH e vi fotos de um verde em SP. Havia um laranja no começo dos anos 70 em SP, mas pelo que sei foi acidentado e a mecânica usada no Fúria-Lamborghini. Como o FVG escreveu, o de BH esteve mesmo em Araxá em 2010.
ExcluirPedro
Nossa! Lindas as fotos dos logotipos! Principalmente a do 190SL! Só faltou uma do Porsche Speedster...
ResponderExcluirÉ ISSO AÍ AK!!!PAU NOS PREÇOS BIZARROS DE ANTIGOS!!
ResponderExcluirCom preços bizarros ou não, muitos são Obras de Arte, Plutônio!
ExcluirO MERCADO dita o preço...
E, sabe, muitas vezes depende de o quanto o cara foi feliz na infância em um daqueles, se o pai já ausente ou o saudoso avô tinha um, etc. Às vezes, pela história, o valor é mesmo exorbitante, mas te leva ao passado...
CM
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"Fiat X1/9, chegou a ser replicado aqui com nome Dardo. Este está zeradíssimo. Uma gracinha. Precisavam fazer esses pequenos esportivos de novo"
ResponderExcluirChuto que o novo acordo com a Mazda japonesa pode dar fruto com um novo Fiat X1/9.
Esses emblemas do Fiat Rallye e X1/9 não originais da época? Aqueles que a Fiat usou novamente há uns anos atrás?
ResponderExcluirJosé Augusto,
Excluircomo é que eu vou saber?
Vc não lembra quando a Fiat voltou com um emblema vermelho parecido (ou idêntico) ao de uma certa época?
ExcluirEncontrei. Nos anos 60 e em 99, relançaram o de 1925. Mas o de 99 trocaram o fundo vermelho pelo azul, mas manteve os louros. Mas esse Rallye da foto, se for 147, implantaram logotipo errado.
ExcluirDe qualquer foram obrigado pela "ajuda".
Esse emblema de Fiat Rallye foi utilizado na "linha Europa" - 1980 em diante, antes de mudar de novo para a "linha Spazio" em 1983, quando o Rallye passou a se chamar "Racing".
ExcluirLorenzo, eu vou acreditar em vc, mas vou pesquisar mais um pouco. Aquele emblema no Rallye tem cara de "plantado". Mas eu só tive 147 sem frente europa, inclusive tenho o manual até hoje!
ExcluirEstas certíssimo Lorenzo, só o Rallye tinha esse emblema anos 60.
Excluirô Arnaldo, eu não sou tão radical como alguns desses caras do leilão. Se alguém me der um Bravo T-Jet eu entrego meu o manual do 147 kkkkkk
Uma correção: o Dardo é cópia do Porsche 914.
ResponderExcluirO 914 é um pouco diferente. O Dardo é cópia do X1. Agora, se o X1 foi chupinhado do 914, aí são outros 500, mas acredito que a maioria irá discordar. São mais ou menos da mesma época, com volumetria parecida, mas está na cara que um tem design Porsche e outro tem aquelas clássicas linhas italianas de Marcello Gandini e Giorgetto Giugiaro.
ExcluirMr Mandelbrot,
ExcluirNão senhor. O Dardo é cópia do Fiat X1/9 mesmo.
Quem já era crescido nos anos 80 deve se lembrar de um anúncio minimalista que tocava na rádio (FM), sobre uma marca de roupa:
ResponderExcluir"LeRoux: esta etiqueta substitui todas as outras."
Pois é dessa tirada que eu me lembro ao contemplar essa Ferrari Daytona vermelha. Ela torna todos os outros "clássicos" ao seu redor em peças de museu.
O dia em que não mais existirem motores a combustão interna ou carros como os conhecemos hoje, e recebermos uma visita de aliens, poderemos mostrar a eles esse exemplar como o supra-sumo absoluto da incrível combinação de forma e técnica ensejada no automóvel a motor, a máxima quintessência da Gestalt.
Parabéns ao proprietário pelo bom gosto, e por não ter medo de ser feliz.