Ainda dá tempo! Está acontecendo em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, a décima sétima edição do tradicional encontro de automóveis antigos. Quem não veio ainda dá para fazer uma visita na segunda-feira, dia 30 de abril e ainda evitar o trânsito na volta do feriado do dia 1º de maio.
Para aguçar a vontade de todos, fiz uma pequena seleção dos modelos que mais gostei durante minha visita de ontem.
Há vários, de todos os anos e modelos. Como não podia deixar de ser, o 1963 split window é o destaque. Também gostei de um 1960 numa cor pouco usual para um 'Vette.
BERTONE
Impossível não admirar os modelos desenhados pela Bertone, mais especificamente por Marcello Gandini. Estão entro os mais interessantes do evento. O Alfa Romeo Montreal com seus faróis semi-encobertos, o Lamborghini Urraco com suas tomadas de ar na traseira e o Fiat X1/9 feito apenas com linhas retas, são praticamente contemporâneos e mostram a versatilidade e o talento de Gandini. Bem diferente de hoje, quando todo mundo quer imitar a Hyundai!!!
Impossível não admirar os modelos desenhados pela Bertone, mais especificamente por Marcello Gandini. Estão entro os mais interessantes do evento. O Alfa Romeo Montreal com seus faróis semi-encobertos, o Lamborghini Urraco com suas tomadas de ar na traseira e o Fiat X1/9 feito apenas com linhas retas, são praticamente contemporâneos e mostram a versatilidade e o talento de Gandini. Bem diferente de hoje, quando todo mundo quer imitar a Hyundai!!!
MOPAR
Claro que não escondo a paixão por todos esse muscle cars da Chrysler. Eles sempre fazem o maior sucesso nesse evento. No caso da GM e Ford, Camaro e Mustang são as estrelas. Já no caso da Chrysler há uma diversidade maior de modelos e variações que formam um colorido impressionante.
OUTROS
Gostei muito desse conjunto do Ford 48 com o trailer Airstream 1969, ambos impecáveis.
Gostei muito desse conjunto do Ford 48 com o trailer Airstream 1969, ambos impecáveis.
Confesso que apesar de saber bem da importância histórica do Toronado e sua tração dianteira (talvez fosse melhor ele não ter existido...), eu realmente nunca havia prestado muita atenção no seu desenho. Continuo achando ele muito grande e de certa forma com proporções não muito bonitas. Mas ele é muito elegante e liso, sem os penduricalhos e complicações cromadas dos americanos da época. Não fosse pelo tamanho poderia ser facilmente confundido com um europeu. Gostei! O Bitu e o Juvenal Jorge estão tramando para testarmos uma barca dessas. Vou me incluir no programa.
Sou bem aberto a mudanças, mas acho que nunca vou mudar minha preferência por peruas a utilitários esportivos. Essa Chevrolet Nomad está em destaque na exposição. Parece que saiu da fábrica agora, e completa, com todos os equipamentos disponíveis. Com essa traseira dava até para chamá-la de asa de gaivota.
O Schwimmwagen é uma figurinha carimbada do evento, com direito a passeio pelo lago com alguns visitantes. Mas ele sempre fica meio isolado. Neste ano ele arrumou um amigo interessante, um Unimog. O Unimog vem da junção das iniciais de Universal Motor Gerät, que significa máquina universal a motor, ou seja, um veículo para qualquer circunstância. Como dizem, o Unimog sobe até parede, e com o guincho que esse aí tem na dianteira, subir ou não só depende de a parede agüentar o peso dele. Esse antigo é bem simpático. Deve realmente chegar em qualquer lugar do mundo.
E essa última, especial para os amantes da Dodge!
PK
Mais um ano que não fui, uma pena. Ano que vem irei, certamente.
ResponderExcluirVários carros interessantes, nem pensava que tinha um Fiat X1/9 por aqui e ainda neste estado impecável.
ResponderExcluirGostei da foto do falso flamingo com a roda do Ford como pano de fundo.
ResponderExcluirFord e Mercury daquela época fazem parte, para mim, dos carros mais belos do mundo em todos os tempos.
Carissimo, excelentes fotos. Mas permita-me uma correção: O Ford em questão, apesar da placa ser do ano 1947, é um 1946. O 1947 e 1948 não têm molduras cromadas nas janelas, além de que apenas o 1946 tem a lanterna em forma quadrada, postada ao lado do farol, enquanto o 47 e 48 têm a lanterna redondinha postada abaixo do farol. Diferete também a ausência do emblema no nariz do capô, presente apenas nos dois anos seguintes ao deste modelo.
ResponderExcluirForte abraço.
JP
Só falta ser um daqueles encalhes esquecidos na concessionária...
ExcluirÉ difícil errar o ano que consta na documentação.
Apenas o 1946 tem essas lanternas auxiliares ao lado do farol, além de não ter o emblema no nariz do capô presente apenas no 1947 e 1948.
ExcluirO 1947 do meu pai, coupe também, veio com os frisos da janela que só o 1946 tem, assim como este exposto. Quando meu pai deu um banho de tinta nele, resolveu remover os frisos pois estavam fora dos padrões originais.
Acontece sempre coisas do tipo: Dono de Chevrolet 1947 coloca grade e frisos do 1946 por julgarem mais bonitos.
Isto é comum. O que pode acontecer é que na época que foi documentado o dono não soube precisar o ano, ou o restaurou de forma equivocada.
Fatos curiosos: O Packard amarelo do Roberto Lee sempre foi tratado até pelo próprio como 1931, mas ele é um modelo da nona série, que só existe em 1932, já que existia Packard oitava série com grade de nona série paras "desovar" em meados de 1931, quando saiu o modelo 1932. É o caso do New Civic: Ele nasceu em 2006 mas todos são modelo 2007. O problema deste Ford é que no final de 1946 os Fords já vinham com as modificações presentes em 1947 e 1948. Então não tem desculpa: Ou o dono o restaurou errado ou deram o ano errado ao automovel.
JP.
JP,
ExcluirApesar do texto dizer 48, tanto a placa quanto a descrição do carro diz 47!Mas sinceramente não conheço todos esses detalhes. Será que o dono do carro se enganou? Pode ser.
Obrigado pelo comentário. Um abraçco.
PK
Pessoal, bom dia, se me permitem, algumas considerações, sou o proprietário do polêmico Ford, ele realmente é 1947, de plaqueta e documento, desde que o comprei tem essa cara de 46, não tenho como afirmar se algum antigo proprietário trocou tudo para deixá-lo com cara de 46, acho improvável, ou se saiu de fábrica com peças de estoque antigo, acredito mais nessa hipótese.
ExcluirEle realmente tem filme nos vidros pois tem os vidros originais que estão delaminando, se tirar o filme tenho que trocar os vidros.
O trailer é um Airstream Globetrotter 1967 e não 1969 conforme comentado.
Quanto aos Flamingos, eles não estavam ali à toa, quem quiser saber a respeito pode consultar:
http://www.airforums.com/forums/f161/the-history-of-the-plastic-pink-flamingo-11221.html
E quem quiser comprar os flamingos:
http://getflocked.com/index.php
Ok, Keller, mas e agora, que tal umas fotos de belezinhas nacionais? Apesar do grande fascínio pelos "gringos" antigos, especialmente (mas muito especialmente meeeeeeeeeeeeeeesmo) pelas magníficas barcas norte-americanas dos anos 50, tal e qual o Roberto Nasser, também me bato pelo prestígio, memória, e preservação do automóvel antigo tupiniquim. E por falar nisto, sabe em que pé anda aquele crime hediondo de quererem desalojar o Museu do Automóvel de Brasília?
ResponderExcluirvisite o blog Antigos Verde Amarelo: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com.br/
ExcluirValeu, Rafael! Já foi um belo aperitivo, muito especialmente pelos Simca, inclusive os da fase Chrysler. E por falar em Chrysler, entre os Dart e Charger, ainda fiquei na vontade de ver exemplares do meu queridinho, o Dodge Polara, carrinho que ando procurando para passar da categoria de antigomobilista passivo para a de antigomobilista ativo, he,he!
ExcluirAbraço.
Mr. Car, veja a dica do amigo mais abaixo "Gonzalez Apr 30, 2012 06:45 AM" , e boa sorte em sua busca! Eu passei da condição de "passivo para ativo" (antigomobilista, que fique bem claro!) no ano passado,.
ExcluirJá vi, he, he! Por curiosidade: qual é o carro que o tirou da passividade para a atividade (em termos antigomobilísticos, é claro, he, he!).
ExcluirAbraço.
Fusca 1300L 1978, todo original, 91.000km. Uma daquelas histórias que a gente acha que é folclore, mas acontece: a 2a dona comprou ele em 1982. Solteira, sem filhos nem herdeiros, aos 83 anos resolveu vendê-lo, já que operou as vistas e não tinha mais condição de dirigir. Me vendeu com manual, todos os IPVAs, pouquíssimos detalhes a fazer. Imagine que o estepe ainda é original Dunlop, assim como a correia, que estava em farrapos, se desfazendo. Bastou uma revisão básica de mecânica e ficou como novo. Abraço e boa sorte!
ExcluirMr. Car,
ExcluirMinha ideia era voltar lá e fazer mais fotos. Mas não parou de chover até hoje.
O Antigos Verde e Amarelo é muito bom!
Abraço.
Eu quero um Polara com uma história deste tipo, he, he: único dono, totalmente original e pouco rodado, muitíssimo bem cuidado por um senhorzinho que tratava o carro como um filho, e agora, sem querer mais dirigir, procure por alguém que tratará do carro com o mesmo cuidado. Não custa sonhar...
ExcluirAbraço.
O JP tem razão.
ResponderExcluirPara quem for emendar o feriado, realmente o melhor dia é segunda-feira. Acho que vou lá, só espero que não chova.
ResponderExcluirEm minha opinião, o Toronado foi um dos carros mais bonitos em desenho que já existiu.
ResponderExcluirTodas as proporções estão corretas, do capo ao porta-malas. Parece ate um gran-turismo.
Concordo com vc...abs
ExcluirInclusive foi o primeiro carro no mundo com raio negativo de rolagem, geometria de suspensão que assegura ao motorista controle do veículo em caso de estouro dos pneus. O assoalho sem túnel, pelo fato de ter tração dianteira, também se destaca - bem ao contrário das carroças para brasileiro que são tração dianteira, mas têm o maldito túnel, provavelmente para ajudar a enrijecer suas plataformas de papel alumínio.
ExcluirLorenzo,
ExcluirTem mais fotos. Logo publico no Flickr.
Enquanto isso, se quiser ver como foi 2011 e 2010 aí vão os links:
http://flic.kr/s/aHsjv5nfnD
http://flic.kr/s/aHsjqGJ86e
Abraço.
PK
Programão de índio do caramba! Tudo lotado, caro, sem banheiros, em suma, um verdadeiro inferno na Terra, e ainda por cima com chuva esse ano!
ResponderExcluirMas eu não perco um! "Ô" vício maldito...
Esse é mal humorado, mas é autoentusiasta! Concordo com suas palavras!
ExcluirPedro Navalha,
Excluirhá banheiro apertado e em pequeno número na parte mais alta da prça, ao lado e abaixo das escadarias. Fica junto da praça de alimentação, e fica um pouco escondido.
Papel, melhor levar de casa.
Juvenal,
ExcluirEsse banheiro aí (que aliás é o único público existente) dá até medo de entrar. O jeito acaba sendo comprar um baurú ou misto quente em algum boteco a 10 "Reáu" e usar o banheiro do estabelecimento...
Olha aquele Corvette...Olha aquele Charger...Olha aquele Charllengerrrrrrrrrrrr !!!!!
ResponderExcluirMorri aqui !!!!
Ainda vou nesse encontro.
Se tu morreu, como vai ao préximo evento! So se viraste uma alma penada...
ExcluirKeller, procure por Germano Diniz, é só falar com a fiscal de trânsito (carioca) que ela te leva até a mim! preciso conversar com pessoas que possam ajudar a melhorar o encontro! abrçs
ResponderExcluirGermano Diniz,
ExcluirO evento tem melhorado! Imagino a dificuldade que seja fazer um evento desses.
Só chove nessa terra! Se parar a chuva eu desço ai de novo. Estou no Majestic.
Abraço
Na verdade as águas de março vieram só agora...
ExcluirEstive no encontro alguns anos atrás... lembro que havia uma Lambo Countach de 1975 que era absolutamente impressionante. Definitivamente, não parecia um carro daquela época. Não é à toa que todo adolescente dos anos 80 tinha um poster dela em seu quarto.
ResponderExcluirPK, você só tirou essas fotos? Talvez o AE pudesse abrir uma página no Flickr para colocar essas imagens de encontros.
Eu estava ansioso em ver as primeiras imagens desse evento. Muito obrigado! Espero poder ir até lá no próximo ano.
ResponderExcluirPK,
ResponderExcluirmaravilha de modelos escolhidos para essa amostra de dar água na boca.
O Charger sob neblina está magnífico.
Esse ano dei um descanso, no próximo tenho que estar lá (aí).
Belas fotos, mestre PK. Mas essas aletas da Nomad não parecem copiadas do Azera 2012? :o))
ResponderExcluirMr. Car, sei onde você pode encontrar um Dodge 1800 com cerca de 80.000km originais... esse carro era do meu sogro, ele o vendeu no ano passado com 78000km originais, segundo dono, amarelo, tinha até os selos de qualidade da Chrisler no quebra vento, todinho original..... vendeu por R$ 16000,00.. e eu sei com quem está, se interessar, dá um toque..... tenho até fotos do carro ainda....
ResponderExcluirAbs
Por ser amarelo, imagino que seja ainda com os faróis redondos, talvez até de antes da designação "Polara", certo? Procuro mais especificamente por um de 79 até 81, embora, tão importante quanto isto, sejam a originalidade e o estado de conservação, pois não disponho de tempo, conhecimento de profissionais especializados em cada área que envolve uma restauração, nem conhecimento técnico para fazer eu mesmo. De qualquer forma, agradeço o interesse, mesmo achando que não é dos anos preferidos (e presumindo que ele queira mais que os R$16.000,00 pagos, o que já está um pouco acima do teto que estou querendo dispor), e gostaria de ver as fotos. Estão hospedadas em algum blog?
ExcluirAbraço.
Se não for incômodo para você, me passe um endereço de e - mail que eu lhe envio as fotos. Abs
ExcluirOlá, Gonzalez. Se desse para ser por MP, eu lhe passaria o e-mail, mas não gosto de colocar à vista geral, pois já tive esperiências desagradáveis com engraçadinhos em ocasiões anteriores. Ver estas fotos seria mais por curiosidade mesmo, pois não é um carro que efetivamente está sendo vendido. De qualquer forma mais uma vez, agradeço sua gentileza e atenção.
ExcluirAbraço.
"Ameixa louca", minha cor preferida dos Dodges! Muito bacana, além do adesivo, o boneco "Aloha" do EAP...
ResponderExcluirPK, agradeço por esse post. Os Mopars são especiais mesmo. E mais alguns anos e a Dakota RT nacional entra como mais um clássico Mopar em Lindóia.
ResponderExcluirO Ford 48 está "filmado" e o engraçado é que pelo lado esquerdo não se vê o interior, mas através do para-brisa consegue-se enxergar tudo sem problemas.
ResponderExcluirSó estou enchendo o saco, pois um filme claro não é o fim do mundo como a maioria aqui afirma.
Aliás, excelentes fotos PK, parabéns!!!