Fotos: Divulgação Kia
A Kia, que é o “primo pobre” da Hyundai, vem experimentando
uma grande aceitação nos Estados Unidos e na Europa. Seus produtos, nos segmentos onde
atua, melhoram cada vez mais, ficam mais e mais atraentes. O sedã médio Optima
é um exemplo disso.
Lançado em 2001,
a segunda geração apareceu em 2005 e a terceira, em 2011. É a que está que está
reestreando no Brasil – reestreando porque apareceu mais para o final do ano
passado, mas o aumento dos tais 30 pontos porcentuais do IPI atrapalhou os
planos do importador Kia Motors do Brasil, uma licenciada (não é filial) que
só agora passa a comercializar o carro regularmente.
Grande de comprimento e entreeixos, 4.845 mm e 2.795 mm, as linhas assinadas pelo alemão Peter Schreyer, chefe de Estilo da Kia mundial, ex-Audi e ex-Volkswagen,
formam um conjunto bem agradável à vista, que se caracteriza pelo amplo espaço
interno, embora a forma do banco traseiro sugira claramente que é para apenas dois
viajarem nele.
O traço de Peter Schreyer transparece no Optima |
Embora brasileiros e brasileiras estejam apaixonados pelos utilitários esporte – até enchem a boca ao pronunciar a sigla do tipo do
veículo em inglês, SUV – e pelos crossovers (cruzamento de raças, misto de utilitário esporte e perua), não sabem do que
estão abrindo mão, ou seja, sedãs cada vez mais atraentes, eficientes e confortáveis, a
exemplo do Optima.
Mesmo sendo o Optima relativamente pesado, com 1.551 kg, o motor Theta II
de 2.360 cm³ (88 x 97 mm)
de injeção no duto, 180 cv a 6.000 rpm e 23,6 m·kgf a 4.000 rpm, movimenta o veículo com relativa facilidade. Num inconcebível descaso com a imprensa
presente ao lançamento, a Kia não informou desempenho e consumo.
O moderno motor Theta II, 2,4-litro, que para o Brasil veio com injeção no duto |
A versão
européia – que tem injeção direta – desenvolve 203 cv a 6.300 rpm e 27,7 m·kgf a
4.250 rpm, acelera de 0 a
100 km/h
em 8,7 segundos e chega a 220
km/h, com câmbio automático como o do vendido aqui. No nosso Optima pode-se estimar 10~10,5 segundos no 0-100 km/h e em torno 210 km/h de máxima.
Na Europa de gasolina sem álcool e no ciclo de consumo deles,
ele roda 8,9 km
com 1 litro
na cidade e 16,4 km/L na estrada, média 12,6 km/L. Aqui deve gastar um pouco
mais.
Percebe-se esmero de fabricação em todos os detalhes |
No percurso de teste oferecido pela Kia, a rodovia
dos Bandeirantes no trecho entre Campinas e o acesso para Piracicaba, não deu
para sentir muita coisa, combinado com o fato de colocarem quatro jornalistas por
carro, mas foi suficiente para perceber qualidade de rodagem, especialmente silêncio e
suavidade. E deu para sentir também o mesmo problema do JAC J5 no lançamento em
Salvador, assistência hidráulica da direção um tanto abaixo dos padrões de hoje, com
mínima diferença de peso no volante entre devagar e rápido e algo leve em velocidade.
Tem trabalho pela frente para a engenharia da Kia (e da JAC).
Pela demora em dissipar velocidade ao levantar o pé do
acelerador, constata-se o baixo arrasto aerodinâmico resultante do bom Cx
0,29 e da área frontal (estimada) de 2,4 m². O conforto é elevado e tudo o que se
olha e toca é bem-feito. A lista de equipamentos é farta, como pode ser visto na
lista do final, mas bem que poderia haver navegador GPS. Os instrumentos têm
legibilidade perfeita e a 130
km/h o ponteiro do velocímetro está na vertical, como gosto.
Há
ainda a função Eco System, que ao apertar de um botão promove alterações no
funcionamento do ar-condicionado, motor e câmbio buscando reduzir o consumo de
combustível. O volante revestido de couro traz controles de velocidade, áudio e computador de bordo. Pena mesmo é o Optima só vir pintado no binômio
preto-prata, com o branco correndo por fora, já que caiu no gosto do povo.
Mesmo sem surpresa, é um belo sedã.
BS
FICHA
TÉCNICA KIA OPTIMA
|
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|
|
MOTOR
|
|
Tipo
|
4 cil. em
linha, duplo comando de válvulas, acionamento por correia dentada, 16V, variador de fase contínuo na admissão,
transversal
|
Material
do bloco e do cabeçote
|
Alumínio
|
Diâmetro
x curso
|
88 x 97 mm
|
Cilindrada
|
2.360 cm³
|
Potência
|
180 cv a
6.000 rpm
|
Torque
|
23,6
m·kgf a 4.000 rpm
|
Taxa de
compressão
|
10,5:1
|
Formação
de mistura
|
Injeção
seqüencial no duto
|
TRANSMISSÃO
|
|
Tipo
|
Transeixo
dianteiro automático epicíclico, 6 marchas à frente e uma à ré; tração
dianteira
|
Relações
das marchas
|
1ª
4,212:1; 2ª 2,637:1; 3ª 1,804:1; 4ª 1,386:1; 5ª 1,000:1 (direta); 6ª 0,772:1;
ré 3,385:1
|
Relação
do diferencial
|
3,064:1
|
SUSPENSÃO
|
|
Dianteira
|
Independente,
McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora;
subchassi
|
Traseira
|
Independente,
multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
|
Assistência
|
A vácuo
|
DIREÇÃO
|
|
Caixa de
direção
|
Pinhão e
cremalheira, com assistência hidráulica variável sensível à velocidade
|
Diâmetro
mínimo de curva
|
10,9 m
|
FREIOS
|
|
Dianteiros
|
A disco
ventilado de 300 mm
Ø
|
Traseiros
|
A disco
de 284 mm
Ø
|
Controle
|
ABS, distribuição
eletrônica das forças de frenagem e auxilio nas frenagens emergenciais
|
RODAS E
PNEUS
|
|
Rodas
|
Liga leve
6,5Jx16; opcionais 7,0Jx18
|
Pneus
|
205/65R16H;
opcionais 225/45R18
|
CONSTRUÇÃO
|
|
Arquitetura
|
Monobloco
em aço, sedã de quatro portas, cinco lugares
|
Aerodinâmica
|
Cx 0,29
|
Área
frontal (estimada)
|
2,40 m²
|
DIMENSÕES
|
|
Comprimento
|
4.845 mm
|
Largura
|
1.830 mm
|
Altura
|
1.455 mm
|
Entreeixos
|
2.795 mm
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.601/1.601
mm (roda 16") e 1.591/1.591 mm (roda 18")
|
Distância
mínima do solo
|
135 mm
|
CAPACIDADES
E PESOS
|
|
Porta-malas
|
460 litros
|
Tanque de
combustível
|
70 litros
|
Peso em
ordem de marcha
|
1.551 kg
|
Carga
útil
|
429 kg
|
Peso
bruto total
|
1.980 kg
|
LISTA
DE EQUIPAMENTOS KIA OPTIMA
|
Y555
|
Y557
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S
|
S
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CONFORTO
E COMODIDADE
|
S
|
S
|
Abertura
elética da portinhola do tanque e porta-malas
|
S
|
S
|
Acionamento
do motor de partida por botão por reconhecimento da chave Smart Key
|
ND
|
S
|
Acionamento
elétrico de todos os vidros um-toque e antiesmagamento no do motorista e do
passageiro
|
S
|
S
|
Ajusta
elétrico do banco do motorista com memória
|
S
|
S
|
Ajuste de
altura e distância do volante
|
S
|
S
|
Ar-condicionado
duas-zonas
|
S
|
S
|
Banco
traseiro rebatível 60/40
|
S
|
S
|
Bancos
dianteiros com porta-revistas nos encostos
|
S
|
S
|
Bancos
revestidos de couro
|
S
|
S
|
Chava
tipo canivete para abertura de portas a distância
|
S
|
S
|
Chave
Smart Key para portas e alarme
|
ND
|
S
|
Computador
de bordo de 8 funções com controle no volante
|
S
|
S
|
Console
central com porta-objetos e porta-copos
|
S
|
S
|
Console
de teto com porta-óculos e focos de leitura
|
S
|
S
|
Encosto
de cabeça com ajuste de alttura (todos) e inclinação (dianteiros)
|
S
|
S
|
Indicador
de marchas no conjunto de mostradores
|
S
|
S
|
Luz de
afastamento do veículo 30"
|
S
|
S
|
Luz
interna com temporizador de apagamento gradual
|
S
|
S
|
Pára-brisa
com desembaçamento automático
|
S
|
S
|
Pára-sóis
com espelho e iluminação
|
S
|
S
|
Porta-luvas
refrigerado
|
S
|
S
|
Rádio/toca-CD/MP3
com controle no volante, entrada auxiliar USB e cabo para iPod
|
S
|
S
|
Recuo do
banco do motorista ao abrir porta
|
S
|
S
|
Revestimento
de couro no volante, manopla da alavanca seletora de câmbio e painéis
laterais
|
S
|
S
|
Sistema
de áudio com 4 alto-falantes e 2 tweeters
|
S
|
S
|
Tomada de
12 V no console central
|
S
|
S
|
Travamento
central de portas e porta-malas
|
S
|
S
|
EXTERIOR
E ESTILO
|
S
|
S
|
Defletor
na tampa do porta-malas
|
S
|
S
|
Escapamento
com dupla saída e ponteiras esportivas
|
S
|
S
|
Espelho
retrovisores com ajuste elétrico, aquecimento, repetidoras de setas em LED e
rebatimento elétrico
|
S
|
S
|
Fárois de
descarga de gás xenônio
|
ND
|
S
|
Fárois de
neblina com lente de policarbonato
|
S
|
S
|
Lanternas
traseiras de LED
|
S
|
S
|
Limpador
de pára-brisa com acionamento intermitente de freqüência ajustável
|
S
|
S
|
Luzes
traseiras de neblina de LED
|
S
|
S
|
Rodas de
liga leve aro 18 com pneus 225/65R18V
|
S
|
S
|
Teto
solar panorâmico duplo
|
ND
|
S
|
Vidros
esverdeados
|
S
|
S
|
TECNOLOGIA
E SEGURANÇA
|
S
|
S
|
Abertura
interna do porta-malas em emergências
|
S
|
S
|
Alarme
com imobilizador de motor
|
S
|
S
|
Bolsas
infláveis frontais, laterais e de cortina
|
S
|
S
|
Câmbio
automático de 6 marchas com opção de trocas seqüenciais e borboletas atrás do
volante
|
S
|
S
|
Câmera de
ré com visor de LCD de 3,5" no espelho interno fotocrômico
|
S
|
S
|
Cintos de
segurança traseiros laterais de 3 pontos (central subadominal)
|
S
|
S
|
Cintos
dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e ajuste da altura de
ancoragem
|
S
|
S
|
Controlador
automático de velocidade de cruzeiro
|
S
|
S
|
Controle
eletrônico de estabilidade e tração
|
S
|
S
|
Desembaçador
do vidro traseiro temporizado
|
S
|
S
|
Direção
assistida hidráulica sensível à velocidade
|
S
|
S
|
Eco
System com controle no volante
|
S
|
S
|
Encostos
de cabeça dianteiros ativos
|
S
|
S
|
Estepe
com roda de liga leve
|
S
|
S
|
Freio a
disco nas quatro rodas com ABS, distribuição eletrônica das forças de
frenagem e auxílio às frenagens de emergência
|
S
|
S
|
Luz
dianteira de uso diurno em LED
|
S
|
S
|
Sensor de
estacionamento traseiro
|
S
|
S
|
Sensores
crepuscular e de chuva
|
S
|
S
|
Sistema
de auxílio de partida em aclives e declives
|
S
|
S
|
Sistema
Isofix para fixação de bancos de crianças
|
S
|
S
|
Travamento
automático das portas a 15
km/h
|
S
|
S
|
Sedã médio coreano preto, prata ou branco, e por 100k? Não, obrigado. Continuo com os alemães.
ResponderExcluirIsso continue com os alemaes.... Ande de voyage! Kkkkkkk
ExcluirAté dá para entender a injeção não ser direta, depois que os carros caem na mão dos mecânicos autônomos dificilmente algum consegue dar conta de um sistema de injeção direta - nem correia dentada muitos conseguem trocar corretamente! Usar um sistema de injeção ultrapassado porém eficaz e de amplo conhecimento dos reparadores garante longevidade pro modelo aqui na terrinha.
ResponderExcluirNão ser equipado com injeção direta na versão para o Brasil tem a ver com redução de custo (ou aumento de lucro, como queiram) e também com o fato de não ser necessária para enquadrar nas normas ambientais daquí. Longevidade do modelo após terminada a garantia, quando fica a mercê dos reparadores independentes, é o que menos preocupa o representante da marca.
ExcluirNome disso ai é safadeza mesmo, pois é muita cachorrad o que a Hyunday/Kia faz como Brasileiro, vende gato por lebre na cara dura.
Excluirfala muito ontonho, fala muito!
ExcluirNão ter injeção direta nada tem a ver com cachorrada ou coisa assim, me diga um carro ciclo otto que custa menos de 100 mil com injeção direta aqui no Br. Conheço só um e vive sendo vendido com ágio.
Excluiramigos , para informar a falta da injeção direta é por causa do combustível Brasil. possui um alto teor de enxofre que prejudica esse tipo de injeção.
ExcluirMenos melancia no pescoço que os Hyundais, por isso mesmo mais agradável de olhar.
ResponderExcluirApenas o preço que me parece um absurdo completo.
Não deixaria de ter um Mercedes por esse valor de forma alguma.
"Menos melancia no pescoço que os Hyundais, por isso mesmo mais agradável de olhar"
ExcluirA melhor definição que vi sobre os Kia, que concordo plenamente. O exagero da Hyundai repele qualquer bom gosto.
Aprecio a Kia, mas o que me afasta é o custo da manutenção.
Aonde um Sonata é mais feio que esse carro????
ExcluirAs rodas, grade dianteira, faróis, lanternas traseiras, coluna "C" do Sonata são bem mais bonitos...
Tá bom que vocês tem bronca da Hyundai, mas também falar que os carros dela tem "melancia no pescoço" é foda.
Ninguém disse que o carro é feio ou lindo, apenas um desenho sem exageros como os Hyundai
ExcluirNinguém disse que o carro é feio ou lindo, apenas um desenho sem exageros como os Hyundai
ExcluirMuito mais elegante e belo que o Sonata!
ExcluirJá vem com rodas "tuning".
ResponderExcluirInterior bom mas sem sal.
ResponderExcluirPagar 100 pila num interior desses? Só quem nunca viu um audi, bmw, mercedes, etc etc
ExcluirAcima e abaixo estão todos a reclamar do painel/interior. Sinceramente gostei muito do interior, bem como do painel (item que me chama muito a atenção em un carro). Claro que o painel de carros como BMW, Audi, Mercedes, Lancia, Jaguar, e outros do mesmo naipe, são obras primas. Mas o deste Optima é, realmente, muito bom. A questão preço, preponderante na escolha de um carro, não serve, em minha opinião, para elogiar ou criticar o design/ergonomia de um automóvel. A perfeição ou imperfeição do desenho independe do quanto ele custa.
ExcluirPainel de Monza!
ResponderExcluiré?
Excluirentão continua com seu Monza. Ou melhor, seu Celta Sedã que pra você deve ser uma maravilha...
Nossa, he he he...
ExcluirO pior é que, não os mostradores do painel, mas a moldura do painel - que vai do lado esquerdo até o final do console central lembra mesmo a curvatura do painel do Monza!
Chamar de painel de monza não foi pejorativo, ele é realmente muito parecido, veja: http://3.bp.blogspot.com/_dmR9TYQomZY/SM3jGSWC-cI/AAAAAAAAAQY/DwVmLSS1akI/s400/monza_sr_1988_interior.jpg
ExcluirPainel "quadrado", sem o "calombo" dos instrumentos e com uma curvatura característica que o faz um painel muito ergonômico com tudo ao alcance do motorista. De bônus ainda conta instrumentos de fácil leitura.
Sim, continuarei com meu Monza, um SL/E 2.0 azul metálico 1988 com interior cinza/azulado, completo, por muitos anos ainda. Não tenho a mínima intenção de vende-lo.
Se eu achasse um Monza assim, compraria. Adoro esses Monzas!
ExcluirChupa, Anônimo Apr 19, 2012 09:42 AM !!!
ExcluirTb tenho um monza, quase original, que comprei pra restaurar e assim realizar um sonho de quando era adolescente.
PS: Que rodas feias desse Kia. Coisa xunada.
Restaurar um Monza? Deus do céu...
ExcluirApr 20, 2012 12:02 PM
ExcluirQual o problema? Cite-me apena um convincente, que eu desisto e vendo ele. Ou melhor, dou ele pra vc. Mando entregar na sua casa, sem custos.
E se quiser, tenho outro antigo restaurado aqui. Posso enviar pela cegonha pra vc.
Não cito com o Vicente e nem sem ele. A questão é que não mexo com droga.
ExcluirE se soubesse onde moras, ligaria 181 e te denunciaria.
Mercedes zero não custa 100 mil amigo.
ResponderExcluirFicaria com o Jetta TSI e 10 mil (ou mais)no bolso. Muito mais divertido!
ResponderExcluir[2]...
ExcluirAnda mais, gasta menos, muito mais diversão ao volante... Ou pode-se pensar no Passat, mesmo powertrain do Jetta e mais luxo.
por acaso vc tem o jetta tsi ??? ou andou em um deles ??? mania de brasileiro que da opinião por ficha tecnica kkkkkkkkk
ExcluirAndei. Mais alguma coisa que você queira saber?
Excluirfalando aki anda até em ferrari 458, ok
ExcluirPois é, se não acredita em nada que ninguém fala, pra que tá postando?
ExcluirOh roda feia essa ralo de banheiro
ResponderExcluirPerfeito! Melhor definição!
ExcluirÉ ISSO AÍ BOB!! PAU NOS DESENHOS QUE PRECISAM SER EXTRAVAGANTES PORQUE NA VERDADE NÃO TEM NADA A DIZER!!!
ResponderExcluirGaroto de ouro! Sabia que não nos decepcionaria!
ExcluirÉ isso aí, Ossada Velha, Pluto para colunista do AE!!!!!!
ExcluirPlutônio is the man!
ExcluirMuito bom.
ResponderExcluirAinda mais agora que os alemães passaram de 120k+
Bob,
Esse tem opção de cores ou só vem em 3 tons na escala de cinza?
Rodas feias demais, carro sem sal, existem opções muito melhores nessa faixa de preço.
ResponderExcluirLiedson
ResponderExcluirSó preto, prata e branco.
Esse é o mesmo motor do sonata?
ResponderExcluirpainelzão de monza e rodas de ralo de banheiro, na mosca!
ResponderExcluirMaravilha, agora o Blogger "comeu" o comentário que este acima pretendia corrigir...quem sabe depois ele aparece e daí o que escrevi acima provavelmente faça sentido.
ResponderExcluirQue esse carro tem demais e oferece por esse preço todo ?
ResponderExcluirJetta TSi é mais barato, muito melhor e mais divertido que isso ai.
Pensei que esse carro pelo menos fosse V6 para justificar o preço...
esse carro é um degrau acima do Jetta.
Excluirtá na linha de passat, serie 3 e classe C.
você calado é um poeta meu filho.
Voce digitando sobre carro é um pobre coitado, seguidor da boiada nacional.
ExcluirQue adiante estar em um seguimento "superior" só pelo tamanho se tecnicamente é inferior em tudo.
Tá cheio de retardado sem o que fazer aqui hoje !
por acaso vc tem o jetta tsi ??? ou andou em um deles ??? mania de brasileiro que da opinião por ficha tecnica kkkkkkkkk
Excluir"kkkkkkkkkk" é só ir a uma concessionária e fazer um TD em ambos, mas que até pela ficha técnica e pelo que a impressa já disse sobre os carros, para um bom entendedor, só ler já basta ou na revenda mais próxima tirar a limpo, custa nada e é muito bom para quem gosta do assunto.
Excluirantonio filho leu por aí e sai gozando com pau dos outros.
Excluirdefinitivamente, defeca no teclado e calado profere obras primas.
Nada a ver, aqui todo mundo é engenheiro mecânico sênior e rico, pois todos tem qualquer carro que exista em vez das pessoas entusiastas normais que vão em CSS fazer um test drive dos carros que lançam somente para conhecer mais sobre o que gostam, que é carros. Eu faço um TD sempre que posso, muito bom conhecer e quem sabe sonhar com algumas belezinha lançadas por ai.
ExcluirTá cheio de babaca aqui mesmo.
Luciano jafirck.
Tá cheio de babaca aqui meso (x2). Isso porque o cara deu uma opinião que me parece coerente.
ExcluirSe a gente tivesse que ter uma experiência concreta em tudo o que queremos criticar, nunca poderíamos criticar nada.
BMW 335i não é V6 e nem por isso deixa de ser de um segmento superior.
ExcluirO que estraga o Jetta é o logo na grade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPois é, tá dificil hoje mesmo.
ExcluirA gente se propõe a ligar o computador e distrair com algo que gostamos, discutir temas em geral aqui, é vem um galera que não sabe brincar de carrinho, quer bater em todo mundo e ficar na frente a todo custo.
Mas nem ligo, pois internet pra mim é só uma soma do que eu curto, na rua, encontros e nos track days que acho um monte de gente que sabe brincar, de Ford T a GT2 RS, todo mundo se respeita e compartilha o mesmo gosto, o carro.
AF,
Excluirvai cagar!
e chega de mimimi por aqui.
Fale menos mas fale melhor...
Afi digamos nós, já começou ?
ExcluirÉ melhor sairmos daqui pois acho que a TPM masculina ou a andropausa baixou geral no blog, não é possível.
Esse povo não tem jeito mesmo, já tem um monte de gente reclamando de voces, se toquem !
manhêeee, olha ele!
ExcluirAnônimo Apr 19, 2012 12:14
ExcluirEstudar algo antes de falar nada, não é?
Filho,
Excluircagas. falas muito.
tire férias e nos poupe de sua defecada digital.
Manhêeeeeee!! Socorrooooo!! Antonho Filho tá escrevendo m*rd*!!!
ExcluirSe esse é o primo pobre ... grande parte dos donos de KIA´s falam muito bem de seus carros. Como o preço está muito alto, vai acabar sendo esquecido, por estar na faixa de entrada de picapes e utilitários, que infelizmente estão dominando o mercado.
ResponderExcluirNa verdade, o primo pobre tem se saído melhor que o primo rico, pelo menos em design. Desde os tempos em que ainda não havia se associado à Hyundai que me simpatizo mais com a Kia do que com a outra.
ExcluirBob,
ResponderExcluirnão vejo (e acredito o grupo Hyundai-Kia fazer o mesmo) a marca Kia como a linha "pobre" da Hyundai, e sim como linhas complementares, sendo a Hyundai como modelos mais joviais e a Kia com os carros mais comportados.
A felicidade da Kia aqui é não ter o grupo Caoa como representante, ou seja, não tem aquele pretencionismo em vender o "melhor do mundo."
O carro é bem interessante, ainda mais nessa combinação branco com interior preto/bege, aceito por mim como uma das melhores para nosso país. Para 100 mil poderia vir com um sistema de som mais sofisticado, com tela e GPS, algo que faz diferença nessa faixa de preço. Dificilmente eu compraria um carro desses pelo preço pedido; ficaria tentado a comprar um alemão com mais alguns aninhos de uso.
Pelo que sei, a Hyundai USA também adota marketing parecido ao da Caoa (o melhor do mundo, etc.) por lá. E a Kia é considerada a "linha B" do grupo.
ExcluirPor falar em Passat, fiquei estarrecido quando soube que esse Passat "reposicionado" com a frente de Santana 92, apesar do preço pós-Manteiga de até 160 "pau" tem entre-eixos de 2,71, o mesmo de Peugeot 408...nesse caso, acho que até esse Optima ultra-superfaturado parece melhor negócio...
ResponderExcluirUma pena, pois dava pra comprar Passat por 105-110 mil antes desse desgoverno do Mantega.
ExcluirEsse Kia também vem com inscrição no espelho esquerdo?
ResponderExcluirPouquíssimas coisa conseguem manter a função mesmo com formas tão feias quanto as rodas desse Kia. A fábrica comprou o estoque encalhado de alguma loja Xunning?
ResponderExcluirA grade dianteira de todo Kia lembra-me quatro coisas: uma é como as fábricas valorizam a identidade visual, embora isso não traga vantagem alguma para o consumidor final e possa ser levado a extremos da falta de gosto, como visto em alguns Chevrolet. As outras três são: Mônica, Pernalonga e Ronaldo. Será que só eu vejo isso?
É ofensivo comparar esse painel aí com o do Monza. Monza era um módulo só, com conta-giros, velocímetro e quatro marcadores entre um e outro, ou a opção do digital. Muito mais bonito. Esse aí parece inspirado no do Fit.
Parece um carro legal. Tá certo que o Fusion de tração dianteira e V6 tem 60 cv a mais e tem opções de cores e rede de concessionárias em número maior. Em conforto não posso afirmar nada, mas na frieza dos números e na estética (principalmente de rodas, grade e painel) o Ford parece oferecer mais pelo mesmo. Tanto o Ford quanto ele estão devendo uma versão perua (pelamordedeus, nada de SUV), que seria bastante interessante, mas nada disso é defeito do carro em si. Deve vender até bem, embora eu preferisse ir atras de um Omega usado.
Outro dia vi naquele jornal gratuito de São Paulo Metro, ou coisa que o valha, uma concessionária Chevrolet anunciando um Omega zero por 104 "pau"...
ExcluirTá certo que deve ter alguma armadilha nisso. mas se o Omega estivesse mesmo nesse preço seria infinitamente mais legal, ainda que depenado.
ExcluirEstou numa fase de trocar greemlins eletrônicos por cavalos-vapor
E existe alguma perspectiva de fábrica da Kia no Brasil?
ResponderExcluirOS Kias são bem mais bonitos e acessíveis do que os Hyundai. E ainda por cima tem a mesma mecânica. Agora nessa faixa de preço, é muito mais gosto do que diferenças técnicas. Exceto o Jetta TSi, todos tem mais ou menos o mesmo desempenho e consumo, entre-eixos parecidos, são bem acabados e bonitos. Mas puramente por gosto, fico com a sisudez do Santanão de 200cv (e o troco para pagar o seguro astronômico).
ResponderExcluirSério que esse carro custa isso tudo é só tem isso de equipamentos ?
ResponderExcluirEsse grupo Koreano e chines enrolou bonitos os brasileiros mesmo. Hoje vende qualquer coisa acima do mercado, somente fazendo market fantasioso entregando pouco por muito.
Realmente compraria um Jetta turbo por esse valor e ainda sobra um troco de umas belas rodas 18" das boas.
Ó, não se trata de defender a tabela de preços da Kia, mas ela foi atingida em cheio pela MP que elevou o IPI dos importados, medida que veio proteger as "montadoras nacionais", dentre as quais a do Santanão de 200hp.
ExcluirAchava que esse carro era um carrão !
ResponderExcluirMas não tem nada demais poer esse preço ? e parece estar bem abaixo do próprio seguimento, que não esta nem em um Civic nem um BMW Serie 3.
Furada, o veu caiu Srs. Coreanos !!!!
Quanto erro de português!
ExcluirAnônimoApr 19, 2012 02:24 PM
ExcluirVc se encaixaria melhor no blog do professor Pasquale.
Ou algo parecido.
Que fazes aqui, ranzinza?
Ô analfa!
Excluirah se nao fosse o golpe do IPI...
ResponderExcluiresse carro ia se fazer valer..
Conversa e acreditar que os importados e nacionais não tem uma fatia bem gorda de gordura (lucro) e manter o mesmo preço que praticavam antes, alias pode tirar 50% ai que ainda é lucro pra todo mundo. Já viu quanto custa esse carro lá fora, um Corolla... isso por que se enquadra em um seguimento "superior".
ResponderExcluirAqui eles não fazem mais isso, vendem caro mesmo e pronto, vide o preço do Azera no começo, hoje...
"fatia bem gorda de gordura".
Excluirah vá!?
Você tem a mente fodida amigo? qual o seu problema em achar problemas incoerentes em postagens coerentes? Tá nervosinho ? Vai pra um cabaré pra ver se você melhora.
Excluirmente gorda cheia de gordura.
Excluirantonio filho, tire umas férias.
O "meu" Optima é assim: pelo menos mais uns 50 cv e uns 10 kg de torque. Fácil pra Kia. Ah, claro, cambio MANUAL! Muito dificil? Pode ser um no estilo do DSG da VW. De resto, acho o carro muito bacana.
ResponderExcluirAbraço
Lucas CRF
Este carro seria "Óptimo" (trocadalho do carilho), se custasse uns 30 mil a menos. Simples assim.
ResponderExcluirsó um cerumano beim endinherado pra conpra um dece
ResponderExcluirUm amigo tem um Azera novo e outro tem um BMW 325i 2011. Pra quem tem filhos o Hyundai é a melhor escolha, além de bem mais barato (e mais bonito...).
ResponderExcluirMcQueen
E você só anda de carona...é ou não é?
ExcluirSim... com aquela senhora que vc conhece bem...
ExcluirMcQueen
Sua mãe McQuem? ou seria MC Rainha?
Excluirfusion v6 é mais negocio.
ResponderExcluirNão concordo que a Kia seja o primo pobre da Hyundai.
ResponderExcluirPenso que é o irmão mais refinado da Hyundai.
Mecanicamente as duas marcas se equivalem, compartilham motores inclusive.
Porém o designer Peter Schreyer, que trabalha para Kia, não para Hyundai, está anos luz do nosso tempo.
Peter Schreyer daqui alguns anos ainda vai ser muito estudado nas escolas de design.
Também acho os KIA de um modo geral bem mais elegantes que os "Origames" da Hyundai!!
ExcluirNossa! Que carro caro!
ResponderExcluirO velho Magentis voltou mais refinado e mais caro...
ResponderExcluirCaramba! Enquanto nossos vizinhos ricos dos EUA, que estão literalmente quebrados,conforme a mídia nos faz acreditar, compram este mesmo carro lá, por um preço entre U$ 22.000, e U$ 26.000, com juros de 2,5 % ao ano, Os vizinhos pobres ( mas virtualmente ricos, tambem conforme a mídia!) Pagam pela mesma mercadoria um pouco mais que o dobro com juros de até 2,0% ao mês...Realmente esta terra é um paraíso. Nosso país é o único no mundo que uma fábrica produz, monta ou comercializa um carro, e o consumidor final paga TRES! Um para a montadora, um para o estado e outro para o sistema bancário ( isto se financiar apenas 50% do valor em 24 meses...Como já diz o velho Ministro Delfin netto, odiado por todos nós, " O Brasil é o ultimo peru com farofa do mercado mundial!"
ResponderExcluir100 lascas? Fico com o Fusion V6 pelo mesmo preço, obrigado.
ResponderExcluirEsses anônimos deviam ser banidos! Tá cheio de lixo digital aqui, isso atrapalha quem realmente tem interesse no blog! Srs. Moderadores, façam alguma coisa por favor!
ResponderExcluirSem nenhuma chance disto acontecer. Estes moderadores não são de nada.
ExcluirVá tomar no seu cú anônimo de bosta.
ExcluirA coisa tá séria aqui, já tem muita gente reclamando !
ResponderExcluirTá ficando muito chato o blog pois tem uma turminha que só entra pra encher o saco dos colegas e desvincular o tema, sempre. Todo santo dia tenho minha rotina na internet, e claro, entro aqui pois gosto muito, mas essa turminha, que claro não é só aqui diga-se que é uma praga digital até, mas estão acabando com o blog, pois essa turma não tem um pingo de vergonha e do que fazer, não é possível ! Fora que não imaginam que muitas vezes eu e muitos outros escrevem em celulares, e claro não vou ficar perdendo tempo em ficar fazendo revisão, até porque isso é bobagens, mas até nisso é motivo para os sem noção torra o saco.
Fico no aguardo dos moderadores e dos nosso editores em tomar uma séria atitude e banir esse povo que só atrapalham não respeita ninguém.
Antonio Filho, não adianta. Isto já foi pedido inúmeras vezes, mas o editor parece estar dormindo.
ExcluirQuanto ao bullying que você vem sofrendo, sugiro justamente fazer uma revisão antes de postar um comentário.
Vamos ver né !?
ExcluirSe quisermos sossego, e só exigir da "diretoria", já que aqui virou agora um jardim de infancia, como direito até bullyng...rs
Só rindo mesmo, pra não se chatear com algo sem pé nem cabeça como esse.
Valeu !
Acontece que a diretoria é muito fraquinha. Não vislumbro mudanças.
ExcluirTonho, se tu achas que está chato por aqui, suma por uns tempos. Os leitores do AE vão te agradecer, e tecer loas ao Criador.
ExcluirQuer sossego, então vai dormir, manézão. E deixa de ficar xorando para o Staff de AE. Eles estão c@g@nd* pra você!
ExcluirPiloto Bebum, vá encher seu cú de cachaça que você ganha mais!
ExcluirEnquanto você está no boteco, sua esposa está c@g@nd* para você e dando para mim
Vemos nascendo uma geração de idiotas. Querem desviar a atenção do que sabemos - seu analfabetismo - dizendo que fazem uso de telefones móveis para enviar mensagens eletrônicas. E ainda se vangloriam por não revisarem o texto. Ora, vão revisar o que se são ignorantes? A vida desta raça gira em torno do celular.
ExcluirE não é exclusividade brasileira, na Austrália também há exemplares destes jumentos.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5730280-EI17616,00-Piloto+envia+SMS+e+se+esquece+de+baixar+rodas+de+aviao.html
O Optima é muito caro, culpa do IPI. Mas o duro é que o Jetta TSI completo também custa um absurdo e o acabamento não é lá essas coisas.
ResponderExcluirPiloto Bebum,
ResponderExcluirChorando é com CH e não com X. Vai estudar um pouco ao invés de atacar os outros seu analfabeto!
O jetta TSI com isenção tributária deveria custar bem menos.
ResponderExcluirO desconto do IPI que o mexicano tem direito é englobado pelas montadoras.
Porque o Jetta TSI que custa 36 mil do méxico chega aqui por 90 mil, preço mínimo ?
O visual dos modelos da KIA são os que mais me agradam atualmente, inclusive o desenho das rodas.
ResponderExcluirMarcelo Junji
Bob,
ResponderExcluirInteressante notar como Hiunday e Kia deixaram Honda e Toyota perdidas em estilo e design e sem diferencial tecnológico.
Olá pessoal! O fato de não vir com injeção direta provavelmente está associado à composição da gasolina brasileira com alto teor de enxofre e 20% de álcool. Tenho impressão que é isso, pois já escutei um mecânico muito famoso dizendo que a injeção direta ocasiona maiores depósitos de resíduos no motor etc...mas vamos pesquisar. Abs
ResponderExcluirA VOLKSWAGEN FAZ USO DA INJEÇÃO DIRETA + TURBO SEM PROBLEMAS, BEM COMO A BMW, MERCEDES BENZ, MINI, PEUGEOT (1.6 TURBO BMW). NÃO VEJO PROBLEMA, TALVEZ UMA QUESTÃO DE CUSTO.
ExcluirNICOLAS
Eu tenho um Magentis 2009, o carro é otimo, bonito demais, comprei usado, mas parece zero e todos que ficam discutindo preço q da pra comprar tal e tal modelo, ah gente, vamos cair na real né!! comprar carro zero pra que??? Me diz ai, comprei o meu quase que pela metade do preço de nota fiscal (40 mil, a nota é de 70), quando eu achar um desse modelo com 1 ano e pouco ou 2 de uso eu compro ele por uns 50 conto e fico de boa com carrão denovo!!!
ResponderExcluirNa verdade fica muito fácil de se dizer o quanto é caro e o quanto não presta quando se trata de alguém que na realidade ainda não teve o seu ou muito menos sentiu o prazer de entrar em um Optima e dar uma voltinha...
ResponderExcluirFelizmente tenho o meu a um ano e não troco por nada , garanto ele simplesmente é um ótimo carro , reconheço que tenho algumas limitações por ser um carro baixo , mais a culpa não é da kia e sim das nossas estradas esburacadas e mal acabadas ...
Galera se tiverem interesse mesmo de ter um , faça um teste drive e depois pode vir aqui tentar falar mal se isso for mesmo possível .....
Olá Bob.gostaria de saber quando o sr. diz que o desenho do banco sugere apenas dois ocupantes seria porque o o banco do meio é estreito?
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