Outro dia, arrumando a prateleira onde guardo os CDs e coisas do computador, achei um dos jogos mais legais que já existiu, das antigas mesmo, o "Need for Speed" original, o jogo que revolucionou os simuladores de corrida. Na verdade, foi um dos ou o primeiro simulador de comportamento dinâmico dos carros de rua, já que até então os jogos não eram realistas no quesito dirigibilidade. Apenas jogos como o "Grand Prix" (ou "World Circuit") e o "IndyCar Racing" eram mais realistas neste aspecto.
Lançado em 1994 pela Eletronic Arts, o primeiro jogo da série NFS foi um show visual e sonoro. Os gráficos eram ótimos para a época e os modelos dos carros, bem realistas, com visão de "dentro" do carro, painel detalhado e volante com movimento. Na época, o mais próximo que se tinha neste aspecto era o jogo "Test Drive", curiosamente criado pela empresa que posteriormente foi comprada pela EA e participou do desenvolvimento do NFS.
Abaixo os videos de abertura do jogo, que já deixam qualquer entusista empolgado.
A dinâmica dos carros foi muito bem detalhada. Os carros tinham um comportamento muito mais próximo da realidade do que os outros jogos. Para tal, a EA fez uma parceria com a revista americana Road & Track, para que a dinâmica do jogo fosse criada junto com quem entende do assunto.
O jogo foi um dos primeiros também a ter informações dos carros, como histórico e ficha técnica. Os vídeos de apresentação de cada carro eram de babar também, uma novidade. Os carros disponíveis eram os esportivos de destaque do momento: Lamborghini Diablo (na versão com tração integral), Ferrari 512TR, Dodge Viper RT/10, Toyota Supra, Porsche 911, Mazda RX-7, Honda NSX e Corvette ZR-1. Nos jogos modernos, se não tem mais de cem carros o jogo é ruim, mas nos tempos do NFS já era uma quantidade muito boa. Cada carro com uma característica, uns mais velozes, como o Diablo e 512TR, outros melhores de curva, caso do 911 e NSX.
As pistas variavam de circuitos fechados para trechos abertos de estrada, onde outros carros "civis" estavam trafegando e eram obstáculos. Nestas pistas abertas, além do trânsito, havia a dificuldade da perseguição policial, caso você passasse em alta velocidade por uma viatura. A diversão era escapar da policia, que jogava duro, batia forte e prensava você contra o muro sem dó. Ser parado uma vez dava multa, depois se fosse parado de novo era encrenca, com direito a vídeo do policial levando o arruaceiro em cana. Isso foi uma tremenda novidade e acabou criando uma nova categoria de jogos, os de corridas clandestinas.
Nas pistas de estrada, carros comuns simulando trânsito local. |
Quem não se divertia também fazendo burn-outs e 'zerinhos' com os carros, uma vez que as marcas de pneu ficavam no chão. A opção de freio de mão era ótima para fazer estas graças. Eram recursos novos, tudo novidade com uma qualidade gráfica ótima e som bem caprichado também. A opção do cambio manual para jogar era muito legal, com a opção da posição Neutro. A cada troca de marcha um display com a alavanca de seleção de marcha do carro aparecia e mostrava o movimento de engate de cada marcha, um belo toque.
O NFS foi um sucesso instantêneo, que continuou com o NFS II, com mais carros e pistas, depois pelo NFS III que já teve uma leve queda em relação ao segundo. A série, que já conta com vinte títulos, passou por diversas identidades, dos esportivos, ao rali e ao mundo dos carros tunados, onde teve uma grande queda de vendas, mas recentemente voltou às origens com o título "Need for Speed: Hot Pursuit", com carros esporte sem nada de modificações, apenas corrida contra os outros carros e contra a polícia, como era o primeiro jogo.
Vista interna bem detalhada do Porsche 911. |
Acho que por ter sido desenvolvido por pessoal realmente entusiasta, no caso a Road & Track, o NFS foi um sucesso, pois foi feito por quem gosta para quem gosta de carro, simples assim.
Da última vez que tentei instalar o NFS 1 em um PC mais ou menos moderno (algo entre 2008-2009) não tive sucesso, acho que o bendito Windows não reconheceu. Vamos ver se agora o senhor Bill Gates se redime com o Win 7 e permita que esse clássico dos jogos de corrida volte a funcionar.
MB
Falou tudo, NFS e NFS:SE são dois dos melhores jogos de toda a série, jogabilidade excelente e todos esses extras que fizeram a cabeça de muita gente. Só o Porsche 2000 é que se equivale a ele no quesito "feito para Gearheads".
ResponderExcluirMB, baixa o programa "DosBox" (www.dosbox.com), dá pra instalar nele tranquilo e roda muito bem, além de ser gratuito!
o porsche 2000, era perfeito, tinha damage bem real e que nao sumia depois da corrida, o carro tinha desgastes dos componentes que tinham que ser trocados, fora que tinha a história completa de carros porsche apos o 356.
ExcluirVou procurar este aplicativo, quem sabe funcione... Ainda não tentei no Win7.
Excluirabs,
O primeiro NFS ainda é de longe o melhor da série, deve ter sido a única equipe que realmente conhecia o assunto. Só a edição da Porsche chegou perto.
ResponderExcluirBelli, com um pouco de trabalho o NFS roda até multijogador (no modo head-to-head) usando a internet, se quiser posso te passar as instruções.
Eu tenho esse jogo no Saturn. Mas hoje só jogo Forza 4. Mas gostaria de tentar rFactor ou GTR 2, mas para isso haja máquina para rodar.
ResponderExcluirQue nada Fabio, GTR2 e rFactor são bem leves, não precisa de pc top para roda-los. O maior custo seria um bom volante como o G27 para se aproveitar 100% do que esses simuladores oferecem. Um ótimo simulador e brasileiro é o Stockcar. Outro ótimo também é o iracing.
ExcluirA série NFS parou no tempo. Hoje a jogabilidade é puro arcade.
Tenho com maior orgulho todos os antigos NFS até o undergorund 2 originais e com suas respectivas caixas, tudo bem guardado e ensacados a vácuo.
ResponderExcluirMas o que chama a atenção no NFS SE e NFS II era a dinâmica dos carros e suas características, assim como os sons e jogabilidade eram exemplares para sua época.
Fica ai um boa dica para quem curte jogos é a linha Ridge Racer da Namco/Playstation, são bem mais "arcade" mas muito técnico em jogabilidade e variedade de carros e pistas.
Tenho o Hot Pursuit para Playstation 3, e o jogo é simplesmente genial, uma verdadeira prova de que os videojogos são sim uma arte. Aliás só comprei o PS3 por causa dele e do Gran Turismo 5, outra obra-prima, muito mais que um videojogo, um tributo ao automóvel.
ResponderExcluirLuciano.
Este jogo para o PS3 é muito bem cotado, uma volta às origens da série. Bem legal.
ExcluirJoquei muito esse jogo, de fato, era fantástico.
ResponderExcluirEu gosto mais da série Gran Turismo, mas sem dúvida não como negar a importância de NFS na história dos jogos eletrônicos
ResponderExcluirputz, que massa, os vídeos de abertura, os gráficos, a dirigibilidade.... anos depois encontrei até editor de pistas! e adorava jogar com o Viper.
ResponderExcluirCaramba, deu saudades do meu porshinho! E do Viper, que acima dos 250 só reconhecia o comando "para a frente, à todo vapor"!
ResponderExcluirCertamente NFS é um dos melhores jogos que já joguei, mas mesmo videogames de corrida ruins são legais.
Esse braulio é tão pequeno que mesmo estando fora não dá para ver.
ExcluirCuidado! Pode ser que você esteja de costas...
ExcluirO underground perdeu a mão. Virou meio Velozes e Furiosos. Acho que na sequência quem deu continuidade foi GT do PS1.
ResponderExcluirsem falar na trilha sonora, a primeira série é insuperável! ainda bem que as tenho em MP3, é por pra escutar no carro e o pé fica pesado....
ResponderExcluirPolara.
A versão do 3DO era a melhor, foi realmente um marco. O NFS II também era show, mas depois disso só decaiu.
ResponderExcluirA grande volta foi com no Play 2 com Hot Pursuit 2, depois desse pra mim não teve outro melhor. Aguardei muito ansioso pelo novo Hot Pursuit de PS3/Xbox 360, mas ele roda na mesma plataforma de Burnout, ou seja não tem câmbio manual..aí já desisti de jogar. Embora o jogo seja lindo.
Joguei muito essa primeira versão, lá pelos idos de 1998. Ótimo jogo e bem realista, com o som do motor de cada carro muito bem desenvolvido.
ResponderExcluirO realismo do NFS I era impressionante! O comportamento dinâmico dos carros era bem fiel à realidade. Um carro que me marcou mesmo foi o Porsche 911, primeiro pelo som da ventoinha de refrigeração a ar do motor e, segundo, pela tendência de saída de traseira do carro, pois, se não me falha a memória, era o único com motor traseiro (quero dizer, não era central-traseiro). Ótima lembrança MB, tô quase lhe pedindo uma cópia dos CD's!
ResponderExcluirTambém gostava do NFS, principalmente nessa época.
ResponderExcluirAproveitando o assunto poderiam fazer um post sobre simuladores atuais, os mais acessíveis: rFactor, GTR entre outros.
Lembrando da diferença de arcade pra simulador, arcade é a diversão: F12010, F12011, Grid, Gran Turismo, Dirt, etc. eu adoro, é muito bom, mas simulador de verdade como rFactor (qualquer mode) é outra coisa, jogando com equipamento adequado, quem não conhece pena pra conseguir dar uma volta sem erros, é muito treinamento pra terminar uma corrida, precisa dedicar um tempo razoável.
E antes que alguém critique, claro que simulador por melhor que seja tá longe da realidade, mas da aprender bastante coisa e utilizar num track day por exemplo.
É ISSO AÍ MB!!! PAU NO BILL GATES QUE QUER TOLHER NOSSA DIVERSÃO OLD-SCHOOL!!!
ResponderExcluirO primeiro Need for Speed foi único. Nunca fizeram outro como ele, acho que a parceria com a Road & Track fez toda a diferença. Realmente, era um game feito por entusiastas para entusiastas. O "car showcase" também era genial.
ResponderExcluirSem falar que, pra quem estava habituado com a tecnologia do Super Nintendo e Mega Drive, ver esse game rodando no 3DO ou no PC era quase uma epifania. Muito superior tecnologicamente a qualquer outro game já feito, os gráficos estavam a frente do seu tempo.
O Need for Speed 2 foi uma tremenda decepção pra mim, em comum com o 1 só tinha o nome, de simulador passou a um arcadão porra-louca sem um mínimo de realismo. Desde então a série teve seus altos e baixos mas nada comparável ao original, o mais próximo que chegaram foi o NFS: Porsche Unleashed.
Entre os games da geração atual, o que mais se aproxima do NFS original permitindo guiar carros exóticos não modificados por estradas paradisíacas, com uma física e simulação relativamente realistas é a série Test Drive Unlimited. Principalmente o 1, ambientado no Havaí, o 2 eu achei mais fraco. Vejam um video do gameplay do TDU:
http://www.youtube.com/watch?v=l0vRIJ-hVQ4
E o NFS 1 roda bem em PCs modernos com Windows 7 e Linux se vc usar o Dosbox (um emulador de DOS).
Concordo com tudo, onde assino?
ExcluirDe vez em quando me dá saudade, então tiro meu super 3DO do armário e jogo novamente. É realmente uma delícia.
ResponderExcluirps. Road Rash (motos) também é muito bom.
O NFS foi meu primeiro game de carros e me diverti tardes e tardes com ele no meu possante pentium 100 mhz. Pena que emprestei para um FDP e depois nunca mais. Quem sabe ainda acho em algum lugar pela net..
ResponderExcluirOutro que jogava bastante era o Rally Championship, a foto da capa era um subaru impreza, mas eu gostava de jogar mesmo era com o escort cosworth, que cheava nos 250 na descida de um circuito
Test Drive em tela verde...que saudades!
ResponderExcluirAinda hoje lembro de uma única passagem fantástica com o Countach, pontuação incrível...
Passei por muitos jogos, hoje tenho um GT5 com um valente periférico de pilotagem (volante, pedais...etc), e creio que mesmo entrado em anos, o game, o simulador, o que quer que seja, ajuda a matar minha fome da pilotagem impossível, o mundo das grandes máquinas trazidos para minhas mãos ao simples toque de um botão...a derrapagem controlada, o mergulho cego na curva com uma 458 Itália de um lado, e um Veyron do outro, o aditivo natural que dá sabor a leitura "daquele" livro sobre grandes carros e desempenhos sobrenaturais.
Sou totalmente favorável a simuladores, sempre serão parte da magia de curtir os carros.
MFF
Nossa!, essa foi do fundo do baú: Test Drive na tela verde e num PC que hoje tomaria uma surra da minha atual calculadora, hehehe! Brinquei muito nesse troço aí... Eita, anos 80!
ExcluirEu jogava num Comodore Amiga, bons tempos
ExcluirSandro
Autoentusiasta vai adorar o Driver: San Francisco - Notem a perfeição da Fuca!! E tem mais de 200 modelos!
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=KW-IKVOnAF0
Tambem vai gostar do Test Drive Unlimited, todos pra xbox 360:
http://www.youtube.com/watch?v=qrFciBFILEs&feature=related
Driver San Francisco é um dos jogos mais legais já feitos. Apesar de ser um jogo com história, tendo missões específicas para avançar no jogo, a física é boa e tem várias missões paralelas de corridas que dá pra se divertir bagarai.
ExcluirCertamente um dos melhores NFS! Só perde para o NFS Porsche Unleashed!
ResponderExcluirPS: Tentanto fazer funfar pelo DOSBox...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirStunts e Ironman Ivan Stewart's Super Off Road
ExcluirPutz, que saudades do test drive I e II que jogava no meu XT com tela de fósforo verde, rsrsrs.
ResponderExcluirExcelente post, vou tentar ressucitá-los via dosbox...
O NFS para 3DO foi mesmo incrível, mas em 1995 eu tinha apenas 13 anos e não tinha argumentos para fazer o meu pai comprar um 3DO para mim, só podia jogar nas locadoras... Eu só tinha mesmo o Atari com Enduro (meu pai achava que videogame estraga a televisão).
ResponderExcluirEntre 1997 e 1999, eu joguei o NFS 2 na casa de amigos/minha casa e na escola.
Em 1998, com 16 anos, ganhei meu primeiro computador.
Att,
Uellington
Em 2000-2002 (por aí), com 18-20 anos e já trabalhando, finalmente comprei, original na caixa, o meu primeiro NFS, a versão Porsche. Para mim foi inesquecível, pois a simulação era perfeita e os gráficos também. Junto com o jogo tive que comprar uma nova placa de vídeo, Creative RIVA TNT, para poder ter mais gráficos.
Acostumado com o NFS Porsche, foi dificil gostar dos NFS seguintes. Com faculdade, trabalho, casamento e etc, ficou dificil me dedicar aos jogos.
Obs.: Antes de 1995, lembro com carinho do Top Gear, Rock'n Roll Racing para Super Nintendo e do Road Rash e Outrun do Mega Drive.
Meu NFS favorito foi certamente o Porsche 2000, o modo Evolução era fantástico começando com os lentos 356 caminhando até os modelos atuais da época, tudo era ótimo, a interface, era bem imersivo e bonito com os cenários europeus, mas não diria que como simulador era muito preciso, em termos de física, dinamica, dirigibilidade...
ResponderExcluirmeu primeiro "simulador" foi Nascar Racing de 1994, mas cavando mais na história desses jogos, acho que o primeiro a tentar com algum sucesso simular foi esse de 1985
http://www.youtube.com/watch?v=L18wG4p5fQE
Revs, foi o primeiro trabalho do tipo do criador da série "GP, GP2" e etc,
mas falando em carros de rua, o primeiro que me deu uma imersão realista foi Gran Turismo 2 mesmo,
Em 97 ou 98 (não me lembro) montei um Pentium MMX 166 só para rodar o NFS 2 SE. Tenho até hoje, original, guardado com muito carinho!
ResponderExcluirO jogo é tão bem feito que não conseguiar pular a introdução!
Fico babando até hoje:
http://www.youtube.com/watch?v=6OwZNx7bsMo
Anos 90, politicamente "incorretos", que saudade!!!
Hoje jogo o Need For Speed World (Login: VINIBH). O legal é que é online e tem 11 milhões de usuários, mas NADA de simulador.
Abraços,
Vinicius.
Jogo sensacional, foi meu batismo em jogos de corrida mais elaborados. Saudades do 3DO da locadora...
ResponderExcluirE coincidência, tentei encontrar via download o Porsche Unleashed para computador, mas só encontrei demos. Ele rodava muito bem no antigo Celeron com 512 de RAM. Será que alguma alma caridoa pode me indicar onde o encontro para notar num notebook Core i3 com 2 GB de RAM?
Ótimo post MB! Creio que todos os gearheads que tem mais ou menos a minha idade (entre 25 até 35 anos) devem ter tido grandes experiências e histórias com os simuladores comentados, especialmente o , GP1, NFS e o NFS Porsche Unleashed (no meu conceito os melhores simuladores da época em que foram lançados).
ResponderExcluirTenho até hoje no meu computador o Porsche Unleashed rodando e, de vez em quando, ainda continuo jogando online com alguns outros gearheads do mundo todo (através do iplounge) para ver como anda a minha falta de habilidade perto dos viciados de plantão...
Uma sugestão: Que tal a Old School (BS, AK) não revelar em um post quais as suas impressões em guiar os carros de um simulador (tipo GT5) com volante e pedais de boa qualidade (por exemplo, um Logitech G25 ou G27)? Fica dada a sugestão...
Boa sugestão essa dos simuladores.
ExcluirEntão vamos lá convencer a turma a aceitar esse desafio...
ExcluirBeleza! è tipo abaixo-assinado?
ExcluirJa ofereci ajuda inclusive p/ começar isso falando de GT5 do PS3, sem desmerecer outros jogos que não poderão ser esquecidos na sequencia: Forza (xbox360), a série Test Drive (PC), Car and Driver (1992 - PC) e outras pérolas p/ quem é fã. The Need For Speed 1 e 1SE são os melhores de uma era, os mais próximos em prazer de jogar são o esquecido "The Need For Speed: High Stakes" e o sucessor "The Need For Speed: Porsche Unleashed". Que venham os bons textos, de gamer p/ gamer.
ExcluirEsqueci de mencionar STUNTS, outro recheado de carrões sensacionais e únicos na época como Audi Quattro... Tá vendo como é complicado não desmerecer outros bons jogos? ;)
ExcluirMB, após instalar o jogo, caso ele não funcione, clique com o botão direito do mouse no ícone do atalho do mesmo, vá na aba "Compatibilidade", marque a caixa "Execute este programa no modo de compatibilidade como" e selecione uma versão mais antiga do Windows e vá tentando até funcionar.
ResponderExcluirBrankowski, se não me falha a memória, o problema ocorria por ele não reconhecer a velocidade do leitor do disco. Vou tentar novamente agora com o meu pc atual e ver o que acontece.
Excluirabs
Um jogo bem legal e quase desconhecido é Xpand Rally Xtreme. Ele não é realista nos modelos (modelos baseados mecanicamente em modelos reais, mas o design é totalmente inventado), mas ele é bem realista nos danos e na dirigibilidade!
ResponderExcluirem termos de Rally NADA bate o Richard Burns Rally de 2004.
ExcluirRecomendo o Xpand Rally também, jogo bem realista e com muitas opções de pistas, carros e personalizações. Tem modo arcade, que é bom e modo simulador que fica muito realista mas precisa de volante para jogar direito. Dá para comprar original bem barato.
ExcluirNa minha lista de melhores jogos de corrida de carros está o NFS 1 e 2 entre os primeiros...
ResponderExcluirtb gostava demais do NFS Porsche, uma delícia de jogar!
atualmente gosto do Need for Speed Shift, q é muito bom, e do GT legends da 10tacle, muito bons, ótimos gráficos, sons e belos e bem escolhidos carros.
Agora meu sonho de consumo é um Xbox360 com um Logitech G27, uma TV led de 42 preso num destes suportes com banco concha...para jogar Forza Motorsport 4.
O problema é q se eu monto um troço destes na minha casa, eu não trabalho mais, não estudo, não faço mais nada, e ai, o bicho pega.
em termos de realismo na pilotagem o GT Legends que você citou bate o Forza 4 com facilidade,
Excluiroutra coisa, G27 só funciona em PC e PS3, Xbox 360 tem suporte péssimo para volantes,
e por que tem quer com backlight de "LED" a TV!?
e já que tocou no assunto, quando montando uma máquina para simular corridas, é essencial ficar atento ao input lag da tela (não confundir com response time dos pixels), TVs comuns são normalmente bem fracas,
ah, mas só estou tentando ser chato mesmo, para se divertir casualmente não tem problema,
tem razão...teria q ser o G25...
Excluirmas sempre q viajo fico na maior dúvida, ou comprar um playstation para jogar Grã-Turismo, ou um Xbox para o Forza... ô dúvida cruel... o ideal seriam os dois...
qual TV seria ideal então??? Não entendo muito sobre Tvs...só o basicão mesmo.
Também gosto muito do NFS Shift, creio que tem uma boa dose de realismo. Já me diverti muito com o NFS Porshe tbm, mas o jogo de corrida que mais me marcou foi o Gran Turismo II do Playstation I, principalmente pela dificuldade de comprar os melhores carros. Fiquei mais de 1 jogando para poder comprar um Suzuki Escudo Pikes Peak...
ExcluirBabem senhores... babem... ;)
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=kHQhiI5bN-8
PS3 + GT5 + THRUSTMASTER T500 RS + TH8 RS GEARBOX + RB7 COCKPIT dá mais ou menos quantos reais? Uns 7 conto?
ExcluirJogando no PC.
ExcluirVolante, pedais, câmbio e cockpit da RedBull = R$ 9.503,98 + frete.
Eu tenho um Sega Saturn e volta e meia tiro ele de uma caixinha onde está carinhosamente guardado e qual jogo que pego NFS: Road & Track, pra mim um dos melhores jogos até hj, desde a apresentação, o car showcase com história de cada carro e um vídeo de apresentação do carro com as informações técnicas de cada.
ResponderExcluirAs pistas eram ótimas em especias aquelas por segmentos, muito bom pilotar uma máquina dessas num ambiente que não é um circuito, mas sim uma estrada, como gostaria dos jogos atuais terem essa opção de vc dirigir por estradas reais, com mudanças de paisagens, e de dificuldades o tempo todo.
Quase ninguém que conheço jogou esse belíssimo jogo, mas vejo que tem muitas pessoas que conhecem o mesmo. A minha unica decepção é que o meu jogo é pirata, quando comprei o Saturn o antigo dono já tinha ele, e nunca achei a versão original pra comprar.
Poxa galera, eu só joguei Mario Kart e F-Zero...
ResponderExcluirCaramba, Milton, me fez voltar à 1995! Fantástico lembrar desse jogo, o qual tenho aqui guardadinho. Eu credito muito do meu gosto por carros a esse jogo. Tinha 8 anos na época... um moleque dessa idade, ganhando ao mesmo tempo um computador só seu, com Windows 95 e esse jogo.... já imaginaram o estrago? Petrolhead total, e engenheiro mecânico. Sobre os NFS, tenho e joguei todos até o Underground 2. Comprei o 2 pois o 1 foi tão ruim, mas tão ruim, que tinha que ter certeza que o 2 era mesmo aquela porcaria toda. Não acreditava no rumo que a série tomara. Mas de todos, o The Need for Speed, o NFS II SE e o Porsche Unleashed são de longe os melhores. Esse último então, era perfeito. Jogabilidade interessante, gráficos ótimos, modificações leves, danos, pistas em "sprint", modo história. Gran Turismo é demais, razão única para eu ter comprado um PS3, mas não adianta: tem algo nesses NFS que citei que não se acha em nenhum outro jogo de corridas...
ResponderExcluirPara mim o Porsche foi o melhor também mas faltou um igual ao Porsche com carros de outras marcas. A trilha sonora de todos os NFS também era ótima até o Underground 2.
ExcluirAlguém pode me explicar se o "Porsche" de PC é igual ao de Playstation?
ExcluirPq o de PLaystation achei uma tremenda porcaria, eu tenho o jogo, e analisando, vi que quem o produziu foi uma equipe francesa, enquanto os outros eram feitos pela EA Canada.
Achei legal o resgate histórico dos carros e etc, mas a jogabilidade é horrenda.
Falo com conhecimento de causa, jogo NFS desde a época do 3DO rs.
O de PC é bem diferente sim, desde os gráficos até várias opções do jogo. A dirigibilidade se não me engano é melhor no PC também.
ExcluirQue nada, OutRun do Master System é que o melhor... ehehehehe
ResponderExcluirSó duas marchas, L e H, escolher caminhos, bater de frente numa pedra ou árvore, dar duzentas piruetas, levar chingo da gatinha, voltar para pista como se nada tivesse acontecido e voltar a correr até o próximo check point, antes que o tempo se esgotasse...
ah, e escolher três "musiquinhas" sintetizadas que se repetiam até o final.
Bom mesmo só o NFS5 Porsche!!!
ResponderExcluirO NFS3 (tirando o modo Hot Pursuit) era até jogável.
Fora que existia um site o nfscheats que disponibilizava uns arquivos com os carros que eram bloqueados e pistas com outro tipo de clima!!! Como a Autoban ficava linda com um dia ensolarado! Parecia até a versão cinematográfica da BR040 entre Petrópolis e Três Rios!!!
Outro grande game era o Gran Turismo! O primeirão para PS1!!! Desbloqueie todos os carros pistas e licenças diversas vezes!
Todos tinham o modo de otimização e de compra de equipamentos para dar aquele upgrade no carro!
Esses e os Duke Nukem ainda estão guardados a sete chaves!
Tallwang
Fui obrigado a baixar o NFS Porsche agora e jogar... ahahaha mas a versão de PS1 é muito melhor!
ResponderExcluirNFS SE e NFS Porsche edition os melhores para mim. E hoje, ainda jogo muito o NFS Shift. Bom de lembrar a trilha sonora também. Andar de Cobra ouvindo "Aaeeyaaeeyaa" ( http://www.youtube.com/watch?v=7gr8JpDNyME ) era um raro prazer.
ResponderExcluirGraças a esse jogo surgiu o Live for Speed, um bom simulador!
ResponderExcluirNossa, deu saudades do NFS II aqui, o TNFS nunca joguei.
ResponderExcluirMas o que me traz mais lembranças é o Porsche Unleashed, jogava num K6-II 350MHz.
Embora faltem muitos modelos, tinha uma física incrível.
Se quiserem uma fisica de verdade mesmo, o melhor disparado é o GPL (Grand Prix Legends). Hoje dá pra baixar de graça o demo e ir baixando as pistas e mods aos poucos (de graça também). Tem uma liga bem ativa em www.gplbrasil.com.br com corridas toda semana.
ResponderExcluirEssa capa do TNFS é uma das, senão a melhor capa de jogos de carros já criada!
ResponderExcluirEsse post me levou de volta aos meus 11/12 anos, lá pros idos de 1996, quando um amigo meu comprou o Playstation e o The Need For Speed. Foram dias e dias jogando freneticamente... lembro que tinha um cheat code (TSYBNS, lembro até do código haha) que liberava o Warrior e a pista Lost Vegas, que era MUITO fera...
ResponderExcluirHoje, realmente a física da série é bem mais arcade, mas ainda assim o NFS Hot Pursuit (excelente, feito pela Criterion, criadora dos também excelentes Black e Burnout) tem uma física que torna o controle dos carros não exatamente fácil. E pegar 415 km/h com o Veyron numa reta no meio do deserto, é incomparável. Vale muito a pena. Já os NFS do Most Wanted ao Undercover... suco do lixo.
Ah, bons tempos em que eu jogava NSF na casa de um amigo, pq no meu PC 486 DX4 com 8 MB de ram e placa de vídeo de 1MB não rodava bem.
ResponderExcluirMas bom mesmo era o Need Porsche, realmente matador. Ainda hoje tenho ele guardado pra quando dá uma vontade de lembrar os velhos tempos.
No NFS Porsche 2000 de PC (versão europeia), eu me diverti muito, comprei muito Porsche detonado, reformei e fiz fortuna.
ResponderExcluirNo Gran Turismo 2, gastei horas (e créditos) mexendo em relação de marchas, motor, suspensão e aerodinâmica. Levei o carro que eu comecei o modo de simulação à perfeição. É o meu veículo favorito do GT2.
Excelente post, espero que o primeiro de muitos. Enviei diversos emails ao Bob Sharp incentivando a falar de simuladores de carros, especialmente do Gran Turismo 5 (PS3) que une um visual magnífico fullHD com carros raros, exóticos, únicos e realismo bem apurado. Sua resposta foi que esses jogos não eram o perfil do AutoEntusiastas, por serem sensações artificiais. Bem, pelo jeito o preconceito foi vencido e quem só tem a ganhar somos nós leitores. Minha Galeria GT5 = http://imageshack.us/g/265/eigernordwandshorttrackf.jpg/
ResponderExcluirEu não cheguei a jogas Need for Speed 1, mas adorei NFS 2. Os vídeos de apresentação eram ótimos tbm!
ResponderExcluirUm exemplo é esse do Italdesign Nazca C2 ( um BMW que deveria ter sido produzido): http://www.youtube.com/watch?v=NZ-psjzkOFA&feature=player_detailpage
Pessoal, quem quiser instalar os jogos antigos como o NFS, basta instalar uma VM ou máquina virtual, tem várias opções grátis, instalar o windows 98 e os jogos!!! roda tudo!!!
ResponderExcluir