Há um grande número de autoentusiastas que tem bastante interesse em aviões ou qualquer coisa que voe, com e sem motor. Como sou um deles, sempre achei bacana máquinas diferentes com o mesmo nome.
Fiz uma lista dos que me lembrei. Podem haver mais, claro. Não considerei fábricas com nome de aviões, nem marcas de carro da mesma forma. Escolhi apenas nomes de modelos.
Começando pelo mais óbvio de todos, o Ford Mustang e o North American P-51 Mustang, cujas fotos abrem este post.
O carro nasceu como uma derivação do Falcon, um pacato transporte, sem nada de especial. Com uma carroceria totalmente nova em cima de mecãnica conhecida, a Ford inventou um segmento novo no mercado, provando que o estilo de um carro pode não ser tudo, mas é cem por cento. Óbvio que não é só isso, pois a evolução do Mustang trouxe melhorias notórias de desempenho em relação ao Falcon, mas lembremos que começou assim, com diferença grande apenas na carroceria.
O avião é o melhor caça de escolta americano da Segunda Guerra Mundial. Se não a melhor máquina, a de maior alcance (autonomia) nessa categoria. As análises mostram que os B-17 só conseguiram chegar a Berlim e fazer estragos significativos porque os Mustang podiam acompanhá-los até lá, defendendo as formações de bombardeiros das interceptações dos caças alemães. Em resumo, os nazistas começaram a se enfraquecer em boa parte graças ao Mustang. Mesmo que não fosse um bom avião, um patrimônio da humanidade apenas por esse feito.
E já que falamos em Falcon, esse é um carro de muitos anos em mercados tão diferentes quanto Argentina e Austrália, sobrevivendo ainda hoje nesta, como um sedan V-8 com muitas versões.
O avião Falcon é uma famíla de particulares ou executivos, da Dassault francesa, a fábrica dos largamente famosos jatos militares Mirage. Na foto, o topo da linha dos Falcon franceses, o trimotor 7X, uma evolução do modelo 50.
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Ford Falcon, da Austrália |
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Falcon 7X |
Com o mesmo nome existe um modelo da Miles, empresa inglesa que fazia aviões bastante refinados em construção.
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Miles Falcon |
O Supermarine Spitfire (cospe-fogo) era aparentemente delicado na sua estrutura, mas mortal na função. Rápido, foi a adaptação extensa de um hidroavião de corrida pré-guerra. Uma canseira enorme para os nazistas que suavam um bocado para escapar, pelo menos eles devem ter se deleitado com o belo desenho das asas elípticas. Há poucas máquinas mais puras em desenho do que essa.
O carro de mesma designação era da Triumph, marca falecida que fazia carros relativamente interessantes, tipicamente ingleses. Simples, sem ser nem de perto memorável como o avião.
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Supermarine Spitfire |
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Triumph Spitfire |
O Chrysler Thunderbolt (trovoada) foi um conceito de 1941, um conversível de capota escamoteável, superliso aerodinamicamente. Está exposto no Museu Walter P. Chrysler.
O avião era da Republic Aviation, fábrica que batizava seus produtos militares sempre começando por Thunder (trovão). Um livro ótimo sobre a história dessa injustiçada companhia se intitula "The Thunder Factory". O P-47 tinha uma fuselagem bojuda, tão maior que a normalidade dos caças, que os ingleses, supremos gozadores, diziam que era para o piloto americano se esconder dos alemães. Foi o aparelho usado pelos pilotos brasileiros na Segunda Guerra Mundial, história magistralmente contada no livro "Senta a Pua!" do Brigadeiro Rui Moreira Lima, que foi recentemente reeditado pela Action Editora.
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Chrysler Thunderbolt |
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Republic P-47 Thunderbolt |
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P-47 do esquadrão brasileiro na Itália |
Outro nome relativo a raios é o Lightning (relâmpago). A picape F-150 da Ford usou o nome na versão esportiva que apareceu em 2001, com muita potência. O problema era colocá-la no solo.
O avião é um dos mais temerosos caças da Segunda Guerra Mundial, Lockheed P-38 Lightning o "demônio de duas caudas" como era conhecido pelos nazistas. Rapidíssimo e armado com metralhadoras, é um clássico absoluto de desenho aeronáutico.
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Ford F-150 Lightning |
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Lockheed P-38 Lightinig |
Além deles, os ingleses também usaram o nome no avião da English Electric, um bimotor a jato, supersônico, concebido para a prontidão de ataque durante a Guerra Fria. Tinha os motores um sobre o outro, e asas de desenho único. Charme britânico típico. O primeiro brasileiro a ultrapassar a barreria do som o fez a bordo de um desses.
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English Electric Lightning |
O Mercury Marauder X-100 (saqueador) era um carro daqueles ame-o ou odeie-o. Enorme, pesado e só duas portas. Mas tipicamente atraente. O nome foi usado também numa versão esportiva do Crown Victoria de 2002.
O avião era da Martin, um bombardeiro médio rápido destinado a operar a média e baixa altura.
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Mercury Marauder X-100 |
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Martin Marauder |
Um outro Mercury é o Meteor, que durou apenas de 1961 a 1963 nos Estados Unidos, mas foi uma linha de maior sucesso da Ford Canadá, 1949 a 1976.
O avião é da Gloster inglesa, e foi o primeiro jato operacional dos ingleses, bem no final da Segunda Guerra Mundial. Foi empregado no Brasil, nosso primeiro jato da FAB. Eram tempos de vanguarda...
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Meteor americano |
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Meteor canadense |
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Gloster Meteor F-8 da FAB |
Hawker Hurricane (furacão) é outro avião inglês da Segunda Guerra Mundial, mais antigo que o Spitfire, e mais lento também. Era bastante robusto, como o Jeep Hurricane, que infelizmente é apenas um conceito de um carro supermanobrável, capaz de girar em torno de seu eixo vertical sem usar espaço além de seu comprimento. Em 2005 ele foi apresentado na Salão de Detroit, e fez um grande espetáculo ao girar no palco. É um sonho de manobrabilidade para a turma das trilhas, e porque não, das ruas de cidades grandes, garagens apertadas etc.
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Hawker Hurricane |
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Jeep Hurricane |
Gloster Javelin (dardo) é outro avião inglês, interceptador de grande altitude. Esquisitíssimo, com a deriva de sua cauda em "T" enorme, fuselagem curta e asas em delta, mas daquelas combinações que só ingleses são capazes de desenhar e produzir. Magnífico, como o carro de mesmo nome da American Motors, um muscle car diferente. Bastante adorado pelos fanáticos da marca, é bastante elegante. Há alguns aqui no Brasil.
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Gloster Javelin |
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AMC Javelin |
Um outro fácil de lembrar do avião, menos fácil para o carro, Concorde. Um fora de série nacional da década de 1970, feito em uma mecânica e chassis perimetral de Galaxie, com estilo típico dos grandes carros potentes e esportivos dos anos 1930, como os Duesenberg, por exemplo, teve uma pequena produção, e vários podem ser vistos todo ano no Encontro Paulista de Carros Antigos em Águas de Lindóia, SP, entre outras exposições importantes. Enorme, muito chamativo e de fabricação bastante caprichada, sem economias.
O avião é apenas e tão somente o primeiro comercial supersônico. Voou em 1969 pela primeira vez, o mesmo ano em que o homem foi à Lua, o que reforçou a esperança que o ser humano poderia conseguir o que quisesse, e rápido. O mestre engenheiro-aviador-escritor Fernando de Almeida o chamou certa vez de "A mais bela máquina voadora jamais concebida pelo homem".
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O Concorde brasileiro |
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BAC-Aerospatiale Concorde |
Um avião muito mais lento é o Piper Cherokee 140, avião de instrução básica de muitos aeroclubes e escolas de aviação pelo mundo, inclusive em São Paulo, onde os voei. Dócil na pilotagem e bastante benigno aos erros dos alunos descoordenados, tenho saudades deles.
O Jeep Cherokee (tribo indígena) pertence a uma linhagem importante de veículos de emprego geral e fora de estrada. Existe em boa quantidade no Brasil, ainda bem. O mais clássico é esse da foto, ao menos para meu gosto. Existe o irmão mais chique, o Grand Cherokee, mais espaçoso e confortável.
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Piper PA-28 Cherokee |
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Jeep Cherokee Sport |
O Viper (víbora) é mais do que conhecido como carro, uma propaganda ambulante da Chrysler através de sua marca mais jovem, a Dodge. Levantou a imagem dessa marca em sua pior fase, sem considerar a de alguns poucos anos atrás, quando acabou indo parar debaixo do guarda-chuva da Fiat. Morreu há alguns anos em e ressuscitou agora, como modelo 2013. Ainda bem.
O avião é manso, nada como essa cobra perigosíssima. Pequeno e leve, produzido pela empresa Tomark Aero, da República Checa, é um avião para lazer e viagens curtas.
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Dodge Viper |
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Tomark Aero Viper |
Hornet é um zangão, nome de mais um carro da American Motors, que sempre teve desenhos particulares e inconfundíveis com Fords, Chevrolets e outros de maiores produções. Meio tortos para alguns, diferentes para outros. Além dele, o famoso Hudson Hornet, que até as crianças agora conhecem graças ao maravilhoso desenho animado "Cars" da Disney-Pixar. Um corredor nato, vencedor da Nascar.
O avião é o F-18 da Boeing, mas foi criado pela McDonnel Douglas, empresa absorvida pela gigante Boeing. Um avião plataforma multi-missões que começou como caça, caça-bombardeiro, virou Super Hornet que pode ser caça, ataque e guerra eletrônica. Um monte de coisas para uma base única e superversátil. É um dos possíveis substitutos dos vários Mirage de nossa Força Aérea, assunto importante e que está sendo enrolado há mais de dez anos pelo governo federal.
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AMC Hornet |
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O famosíssimo Hudson Hornet |
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O maior é o McDonnel Douglas F-18 Hornet, o antigo, um Vought F4U Corsair |
O Brasilia é um carro esquisito. Pouco espaço para bagagem mesmo tendo dois porta-malas, a única verdadeira vantagem é a visibilidade. Um Fusca com vidros grandes, porém com pior estabilidade. Muitos quilômetros de rali universitário nos idos de 1990 com uma, posso dizer que é bastante divertido como carro, mas perigoso para fazer estripulias. Projeto sem muito nexo.
O avião é nosso primeiro pressurizado da Embraer, um projeto que abriu mercados enormes para a empresa. Uma aeronave desenvolvida já visando as extensões que geraram os jatos regionais, ERJ 135/140/145, o executivo Legacy, os aviões de patrulha e vigilância eletrônica. Um tremendo projeto.
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Volkswagen Brasília |
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Embraer EMB 120 Brasília |
De Brasilia para um Rolls-Royce, o Phantom (fantasma). Um dos mais exclusivos carros de sempre, a marca inglesa já morreu segundo alguns, pois faz carros em série e menos artesanalmente do que no passado. De minha parte, compraria um hoje, assim que terminasse esse texto.
O avião é da McDonnell Douglas, um caça-bombardeiro muito usado no Vietnã e em outras guerras menores. Atingia duas vezes a velocidade do som e tinha uma versão embarcada que operava nos porta-aviões americanos. Vinte e sete toneladas carregado, com 8500 kg de armamentos. Temível.
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Rolls-Royce Phantom atual |
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McDonnell Douglas F-4 Phantom II |
Nada que tem o nome de "galáxia" poderia ser pequeno, e é exatamente esse o caso agora. O Ford Galaxie todos conhecem. A barca americana típica, confortável e sólido, sonho de muitos, carro mais caro do Brasil durante muito tempo. Teve versões e carrocerias muito mais interessantes lá na origem, terra de Tio Sam, com carros até mesmo de corrida. Um que deveria ter existido aqui é o 7-litre, conversível, magnifico. A grafia "galaxie" com "ie" no final não existe nos dicionários.
O avião foi durante décadas o maior do mundo. O Lockheed C-5 Galaxy é um cargueiro que veio ao Brasil pela primeira vez em 1973, no Salão Internacional de Aeronáutica e Espaço, em São José dos Campos. Foi lá que eu comecei a gostar de aviões, depois de outras máquinas, e, com a ajuda da revista
Motor 3, resolvi estudar engenharia. Numa regressão prática, foi esse passeio a que meu pai me levou que me faz ter o pão em casa hoje.
Quando vi esse monstro de perto e coloquei a mão nele, algo fortíssimo percorreu minha alma. Não é algo que uma pessoa normal possa ficar indiferente. Pesa 172 toneladas vazio, e 381 abastecido e carregado, com 75 metros de comprimento, 68 de envergadura e 20 de altura. Só de combustível são cerca de 193 mil litros. Foi suplantado em dimensões pelo Antonov 225. A diferença é que há 131 aviões construídos, e o 225 é exemplar único voando.
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Ford Galaxie 1962 |
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O 7- litros, magnífico |
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O monstro Lockheed C-5 Galaxy |
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Ele merece mais uma foto |
Victor é um nome bacana, vitorioso. O avião da Handley-Page inglesa é um bombardeiro que depois foi transformado em avião-tanque para reabastecimento aéreo. Viu seus melhores momentos na década de 1950 e começo da de 1960, auge da Guerra Fria. Bastante versátil, voava alto ou baixo, de acordo com a época e o desenvolvimento das defesas soviéticas, e era um dos braços britânicos de ataque, tivessem os insanos governantes deflagrado uma guerra nuclear (batamos na madeira !).
O carro também é britânico, da Vauxhall, a GM da ilha. Durou muitos anos, de 1957 a 1978 e teve várias reestilizações.
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Handley-Page Victor |
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Vauxhall Victor |
O peixe dito como o único capaz de enfrentar tubarões e vencer a briga é a barracuda, nome mais do que venerado pelos adeptos dos Mopar. Um pony car concorrente de Camaro e Mustang, está renascido há alguns anos. Sempre foi um carro belíssimo do ponto de vista da maioria das pessoas. Para que gosta de muscle cars, o Plymouth Barracuda é uma lenda viva.
O avião é pouco conhecido, um bombardeiro de mergulho embarcado britânico, da fábrica Fairey, já desaparecida. Carregava torpedos para afundar navios e submarinos inimigos, e foi usado na Segunda Guerra Mundial.
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Plymouth Barracuda |
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Fairey Barracuda. Notem o torpedo na barriga |
Vega é uma estrela, nome de um carro pequeno da GM, já contado
aqui pelo MAO.
O avião é da Lockheed, um monomotor grande, para 6 pessoas que voou em 1927. Robusto, potente (500 hp) e veloz (máxima além de 280 km/h), foi usado por Wiley Post e Amelia Earhart para bater vários recordes. Um belo aeroplano.
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Chevrolet Vega |
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O avião de Wiley Post, o Lockheed Vega |
Outro Lockheed é o Electra, bimotor que levou a aviadora americana a vôos mais longos, que culminaram com seu desaparecimento em a bordo de um desses. Nada foi jamais encontrado, o que levou a turma da teoria da conspiração a imaginar mil estórias. Depois de muitos anos, a fábrica fez o Electra II, que qualquer paulistano ou carioca com mais de 30 anos já ouviu falar. Foram usados durante 30 anos na ponte aérea Congonhas–Santos-Dumont, sem um único acidente sério. Esse avião é incrível, pois ao ser lançado, sofreu sérios acidentes causados por vibrações do sistema das hélices que se propagavam pelas naceles dos motores e terminavam fraturavam a longarina principal das asas. Depois de alguns acidentes fatais, a causa foi encontrada e, resolvido o problema, tornou-se um dos aviões mais seguros de toda a história.
O carro com esse nome é um Buick, surgido em 1959, já um pouco próximo do final da época incrível dos cromados e enfeites em profusão, período que criou carros dignos de serem colocados em salas de estar quando não se estivesse viajando com eles por estradas perfeitas e infinitas. De 1962 para frente ficou um pouco menos escandaloso, como quase todos os carros americanos.
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Lockheed Electra de Amelia Earhart |
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Lockheed Electra II |
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O Buick Electra de 1959 |
Typhoon, um carro ilógico, insano e maravilhoso, já
mostrada em nosso blog. A GMC fez seu Typhoon com o mesmo conceito da picape Syclone, uma S10 V-6 com dois turbos e trocadores de calor ar-ar, jogando potência nas quatro rodas.
O avião, da Hawker inglesa, era um destruidor de tanques e de canhões anti-aéreos, armado com canhões e foguetes não guiados. Um tufão comedor de areia do norte da África que aterrorizou Erwin Rommel e seus comandados.
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GMC Typhoon |
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Hawker Typhoon |
Irmâo do Typhoon é o Tempest, muito similar, e nome de um Pontiac também. O avião foi uma evolução do Typhoon, para ser usado em maiores altitudes, como um caça puro.
O carro apareceu em 1961, basicão como um Ford Falcon do mesmo ano, mas foi crescendo e tendo motores maiores, até que a versão com o maior V-8 disponivel adicionou a sigla
GTO, e o mundo mudou
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Hawker Tempest |
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Pontiac Tempest |
Os Bristols são um caso à parte. Fábrica de carros e aviões, como a Saab, tiveram a curiosa característica de economizar nomes em seus produtos, usando os mesmos para os que andavam e os que voavam.
Fighter, Beaufighter, Blenheim, Beaufort, Brigand e Britannia são os que tiveram irmãos no ar e no solo. Alguns carros são muito parecidos, mudando alguma coisa que fazia a fábrica batizar com outro nome, buscando mais exclusividade ainda, já que eles fabricavam 20 carros por ano. Vejam a semelhança entre o Brigand e o Britannia, por exemplo. Mais detalhes
nesse post do MAO aqui.
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Bristol Fighter |
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Bristol Fighter |
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Bristol Beaufighter |
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Bristol Beaufighter |
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Bristol Blenheim |
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Bristol Blenheim |
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Bristol Beaufort |
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Bristol Beaufort |
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Bristol Brigand |
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Bristol Brigand |
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Bristol Britannia |
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Bristol Britannia |
O Bulldog foi um nome de um avião biplano da Bristol, caça da Primeira Guerra Mundial, mas cujo carro só foi ter seu nome aplicado a um conceito da Aston Martin em 1979, e a Honda o usou em 2001, em um pequeno conceito apresentado no Salão de Tóquio.
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Bristol Bulldog |
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Aston Martin Bulldog |
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Honda Bulldog |
Será que existem mais?
JJ
(Algumas atualizações foram efetuadas após a publicação do post, todas acréscimos de exemplos de mesmo nome para automóvel e avião)
Chevrolet ipanema e embraer ipanema
ResponderExcluirTem o Gurgel Ipanema também!
ExcluirApesar de uma pequena diferença de grafia, também houve um modelo da AMC chamado Concord (assim mesmo, sem o "e" no final).
ResponderExcluirAliás, no caso do avião, existe uma curiosidade sobre isso. Como se tratava de um projeto conjunto de ingleses e franceses, cada equipe queria que prevalecesse a sua maneira de escrever o nome da máquina: "Concord" para os ingleses, "Concorde" para os franceses. Ao final, os ingleses acabaram cedendo e o avião recebeu a denominação francesa. Em resumo, o nome do Concorde quase foi o pomo da discórdia...
Esse episódio das "coisas diferentes com o mesmo nome" me lembra sempre do Astra: além de carro, é marca de assento de bacia sanitária.
ResponderExcluirE Concorde também é o nome de um sedã da Chrysler.
Caramba ! Não conhecia nem a metade desses aviões ae !
ResponderExcluirMuito bom isso !!!
Poderiam fazer uma comparação mecânica entres os charás ?
Tu é piloto por acaso? E os carros: conhece todos os carros já fabricados, inclusive os artesanais, em todo o mundo? Brincadeira a parte, vamos aguardar a comparação.
ExcluirNão sou piloto nem carro muito menos de avião, porem de vez em quando boto meu Fiestinha 1.6 para ser feliz nos track days daqui de Brasília.
ExcluirSobre os carros citados, conheço uma boa parcela até ! Tenho muitos bons livros e revistas algumas bem antigas dos anos 60.
Comparações seriam ótima entre os charás !!
Valeu !
Não sou piloto nem carro muito menos de avião, porem de vez em quando boto meu Fiestinha 1.6 para ser feliz nos track days daqui de Brasília.
ExcluirSobre os carros citados, conheço uma boa parcela até ! Tenho muitos bons livros e revistas algumas bem antigas dos anos 60.
Comparações seriam ótima entre os charás !!
Valeu !
Antônio, infelizmente nunca participei de um track day, apesar da vontade (sou do RJ). Mas me divirto muito com meu Fox 1.0 2009.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCSS,
ResponderExcluirQuando o Astra surgiu, pensei que, por causa do nome, nunca teria um.
Adivinhe qual é o meu carro atual e que gosto muito?
Bom texto e lindas fotos. É bom recordar.
O Pontiac Tempest azul e branco é fantástico. Sonho de todo auto entusiasta.
Belo texto JJ. Lembrei me de um que me marcou bastante. O Legacy citado no seu texto como a aeronave que projetou a Embraer, também batiza um Subaru de porte de um Honda Accord, Passat ou Omega. Meu tio tinha um, modelo mais simples e de carroceria Wagon, esteticamente bem pacato mas com um motor boxer que parecia bem maior. Mas também teve umas versões esportivas de tração nas quatro rodas (com motor turbo dos Impreza de Rally).
ResponderExcluirSubaru Legacy, muito interessante esse carro, bem lembrado. A propósito, a Subaru é a divisão de autos da Fuji Heavy Industries, que produzia aviões até 1945.
ExcluirGostei muito do post...carros, aviões e mulheres são as minhas paixões...
ResponderExcluirPoderia ter colocado tb umas gostosas com o mesmo nome dos carros e aviões...de preferência de bikinis...ou poses sensuais...
Cadê o Plutônio? Tá faltando sua análise precisa sobre o assunto deste post.
ResponderExcluirPlutônio is the best!
ResponderExcluirÉ ISSO AÍ JJ, PAU NOS CONSERVADORES! PORQUE AVIÕES, POR DEFINIÇÃO, TAMBÉM SÃO AUTOMÓVEIS E UM PAR DE ASAS MERECE RESPEITO!
ResponderExcluirVc já foi melhor, será um plutônio fake? Pau nos fakes!
ExcluirEsse anônimo aí é sério candidato a Plutônio II... :)
ExcluirO mestre dos mestres se pronunciou. Finalmente!
ExcluirMuito interessante: nem sabia que tinha tanto avião e carro dividindo o mesmo nome, he, he! Meu pai montou mais de uma centena de aviões da Revell, especialmente os da Segunda Guerra. Não herdei dele a paixão pelos aviões, mas se há um tipo de avião em que eu tenho loucura para voar, é um caça da Segunda Guerra. Qualquer um deles. E entre todos, acho o F4U Corsair de uma beleza insuperável.
ResponderExcluirHá também:
ResponderExcluirNissan Gazelle / Aerospatiale Gazelle (helicóptero).
Suzuki Hayabusa (moto) / Ki-43 Hayabusa
JC,
Excluirescolhi apenas carros e aviões. Deixei os outros veículos de fora prpopositalmente.
Mitsubishi A6M Zero e Audi R Zero.
ResponderExcluirExcelente post, parabéns!
ResponderExcluirSó complementando, existe mais um avião com o nome "Thunderbolt", é o Republic A-10 Thunderbolt II, um avião de ataque anti-tanque de desenho e aplicação bem específicos e também muito bonito.
A propósito, também adoro os caças da 2a guerra: P-38, P-47, P-51, F4U, Spitfire, ME-109, FW-190... todos lindos aviões!
McDonnell Douglas/AMC Eagle
ResponderExcluirDassault/Mitsubishi Mirage
General Dynamics/Ford Falcon
General Dynamics/Dodge Viper (apelido do F-16 Fighting Falcon)
Grumman/Dodge Avenger
Embraer/Chevrolet Ipanema
Embraer/Toyota Bandeirante
Israel Aircraft Industries/GM Astra
Aérospatiale-BAC/Chrysler Concorde
Deve ter mais, isso daí foi o que me veio à cabeça agora.
XAVANTE: Embraer e Gurgel.
ResponderExcluirConvair/Dodge Dart (F-106 Delta Dart)
ResponderExcluirVickers/Plymouth-Chrysler Valiant
Grumman/Mercury Cougar
Convair/Lancia Delta (F-102 Delta Dagger/F-106 Delta Dart)
Saab Viggen (o caça é o J-37 e o carro uma versão do 9-3)
North American/Chevrolet Apache
Piper/Jeep Comanche
Caro Juvenal Jorge,
ResponderExcluirgostei muito do seu post, para além de ter achado muito interessante, lembrou-me o tempo em que era criança e passava horas olhando uma revista cheia de imagens de aviões que enunciava as suas características técnicas. Mas o que mais gostava de olhar era um F-4 Phantom II pintado de forma a parecer um tubarão que povoou a minha fantasia durante a infância ao ponto de ter feito um (o mais parecido que consegui) de isopor, papel cola e palitos para brincar. Desse avião guardo ainda na caixa um modelo que me foi oferecido para montar mas que nunca tive habilidade e oportunidade de fazer.
Obrigado por me ter avivado tão boas recordações.
Cumprimentos
FL,
Excluirnão se preocupe com a habilidade para montar um kit. A minha é de mediana para inferior, e mesmo assim dou minhas cacetadas.
Pegue com calma e faça aos poucos. A satisfação é grande, pode ter certeza.
Obrigado pelo elogio.
Também tem o Messerschmitt-Kabinenroller, o da foto é um 1959 - http://www.onkelhans.at/images/oldtimer/messerschmidt-kabinenroller-1959.JPG e alguns dos inúmeros aviões Messerschmitt a exemplo do Bf 109 http://www.austrianaviationart.org/forum/050624/16.jpg .
ResponderExcluirParabéns pela ideia e pelo resultado desta matéria, muito bom!!!
Um abraço
Alexander Gromow
Singer Gazelle, Pontiac Catalina...
ResponderExcluirTyphoon também é o codinome do moderno caça Eurofighter.
ResponderExcluirAdemais, EXCELENTE POST, obrigado !
Tem muitos carros Teco Teco.
ResponderExcluirTambém tem alguns Quadrijet
Excluir....sem esquecer o Puma Helicóptero (França) e o melhor carro esportivo brasileiro.
ResponderExcluirClaude,
Excluirsó carros e aviões. Não quis escrever sobre caminhões, ônibus, motonetas, ciclimotores, carrinhos de rolemâ, helicóptero, aeromodelos, etc etc etc.
Só um adendo: O Spitfire não era tão frágil quanto parecia! Tem uma foto dele em que o piloto alcançou e colidiu com uma bomba V-2 para desviá-la de sua trajetória e conseguiu pousar para contar a história. (a história é bem famosa, pois uma foto do feito ilustra o artigo da wikipedia sobre o avião).
ResponderExcluirPôr nomes de aviões em carros é um cosutme mais americano e inglês que dos países "do eixo". Só uma coincidência de siglas, como o caso do 328 que foi Messerschimitt e BMW (já nomeou quatro BMWs). Uma pena, por que nomes como Natter (víbora), Pfeil(seta), Falke (falcão), e, principalmente Uhu, mereciam estar em carros memoráveis.
Nunca é demais lembrar, que embora os nomes não sejam derivados de aviões, o símbolo da Ferrari veio de um avião.
E Voisin, seguido de uma sigla sempre significou uma máquina linda, controlável e extravagante, andasse pelo ar ou pela terra.
Porra meu, que história...não deveria ser "pouca porcaria" mesmo; para conseguir impedir a ofensiva alemã em menor número e sendo tecnicamente inferior ao Messerschmitt. A Batalha Britância em é um episódio fascinante da 2ª Guerra (e o filme dela também é bom).
ExcluirBrauliostafora,
Excluirfoi o que eu escrevi: aparentemente frágil.
Não seria a V-1? Pois a V-2 atingia velocidade supersônica.
ExcluirGalera, não podemos esquecer do Picocóptero: http://3.bp.blogspot.com/_34QVi-MiTCs/TFBwobwLrtI/AAAAAAAAAEk/tT2VACVxm5Y/s320/Pirulito+Piroc%C3%B3ptero+-+La.jpg
ResponderExcluirConstellation, o caminhão da VW e o quadrimotor da Lockheed.
ResponderExcluirAnônimo,
Excluirsem caminhões, foquei apenas em carros, ok ?
Tem também o Cesna/Chevrolet Caravan.
ResponderExcluirCarlos Torres.
Não se esqueçam do famoso e lindo Beechcraft BONANZA e da nem tão conhecida Chevrolet Bonanza!
ResponderExcluirValeu "the Professor"!
ResponderExcluirPaulo,
ResponderExcluirlonge de ser professor de qualquer coisa. Obrigadão !
Esqueceram do AMC AMX, homônimo do avião de ataque ítalo-brasileiro Embraer AMX. Misturou avião com carro virou matéria perfeita!
ResponderExcluirBruno Soares
JJ, Facel Vega também...
ResponderExcluirCurioso, voce colocou uma foto em que aparece o Vought Corsair (junto com o Hornet), e não lembrou do Ford Corsair...
ResponderExcluirPensando e pesquisando por cerca de 3 horas fiz uma lista de alguns que nao aparecem nem nos comentários nem no texto inicial:
ResponderExcluir1 - Caça Franco/britanico Jaguar X Jaguar automovel
2 - CAça Panavia Tornado x Carro sport ingles Tornado, que curiosamente, tem os modelos Tempest/Typhoon/Thunderbolt
3 - Piaggio Avanti P 180 x Studbaker Avanti
4 - Jet trainer BAE Hawk x Studbaker/AMC Hawk
5 - Aero Commander Lark x Studbaker/AMC Lark
6 - Caça NA FJ-3 Fury x Plymouth Fury
7 - Piper Skyline x Nissan Skyline
8 - Cessna Centurion x Buick Centurion
9 - Cessna Chieftain X Pontiac Chieftain
10- Bombardier Challenger x Dodge Challenger
11- Lockheed PV-1 Ventura x Pontiac Ventura
12- SNCASE Mistral (variante do De Havilland Vmapire x Maserati Mistral
13- Aermacchi MB 326M (sul africano=Xavante) Impala x Chevy Impala
14- Convair 440 Metropolitan x Nash Metropolitan
15- Sud Aviation Caravelle x Renault Caravelle
16 - F-15 Eagle x Eagle Talon, etc, (marca da Chrysler)
17- NA F86 Sabre x Reliant Sabre
18- De Havilland Venom x Hennessey Venom
19- VUT 100 Cobra x Ford Cobra
20- F20 Pégaso (Stelio Frati) x Pegaso (sport Espanhol)
21- Caça Supermarine Scimitar x Reliant Scimitar
22- Bombardeiro B1B Lancer X Mitsubishi Lancer
23 - Murphy Rebel Canadense x Rambler Rebel
24- OV 10 B Bronco x Ford Bronco
25- De Havilland Comet x Ford e/ou Mercury Comet
26- F-22 Raptor x Saleen S5S Raptor
27- Atlas Chettah (variante sul africana do Mirage III) x Cheetah (prototipo americano Chevy)
28- Piper Clipper x Packard Clipper
29- Piper Malibu x Cevrolet Malibu
30- Piper Saratoga x Chrysler Saratoga
31- Piper Seneca x Dodge Dart Seneca
32- Heinkel He 72B Kadett x Opel Kadett
33- Avro 641 Commodore x Opel Commodore
34- Piper Arrow x Plymouth Arrow
35-Vickers Viscount x Vauxhall Viscount
36- Handley Page HC 137 Century x Buick Century
37- AW 55 Apollo x VW Apollo
38- Stratos VL 714 x Lancia Stratos
39- Cirrus Sr-22 x Chrysler Cirrus
Putz...Cansei
Antonio
Caravan (do Opala) e Cessna C-98 Caravan
ResponderExcluirabraço
m.n.a.