google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 EXTRA: FALECE FERDINAND ALEXANDER "BUTZI" PORSCHE - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

EXTRA: FALECE FERDINAND ALEXANDER "BUTZI" PORSCHE

Foto: Porsche Media Services
Butzi Porsche (1935–2012)

Faleceu hoje em Salzburg, na Áustria, aos 76 anos, Ferdinand Alexander Porsche, o "Butzi", neto do Prof. Ferdinand Porsche, filho de Ferry e Dorothea Porsche. Formado pela Ulm School of Design, coube a Butzi a missão de desenhar o substituto do Porsche 356, o Porsche 911. Também a seu crédito estão o Tipo 804, o Fórmula 1 Porsche e um dos mais belos carros esporte de todos os tempos, o Carrera 904 GTS.

Depois de deixar a diretoria da Porsche, junto com outros membros da família, em 1972, Butzi Porsche fundou o Porsche Design Studio, dedicando-se a desenvolver relógios, óculos, canetas e outros projetos de desenho. Ele defendia linhas e limpas austeras e acreditava que "o desenho deve ser funcional e a funcionalidade deve ser visualmente implementada, sem necessidade de explicação".

O Porsche 911, apresentado no Salão de Frankfurt há 49 anos e até hoje um dos carros esporte mais desejados do mundo, é a melhor síntese da filosofia de desenho de Butzi Porsche.

O AUTOentusiastas lamenta a perda de tão importante personalidade da indústria automobilística e expressa condolências à sua família.

R.I.P., Butzi.

46 comentários :

  1. É ISSO AÍ BOB! R.I.P, DANKE SCHÖN FERRY PORSCHE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ISSO AÍ PLUTÔNIO. PAU NA MORTE QUE LEVA GRANDES HOMENS COMO BUTZI E ESQUECE DE LEVAR PORCARIAS COMO JOSÉ SARNEY!!!!

      Excluir
    2. José Sarney é imortal. Título que foi comprado lá na Academia Brasileira de Letras...

      Talvez seja por isso que aquele excremento humano não desaparece da face da Terra!

      Excluir
  2. "Formado pela Ulm School of Design..."

    É Bob, até os alemães entenderam o real significado da palavra design - em alemão também não existe tradução exata - e a usaram ao invés de kunst (arte), gestaltung (estética aplicada), projekt (...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo Apr 5 )3:54 PM
      Até o Bob Lutz em seu recente livro chiou com o emprego da palavra designer. Acho tão estranho designer em lugar de estilista quando carnavalesco para designar diretor de escola de samba: carnavalesco era quem brincava o Carnaval.

      Excluir
    2. Design em inglês tem um significado bem definido: projeto.
      Convencionou-se a usar design como estilo por que é dessa maneira que os ingleses se referem ao falar de qualquer produto, de como ele foi projetado. Não estão se referindo somente ao estilo, mas ao projeto como um todo.

      Excluir
    3. Bob,

      Quando é que por Deus você vai entender que designer não desenha só a estética?

      Não seja obtuso e veja a profissão do designer FORA do âmbito automotivo antes de sair falando o que não sabe. Designer atua de diversas formas em diferentes áreas.

      Arquiteto e decorador são a mesma coisa?
      Então...

      Excluir
    4. Pizarro disse bem a definição...

      Arquiteto está para uma edificação,
      assim como Designer está para um produto.

      E os dois trabalham com projetistas na equipe.

      Excluir
  3. A Porsche Design tem um trabalho f...!

    ResponderExcluir
  4. Poxa, realmente fiquei muito triste, pois sou Porschista de carteirinha, e o mundo tomou um grande golpe com a perda deste grande mestre Ferdinand Alexander Porsche.

    Descanse em paz grande homem.

    ResponderExcluir
  5. O mundo perdeu um grande cara....

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bob, não tem nada a var com a notícia, mas eu estava vendo que do ano 2000 pra cá têm-se extinguido os cinzeiros nos carros. A fiat então agora oferece uns copinhos porta-trecos que tem função de cinzeiro, eles cumprem bem sua função de cinzeiro?

    Atualmente nem com o acendedor de cigarros os carros vem mais, se compra como acessório. Antigamente parece que os fumantes eram mais bem tratados. Até mesmo carros básicos vinham com acendedor de cigarros, e um cinzeiro no painel e um atrás no forro lateral para os ocupantes do banco traseiro, até em shopping se fumava. Hoje só se pode fumar no meio da rua ou em casa(se os familiares deixarem).

    Não sou fumante, mas sou contra essas proibições, parece que querem fazer os fumantes largarem o cigarro a força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas
      Tirar cinzeiro dos carros é pura depenação "isperta". Procure um bom carro alemão e veja se não tem cinzeiros. Só se o comprador encomendar o pacote Não Fumante...Quando pego um carro de teste sem cinzeiro "faço" um com uma lata de cerveja com a tampa superior removida. Minha mulher diz que não devo fazer isso porque numa blitz ou batida vão dizer que eu bebi e dirigi...

      Excluir
    2. Use uma lata de Coca-Cola. Light!

      Excluir
    3. Tá vendo!
      O Bob agora também é verde! Ele reusa as latinhas de alumínio!

      E você, quer ser verde também?

      Excluir
    4. Bob, é só fazer com uma lata de refrigerante que não vão achar que você está alcoolizado. E aqueles copinhos da Fiat funcionam bem como cinzeiro?

      Excluir
    5. Douglas
      É que aqui em casa refrigerante, só em garrafa PET de 1,5 litro...Sim, esses cinzeiros-copinho fucionam bem e dá para passá-los para eventual passageiro do banco traseiro.

      Excluir
  8. gostaria de saber quem desenhou a d 10 e a veraneio isso sim e carro de verdade carro de macho carro de homem por favor usem o pseunonimo bozao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo Apr 5 07:06 PM
      Não tenho a menor idéia de quem desenhou esses dois "carros de macho" e nem vou procurar saber. Tem cada comentário por aqui de doer...

      Excluir
    2. Quem tem essa de "carro de macho" é o Arnaldo Keller. Tem cada colunista aqui de doer...

      Excluir
    3. Alexandre - BH -06/04/2012, 15:38

      Papo estranho do sujeito aí de cima. Se quer "carro de macho" é só entrar num ônibus com torcida de time de futebol. Tem macho de todos os tipos...

      Excluir
    4. O Arnaldo te convidou pra entrar nesse ônibus?

      Excluir
    5. Alexandre - BH -06/04/2012, 18:32

      Pois é, ele só convida quem assina o que escreve. Ficou com inveja, né?

      Excluir
    6. Alexandre - BH06/04/2012, 19:23

      Carro de macho

      Excluir
    7. Xii.. esse aí pelo jeito foi sapecado no bonde do Arnaldo!

      Excluir
    8. É ISSO AÍ BOB, PAU NOS ANÔNIMOS DA INDECÊNCIA!

      Excluir
  9. Falando na família Porsche, com esta inestimável perda de Butzi, como ficará o grupo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muda nada. vai pros filhos e pros outros acionistas.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Se a vida após a morte for tão autoentusiasta quanto esperamos que seja, imagino um texto com as idéias do AK e do MAO, escrito naquela linguagem do Ziraldo. Seria mais ou menos assim:

    São Pedro recebe o sujeito na porta do céu.
    - Qual seu nome, meu filho?
    - Ferdinand Alexander Porsche.
    - Faça uma listagem das coisas boas que você fez na Terra.
    - Bem, eu desenhei o Porsche 911, eu fiz também...

    E São Pedro, enfático, abrindo o portão:
    - Não diga mais nada. Pode entrar!



    Obs: aos incautos que não tiverem entendido, isso é uma homenagem. Não um deboche.

    ResponderExcluir
  12. Uma bela homenagem, Rodrigo. Hilária, criativa e revigorante.

    É, Bob, aos poucos todos iremos para o mesmo destino. Ficarão só nossas obras terrenas.

    ResponderExcluir
  13. Mais um gênio que nos deixa (vou te contar, nas última semanas hein?);

    O homem partiu, mas seu legado é imortal!

    MFF

    ResponderExcluir
  14. Quando o Porche 356 Carrera 1600 começou e encontrar sérias dificuldades para andar junto com os Lutos Elite e Alfas Giulietta, de motor 1300, a Porsche encomendou um projeto com melhorias para Karl Abarth. Esse encarregou Franco Scaglione para o desenho.
    O carro, denominado Carrera GTL, ficou pronto em fevereiro de 1960, e mostrou-se muito melhor e mais rápido que o Carrera anterior. A redução da área frontal foi da ordem de 15%, e o Cx diminuido de 0,398 para 0,365.
    As linhas do 911 são claramente derivadas do Carrera GTL, desenhado por Scaglione.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não tem fundamento algum o que você disse. Os carros são muito diferentes em tudo, principalmente no re-desenho do 356 com a abarth, aliás absolutamente nenhuma linha lembra os 2.

      911 para o 356 Carrera GTL é um abismo.

      Excluir
    2. http://en.wikipedia.org/wiki/Franco_Scaglione
      Se vc ler o segundo parágrafo, verá que o abismo não é tão grande quanto vc imagina....

      Excluir
  15. Ele era gênio mesmo. Anos atrás, li uma matéria sobre o estúdio de design dele, de onde saiam desde luminárias e móveis até motocicletas - sempre com a mesma criatividade e competência.

    E nem precisava de mais nada no currículo. Afinal, quantos podem se gabar de ter criado um ícone do design contemporâneo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto dos relógios Porsche. Nenhuma novidade, uma mesmice só.

      Excluir
  16. Alexandre - BH -06/04/2012, 16:34

    Pois é, cada um deixa o legado que quiser neste mundo. Enquanto o clã Porsche será lembrado e respeitado durante gerações, outros deixam, além do sobrenome, vergonha e constrangimento pra família. Vide membros do cenário político brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os representantes brasileiros na política são exatamente isso: representam nossa sociedade à perfeição. Levar vantagem, dar jeitinho, pagar um por fora etc, é a síntese do brasileiro, o modo de ser da maioria.

      Excluir
    2. Olha,
      Infelizmente tenho certeza que a familia desses famigerados nao tem vergonha na cara tbm .
      Vao curtir tranquilamente toda a desonesta fortuna amealhada

      Excluir
  17. Alexandre - BH -06/04/2012, 18:36

    Ainda bem que não pertenço a essa maioria.

    ResponderExcluir
  18. Ah VAI PRO INFERNO que os caras vão começar a falar de política aqui novamente?!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.