Butzi Porsche (1935–2012) |
Faleceu hoje em Salzburg, na Áustria, aos 76 anos, Ferdinand Alexander Porsche, o "Butzi", neto do Prof. Ferdinand Porsche, filho de Ferry e Dorothea Porsche. Formado pela Ulm School of Design, coube a Butzi a missão de desenhar o substituto do Porsche 356, o Porsche 911. Também a seu crédito estão o Tipo 804, o Fórmula 1 Porsche e um dos mais belos carros esporte de todos os tempos, o Carrera 904 GTS.
Depois de deixar a diretoria da Porsche, junto com outros membros da família, em 1972, Butzi Porsche fundou o Porsche Design Studio, dedicando-se a desenvolver relógios, óculos, canetas e outros projetos de desenho. Ele defendia linhas e limpas austeras e acreditava que "o desenho deve ser funcional e a funcionalidade deve ser visualmente implementada, sem necessidade de explicação".
O Porsche 911, apresentado no Salão de Frankfurt há 49 anos e até hoje um dos carros esporte mais desejados do mundo, é a melhor síntese da filosofia de desenho de Butzi Porsche.
O AUTOentusiastas lamenta a perda de tão importante personalidade da indústria automobilística e expressa condolências à sua família.
R.I.P., Butzi.
É ISSO AÍ BOB! R.I.P, DANKE SCHÖN FERRY PORSCHE!!!
ResponderExcluirÉ ISSO AÍ PLUTÔNIO. PAU NA MORTE QUE LEVA GRANDES HOMENS COMO BUTZI E ESQUECE DE LEVAR PORCARIAS COMO JOSÉ SARNEY!!!!
ExcluirJosé Sarney é imortal. Título que foi comprado lá na Academia Brasileira de Letras...
ExcluirTalvez seja por isso que aquele excremento humano não desaparece da face da Terra!
"Formado pela Ulm School of Design..."
ResponderExcluirÉ Bob, até os alemães entenderam o real significado da palavra design - em alemão também não existe tradução exata - e a usaram ao invés de kunst (arte), gestaltung (estética aplicada), projekt (...).
Anônimo Apr 5 )3:54 PM
ExcluirAté o Bob Lutz em seu recente livro chiou com o emprego da palavra designer. Acho tão estranho designer em lugar de estilista quando carnavalesco para designar diretor de escola de samba: carnavalesco era quem brincava o Carnaval.
Design em inglês tem um significado bem definido: projeto.
ExcluirConvencionou-se a usar design como estilo por que é dessa maneira que os ingleses se referem ao falar de qualquer produto, de como ele foi projetado. Não estão se referindo somente ao estilo, mas ao projeto como um todo.
Bob,
ExcluirQuando é que por Deus você vai entender que designer não desenha só a estética?
Não seja obtuso e veja a profissão do designer FORA do âmbito automotivo antes de sair falando o que não sabe. Designer atua de diversas formas em diferentes áreas.
Arquiteto e decorador são a mesma coisa?
Então...
Pizarro disse bem a definição...
ExcluirArquiteto está para uma edificação,
assim como Designer está para um produto.
E os dois trabalham com projetistas na equipe.
A Porsche Design tem um trabalho f...!
ResponderExcluirPoxa, realmente fiquei muito triste, pois sou Porschista de carteirinha, e o mundo tomou um grande golpe com a perda deste grande mestre Ferdinand Alexander Porsche.
ResponderExcluirDescanse em paz grande homem.
O mundo perdeu um grande cara....
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBob, não tem nada a var com a notícia, mas eu estava vendo que do ano 2000 pra cá têm-se extinguido os cinzeiros nos carros. A fiat então agora oferece uns copinhos porta-trecos que tem função de cinzeiro, eles cumprem bem sua função de cinzeiro?
ResponderExcluirAtualmente nem com o acendedor de cigarros os carros vem mais, se compra como acessório. Antigamente parece que os fumantes eram mais bem tratados. Até mesmo carros básicos vinham com acendedor de cigarros, e um cinzeiro no painel e um atrás no forro lateral para os ocupantes do banco traseiro, até em shopping se fumava. Hoje só se pode fumar no meio da rua ou em casa(se os familiares deixarem).
Não sou fumante, mas sou contra essas proibições, parece que querem fazer os fumantes largarem o cigarro a força.
Douglas
ExcluirTirar cinzeiro dos carros é pura depenação "isperta". Procure um bom carro alemão e veja se não tem cinzeiros. Só se o comprador encomendar o pacote Não Fumante...Quando pego um carro de teste sem cinzeiro "faço" um com uma lata de cerveja com a tampa superior removida. Minha mulher diz que não devo fazer isso porque numa blitz ou batida vão dizer que eu bebi e dirigi...
Use uma lata de Coca-Cola. Light!
ExcluirTá vendo!
ExcluirO Bob agora também é verde! Ele reusa as latinhas de alumínio!
E você, quer ser verde também?
Bob, é só fazer com uma lata de refrigerante que não vão achar que você está alcoolizado. E aqueles copinhos da Fiat funcionam bem como cinzeiro?
ExcluirDouglas
ExcluirÉ que aqui em casa refrigerante, só em garrafa PET de 1,5 litro...Sim, esses cinzeiros-copinho fucionam bem e dá para passá-los para eventual passageiro do banco traseiro.
gostaria de saber quem desenhou a d 10 e a veraneio isso sim e carro de verdade carro de macho carro de homem por favor usem o pseunonimo bozao
ResponderExcluirAnônimo Apr 5 07:06 PM
ExcluirNão tenho a menor idéia de quem desenhou esses dois "carros de macho" e nem vou procurar saber. Tem cada comentário por aqui de doer...
Quem tem essa de "carro de macho" é o Arnaldo Keller. Tem cada colunista aqui de doer...
ExcluirPapo estranho do sujeito aí de cima. Se quer "carro de macho" é só entrar num ônibus com torcida de time de futebol. Tem macho de todos os tipos...
ExcluirO Arnaldo te convidou pra entrar nesse ônibus?
ExcluirPois é, ele só convida quem assina o que escreve. Ficou com inveja, né?
ExcluirCarro de macho
ExcluirXii.. esse aí pelo jeito foi sapecado no bonde do Arnaldo!
ExcluirÉ ISSO AÍ BOB, PAU NOS ANÔNIMOS DA INDECÊNCIA!
ExcluirFalando na família Porsche, com esta inestimável perda de Butzi, como ficará o grupo ?
ResponderExcluirmuda nada. vai pros filhos e pros outros acionistas.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe a vida após a morte for tão autoentusiasta quanto esperamos que seja, imagino um texto com as idéias do AK e do MAO, escrito naquela linguagem do Ziraldo. Seria mais ou menos assim:
ResponderExcluirSão Pedro recebe o sujeito na porta do céu.
- Qual seu nome, meu filho?
- Ferdinand Alexander Porsche.
- Faça uma listagem das coisas boas que você fez na Terra.
- Bem, eu desenhei o Porsche 911, eu fiz também...
E São Pedro, enfático, abrindo o portão:
- Não diga mais nada. Pode entrar!
Obs: aos incautos que não tiverem entendido, isso é uma homenagem. Não um deboche.
Grande homenagem!
ExcluirLegal essa sua homenagem...
ExcluirGostei!
Uma bela homenagem, Rodrigo. Hilária, criativa e revigorante.
ResponderExcluirÉ, Bob, aos poucos todos iremos para o mesmo destino. Ficarão só nossas obras terrenas.
Mais um gênio que nos deixa (vou te contar, nas última semanas hein?);
ResponderExcluirO homem partiu, mas seu legado é imortal!
MFF
Quando o Porche 356 Carrera 1600 começou e encontrar sérias dificuldades para andar junto com os Lutos Elite e Alfas Giulietta, de motor 1300, a Porsche encomendou um projeto com melhorias para Karl Abarth. Esse encarregou Franco Scaglione para o desenho.
ResponderExcluirO carro, denominado Carrera GTL, ficou pronto em fevereiro de 1960, e mostrou-se muito melhor e mais rápido que o Carrera anterior. A redução da área frontal foi da ordem de 15%, e o Cx diminuido de 0,398 para 0,365.
As linhas do 911 são claramente derivadas do Carrera GTL, desenhado por Scaglione.
Rapaz, não tem fundamento algum o que você disse. Os carros são muito diferentes em tudo, principalmente no re-desenho do 356 com a abarth, aliás absolutamente nenhuma linha lembra os 2.
Excluir911 para o 356 Carrera GTL é um abismo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Franco_Scaglione
ExcluirSe vc ler o segundo parágrafo, verá que o abismo não é tão grande quanto vc imagina....
Ele era gênio mesmo. Anos atrás, li uma matéria sobre o estúdio de design dele, de onde saiam desde luminárias e móveis até motocicletas - sempre com a mesma criatividade e competência.
ResponderExcluirE nem precisava de mais nada no currículo. Afinal, quantos podem se gabar de ter criado um ícone do design contemporâneo?
Eu não gosto dos relógios Porsche. Nenhuma novidade, uma mesmice só.
ExcluirSerá??
ExcluirPois é, cada um deixa o legado que quiser neste mundo. Enquanto o clã Porsche será lembrado e respeitado durante gerações, outros deixam, além do sobrenome, vergonha e constrangimento pra família. Vide membros do cenário político brasileiro.
ResponderExcluirOs representantes brasileiros na política são exatamente isso: representam nossa sociedade à perfeição. Levar vantagem, dar jeitinho, pagar um por fora etc, é a síntese do brasileiro, o modo de ser da maioria.
ExcluirOlha,
ExcluirInfelizmente tenho certeza que a familia desses famigerados nao tem vergonha na cara tbm .
Vao curtir tranquilamente toda a desonesta fortuna amealhada
Ainda bem que não pertenço a essa maioria.
ResponderExcluirAh VAI PRO INFERNO que os caras vão começar a falar de política aqui novamente?!
ResponderExcluir