google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 1948, QUE ANO! - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

1948, QUE ANO!

Foto: Google Images

Foi mesmo um ano incrível, 1948. E bissexto.

A Ford Motor Company anuncia seu primeiro projeto do período de paz, o Ford 1949, um grande sucesso (foto acima).

A Ford France apresenta o Vedette no Salão de Paris, com motor V-8 de 2.158 cm³ e 60 cv. Foi o primeiro carro do mundo com suspensão McPherson e evoluiria para o Simca Chambord depois que a Simca comprou a Ford France em 1954.

Ford Vedette (forum.321auto.com)

Começam as provas de Stock Car nos Estados Unidos, na praia de Daytona, sob a égide da Nascar, tudo criado por Bill France, depois continuado por seu filho, Bill France Jr.

Stock cars em Daytona Beach, EUA (auto.howstuffworks.com)

É lançado o novo Hudson, de estrutura monobloco, um carro baixo e aerodinâmico que faria enorme sucesso na modalidade no começo dos anos 1950, mesmo com motor de seis cilindros em linha de válvulas laterais.

Hudson Hornet, campeão da Nascar por três anos (blog.cardomain.com)

Nasce a Porsche como fabricante, ainda em Gmünd, na Áustria, liderada por Ferry Porsche, que teve a ideia depois de ver o Cisitalia 202, lançado no ano anterior. Nessa época Ferdinand Porsche ainda se encontrava preso na França sob acusação de pilhagem.

Ferry, Ferdinad Porsche e o primeiro Porsche, o 356/1, em Gmünd, Áustria (auto.howstuffworks.com)

17 comentários :

  1. Parabéns !

    Ótimo artigo.

    Agradável leitura.

    ResponderExcluir
  2. Bob,

    Que ano maravilhoso!!! Legal sua pesquisa e fatos! Acredito que um pouco disso veio da demanda reprimida nos anos da 2ª Grande Guerra, mas de qualquer forma esse ano de 1948 deu início a nova era na história da humanidade. Aqui no Brasil, em termos automobilísticos e políticos, podemos nos referir a 1968, ano agitado pelo AI-5 e muitos lançamentos da indústria; lembro-me de uma reportagem que saiu na revista Auto e Técnica sobre 1968 e sua importância no Brasil. Abçs

    ResponderExcluir
  3. ---------------OFF TOPIC-------------

    Leiam aqui. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei daquela dona da primeira foto. Depois da guerra a galera dava muitas porisso teve o bay boom.

    ResponderExcluir
  5. Ano realmente bacana para o "autoentusiastimisticos" hehe

    Seria legal pessoal tentar fazer um "pack" de anos ..nessa estrutura..ano a nao..coisas legais q aconteceram nesse nosso mundo

    ResponderExcluir
  6. Alô Bob!

    Parabéns pelo texto, mas não podemos nos esquecer do lendário Tucker Torpedo de 1948!

    Abr!

    ResponderExcluir
  7. òtimo texto e imagens Bob, não podemos nos esquecer também do Tucker Torpedo, que apesar de não ter sido fabricado em massa, trouxe muitas inovações.

    ResponderExcluir
  8. Gilmário "Serrot" Alencar Jr.
    Em que pese o impacto do Tucker, não chegou a ser uma realização no sentido estrito. Por isso não citei.

    ResponderExcluir
  9. Excelente, Bob. Eu apenas acrescentaria dois expoentes a essa turma de 48: o Citroën 2CV, e o Land Rover.

    ResponderExcluir
  10. Concordo! Que ano!
    No dia 20 de Agosto de 1948, às 7,30hs eu cheguei a este conturbado mundo...
    Romeu.

    ResponderExcluir
  11. Parece que o post foi cortado, nao consegui ler tudo e agora parece que falta uma parte.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal o post!

    Como o Thiago lembrou bem, aqui no Brasil acho que os anos de 1967/68 foram os anos de mudanças mais radicais em toda a história da indústria automotiva brasileira, mereciam um post sobre isso.

    ResponderExcluir
  13. Realmente, um ano "acima da média" dos demais. Difícil de acontecer novamente um ano cheio de novidades como 1948.

    ResponderExcluir
  14. Olha! O Doc Hudson na quarta foto! rsrs

    ResponderExcluir
  15. Parabéns por sua postagem.
    Forte abraço, uma ótima quinta feira.
    Aguardo sua visita.
    Até aproxima.

    luxo, nossa realmente que ano!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  16. Pode fazer um post sobre o Hudson Hornet e o Doc contando um pouco sobre a marca, o carro e o desenho .
    Sem contar sobre o Vedette e a Ford.

    Abraços

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.