google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 BEST CARS ANO 15 - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

BEST CARS ANO 15



Há exatamente 15 anos, 22 de outubro de 1997, nascia o Best Cars Web Site, pelas mãos de um garoto de 22 anos, de Pindamonhangaba (SP), chamado Fabrício Samahá. Hoje ele está com 37 anos, mas continua com a mesma energia, pois para fazer o que ele faz, só mesmo tendo-a muito. O Best Cars está na rede mundial de computadores ininterruptamente desde então e muito me orgulha ter visto seu nascimento, acompanhado seu crescimento e dele ter participado, para ser hoje uma referência em sites automobilísticos.

A história do Fabrício é incrível. Eu era editor técnico e de testes da revista Autoesporte e começamos a receber cartas de um leitor, excepcionalmente bem escritas. Pelos textos eu imaginava alguém por volta de seus trinta anos de idade, com sólida formação acadêmica, Um dia, ao responder uma das cartas, convidei-o a conhecer a redação quando viesse a São Paulo. E ele veio.

Apareceu na Autoesporte um rapaz bem novo, junto com um senhor, me procurando. Era o Fabrício e seu pai, Alberto. Conhecemo-nos pessoalmente e nos pusemos a conversar, antes percorrendo toda a redação. Depois ele me mostrou as "revistas" que fazia quando tinha 13 anos – máquina de escrever, tesoura, cola e muitas revistas eram os meios "gráficos" com os quais "fazia" suas revistas. Em exemplar único por edição, claro. Ele tinha mesmo o dom, sua diagramação nada devia à de profissionais; português, impecável. Nascera para ser jornalista. Aliás, ele é bacharel em Direito.

Mostrou-me também um exemplar da revista Panorama, orgão interno da GM do Brasil, em que naquela edição o Fabrício e sua família haviam sido alvo de reportagem especial focando o "menino que ficava fazendo revistas em vez de jogar futebol".

Depois de horas de um bom bate-papo, hora de voltarem para Pindamonhangaba. Assim que saíram eu disse para o Fernando Calmon, diretor de redação, "Vamos pegar esse garoto, ele é muito bom", com o que o Fernando prontamente concordou. No dia seguinte, um telefonema convidando-o para ser colaborador da revista, assinando matérias e com remuneração. E assim foi que, a partir de julho de 1996, a Autoesporte tinha novo colaborador. E começaram a chegar matérias regularmente – por fax, ele ainda não era conectado à internet.

Eis que no final do ano o Fernando deixa a editora e cinco meses depois, eu, quando entrei para a GM como gerente de imprensa. O Fabrício em curto espaço de tempo ficou sem seus "padrinhos". E as coisas deixaram de fluir bem entre ele e o pessoal que ficou, e ele parou de colaborar.

Estou na minha saleta na GM, em São Caetano do Sul, quando recebo um e-mail do Fabrício me dizendo para entrar em www.geocities.com/bestcars. Entrei e fiquei abismado: ele criara um site! Lembre-se, a internet ainda engatinhava no Brasil, só havia o WebMotors como site automobilístico. E o Fabrício, com grande visão de futuro, viu ali o caminho dele. Era o dia 22 de outubro de 1997.

Pouco depois mudou de hospedeiro, foi para a Iconet, de Taubaté, até que no final de 1999 se mudou, por convite, para o UOL, onde está até hoje. Tentou alguns anos ter o registro do domínio com o nome que queria, bestcars.com.br, até que finalmente conseguiu, abandonando o endereço bestcarswebsite.com.br

Hoje, como eu disse, o Best Cars é referência, inclusive o conteúdo desses anos todos está aberto e à disposíção dos leitores. O site entrou faz tempo na lista de órgãos de imprensa de todas as fabricantes e é convidado para todos os eventos, no Brasil e no exterior, o que atesta seu prestígio. E foi o primeiro site a receber carro de teste das fábricas e dos importadores.

Hoje, todas as fabricantes, sim, menos uma, a General Motors, que demonstra uma cegueira inadmissível e impensável, tudo por conta de algo que ele possa ter escrito e não terem gostado – não a grande fabricante, mas o diretor de Comunicação dela, Pedro Luiz Dias, então subordinado ao vice-presidente de Assuntos Corporativos José Carlos Pinheiro Neto, que se aposentou no final de 2010, e que agora responde ao sucessor Marcos Munhoz, que eu acreditava capaz de rever essa situação absurda, mas que, pelo jeito, não tem peito para contrariar um reles subordinado. Não deveria, mas essas coisas acontecem.

Eu mesmo tenho problema com esse diretor, nada ligado à minha atividade intrínseca, mas por uma briga decorrente de eu ter agido em nome de um produtor iconográfico de uma editora de livros, que procurava material de divulgação antigo da GM para uso em um livro sobre o Opala e lhe estava sendo cobrado por isso, o que é inadmissível. Como eu conhecia o Pedro – havíamos sido colegas, afinal – falei com ele, qie me disse ser "business", a editora ia ganhar dinheiro com o livro...Acabou que o material foi finalmente cedido (depois de eu acionar até a presidência da GM nos EUA), mas fui cortado da lista de convidados para as atividades ligadas a imprensa. Pura vingancinha infantil. Coisas da vida, como se diz. Mas como nada é para sempre, espero que mudanças estruturais na GM do Brasil venham a modificar esse inconcebível estado de coisas.

É por isso que o leitor não vê posts sobre produtos Chevrolet no AUTOentusiastas e muito menos matérias no Best Cars. Quando nos cederam um Agile e o Volt para teste achei que tinha havido mudança de postura desse diretor, mas depois desses, nada, apesar de soliticitado reiteradas vezes. A GM estar fora do Best Cars e do AUTOentusiastas é uma burrice inominável, dada a audiência e capacidade de análise de ambos.

Mas o que importa é que hoje é dia de festa para o Fabrício, a quem o AUTOentusiastas cumprimenta pelos 15 anos, esperando fazê-lo nos anos 20, 25, 30...

Um grande abraço, Fabrício!

Bob Sharp, editor-chefe, e os editores Alexandre Cruvinel, André Antônio Dantas, Arnaldo Keller, Carlos Maurício Farjoun, Juvenal Jorge, Marco Antônio Oliveira, Marco Aurélio Strassen, Milton Belli, Paulo Keller, Portuga Tavares e Roberto Agresti.

166 comentários :

  1. Parabéns ao Fabrício e a todos que fazem o site, informação de ótima qualidade. Não é perfeito, mas nada no mundo o é, e dentre os imperfeitos é um dos melhores, sem a menos sombra de dúvida!
    Admito que ainda não me acostumei ao novo visual, mas tenho fé que até 2014 a coisa vai.

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  2. Sou leitor do Best Cars desde os primórdios do site. Lembro muito bem do primeiro teste nele publicado, do Ford Mondeo em 1998.

    Minha seção predileta sempre foram "Carros do Passado" sempre muito bem feita e fiel à verdade.

    Só acho que o site deveria voltar a ser como era. Essa última remodelação estragou tudo. Uma pena...

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    1. Concordo. Também fui leitor do BCWS desede os primórdios, porém depois da remodelação ficou quase impossível de se acompanhar o site. O anterior podia ser antigo, mas era muito mais fácil de se lidar.
      Fabrício, volta com o antigo Bestcars!

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    2. Também concordo, mas creio que há uma questão de costume também.

      como o site é muito bom, e não dá pra ficar sem, acabei me acostumando aos novos atalhos.

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    3. por favor , voltem ao antiga remodelação, está muito ruim..... parece a remodelação do monza..... tubarão... não se intende nada.

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    4. Tenho de concordar com os colegas acima: de fato, está impraticável navegar no novo site. Se a busca da "interatividade" não era das mais felizes no formato antigo, agora o próprio acesso às matérias está muito difícil.

      No mais, acompanhei o BCWS desde os primórdios, chegando até a colaborar eventualmente com matérias. E a história da briga pela URL BestCars foi bem pior do que o relatado... mas são águas passadas.

      Merecidos parabéns ao Fabrício e à equipe do BestCars!

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    5. Todo mundo tá mudando o layout, e virou mudar por mudar. Veja o Autossegredos, que mudou agora para pior tbm.
      Nem tudo precisa parecer um celular.

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    6. Faço coro com os colegas acima... acompanho desde os primórdios o bcws, mas simplesmente essa nova reformulação do site ficou horrorosa... entro muito pouco no site agora, infelizmente, está pouco intuitivo de usá-lo, como protesto não vou votar nas eleições dos melhores carros...
      gosto muito do site, e da equipe do Fabricio, mas a nova "cara" do bcws está muito ruim...
      Thiago Vaz

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    7. Gostei da nova cara do BCWS. A equipe está de parabéns!

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    8. está horrivel e dificil achar alguma coisa, o best cars é a cara da GM ao mudar ficou pior.
      best cars igual a GM, cara nova bem feia

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    9. Concordo com o que os amigos disseram acima, com a nova cara do site ficou muito mais dificil navegar.

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    10. Eu gostei do novo layout do site. Para encontrar as informações, é só navegar através da barra de menus: AVALIAÇÕES; COLUNAS; NOTÍCIAS; PASSADO... muito fácil e organizado.

      Asterix

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    11. Parabéns pelos 15 anos, mas, desculpe-me, CONFIRMO as palavras do colega acima: O site ficou POUCO INTUITIVO!
      O Best Cars está igual à sua desafeta GM: Involuiu! Andou para trás! O site ficou feio, igual a GM ficou feia com Agile, Montana, Cobalt (como tem essa porcaria nas estradas!), Spin, Sonic...
      Os desafetos (BCWS x GM) ficaram feios! Desculpe-me

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    12. Gosto é gosto, mas achava o site antigo muito pobre visualmente. O novo é muito mais bonito. Questão de se acostumar...

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    13. O Best Cars deixou de fzr parte da minha leitura diária.

      Acabaram c/ o melhor site do país.

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    14. BCWS virou site para leitor de 4 patas, Auto Esporte e outras porcarias que nem pra ler no banheiro servem. Em outras palavras: Está focado no leitor Zé-Ruela, aquele que só quer saber de aparência e tem preguiça de entender o conteúdo.
      Não critico o Fabrício por isso, não, ele deve saber o que faz e tem seus motivos. Afinal de contas quem paga suas contas é ele mesmo e quem não se identifica mais com o conteúdo cai fora, como eu fiz.

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  3. Agora que eu entendi porque eu não sei nada sobre alguns produtos Chevrolet, como o Sonic :)

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  4. Pôxa Bob ,que pena que atitudes como essa,(da GM)não são classificadas como ataques a liberdade de expressão.

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  5. E eu que pensava que o Bob e o Fabrício "estavam de mal", hehehe...

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  6. É por isso (entre outros fatores *cof cof* tudo depois do Celta *cof cof*) que eu peguei asco da GMB. É impressionante como os cargos de direção de lá parecem conter apenas acéfalos sem visão nenhuma além do $$$$$$.

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    1. Lorenzo Frigerio22/10/2012, 19:10

      E no design tem o Carlos Barba, pior ainda.

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  7. Parabéns ao Fabricio e ao Best Cars!!! Sem dúvida o mais completo e de melhor conteúdo na rede e midia impressa. Eu acompanho o site pelo menos desde 1999.... Também faço coro aos que não gostaram da última reformulação, apesar de já estar me acostumando. Quanto a essa atitude por parte dos responsáveis da GM Brasil em boicotar o BCWS e vocês aqui, isso é inaceitável na época em que vivemos e em se tratando de uma grande empresa mundial. Já sugeri até que, ou, vocês alugarem os carros ou tentarem emprestado de alguma concessionária, até como meio de mostrar que o embargo por parte deste diretor saiu pela "culatra".

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  8. Que venham séculos de existência, o BCWS foi onde comecei a aprender melhor sobre carros e é fonte contínua de consultas, parabéns e obrigado !

    Bob, esta "política" besta da GM é comparável à da Hyundai, Subaru (CAOA.. ou, caolha..) e Mitsubishi em não ter frota de imprensa ou neste caso é arrogância/estupidez pura ?

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    1. Evandro
      É diferente da Caoa, a GM tem frota de imprensa. Por falar nisso, estive hoje, no Salão, com o gerente de imprensa da Hyundai, que nos confirmou cederem um HB20 para teste no final do mês.

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    2. Se for apenas "um" HB20, sugiro que seja testada a versão 1.0, para saber se vale a pena tanto em relação aos concorrentes diretos quanto àqueles de menor preço, ainda que menos equipados

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    3. Se for vir HB 20, testem os dois, mas preferencialmente o 1.6

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    4. Mas essa de não ter frota de imprensa é outra "de doer", porque pra certos programas publicitários e avaliações pontuais tem carro.. e ainda sim, eles vendem bastante.

      A propaganda é a alma do negócio !

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  9. Eu estava à espera do teste do Onix, pelo Bob, mas parece que terei de esperar muito tempo para que isso aconteça.

    Mas não tem importância. O Etios, o HB 20 e o novo Gol estão no pedaço.

    E cá entre nós, quem ainda precisa da GM?

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    1. CCN
      Como eu disse, nada é para sempre. Aguardemos.

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  10. Que ironia, o Coronelismo mandando dentro da General motors, uma legítima inversão de patentes.
    Postura arcaica, francamente. Agora que a pedra foi cantada entendi o porque de não aparecerem produtos GM por aqui ou lá (Best Cars), porém até alguns anos (poucos) atrás pensava ser pela completa ausência de inovações na linha que justificassem uma avaliação.
    A propósito, concordo com o leitor ali em cima: A seção "Carros do Passado" é mesmo um desbunde, muito completa e altamente precisa, não raro recorro a ela quando quero saber alguma coisa sobre determinado modelo.
    Parabéns ao BCWS que consegue ser fruto de bom e imparcial jornalismo e mesmo assim ser grande.

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    1. Charles, é que com a crise norte americana a patente baixou, de General Motors baixou para Coronel Motors, aí o coronelismo. (modo sarcasmo OFF) Uma vergonha mesmo.

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  11. Não sinto a menor falta de informação acerca dos produtos GMB aqui nem no BCWS. Pelo contrário, me poupa o trabalho de seleção.
    Parabéns ao Fabrício, acompanho o site desde 1999, e ao Autoentusiastas por apoiar um site tão bacana!

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  12. O Best Cars é uma fonte confiável de consulta produzido por gente nascida nos anos 70, geração da qual faço parte. Parabéns pelos 15 anos.
    Não me surpreendo por posturas questionáveis de certas multinacionais. Existe um tendência de acreditar que as pessoas que ocupam cargos diretivos nestas empresas possuem capacidade acima da média, mas esse dogma caiu para mim há muito tempo, quando fui prestar serviço numa indústria americana que levava a questão da segurança ao extremo.
    Para entrar no recinto fui obrigado a fazer um "curso" de comportamento, além de dar todos os meus dados possíveis e assinar uma declaração de que eu era patricamente um suspeito em potencial e que seria responsável pelo passarinho que fez cocô no capô do meu carro estacionado lá fora. Porém, quando cheguei nas salas dos escritórios, para fazer as medições antes de elaborar um projeto de reforma, vi que aquilo era um ninho da rato, inclusive com cômodos sem janelas. Tudo blefe!

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  13. O Best Cars é leitura diária, assim como o autoEntusiastas.

    Como disse o Bob, essa posição da GM, ou de seu Departamento de Imprensa, com relação aos jornalistas que apontam defeitos em seus produtos, demonstra burrice.

    Lamentável, pois existem entusiastas da marca que gostariam de ver os produtos avaliados por estes dos veículos, pois, como a GM gosta mesmo de eliminar avaliadores sérios, a quem sobra os automóveis da frota? Para os jornalistas de meia tigela que estão mais preocupados com jabás, como empréstimos de automóveis.

    Não fosse a internet, situações como esta não chegariam ao conhecimento do público. Hoje, sabemos que em qualquer avaliação de automóveis Chevrolet, elogios podem ser, meramente, um afago ao setor de imprensa da GM.

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  14. Parabéns ao BestCars e ao Fabrício pela visão de futuro e excelentes textos, além da perseverança, claro.

    Sobre o problema com a GMB, isso só deixa evidente que poucas pessoas (como o citado) conseguem manchar uma grande marca, mas sinceramente, ultimamente eles fazem produtos tão desmotivadores que nem fazem falta aqui no site, nem na rua rodando.

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  15. O maior elogio a este jornalista é ser ignorado pelo aglomerado de barracões velhos de São Caetano do Sul.

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    1. Kkkkk, eu me racho com essa história dos aglomerados de barracões velhos, rs

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  16. A GM que continue com seus jornalistas comprados, com os atuais péssimos produtos que fabrica é lógico que a imprensa independente vai tecer criticas!

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  17. Rodrigo Abreu22/10/2012, 13:06

    O "Teste do leitor" é umas das minhas seções preferidas, além da "Carros do passado". É como estar conversando com os donos, obrigatória para quer vai comprar um carro que não conhece.

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  18. Aléssio Marinho22/10/2012, 13:17

    Gosto do BCWS. É fonte de informação imparcial e séria, coisa rara hoje.
    O arquivo é muito bom e ajuda bastante nas pesquisas.
    Mas sou mais um que não gostou do layout e acabei deixando de visitá-lo habitualmente. Ficou muito confuso e espero que o Fabrício corrija isso logo.
    Meus parabens a ele e a sua equipe!

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  19. Parabéns a sua isolação General Motors!

    Parabenizo a ação do AE em prestigiar o Best Cars, um ótimo site onde podemos encontrar bastante arquivos de história. Eu mesmo já me vali de boas horas de leitura sobre alguns de nossos clássicos nacionais, além de muitos estrangeiros.

    KzR

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  20. Graças ao Best Cars e ao Autoentusiastas, economizo mensalmente entre R$ 10,00 e 30,00 - além de ajudar o meio ambiente =)
    Brincadeiras a parte, parabens ao Fabrício, por unir a sua paixão por automóveis a uma visão inovadora. Eu acompanho o site desde o ano 2000, e sinto-me privilegiado por acessar tamanho acervo de informações.
    E como disse o colega Anônimo 22/10/12 12:05, minha seção preferida no site é "Carros do Passado". É onde alimento a saudade de épocas que não conheci, o que frequentemente acontece também aqui no Autoentusiastas.

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  21. A primeira matéria que li foi em 2002, sobre a história do Maverick, quando eu estava começando a faculdade. Desde então sou leitor diário do site.

    O que mais me agrada é a ética impecável, como se vê pouco hoje em dia. A ponto de o editor não permitir propagandas chamativas ou que incomodam o leitor, certamente o que lhe custa perder algum anunciante ou não aceitar condições assim. Já o cumprimentei por isso. O uso correto da língua portuguesa é outro ponto chave. Parabéns ao autor.
    Pelo jeito seus 30 anos de experiência foram muito bem aproveitados.

    Abraço,

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  22. A GMB lançou carros bons e "modernos" até 1997 como por exemplo:

    Opala,Chevette,Monza,Omega,Vectra,Kadett,S10,Corsa.

    Daí para frente, A GMB se transformou em uma fábrica de reciclagem de LIXO.

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    1. O Celta é um excelente carro. Tanto que Bob Sharp possui dois.

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    2. E o seu meio de transporte provavelmente é um carrinho de mão.

      TLOTM...

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    3. Carrinho de mão? Antes fosse, mas tenho um Prisma. Vou aproveitar e ligar para o mecânico. Ele ficou de consertar a direção.

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    4. Quem não sente saudade dos Opel?

      Opel Ascona, Opel Rekord, Opel Corsa, etc...

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    5. só não sei onde entra o opala e o chevette nesse "bom" e "moderno" que tu disse...

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    6. Este comentário foi removido pelo autor.

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    7. só não sei onde entra o opala e o chevette nesse "bom" e "moderno" que tu disse...

      (2)

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    8. O Opala não era moderno nem em 1969. Já nasceu (muito) piorado em relação ao Rekord (motor e suspensão), uma aberração mecânica. Os opaleiros que me perdoem mas essa é a pura verdade. Do Chevette não posso falar muito pois desconheço seu parente Opel/Vauxhall. Mas que era uma beleza de tocar isso era. Faz falta um pequeno de tração traseira hoje em dia.

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  23. O bestcars é "hors concours" entre os sites automobilísticos.

    Parabéns a todos que participam ou já participaram.

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  24. Parabéns tanto para o Fabrício quanto ao Bob pelo apoio que pode oferecer.
    Sobre o BestCars, sem comentários! Muito rico em informações no ramo automobilístico.

    Parabéns!
    abraços

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  25. Parabéns ao Fabrício, acompanho o site desde sempre e já colaborei com diversos testes do leitor; foi importante pois nos incentiva a trocar idéias sobre carros e afins.

    Um conhecido meu já o definiu como o "nerd dos carros"; pois absolutamente nada escapa ao olha super atento do Fabrício, focado em cada detalhe que escapa a grande maioria, mesmo que a parte lúdica da avaliação fique bem em segundo plano (faz parte, imparcialidade e profissionalismo a qualquer prova).

    Mas, lamento um pouco a última reformulação, o site ficou aparentemente mais vistoso, mas a simplicidade da versão anterior era altamente intuitiva, nos passando o escopo geral das matérias em um único instante. Era mais fácil selecionar o que mais chamava a atenção no momento...

    De todo modo, que fiquem com a gente por muitas décadas ainda!

    MFF

    MFF

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  26. Acompanho o BCWS praticamente desde o início. O nome "Best Cars Web Site" já diz tudo. Devo citar "Carros do Passado" e a riquíssima fonte de consultas "Teste do Leitor", como duas de minhas seções preferidas. Como não sou "torcedor de marca", sempre tenho uma variedade muito grande de opções na hora de comprar um carro, e além de minhas próprias impressões no test-drive, saber a opinião de quem convive diariamente com determinado carro, ajuda um bocado na decisão. No "Teste" são milhares de opiniões sobre cada modelo. Parabéns, BCWS!
    PS: junto-me aos que pedem a volta do visual anterior do site.

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    1. Mr.Car e seu Dácia !

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    2. Mister Carrocinha e sua audácia!!!

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  27. Parabéns ao Fabrício e ao Best Cars !!!
    Desde que conheci esse site, não tive dúvidas de que se tratava do melhor em jornalismo automotivo no Brasil. Leitura indispensável !!! Não bastasse a competência do Fabrício, com paixão no que faz, vale ressaltar também o alto nível de seus colaborares e colunistas, que fez e faz toda a diferença.
    Sem contar o orgulho ao descobrir que o Fabrício é conterrâneo aqui do Vale !!

    Concordo que a reformulação visual não foi feliz, mas estou certo que os devidos ajustes virão ao seu tempo.

    Quanto a GMB, bem, sabemos há muito que essa visão tacanha não se reflete nem se limita só a sua diretoria de comunicação, infelizmente.... mas segue a vida, quem perde é a GMB, e não é pouco.

    Vida longa ao Best Cars !!

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  28. Alguns que aqui escreveram, elogiam muito o BC, mas criticam seu novo layout.

    Então quero aproveitar à deixa, para elogiar este blog. A simplicidade do AE, com a página de textos um pouco à esquerda, é perfeita para a leitura. E o que não é de interesse imediato para quem o abre, fica no lado direito.

    Se compararmos este layout com o painel do Etios,percebemos que quando o foco principal é centralizado ou um pouco à esquerda, a leitura se torna agradável, mas caso o foco da leitura for dirigido à direita, ela torna-se chata e difícil de ler.

    Apenas acho que a cor utilizada neste blog deveria mudar, porque se tornou cansativa. Talvez um verde ou azul claro ficasse bem melhor.

    Nada como a simplicidade de formas, porque com ela o tempo passa e não enjoa.

    Acredito até, que com o passar do tempo, o visual do Etios será menos enjoativo que o HB 20.
    Sei que muitos discordarão, mas é a minha opinião.

    A caneta Bic é o maior exemplo disso.

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    1. CCN
      No meu escritório só uso Bic. Nada escreve melhor que ela. Não há outra esferográfica que escreva em ângulo de 45° com o papel. Não é a toa que são vendidas 20 milhões de Bic por dia no mundo inteiro! Outro exemplo de simplicidade que funciona é o isqueiro Zippo, que este ano completou 80 anos de existência, com praticamente o mesmo desenho.

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    2. Infelizmente o visual do Etios não é simples, é feio mesmo.

      Visual simples é o do Logan (um carro que oferece o mesmo que os outros, mas a preço menor) ou o dos Lexus (um carro de luxo que não aparenta sua grandiosidade à primeira vista).

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    3. O Etios não vai enjoar mesmo, já enjoou

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    4. Se vc falasse do visual do Gol eu concordaria (simples mas correto). Agora o Etios é feio e o tempo vai só fazer ficar ainda mais feio (no máximo vc vai acostumar com isso, ou feiura não enjoa?)

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    5. Mas vai vender do mesmo jeito. É Toyota, né? Macaco adora grife.

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    6. Logan tem preço menor até dar o primeiro defeito. O que não demora muito... Ainda bem que arrependimento não mata.

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    7. Kiko

      Vc que pensa...

      Vai que o cara tem uma crise forte de depressão. Daí pra se jogar do alto de uma ponte ou edifício é só um passo.

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    8. Se visual impedisse vendas, não teria tanto idiota comprando cagÁgile, Monstrana, Cocobalt entree outros lixos da GMB.

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  29. Conheci o AE graças ao Best Cars.
    Eu semprere lia a coluna do Bob no Best Cars. Um dia, sentindo falta dos seus textos, digitei o nome dele no Google e achei o AE.
    Continuo acessando O Best Cars, mas confesso que gostava mais no tempo do Bob. Hoje parece que o site passou a ser mais um canal de notícias do que de análises.
    Parabéns ao Fabricio Samahá e sua equipe.

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    1. Também foi assim que conheci o AE: procurando onde sairiam os futuros textos do Bob, he, he! Gosto do conteúdo, além de me identificar com o estilo de defesa de suas opiniões: incisivo, decidido, "bateu,levou", um jeito que muitos consideram como sendo mal-humorado e ranzinza, mas que demonstra a convicção sobre aquilo que se está defendendo. Além do mais, ele se lixa para a praga da patrulhazinha do "politicamente correto", he, he, he! Acenda seu Marlboro e dê um trago por mim, Bob!

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    2. Ou seja, o Bob é o nosso Jeremy Clarkson!

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    3. Hahahaha... Concordo total! O Bob é no nosso Jeremy Clarkson!!! Com todo respeito, claro.

      Leo-RJ

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    4. Depois que o Bob saiu do BCWS eu cai fora de lá. Simples assim.

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    5. O BCWS é bom, mas já foi melhor. Não é ser puxa-saco (até porque não preciso), mas os textos do Bob Sharp matam a pau.

      Ricardo2

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    6. Coitado do Jeremy Clarkson agora...

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  30. Quero aproveitar e dizer que o novo visual ficou fantástico. Parabéns pela reformulação!

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  31. O melhor site sobre automóveis do Brasil, parabéns. Pronto, feito a bajulação, vamos às críticas. Por hora, apenas duas:
    - O formato antigo, como já disseram aí em cima, era bem melhor.
    - Não sei por que o Fusca saiu do "Teste do leitor". Ali havia algumas pérolas da crítica automotiva mundial! Talvez por ele já ter saído de linha, mas não justifica, pois esta seção serve justamente como parâmetro para se comprar um usado e o Fusca ainda figura entre os dez carros mais comercializados do Brasil.

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    1. Fabrício Samahá23/10/2012, 10:55

      Jesiel, hoje o site não recebe opiniões de modelos abaixo de 2000. Na reformulação, ao migrar os conteúdos da seção, eliminamos aquelas com mais de cinco anos. Por isso alguns modelos não mais aparecem.

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  32. Sou leitor do BCWS desde 2001 quando tive acesso e NET em casa. Sempre curti muito o " Teste do Leitor" . Faço coro aos que não curtiram o último facelift ( ou será uma nova geração ( MK 15) ? ) Tive muitas dúvidas esclarecidas pelo Bob lá ( o texto dele falando do Ômega na primeira pessoa é simplesmente perfeito, recomendo aos amigos que ainda não leram e vale uma postagem aqui ). Realmente é o que há de melhor em automobilismo, junto ao Autoentusiastas, pena que mentes pequenas e limitadas não reconheçam isso ( GMB e CIA ). Sites como estes nos permitem vivenciar momentos como o de discorrer sobre determinado assunto com meu filho de 10 anos a partir de uma matéria postada lá ou aqui mesmo. Parabéns Fabrício e que venham outros 15 anos ou mais!

    Mauro XR3 2,0i

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    1. Eu ia comentar exatamente esse texto do Omega, simplesmente genial Bob

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  33. Aos que criticam o novo layout, também estava acostumado ao antigo, mas o novo parece mais moderno e arejado.


    A diferença: o antigo possuía um menu vertical à direita com todas as seções em ordem alfabética, enquanto o novo possui um menu reduzido na horizontal, no topo da pagina. Correndo as opções com o mouse, pode-se visualizar sub-menus e lá estarão todas as seções existentes e já conhecidas, não tem segredo!

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    1. Segredo realmente não tem... mas ficou ruim... simples assim....
      Não consegui me acostumar com o site....
      Thiago Vaz

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  34. Velho da Bengala de Osso22/10/2012, 14:40

    Tinha uma revista escrota que tentou roubar o nome Best Cars para uma eleição de automóveis que promovia. Esse pendenga judicial com o Fabrício já teve fim?

    Aliás, alguém pode me informar se essa revista ainda existe?? Os poucos números que tinha joguei no lixo, nem em sebo tentei trocar...

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    1. Não seria a revista Carro, na qual o próprio Bob Sharp é colaborador?

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    2. Sim, a pendenga acabou e o Fabrício levou a melhor - demorou mas levou. A revista, se não me engano, era da editora Motorpress.

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    3. Velho da Bengala de Osso
      A revista pejorativamente mencionada é a Carro, da qual sou editor técnico e colunista desde novembro de 2008, e que segue muito bem, sendo uma das principais do segmento hoje, já a caminho do seu 20° ano. O nome Best Cars é usado, para a finalidade exclusiva de eleição, por todas as revistas do grupo alemão Motorpress: Auto Test (Argentina), Carro (Brasil), Autopista (Espanha), L'Automobile (França), Automóvil (México), Auto Hoje (Portugal), Auto Illustrierte (Suíça) e Auto Motor und Sport (Alemanha). Infelizmente o meu amigo Fabrício entendeu o fato como usurpação do nome do site dele, e não foi isso, não era uma publicação chamada Best Cars. No lugar dele eu teria ficado até satisfeito de ver o nome do meu site tão divulgado numa publicação desse quilate. Mas cada um sabe de si e o assunto esté sendo discutido na justiça.

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    4. Bob;

      O engraçado é que ficando algum tempo mais digamos, afastado, da leitura diaria de noticias e internet por conta do trabalho que eu exerci durante alguns anos e que me obrigou a morar longe (acho que já comentei contigo sobre isso), quando vi a eleição Best Cars eu podia jurar que era uma parceria do site do Fabricio com a Revista Carro. Yive exatamente o mesmo pensamento descrito por você.

      A propósito, a revista Aviao Revue cujo editor é Santiago Scheitler pertence ao grupo Motorpress?

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    5. Daniel,
      A Avião Revue pertencia à Motorpress Brasil, mas foi vendida há coisa de seis ou oito meses.

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  35. Parabéns as Fabrício. Mas que ele deixou um certo amargor entre os participantes de um newsgroup no UOL sobre carros, inclusive os editores deste site, ao ecoar no BCWS os temas sendo discutidos mais vivamente no grupo. Não que o Fabrício tenha plagiado os comentários do grupo em suas matérias, mas a linha editorial, sem jamais reconhecer nossa contribuição, até onde saiba.

    Mas, crédito onde ele é devido: em particular seus artigos históricos são ainda ímpares na imprensa brasileira atual, AE que me perdoe a franqueza.

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    1. Assim escreveu Augustine, o recordista mundial de chatice crônica.
      Vá cheirar sua cueca !

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    2. Fabrício Samahá23/10/2012, 10:53

      Augustine, não faço ideia do que está falando.

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    3. Velho da Bengala de Osso23/10/2012, 11:31

      Augustine,

      Essa cabeça do avatar é a sua mesmo???

      Vá ser chato assim lá no quinto dos infernos...

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    4. Fabrício, você faz idéia sim. Inclusive respondeu a esse grupo na época, alegando ser tudo uma feliz coincidência. Principalmente após escrever uma matéria sobre o Tucker uma semana depois de artigo semelhante ter sido escrito no referido grupo.
      Não quero incendiar as coisas, mas eu fazia parte desse grupo, assim como muitos daqui, e na época tudo ficou muito mal resolvido. Respeito o seu trabalho e afirmo que você chegou onde chegou sem pisar em ninguém, mas dizer que não faz a mínima idéia é chato.
      Mas passado é passado. Parabéns pelos quinze anos.

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  36. Parabéns ao Fabrício Samahá pelo pioneirismo com o Best Cars Web Site! E é difícil dizer o que aprecio mais, mas creio que seria a coluna "Carros do Passado".

    Em relação ao layout do site, ainda prefiro o anterior, pois era mais simples e mais intuitivo. com o atual tenho a impressão que tenho que dar vários cliques para chegar no mesmo destino que antes levava um ou dois cliques.

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  37. Assim como vários que comentaram, também acesso o BCWS há muito tempo; creio que desde o início dos anos 2000. Textos sempre muito bem escritos, completos e sem par entre todos os véiculos de comunicação para assuntos automobilísticos aqui no Brasil.

    Parabéns para o Fabricio Samaha e sua equipe no BCWS. Que venham muito mais anos de boas informações.

    Realmente a GM está marcando bobeira ao não considerar os sites e blogs independentes como veículos sérios de comunicação, que em geral sofrem menos com as "verdades" que são ditadas por certas redações e acabam fornecendo uma visão mais realista dos carros testados.

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  38. A GM não confia no taco dela.

    Nem nos produtos que faz, tanto que receia críticas negativas.

    Vive de ilusão - mais que as concorrentes - e, vive de um saudosismo irracional de seus admiradores.

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    1. E mesmo a nível mundial, a GM é apenas sombra do que já foi.

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    2. Verdade, Ledoni. E como já disseram aqui, muitos dos clientes atuais da GM são aqueles que sonhavam com Ômega e Vectra nos anos 90 e ainda mantém aquela GM no inconsciente.

      Eu era um fã da GM, pois fabricava os melhores carros do Brasil, fora os modelos americanos clássicos, Corvette, etc. Hoje, apesar de não ser um "torcedor" de fabricante, prefiro a Ford, pelos carros modernos, bonitos e de qualidade que vende.

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    3. Se não fosse a mão amiga e o braço forte do Obama ja era a gm...

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  39. Também sou leitor do Best Cars Web Site há anos, pelo menos uns 10 anos. E, inclusive, foi num 'link' deste que soube que o Bob Sharp, dentre outros notáveis, estavam neste AutoEntusiastas.

    O Fabrício Samahá, além de seu conhecimento, texto impecável e profissionalismo, é de uma educação e atenção aos leitores impressionante. Já trocamos e-mails algumas vezes.

    Aliás, há uns 3 ou 4 anos, quando roubarem meu Focus (modelo antigo), com a grana do seguro eu fiquei em dúvida entre pegar um Fiesta 1.6 0Km ou pegar outro Focus (também modelo antigo), com dois anos de uso e perguntei o que ele achava, lembrando que jamais iria culpá-lo se pegasse um carro usado ruim etc., mas queria apenas uma opinião pessoal mesmo.

    Ele gentilmente respondeu mais ou menos assim: "Leonardo, quer uma opinião extremamente pessoal? Vá de Focus. Procure um modelo em bom estado. O Focus é uma classe acima, uma classe superior de carro, com mais espaço interno e com melhor dirigibilidade." Foi mais ou menos isso.

    Não deu outra. Procurei outro Focus usadinho, encontrei um em bom estado, e inclusive estou com ele até hoje. Pouco depois escrevi novamente o Fabrício contanto que segui o conselho e fui muito feliz. Ele, claro, com sua cordialidade ímpar, respondeu animadamente e ficou feliz em ter ajudado.

    Parabéns ao Fabrício Samahá e ao Best Cars Web Site que já estão marcados definitivamente na imprensa especializada de automóveis neste país.

    Leo-RJ

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    1. Mas aí era facil, focus estando em bom estado é um carro incrivel, realmente como poucos na sua categoria e preço.

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    2. Pois é, Anônimo 22/10/12 18:14,

      Como eu já tinha um Focus, também sabia que era melhor. Contudo, como já estava em lançamento o Novo Focus, e pelo fato de pegar ou um Focus (modelo anterior), usado, como o que me roubaram ou um Fiesta 1.6 Zero Km, bateu-me a dúvida pelo fato de ser um "usado maior X um zero menor". Levando-se em conta que a motorização era a mesma. Queria "ouvir" mesmo uma outra opinião.

      E de fato, concordo, o Focus, mesmo o modelo antigo, é realmente um carro como poucos na sua categoria.

      Abç!

      Leo-RJ

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  40. Rafael Bruno Pinto22/10/2012, 15:45

    Belíssimo site o BCWS!
    Carros do passado é a melhor seção. O layout por mais que seja simples, é limpo e fácil de visualizar!

    Leitura diária assim com o AE!
    Parabéns aos amigos!

    Mesmo sendo fã da GM, achei ridícula essa postura. NOTA ZERO!

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  41. muito bom o BCWS, acompanho regularmente desde 2001 quando instalei a net em casa. junto como Autoentusiatas são as referencias na NET, para novidades e segredos o melhor é o noticias automotivas.

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  42. Lia o BCWS sempre, era o meu site favorito. Aí começaram a falar um tal de "plataforma antiga" pra cá, "é a mesma plataforma do FábricaDeCarros ModeloX de 1996" pra cá ou ainda "O CarroX é ultrapassado porque não possui sub-chassi"...

    Agora só leio as apresentações de modelos novos.

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    1. Diga-se de passagem, faço o mesmo quando encontro uma QuatroRodas na sala de espera do dentista...

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    2. Ou seja quando começaram a falar mal da marca que vc gosta aí vc deixou de ler

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    3. Da onde você tirou isso?

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    4. Se não é dor de marca então é melhor seu caso, mas apesar dessa história de plataforma, r/l, etc ter ficado meio batida e às vezes encarada de forma errada ela é verdadeira e deve sim ser mencionada numa avaliação séria

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  43. Rafael Bruno Pinto22/10/2012, 15:48

    PS: Estou lendo um livro chamado "Colisão" que fala sobre a GM, VW e Toyota em seus primórdios.
    Engraçado que a narração sobre a GM gringa no período 70-90 é igual à GM de hoje...

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    1. Rafael Bruno Pinto
      Se for o livro de Maryann Keller, "Colisão: GM, Toyota e Volkswagen e a corrida para a conquista do século 21", é leitura obrigatória para todo autoentusiasta. Pens que tenha saído em 1993, pouco antes antes de o chefe de Compras da GM, o espanhol José Ignacio Lopez de Arriortúa, passar para a Volkswagen, caso que deu muito o que falar pela acusação por parte da GM de que Arriortúa tinha levado segredos do antigo empregador para a fabricanta alemã. Em setembro de 1994, numa viagem a Munique e Wolfsburg a convite de Volkswagen para mostrar que ela agora estava sozinha, sem nenhum vínculo mais com a Ford, eu e os demais jornalitas, cerca de 20, ouvimos discurso do espanhol na fábrica. Curiosamente, muitos se lembram de ele dizer, repetidas vezes,"el AB9, el nuevo Gol, el líder". AB9 era o codinome do Gol de segunda geração, que estava sendo lançado depois de 14 anos do primeiro Gol.

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    2. Rafael Bruno Pinto23/10/2012, 10:27

      Bob é exatamente esse! Um ótimo livro realmente.
      No fim das contas, muita coisa continua a mesma de 1993 para cá, infelizmente.
      Grande abraço!

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    3. Eu tenho esse livro, mas confesso que nunca o li. Obrigado pela dica, vou tira-lo da estante hoje para ler.

      Bob, comprei o novo livro da Alaúde sobre o Porsche 911, gostei muito e como sempre no caso desta editora e' uma edição caprichada, na forma e sobretudo no conteúdo, no qual você contribuiu.

      Da' muita vontade de ter um 911 dos anos 70, mas ainda preciso criar meus filhos... Por ora continuo com os Fuscas.

      E belíssima essa história do BestCars.

      Um abraço.

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    4. Sandro
      Realmente, a qualidade gráfica e de conteúdo dos livros da Alaúde é impressionante. Fico satisfeito que esteja apreciando o 911. E nunca será tarde para você ter o seu 911.

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  44. Parabéns ao Fabricio. O Best Cars e o AE são os melhores sites automotivos do Brasil! Ambos fazem análise detalhada dos carros e da indústria automotiva.

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  45. A parte mais rica do Best Cars é o box do "Comentário Técnico" que aparece nas avaliações. É uma seção que já teve muita importância nas revistas brasileiras mas cedeu espaço o texto raso e cheio de jargões.

    Já a GM pelo menos é honesta ao tratar mal todo mundo de maneira igual, tanto os jornalistas como os consumidores.

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    1. Perneta,
      Infelizmente a GM é um imperio que ja desmoronou! Uma empresa em fanca decadencia e num caminho sem volta.

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  46. Agora entendi o porque dos carros da GMB/chevrolet não serem matérias do referido site, veja o nome do mesmo : Bestcars, para avaliar esses carros o site correto é Worstcars!

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    1. Eles mao se importam e segregam essa grande segmento de mídia que se tornou os (bons) blogs automotivos.
      Eu como consumidores nao me importo e nao tenho o minimo interesse com a linha de produtos atual da GM.
      Tem coisa muito melhor por ai....

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    2. Essa foi de morrer de rir: Worstcars !!!!

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  47. GM = Deitada em Berço Explendido
    Mas uma hora a casa cai de vez!
    Jorjao

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  48. Carlos Roberto22/10/2012, 17:17

    Parabéns Fabrício, Bob e todos nós autoentusiastas que lemos, participamos, e temos nossos interesses por automóveis devidamente correspondidos por estes espaços.

    Gostei muito do visual novo do BCWS, ficou moderno e bonito.

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  49. Por falar em GM, acabo de ler no site da BBC que a GM foi a única que não teve aumento de participação nas vendas no mercado chinês no último mês. Todas as outras grandes fabricantes, principalmente as alemãs e a Hyundai, tiveram grandes aumentos de participação, avançando no vácuo deixado pelos fabricantes japoneses (que reduziram a produção drasticamente devido às violentas manifestações anti-japonesas incentivadas pelo partido comunista chinês).

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  50. Eu sou mais um leitor do BCWS desde quando eles apareceram no UOL e mais um a se juntar ao coro do "novo não é necessariamente melhor"!
    Quanto a GM, ela começou a perder o seu rumo com a criação do Celta e, em minha humilde opinião, desde então só tem decido ladeira abaixo em todos os sentidos e deixei de consumir os seus produtos em 2000.
    Parabéns ao Fabricio e ao Bob, que continuem nos brindando com o seu conhecimento automotivo!

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  51. Parabéns Fabricio ! Sou leitor internauta desde 1998-99, só sinto falta das matérias do consultório técnico do Bob Sharp e de preparação do Iran Cartaxo... Aprendi muito ali, quando converso com engenheiros se espantam com meu conhecimento ( minha formação também foi de outra área) quando perguntam onde aprendi sobre relação r\l por exemplo digo : no BCWS oras ! Abraço!

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  52. Bem, lia o Best Cars quando o BS esteve por lá. O Texto do Bob era enriquecido com um cara lá que simulava desempenho e consumo dos carros, e era fera nisso!

    Sobre o assunto GMB e carros para imprensa, só temos a lamentar dois fatos: 1)não entregar carro pra Bob Sharp testar é perder vendas, muitas vendas e 2) os carros deles- GMB são dificílimos de vender , hoje são carros feios, o último comprável por lá foi o Astra Hatch.

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  53. Parabéns ao "Bestcars", concordo que é ótimo, desde as seções técnicas até as matérias sobre carros do passado, tudo feito com critério e correção. Além da atenção do editor nas respostas aos seus leitores, sempre com precisão, educação e cordialidade, fato também digno de aplausos.
    Infelizmente a nova estrutura do site ficou péssima, e não é só uma questão de se acostumar a ela. Continuo insistindo em buscar o site, quase diariamente (como faço há anos), mas cada vez, naturalmente, menos, pois tudo está "perdido" por lá. Suponho que as estatísticas de acessos ao "Bestcars" mostrem esse problema (antes, eu ficava horas vasculhando suas páginas, hoje não mais, e não devo ser apenas eu...), mas suponho também que a direção do site não irá dar o braço a torcer por enquanto, ou seja, as coisas vão ficar como estão. Uma pena.
    De qualquer forma, fico feliz por não ser apenas eu que não gostou desta renovação do "Bestcars", e torço para uma futura mudança no site, e, na próxima vez, para melhor.

    tunderbird.

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    1. Perfeita a sua colocação tunderbird.
      Sem mais.

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  54. Lorenzo Frigerio22/10/2012, 19:15

    Não é à toa que a Denise Johnson bateu em retirada. Imagina ter que conviver com uma panelinha de cucarachas atrasados, colocados lá na base do compadrio e clientelismo.

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  55. A título de ilustração, imagino que se houvesse eu conhecido o "Bestcars" já na atual configuração, seria muito improvável ser o site um dos poucos "favoritos" no meu navegador, e menos ainda ter eu recomendado o site a tantos amigos e conhecidos que também gostam de carros.

    tunderbird.

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    1. Fabrício Samahá23/10/2012, 10:51

      Tunderbird, é uma pena. Sou adepto de sites pelo conteúdo que oferecem, sejam sites, blogs ou sites com jeito de blog, sejam bonitos ou feios, modernos ou antiquados, mais ou menos fáceis de navegar. Mas cada um tem seus critérios, não é?

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    2. Pois é, Fabrício Samahá, também eu me interesso por sites principalmente devido ao conteúdo, e conteúdo é o que o "Bestcars" tem. Minha crítica se refere especificamente à dificuldade que tenho em "passear" pelas páginas do site, como fazia antes, quando considerava o "Bestcars" realmente especial, único.
      Mas como você explicou, as mudanças tornaram o trabalho da equipe do "Bestcars" mais prático, e isso eu não tenho como avaliar, e nem como pesar o "custo / benefício" da alteração efetuada em relação ao trabalho.
      Então, apesar da crítica, não posso deixar de reconhecer a qualidade do trabalho de vocês, e reitero as felicitações pela passagem do 15o. aniversário, e que venham muitos outros.
      Abraço.

      tunderbird.

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  56. Parabéns Fabrício, lhe acompanho desde que você se uniu ao UOL. BCWS e AE são hoje na minha opinião as entidades mais sérias e técnicas de automóvel no Brasil.
    Bob, conheci vocês atráves do Valdemar Colucci... ele era colaborador,não era? Não faz mais parte? Este era um da GM que fazia a diferença, como manja de carroceria e chassi! Abs

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  57. Só tem algumas coisas absurdas, como relacionar o comprimento da biela com a utilização de árvore balanceadora.. E toda vibração do mundo é causada pelo maldito comprimento da biela. E milhares de "especialistas" acreditam nessas besteiras. Eu sou um dos que nunca mais voltei depois que o Bob saiu de lá.

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    1. Tem mesmo. Uma delas é a insistência na simplificação demasiada da questão da "banguela", soltar o carro na descida desengrenado. Insistem que (nos carros que contam com o recurso do "fuel cut-off") é Sempre mais econômico descer engrenado, o que simplesmente não é verdade em pelo menos metade das situações que temos no dia-a-dia. Não defendo a prática da "banguela", mas defendo que a informação técnica tem que ser precisa. Apesar desses "detalhes", considero o BCWS o melhor site brasileiro do ramo, com folga.

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    2. Nos carros que eu já dirigi com computador de bordo, SEMPRE o consumo zerava descendo com a marcha engrenada, e SEMPRE havia um consumo (ainda que mínimo) com o carro na banguela. Não vejo como descer com o carro na banguela (que ainda faz com que o carro se fie apenas nos freios para redução de velocidade, ao contrário de descer engrenado - e descer engrenado ainda ajuda a resfriar o motor) pode ser mais vantajoso em alguma situação. Me ajude nessa.

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    3. É óbvio que ao descer engrenado sob condiçções de cut-off o consumo instantâneo zera, ao passo que ao descer em neutro e em marcha-lenta haverá um consumo maior que zero. A questão é o consumo do trajeto, com banguela e sem banguela. Note: não estou afirmando que obterá consumo menor sempre se usar banguela. Depende das características do trajeto em questão. Novamente, não defendo a prática da banguela, e entendo os inconvenientes que ela traz.

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  58. Parabéns ao Best Cars! Grande trabalho do Samahá! Na minha minha humilde opinião, o mais completo de todos os sites aqui no Brasil.

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  59. Deixo meus parabéns ao BestCars mesmo que anonimamente pois o site merece. O conheci já quando estava no UOL e gostaria de ter conhecido ele antes, posso afirmar com segurança que é um dos melhores sites sobre carros do mundo e com uma das melhores avaliações e matérias.

    Lembrar desse site me dá até saudosismo de alguma coisa que ainda existe, visto que foi tão marcante conhecer ele que mesmo que continue vivo e forte parece que já é história (e daquelas que se gosta de relembrar). Era algo mágico mesmo (ainda é, mas com a última atualização achei que perdeu um pouco disso) e o estilo dos autores e do site além de ótimos me fazem lembrar de uma época muito boa. Acredito que para muitos também remete aos bons carros dos anos 90 e ao começo da internet no Brasil, onde o BestCars já era representante e ainda foi precursor do caminho que a internet e a mídia de internet para carros seguiria (e que ele ainda faz melhor que os outros)

    Infelizmente o novo layout também não me agradou, não só não é tão saudosista como o antigo (que me faz lembrar dos tempos da conexão discada, mas de uma forma boa) como também me parece muito genérico, confuso e fora de foco com coisas demais e misturas demais. Os comentários em notícias e avaliações fazem o site parecer um blog e como em todo blog os comentários acabam tomando mais atenção e espaço que a própria matéria, o que não acho que seja o desejado num site como o BestCars com matérias compridas e elaboradas que estão mais para algo entre revista especializada ou livro especializado do que para um blog com curtos textos onde a interação tem mais destaque. Fica bagunçado desse jeito, o que piora ainda mais a organização que ficou pior.

    A única boa inovação desse layout é contar com um fórum, algo que o BestCars demorou para ter. Do resto uma modernização do layout antigo seria melhor ou então algo mais bem estudado seria necessário

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  60. Bob,

    Só pude ler agora seu texto (Salão não é fácil, como você bem sabe). Fiquei muito feliz com a homenagem. São 15 anos de muito empenho e dedicação, mas de grande satisfação também, sendo um motivo dela o convívio com amigos como você. Obrigado!

    Agradeço também a todos que fizeram seus comentários elogiosos ao Best Cars e que deram sugestões.

    A respeito do novo visual, o que aparentemente não se percebe (mas que faz toda a diferença para nós, do lado de cá do balcão) é que adotamos uma nova plataforma para lidar com o conteúdo. O tempo total de criar uma notícia caiu a no máximo 30% do que era. Em momentos como a cobertura do Salão publicada hoje, isso faz uma grande diferença. Não se trata de "mudar por mudar".

    Como em toda migração, o arquivo teve de ser organizado de alguma forma. Essa forma pode não ser a mais prática, pois requer um ou dois cliques a mais para chegar às matérias antigas. Por outro lado, o novo conteúdo vem interligado por meio de tags, há links para matérias relacionadas ao fim de cada notícia, a navegação pelas galerias de fotos ficou muito melhor, as galerias cresceram (por ser bem mais fácil para nós sua publicação), o menu de seções está em todas as páginas (antes, só nas próprias seções e na página inicial) e, em todo o conteúdo, há numerosas funções do lado direito (como últimas notícias, comentários mais recentes, assuntos mais frequentes) que não existiam.

    No entanto, muitas pessoas acham que o site antigo era melhor ou mais prático... Como entender?

    Houve quem alegasse que o site passou a priorizar notícias. Não é fato. O ritmo de avaliações, carros do passado, Teste do Leitor, etc. é o mesmo de antes. Se houve alguma queda nos últimos anos, ou se tivemos de abrir mão de algumas seções de baixa visitação, isso aconteceu porque a equipe está mais enxuta e a vida pessoal dos colaboradores oferece menos tempo disponível. Não vivemos para trabalhar 100% do tempo, mas empenho é o que não falta. Minha esposa e meus filhos que o digam.

    As notícias, porém, agora aparecem todas na página inicial em vez de constar de uma seção interna (ou seja, é preciso clicar menos vezes para chegar ao conteúdo). Elas já respondiam pela maioria absoluta dos acessos e foi natural que recebessem prioridade na remodelação. Mas o Best Cars não é e nunca será um site meramente noticioso.

    Um leitor comentou sobre queda de visitação. Felizmente (já que dependo financeiramente do site), isso não aconteceu. Pelo contrário: um fator nos chamou a atenção. No antigo Best Cars, era de cerca de 60% o percentual de visitas a páginas que terminavam nelas próprias, ou seja, leitores não habituais chegavam ao site, liam a página e o deixavam. No novo, esse percentual tem ficado em torno de 15%. Muito mais pessoas, dentro do universo de visitantes, agora consideram o Best Cars um site atualizado, prático de usar, atraente, e por isso navegam mais por ele.

    Abraços a todos,
    Fabrício

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    1. Fabrício,

      Entendo a facilidade para vocês lidarem com o conteúdo, mas convenhamos, a isca deve ser atraente para o peixe, não para o pescador.Se há tanta gente reclamando, deve ter uma razão não?
      Uma sugestão de algo que pode melhorar sem talvez dar muito trabalho: Pelo que lí das críticas, muitos acham, como eu, que misturar as notícias com as reportagens na página inicial ficou confuso. Seria possível fazer dois menus separados, um para as reposrtagens e outros para as notícias na página inicial? Que tal fazer a tentativa? Aposto que a maioria vai gostar.
      Não é demerito nenhum fazer ajustes em algo novo, muito pelo contrário, é assim que se chega a resultados melhores.

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    2. Anônimo, a isca está mais atraente para o peixe. Inserção mais fácil resulta em mais notícias no mesmo tempo ou, se forem as mesmas notícias, mais tempo para elaborar conteúdos como a matéria do BMW Série 5 que publicamos na sexta. Quem ganha é o leitor.

      Sobre menus separados, existem menus das seções, tanto na página inicial (veja na parte inferior o de avaliações, por exemplo) quanto nas próprias seções.

      No menu superior, ao clicar em Avaliações, Supercarros ou Carros do Passado tem-se acesso ao índice por marca e, embaixo, às matérias em ordem cronológica, atendendo a quem prefere cada tipo de organização (antes, só uma preferência era atendida).

      Não é fácil de usar? Desculpe, mas não entendo a razão das críticas.

      Um abraço.

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    3. Fabrício muito legal responder as críticas e acho que assim como eu muitos não sabiam do motivo principal da mudança, mas ainda assim parece que o site não consegue agradar com o novo layout. Ficou parecendo um WebMotors da vida, além de muito Web 2.0 para um site que foca em conteúdo e não em conectividade ou em ser moderninho (fora a saudade do jeitão antigo do site).

      Acho que não tem como voltar (e nem seria bom) ao sistema antigo, que realmente é arcaico para publicação de conteúdo tão grande e tão constante e se é o que penso era um processo quase inteiro manual que muitas vezes consome tanto tempo para colocar as páginas no ar quanto para fazer as matérias. Mas se desse para deixar a tal plataforma nova com o jeito e a organização antiga acho que seria o ideal, fora que deixaria o site bem mais limpo (como ele sempre foi) e não tão cheio de funções discutíveis como hoje (parecendo mais um blog como já tinha dito no comentário de cima).

      Abraços e força com o site!

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    4. E onde ficou aquelas consultas de preparação antigas?

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    5. Fabrício, sem querer ser rube, mas você não está entendendo as razões das críticas porque não quer. Se todas as críticas são praticamente as mesmas, isso quer dizer que não está agradando.
      Espero que o aumento do % de visitas que citou não seja apenas por causa do fator novidade. Seria uma pena perder um site como o BC.

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    6. Anônimo 23/10/12 03:58:

      Isso mesmo, era tudo manual, como se fazia há mais de 15 anos. Inviável continuar daquela forma. Existe uma opção de colocarmos maior destaque na home para itens como avaliações e Carros do Passado. No entanto, algumas dessas seções ficam semanas sem atualizações. Não me parece vantajoso manter tais índices em destaque, enquanto notícias do dia ou da véspera cairão para uma região menos visível. Parece-me simples que os interessados nessas seções visitem os respectivos índices.

      Fabio Alexandre:

      No menu: Divirta-se / Carros preparados / Página 2. Não é um acesso intuitivo, eu sei, mas o sistema de busca existe para isso. Considere que a seção deixou de ser atualizada em março de 2006. Não cabe manter destaque a ela depois de tanto tempo.

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    7. Fabrício, acho que vc está corretíssimo nos teus argumentos. O site está muito bom assim. Antes tbm era legal, mas agora acho que está muito bom tbm.
      O pessoal reclama por causa de 1 ou 2 cliques a mais. Poxa, o conteúdo está todo lá, e como o Fabrício está dizendo, o conteúdo antigo deve ser mantido, mas não tem cabimento deixar ele todo na home, poluindo o ambiente.
      Só a titulo de comparação, já que é uma revista eletrônica, as revistas impressas antigas geralmente são guardadas, não são? E o que fazer quando se quer ler aquela matéria de 5 anos atrás?? Procurar!!

      Parabéns pelos 15 anos.

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    8. Sr. Samahá, tenho uma dúvida: com essa nova plataforma não seria possível o conteúdo antigo (como o da excelente sessão Carros do Passado) exibir as fotos em formato maior, como as matérias mais recentes apresentam mediante um clique na imagem?
      Abraço e (novamente) parabéns pelos 15 anos do site!

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  61. Em 2000, aos 16 anos e uma graninha pra comprar meu primeiro carro, usado é claro, já tinha olhos voltados para o santana "quadrado", depois de ler a história no BCW me decide pela compra, sem falar umas 3 semanas sem dormir lendo e relendo até conseguir um santana, mesma coisa aconteceu com o omega anos mais tarde, acho que já li todos de "carros do passado". Parabéns!

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  62. Equipe Autoentusiastas;

    Parabéns pela homenagem ao BestCars! No tempo que eu comecei a acessar a internet era raro achar algum texto mais elaborado. Até a página dos fabricantes de carro era bem simples, sem muitas (nenhuma?) infomração. Para quem quiser relembrar, acessem o web.archive.org e busquem.

    Nessa nuvem cheia de nada que era a internet da decada de 90, eu achei o BestCars, muito bem escrito e redigido, uma excelente revista eletronica. E justamente no Geocities, que era mais cheio de nada ainda!

    Muito bem escrito, o Best Cars sempre foi uma leitura obrigatoria. Parei de ler 4 Rodas por causa do BestCars!

    Parabéns ao Fabricio Samahá!

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  63. Acompanho o BCWS desde 2005, e já na 1o acesso vi que se tratava de um projeto totalmente diferente, algo que persiste ainda hoje. O não alinhamento do site com os fabricantes é elogiável e até impressionante, visto que a maior rede de TV do BR tornou seu principal programa em uma peça de propaganda.
    Em relação aos colunistas que passaram pelo BC, o Bob Sharp foi meu preferido, podendo até me qualificar como fã.
    Agradeço também a intervenção do BC em um problema que tive em 2007/2008, com uma Parati T&F 0 Km, que só foi resolvido com o auxílio do site!

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  64. Antigo frequentador de newsgroup23/10/2012, 01:55

    O Best Cars nao estaria onde está se o Fabrício não fosse competente.

    Acho a homenagem muito justa.

    Só acho engraçado que alguns - 3 para ser exato - dos que assinam este artigo adoravam criticar o site num grupo de discussão da internet. Inclusive neste grupo o site era conhecido com "Bestas Caras" e o Fabrício tido como um idiota que falava muita bobagem.

    Todavia, mesmo estes ferozes críticos entravam diariamente no BCWS pois as matérias do site eram sempre usadas para abrir tópicos - de crítica. Nao vou citar por nomes mas tem um deles, que sempre gostou de um determinado modelo de uma determinada marca sucesso nos anos 80, que estava SEMPRE envolvido nos threads que falavam mal do Bestas Caras.

    "Falem mal mas falem de mim" não é mesmo?

    Um abraço!!

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    1. Dê nomes aos bois, meu caro. Começou, termina. Desse jeito fica sem crédito seu comentário. Me desculpe a franqueza.
      []s.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Primeiro nome: Mauricio Bumba.
      Mas não chamava o site de bestas caras nem nada assim. E sim, eu lia o site. A confusão na época se deu pois por vários meses assuntos levantados no grupo viravam pauta do site. Inclusive repetindo dados técnicos. Isso foi notório na época e gerou grande animosidade, pois o news do uols (Depois news athenas) tinha um grupo de bom nível. Inclusive com pessoas que escrevem aqui.
      Os outros nomes poderão se manifestar se assim o desejarem. O meu está aqui.

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    4. Valeu, Bumba! Eu não sabia disse rolo.

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  65. Sempre achei o Best Cars o melhor site automotivo, porém nunca o acompanhei. O motivo: layout do site... owwww sitezinho complicado de navegar e acompanhar... O BCWS não tem uma pagina contendo os últimos post publicados de forma ordenada, você tem que ficar pulando de categoria em categoria para acompanhar as novidades do site, essa é a forma mais lenta e chata de acompanhar um site, achei que havia mudado quando saiu o layout novo, mas parece que ficou pior...

    Quando quero uma informação é lá que vou buscar, mas acompanhar o site eu nunca consegui...

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    1. Paulo, como assim não tem um índice ordenado? Ele está à mostra na página inicial, com outras 56 na sequência. Claro que, se preferir ver os conteúdos organizados por seção, pode usar o menu superior.

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    2. Me passa a impressão que não é ordenado... Entro na pagina inicial e vejo a primeira noticia do índice com data de 19/10, a outra com data de 20/10, a seguinte com data 18/10, depois 20/10... e parece que as datas ficam mais embaralhadas ao passar para a pagina 2, 3, 4....

      Também tem noticia/materia publicada que não aparecem na pagina inicial, por exemplo agora, entrei no site e na pagina inicial só tem noticias do dia 22, mas se clico no menu "noticias" encontro noticias do dia 23... Logo penso que para acompanhar todas as noticias tenho que ficar indo de índice por índice de menus, que é a forma mais demorada para se acompanhar um site.

      Nunca achei uma forma confortável de acompanhar o Best Cars, não acho o site intuitivo, nada parece estar no lugar, é difícil de explicar mas por exemplo, se eu quero me cadastrar em certo site, sei que devo procurar o “registre-se” na parte superior direita do site ou no final do menu lateral. O BC não tem esses padrõezinhos que nos ajudam a navegar, é tudo diferente...

      Na realidade ultimamente estou acompanhando o site pelo que é postado no Twitter, por lá acaba sendo mais fácil e organizado. Entro no Twitter do BCWS, vejo o que tem de novo e leio aquilo que me interessa.

      Puxa, as matérias e avaliações do site são ótimas, mas a ergonomia do site não é das melhores.

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    3. Fabrício Samahá24/10/2012, 21:18

      Paulo, obrigado por esclarecer. As chamadas ficam fora de ordem por dois motivos. Um, se há interesse em destacar mais algumas do que outras. Por exemplo, as chamadas de avaliação são fixadas na home por vários dias e com isso a ordem cronológica se perde. O outro motivo é uma falha da plataforma Wordpress que deixa as chamadas da home em ordem cronológica invertida. Existe correção para isso, mas é manual e deve ser refeita todos os dias. Se não a fazemos vez ou outra, uma chamada recente vai parar no fim da home. Quanto ao Twitter, ou mesmo nossa página no Facebook, é mesmo uma boa maneira de acompanhar as chamadas em ordem.

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  66. Este comentário foi removido pelo autor.

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  67. Parabéns ao BestCars pelo aniversário e ao AutoEntusiastas pela homenagem.

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  68. Parabéns ao Bestcars e ao Fabrício!!! Excelente trabalho nestes 15 anos! Parabéns ao AUTOentusiastas pelo reconhecimento ao trabalho dos parceiros de internet. Estes dois sites são uma ilha de sabedoria no mar de ignorância da imprensa automobilistica nacional.

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  69. A GM já tem disponível em seu site a apresentação, seção "monte o seu" e até o manual do proprietário do Onix. Vejam abaixo a transcrição da parte da ficha técnica que fala das suspensões e atentem para a descrição da suspensão dianteira. Pra quem conhece bem os GMs dá até pra imaginar do que se trata realmente e até fazer um mea culpa pra que criticou o Calmon. Pra quem tiver um pouco de tempo acesse o manual e vejam outros detalhes dessa enganação. O carro é pesado e falta motor pra ele. A prova disso é que, mais uma vez, apelaram para caixas curtas em demasia. A do 1.0 é a mesma do Celta/Classic e a do 1.4 é a mesma do falecido Corsa, porém com diferencial de 4,63:1. Como a rodagem é 185/65-15 isso aí dá uns 33 km/h/1000 rpm na quinta marcha. A GM fala em novos motores mas de diferente mesmo apenas o fato de que agora é um bobina para cada cilindro e mais nada.



    SUSPENSÕES 1.0 SPE/4 1.0 SPE/4 1.4 SPE/4
    Dianteira Independente tipo "McPherson" Barra estabilizadora ligada a haste tensora, Molas helicoidais com carga lateral Linear, Amortecedor telescópico pressurizado estrutural Independente tipo "McPherson" Barra estabilizadora ligada a haste tensora, Molas helicoidais com carga lateral Linear, Amortecedor telescópico pressurizado estrutural Independente tipo "McPherson" Barra estabilizadora ligada a haste tensora, Molas helicoidais com carga lateral Linear, Amortecedor telescópico pressurizado estrutural
    Traseira Semi independente, com eixo torsão, Sem barra estabilizadora, mola helicoidal com constante elastica linear e Amortecedor telescópico pressurizado Semi independente, com eixo torsão, Sem barra estabilizadora, mola helicoidal com constante elastica linear e Amortecedor telescópico pressurizado Semi independente, com eixo torsão, Sem barra estabilizadora, mola helicoidal com constante elastica linear e Amortecedor telescópico pressurizado

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  71. PARABÉNS !

    Eu sou fã do BCWS há muitos anos pois logo percebi a qualidade, bem acima da média deste site.Também colaboro sempre com avaliações dos meus veículos.
    Faço votos que continue, por muitos anoe e com a qualidade de sempre.

    ABRAÇOS.
    Sergio S.

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