Com o aquecimento da economia brasileira e o real mais valorizado em relação ao dólar americano, um destino freqüente dos brasileiros é os Estados Unidos. Orlando, na Flórida deve ser o mais lugar mais cmum, mas a Califórnia também deve ser bem concorrida. Para comprar, comprar, compra e comprar, Orlando é melhor. Mas para passeios e aventuras em cenários naturais a Califórnia é imbatível. E na Califórnia um destino certo é Los Angeles, onde fica a famosa Hollywood.
E o bom para nós autoentusiastas é que bem próximo a Hollywood está um dos melhores museus independentes (que não pertencem a nenhuma marca) de automóveis do mundo. Ou seja, facílimo de chegar. E melhor ainda, é um museu que toda a família pode visitar sem reclamar de desvios da programação de férias.
O Museu Automobilístico Petersen foi fundado por Robert E. Petersen (1926–2007) em 1994 com dinheiro próprio. Robert Petersen foi o fundador de revistas de automóceis importantes, sendo as principais Hot Rod Magazine em 1948 e a Motor Trend, em 1949. Ele teve um negócio milionário no ramo de publicação de revistas. E parte dos seus ganhos foi investido no museu que não tem fins lucrativos.
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Ford 1930 Hot Rod |
Com localização privilegiada e estacionamento próprio, no térreo, logo na entrada há uma loja, até que grande, com tudo sobre carros: camisas, jaquetas, bonés, miniaturas variadas, livros, vídeos e badulaques bacanas. Uma tentação. E bem ao lado uma lanchonete bem legal de uma rede popular nos Estados Unidos, a Johnny Rockets, que faz um hambúrguer delicioso. Como é impossível ficar menos que 2 horas no museu, eu recomendo que se chegue próximo da hora do almoço, escape da loja, e vá direto para lanchonete. Depois de alimentado passe o tempo que quiser, ou que os acompanhantes agüentarem (tenho certeza que eles vão gostar muito, mas não são loucos como nós), e no final compre alguma lembrança. Até eu que não sou consumista comprei uma miniatura de recordação.
O museu tem 3 pisos. No térreo fica uma exibição permanente que conta um pouco da história do automóvel nas ruas da Califórnia. O ambiente é fantástico pois todos os carros são exibidos em dioramas. Há até uma concessionária Cadillac com vários modelos antigos dentro. Há uma riqueza de detalhes incrível. É dessa parte que qualquer não-entusiasta também vai gostar muito.
No segundo piso ficam algumas exposições fixas, como uma só de motos, outra sobre carros de Hollywood e uma sobre carros com propulsão alternativa. Além dessas é lá que ocorrem as exibições temporárias e temáticas. Isso torna cada visita diferente! Desta vez tive sorte e peguei uma exibição de supercarros, uma com carros dirigidos por Phil Hill, além de uma outra com dezenas de scooters e suas variações.
E no terceiro piso fica O Family Discovery Center
, feito para despertar nas crianças o interesse sobre carros e sobre a ciência que os envolve através de displays interativos que explicam os fundamentos do automóvel. Mas essa parte fecha antes do museu fechar e infelizmente nas duas vezes em que estive no museu não consegui visitá-la.
O endereço do museu é:
6060 Wilshire Blvd Los Angeles, CA 90036. E na internet: Museu Automotivo Petersen. Não se esqueça da conferir os horários de funcionamento antes da visita. Eu já dei com a porta na cara em outros programas como esse.
Vamos a uma seleção do que eu mais gostei ou achei interessante. Prometo postar um álbum completo na barra lateral e no Facebook.
Ford Edsel 1934 - Esse carro foi criado pelo próprio Edsel Ford e o designer da Bob Gregorie. Usa uma estrutura tubular de alumínio feita na divisão aeronáutica da Ford. Recentemente foi restaurado e apresentado ao público no último Concours d'Elegance em Pebble Beach
Ol' Yaller Mark III 1950 - Um custom car para corridas feito na Califórnia com chassi tubular de alumínio. Usa um motor Buick V-8 de 414 pol³ e diz a lenda que ganhou corridas disputadas com Ferraris, Jaguares e Maseratis. Tem um estilo que junta elementos de outros carros da época,
Cobra 1955 - Outro custom car interessante. Foram feitos apenas dois, esse com motor Oldsmobile e outro com motor Cadillac. Utiliza componentes de "prateleira" de outros modelos Chevrolet, Cadillac, e Studebaker. Me parece um cruzamento de Corvette com Thunderbird.
As ambientações do museu são lindíssimas e ajudam a vivenciarmos a época dos carros expostos.
Valeu! Só não se esqueça do álbum completo na barra.
ResponderExcluirÉ prá já Paulo Keller !
ResponderExcluirEsse Stutz é um show car, coisa para artistas chamarem a atenção. Não que seja bonito, mas está cumprindo o perfil de missão.
Stutz bonito é o Raceabout.
Mais um destino pra minha viagem aos EUA em 2014...
ResponderExcluirValeu PK!!!
Muito boas fotos, PK!!! Pude ouvir o motores ronronando em cada foto, me seduzindo...
ResponderExcluirSensacional !!
ResponderExcluirVisita obrigatória na próxima ida aos States...
E ver os carros do Super-Trunfo ao vivo e a cores no mesmo lugar...NÃO TEM PREÇO !!!
Elvis Presley :
ResponderExcluirentre outros carros exóticos tambem teve um Stutz
Fantástico, PK! Só o Chaparral e o Old Yeller já valem o preço da viagem.
ResponderExcluirOpps
ResponderExcluirUm desses Stutz foi pedodo do Elvis. Mas fou vendido para outra pessoa.
PK
Cada vez que vejo a quantidade e qualidade dos museus dedicados aos automóveis fora do Brasil, não me conformo de os poucos que aqui existem terem que se manter na marra, à base de paixão pura e muita força de vontade.
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