Zenvo ST1 |
Esses dias de final de ano significam férias, ou pelo menos uma folga breve do trabalho para muitos, eu inclusive. Porém, o excesso de atividades nos faz ir a lugares não normais no nosso cotidiano.
Como não poderia deixar de ser, os olhos estão sempre procurando algo relativo a carros para nos distrair um pouco das atividades torturantes que temos que executar, como ir a um supermercado fazer compras (argh!).
Nessas andanças, fotografei duas coisas curiosas há alguns dias.
A primeira é a propaganda muito bem-bolada da General Motors para o Cobalt. No caixa de um supermercado Extra aqui em São Paulo, me deparei com essa propaganda da foto abaixo, um adesivo colado exatamente onde ensacamos as nossas compras, no balcão do caixa. A propaganda diz que todas as suas compras cabem no porta-malas do carro. Uma idéia muito legal essa, e como todas idéias boas, muito simples.
É bom ver que alguém ainda tem clareza nesse assunto propaganda de carro. Ao invés de ficar enaltecendo aparelhinhos eletrônicos que nem deveriam existir em carros, uma mente útil resolveu mostrar que o porta-malas do Cobalt é grande e que não vai lhe irritar quando você for colocar suas sacolas dentro.
Não sei se alguém já havia feito isso antes, então, mérito de quem a criou. Parabéns.
Apenas para deixar registrado, gostaria de saber quando o governo federal irá divulgar os índices de inflação reais, como o que vivenciamos em um mercado, por exemplo, onde os preços aumentam mensalmente uns 2 ou 3% em média, sendo que no último trimestre desse ano, a coisa foi bem pior.
Uma outra curiosidade foi encontrada nas Lojas Americanas. Um carrinho a pedal para meninas, para variar na cor rosa (não sei porque a insistência), que é simplesmente o supercarro dinamarquês Zenvo ST1, um monstro com mais de 1.100 cv. Há diferenças nas linhas, claro, mas não dá para negar a inspiração.
O brinquedo é da empresa Brinquedos Bandeirante, e acredito que um amigo nosso, engenheiro mecânico e designer aposentado de uma fábrica de carros de verdade, que trabalha como consultor nos projetos deles, está dando suas idéias por lá.
No site da empresa, verifiquei que há também na cor vermelha, servindo para quem detesta esses brinquedos em rosa, e dando liberdade também para as meninas que já se cansaram da eterna repetição.
Aliás, falando no Zenvo, nosso colecionador sem limites Jay Leno já tem o seu. Realmente um cara de gosto apurado, no que pesem os comentários que dizem que ele só quer aparecer. Não é o meu caso. Acredito que Leno tem um conhecimento muito bom de tudo que está reunindo, e que, um dia, poderá se tornar um fabuloso museu que contará de forma muito abrangente a história do automóvel e das motos.
JJ
Não gosto do Cobalt, assim como também não dou importância aos porta-malas de grandes dimensões, mas devo admitir que a propaganda foi bem bolada.
ResponderExcluirQuanto ao Jay Leno, concordo com o que escrevestes.
Agora gostaria de ler um livro que baixei no computador, mas infelizmente a zoeira de final de ano começou. Não entendo como o brasileiro ama tanto assim o barulho. Argh!!!
Concordo 100% com o seu comentário a respeito dos índices de inflação reais. 5 a 6% ao ano uma pinóia...
ResponderExcluirJuvenal
ResponderExcluirRe:Jay Leno - Só faltava ele não 'gostar de aparecer'.Afinal,É a profissão dele,certo?Figura pública, formador de opinião,celebridaaade!
Acima de tudo, o verdadeiro entusiasta-aquele q. mete a mão na graxa e não só no bolso.
Bom fim e ótimo começo de ano para todos
O carro sai de linha num mercado e chega aqui idolatrado!!
ResponderExcluirO Cobalt brasileiro veio para competir com o Logan: um carro grande e barato. O dois têm o mesmo espaço de entre-eixos (2,63 m), porém o porta-malas do Cobalt é ligeiramente maior (563 contra 510 litros).
ResponderExcluirSe o motor e o interior do Cobalt forem os mesmos do Agile, julgo o Cobalt como sendo um carro a preço justo, uma boa pedida.
Pedro de Albuquerque... quem dera o Cobalt que saiu de linha fosse vendido aqui como era nos EUA.
ResponderExcluirO Cobalt veio para competir com o Logan (e o Versa), mas vai ter que dar bons descontos para isto. O Logan mais completo de todos (com câmbio automático e motor 1.6 16v) sai por pouco menos que os R$46.000,00 pedidos pela Chevrolet por um Cobalt top de linha (LTZ), que tem motor 1.4, e câmbio manual. E o Versa SL (que também não tem câmbio automático, mas tem motor 1.6 16v), sai por R$43.000,00. Já fui ver os três carros e não há nada de relevante no Cobalt que justifique este preço. A menos que se considere aquela "gravatinha" na grade do carro como justificativa.
ResponderExcluirA GM só no Brasil só mesmo formantando o HD.
ResponderExcluirUm produto pior que o outro.
Precisa alguém de saco roxo pra zerar tudo, arrancar o nome Chevrolet, e trazer toda a linha atual Opel pra cá.
O dia que isso ocorrer volto a comprar um GM por aqui.
Fui numa concessionaria Chevrolet. Me pediram R$ 49.000,00 no Cobalt 'completo'. Vendedor argumentou comigo que o carro é barato, considerando que ele tem ar, direção, vidros, abs, airbag e o maior porta malas da categoria.
ResponderExcluirAgradeci a ele e falei que somente no dia que eu não souber o quanto custa para juntar 50k para eu torrar essa grana num carro 1.4 que ocupa a mesma posição de mercado do finado Chevette.
O problema da GM no Brasil são os fanáticos, que engolem suas porcarias sem questionar.
ResponderExcluirO governo está brincando com o controle da inflação mas sabe muito bem o desastre que vai produzir, como no tempo do Sarnei presidente: tabelas para reajuste diário de preços, enormes despesas com contabilização, comerciantes se enriquecendo com a desgraça do consumidor.
ResponderExcluirSilvercharles.
Pedro de Albuquerque,
ResponderExcluiro Cobalt americano que saiu de linha tem apenas uma coisa em comum com o novo da GMB: o nome.
Que pena!
ResponderExcluirAnônimo
ResponderExcluir31/12/11 15:42
O deles era bem mais interessante mesmo. Mas o entre-eixos é o mesmo assim como porta-malas. Pena que o BCWS foi proibida pela GM de avaliar seus carros, ai poriamos os pingos nos ís sobre cada pedaço desse frankstein.
Realmente a propaganda é bem bolada, preciso admitir.
ResponderExcluirMas, pode ser meio off-topic mas vou comentar, infelizmente a Chevrolet (que não quer mais ser chamada de GM) tem, para efeitos publicitários, se agarrar no único atrativo do carro, que vem a ser o porta-malas.
Eu até pensaria em comprar um Cobalt se ele tivesse motor EcoTec.
Mas com motor de Monza, jamais!
A propaganda realmente foi muito bem feita...
ResponderExcluirJá no caso do carro de brinquedo, é triste que nem em um 'simples' carro de brinquedo cuja engenharia é dominada a trocentos anos sejamos capazes de criar bons designs originais...
Já fizeram isso sim, dizendo que sua vida e suas compras cabiam no Livina, mas não durou nem 1 mês.
ResponderExcluir