google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Inspiração - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Inspiração


O ser humano tem motivos dos mais inusitados pra realizar suas vontades. Dentre elas, claramente estão os "desafios" de "enfrentar" os "mais" e os "maiores". Existe cultura mais inútil que o Guinness book? E existe há décadas e sempre aparece algum incauto querendo ser o melhor ou escalar o mais alto, ou ser o mais rápido...

A foto acima é da estrada que leva ao mais alto "passo de montanha" (mountain pass) da Itália, o temido Passo dello Stelvio (clique pra ver melhor). Passei por essa estrada na minha primeira longa viagem de moto pela Europa. Alguns desistiram pelo caminho. Apesar de ser setembro, e uma frente fria inesperada nos fez passear de moto a -4 graus Celsius dias antes e tornou a visão dessa estrada bem sombria, com um nevoeiro intenso e muitas curvas molhadas. Imaginem que o vento vem lambendo essa montanha e cada curva fica com alguns palmos de neve que demoram a derreter. Quando derretem, fazem as curvas (apenas as curvas) ficarem com um filete de água constante. De moto, não é a melhor das experiências.

Chegando lá em cima, o ponto mais frio tem ainda mais neve. Pra limpar a estrada da neve, sal, muito sal. Os primeiros 500 metros do outro lado da montanha foram off-road puro... de moto esportiva!!

Então, recapitulando. A estrada não tem asfalto perfeito, 95% das curvas são de 180 graus (um saco pra se fazer de moto), muitas estão sempre molhadas e chamando pra um tombo besta, o nevoeiro não permitia apreciar a paisagem, estava muito frio, o guard-rail é perigosíssimo pra motos, havia sal no asfalto pra "receber os corajosos"... por que, então, percorrê-la? Porque ela está lá! Porque ela inspirou um monte de gente a botar a moto na estrada, nem que seja pelos adjetivos "mais" e "maior" espalhados por Stelvio. Bons tempos em que não haviam os chatíssimos túneis de 20 km por baixo dessas montanhas!!!

Não, não foi a estrada mais legal, nem a mais emocionante, não deu pra acelerar nem frear como se deve, mas está aí, me inspirou, rendeu boas histórias e espero que inspire outros viajantes a cair na estrada pra encontrar a sua estrada perfeita.

Boa viagem!

MM

3 comentários :

  1. Marco,

    O passo deu nome a um conhecido modelo de pneu da Pirelli: Stelvio ST-17 Spalla di Sicurezza.

    ResponderExcluir
  2. A Serra do Rio do Rastro em SC lembra bastante essa subida. Seria a versão tupiniquim dela.

    Bem que o pessoal de lá podia organizar um rallye beneficiente nessa estrada para ajudar os afetados pelo recente desastre catarinense.

    Seria unir o útil ao muito agradável..

    ResponderExcluir
  3. Hahaha ia comentar isso, Luiz Fernando. Desci com um Focus Ghia manual a Serra do Rio do Rastro: é uma vista surreal. Tocada esportiva, mas com margem, sem exageros. Hellafun!

    ResponderExcluir

Consulte www.autoentusiastas.com.br.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.