google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Dia a dia... - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Dia a dia...

Dia desses me encontrei no meio de amigos, perdido num papo infindável sobre consumo de combustível. Acho esse assunto até um pouco chato, mas é legal por notar como algo pode variar tanto de acordo com o perfil do motorista. Então aqui vão meus 2 cents:

Quando me vejo confinado ao escuro e sem graça interior do meu carro "normal", "de uso", ou como quiserem chamar, dificilmente consigo me divertir com o trânsito de São Paulo. Concordo que o carro pode até ser divertido, como qualquer outro, numa estrada vazia e boa, mas como isso é realidade no final de semana, ele geralmente está guardado e eu ao volante de algum carro antigo. Então, para evitar desperdiçar aquilo que tanto nos prende hoje, tempo e dinheiro, levo como desafio pessoal em toda viagem pela cidade levar o mínimo de tempo possível, gastando o mínimo de combustível.

Vocês deviam tentar, é simples e divertido: simplesmente evitem frear, ao máximo. Contraditório que possa parecer, frear gasta combustível. É verdade, pois se terá de reacelerar em seguida. E a diversão? Desafiem-se a não frear e reacelerar o mínimo possível, numa viagem qualquer, e verão o quão divertido é tentar conservar a energia que vocês levam...fazer curvas rapidamente, antecipar o trânsito, deixar o carro rodar no
cut-off
da injeção em longas descidas etc...

E, de bônus, atrapalha-se menos ainda o trânsito não freando! Se pelo menos todos pensassem assim...

Ah, querem saber? Baboseira. Eu faço isso pra sobrar mais dinheiro pra comprar um esportivo inglês!!!

4 comentários :

  1. Interessante ler o que você postou sobre andar no trânsito freando e reacelerando o mínimo possível. Uso esse procedimento como padrão, desde que adquiri melhor prática ao dirigir. Fica mesmo muito mais prazeroso dirigir dessa forma, em especial ao volante de meu Caravan 6 cilindros, com torque de sobra em baixas rotações (praticamente engrena-se terceira e até quarta marcha e fica-se lá por longos períodos). Devido ao peso e consumo elevados do dito cujo, qualquer ganho em economia de combustível é bem vindo... Fazer curvas rápidas então, uma delícia! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o problema é que quase ninguem pensa assim.

    ResponderExcluir
  3. Tem uns caras que aceleram como se estivessem num GP para pararem num sinal há 100 metros e aí, mais freios. Ou aqueles que te ultrapassam, te xingam, só para parar antes de você num semáforo logo à frente... E eles acham que aquilo é ser entusiasta, aquilo é "direção esportiva"!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post. Nesta brincadeira, será interessante também notar como o uso de uma marcha mais alta tende a fazer o carro sair de frente nas curvas mais trancadas. Daí precisa trazer o bicho pra dentro no braço...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.