google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Dia a dia... - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Dia a dia...

Dia desses me encontrei no meio de amigos, perdido num papo infindável sobre consumo de combustível. Acho esse assunto até um pouco chato, mas é legal por notar como algo pode variar tanto de acordo com o perfil do motorista. Então aqui vão meus 2 cents:

Quando me vejo confinado ao escuro e sem graça interior do meu carro "normal", "de uso", ou como quiserem chamar, dificilmente consigo me divertir com o trânsito de São Paulo. Concordo que o carro pode até ser divertido, como qualquer outro, numa estrada vazia e boa, mas como isso é realidade no final de semana, ele geralmente está guardado e eu ao volante de algum carro antigo. Então, para evitar desperdiçar aquilo que tanto nos prende hoje, tempo e dinheiro, levo como desafio pessoal em toda viagem pela cidade levar o mínimo de tempo possível, gastando o mínimo de combustível.

Vocês deviam tentar, é simples e divertido: simplesmente evitem frear, ao máximo. Contraditório que possa parecer, frear gasta combustível. É verdade, pois se terá de reacelerar em seguida. E a diversão? Desafiem-se a não frear e reacelerar o mínimo possível, numa viagem qualquer, e verão o quão divertido é tentar conservar a energia que vocês levam...fazer curvas rapidamente, antecipar o trânsito, deixar o carro rodar no
cut-off
da injeção em longas descidas etc...

E, de bônus, atrapalha-se menos ainda o trânsito não freando! Se pelo menos todos pensassem assim...

Ah, querem saber? Baboseira. Eu faço isso pra sobrar mais dinheiro pra comprar um esportivo inglês!!!

4 comentários :

  1. Interessante ler o que você postou sobre andar no trânsito freando e reacelerando o mínimo possível. Uso esse procedimento como padrão, desde que adquiri melhor prática ao dirigir. Fica mesmo muito mais prazeroso dirigir dessa forma, em especial ao volante de meu Caravan 6 cilindros, com torque de sobra em baixas rotações (praticamente engrena-se terceira e até quarta marcha e fica-se lá por longos períodos). Devido ao peso e consumo elevados do dito cujo, qualquer ganho em economia de combustível é bem vindo... Fazer curvas rápidas então, uma delícia! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o problema é que quase ninguem pensa assim.

    ResponderExcluir
  3. Tem uns caras que aceleram como se estivessem num GP para pararem num sinal há 100 metros e aí, mais freios. Ou aqueles que te ultrapassam, te xingam, só para parar antes de você num semáforo logo à frente... E eles acham que aquilo é ser entusiasta, aquilo é "direção esportiva"!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post. Nesta brincadeira, será interessante também notar como o uso de uma marcha mais alta tende a fazer o carro sair de frente nas curvas mais trancadas. Daí precisa trazer o bicho pra dentro no braço...

    ResponderExcluir

Consulte www.autoentusiastas.com.br.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.