google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PORSCHE VOLTA A LE MANS EM 2014 - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PORSCHE VOLTA A LE MANS EM 2014



2014. Este é o ano em que a Porsche promete voltar a Le Mans para disputar a vitória. E já estão fazendo propaganda para instigar os fãs. Veja, abaixo, o vídeo divulgado pela fábrica.


A primeira conquista da Porsche na mais importante corrida de longa duração do mundo foi em 1970, quando Hans Herrmann e Richard Attwood levaram o 917K vermelho e branco para a vitória (o segundo e terceiro lugares também foram da Porsche). Desde então, foram nada menos que 16 vitórias, recorde absoluto até hoje. A Audi está com 10.



Porsche 917K, primeira vitória da marca em Le Mans, 1970
O ano de 1998 foi o último a ter um carro da Porsche no topo do pódio, o modelo GT1-98 pilotado por Allan McNish, Stephane Ortelli e Laurent Aïello. O segundo lugar também foi de um GT1-98. Esse carro foi totalmente reformulado mediante o forte avanço dos concorrentes, mas ainda seguindo o conceito dos modelos GT1 anteriores, o 98 estava muito mais para um 962, pois possuía motor central. O carro que ilustra o começo do post é este GT1-98.


.



Para 2014 a briga é outra, mais séria, pois a concorrência está com outra tecnologia - os motores Diesel. Até lá ainda tem tempo, 2012 e 2013 ainda não chegaram, não sabemos como será a disputa nem o que os fabricantes irão inventar. Mas uma coisa é certa, a chance de ser mais um domínio de Audi e Peugeot é grande.

Caso não haja grandes mudanças de regulamento para equilibrar a disputa entre os carros movidos a diesel e os a gasolina, a briga vai ser com esses motores. Minha aposta é que a Porsche deve partir para o lado dos motores híbridos. O 911 de corrida já possui tecnologia similar ao KERS (recuperador de energia cinética) da F-1 com o GT3 R Hybrid.

GT3 R Hybrid

Não muito tempo atrás, a Porsche apresentou o conceito do 918 RSR, um híbrido com acumulador de energia cinética por meio de um grande volante girando a altíssimas rotações, comentado aqui (http://autoentusiastas.blogspot.com/2011/03/o-chrysler-com-tecnologia-do-porsche.html ) quando falamos do Chrysler Patriot. O RSR mesclava o V-8 a gasolina de injeção direta do Spyder LMP com a tecnologia dos motores elétricos. Esta opção parece ser a mais lógica, pois o conceito já foi desenvolvido e a Porsche entrou forte neste nicho de carros de corrida híbridos, e o 911 GT3 R Hybrid que já está em ação é a prova disso.

O volante acumulador de enegia cinética

O chefe da Porsche Motorsports, Hartmut Kristen, declarou que a Porsche vai para a briga com novas tecnologias, e defendeu a hipótese da motorização híbrida, por já ser de conhecimento da empresa e uma forte tendência atual. Até 2014, podemos ter surpresas, pois a Peugeot também já mostrou no passado um conceito do 908 equipado com tecnologia híbrida, o modelo 908 HY. O híbrido tem sua autonomia estendida pelo reaproveitamento da energia de frenagem, quando o sistema é "carregado" para depois ser "descarregado" em forma de potência nos motores elétricos, auxiliando o motor a combustão. Por outro lado, é um peso a mais e complexidade extra no conjunto, que sempre tem que ser o mais simples possível para evitar falhas. Quanto mais complicado, maior a chance de falhar.

Como a Porsche deve partir para um projeto novo já com o conceito escolhido consolidado, o fator peso pode muito bem ser absorvido, pois por regulamento há o peso mínimo a ser respeitado de acordo com a categoria, e se no projeto o peso do conjunto de acumulador de energia e motor (ou motores) elétrico já for contabilizado, não será um extra, mas sim uma parte já contabilizada. O problema maior seria colocar o sistema em um carro já existente. Acredito também que algo do antigo LMP2 RS Spyder seja aproveitado, pois foi um projeto de sucesso.

Outra opção seria a adoção do Diesel convencional, assim como os concorrentes. Considerando que Porsche e Audi estão ambos sob a asa da VW, um compartilhamento de tecnologia não seria impossível. Impossível não, mas muito pouco provável. A ideologia da Porsche não deve permitir isso, já que sempre foram os líderes em tecnologia e novas soluções (lembrando que o RS Spyder foi um dos pioneiros no motor com injeção direta). A alta direção da Audi também já afirmou publicamente que não estão envolvidos nesta decisão de retorno da Porsche para a principal categoria de Le Mans, logo uma troca de tecnologia fica ainda mais restrita.

Hoje ninguém pode com os carros equipados com motores Diesel, o regulamento lhes permite atingir torques fenomenais com turbo e o menor consumo relativo aos gasolina os levam a menos paradas para reabastecimento. Somente uma nova tecnologia pode mudar esse panorama. Contando que o regulamento ainda fique mais para o lado dos diesel, pode ser aí que se encontrem as chances da Porsche. Será que combinando uso de KERS e híbridos, consigam mais eficiência energética, suficiente para derrotar um diesel Audi ou Peugeot? Talvez seja essa a aposta.

De votla ao templo...

De qualquer forma, será mais um grande nome na disputa, e a Porsche não costuma entrar para perder.

MB

11 comentários :

  1. Ninguém entra pra perder, mas as vezes acontece, como o fiasco na CART em 1988, e no retorno à F1 em 1991...

    ResponderExcluir
  2. E qnd é q Le Mans voltará?

    Pq esse arremedo de Le Mans não conta.

    ResponderExcluir
  3. Tomara que a Porsche volte mesmo para incomodar a concorrência, de forma a resgatar sua antiga ligação com competições. E o público somente ganha com isso, já que haverá mais uma equipe forte lutando pela vitória.

    ResponderExcluir
  4. Assustei com a primeira foto, monstro de carro!

    ResponderExcluir
  5. LM está sem graça, afinal, quem mais tem vontade de desenvolver um bom motor Diesel?
    Não duvido que numa dessas acabem proibindo como já fizeram com os Wankel.
    E são nas mudanças de regulamento que a Porsche se dá (muito) bem.

    ResponderExcluir
  6. Mercedes poderia entrar na briga novamente...

    ResponderExcluir
  7. Tomara que seja uma briga boa entre Diesel vs Hibridos.

    ResponderExcluir
  8. Essa dominância dos motores diesel só acontece porque são marcas européias, se fossem de outro continente, ja teriam mudado o regulamento para equilibrar a disputa, ou até para eliminar o "estrangeiro"...

    ResponderExcluir
  9. Joel

    Diesel é altamente difundido na Europa, vendas altíssimas. Só por aqui que é o absurdo da proibição de venda de carros diesel.

    Justifica e muito o desenvolvimento de motores diesel.

    abs,

    ResponderExcluir
  10. Pisca,

    Não entendi seu comentário.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.