google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Potência citadina - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Potência citadina

Trafegando na cidade de São Paulo, velocidades médias que podem ser superadas por um pedestre com boa condição física, me pergunto se as potências que temos disponíveis em nossos carros servem para alguma coisa além de mostrar "status".

Os 20 ou 30 cv do início do século XX me parecem suficientes para a situação absurda a que somos submetidos. Claro é que um carro desses não poderia ser permitido em estradas, para não repetirmos com quatro rodas o que vemos hoje com duas, que são as motos com motores pouco potentes, que tanto aterrorizam e ensurdecem na cidade, serem meras chicanes móveis nas estradas.

O baixo peso é fundamental para boas acelerações, de forma a não atravancar o fluxo. Gurgel Supermíni e BR-800 vêm à mente, e mais uma solução fantástica e brasileira se perdeu nos "sistemas" das fábricas e dos governos. Seriam carros quase perfeitos para cidades tumultuadas, onde trechos de 5 km chegam a requerer uma hora para serem percorridos.

Poderíamos ter legislação mais permissível, para veículos de 3 ou 4 rodas com uma potência baixa, para promover minicarros, que poluam pouco e que sejam fáceis de estacionar.

Exemplos podem ser vistos no site http://www.automobiles-ligier.com/

A França tornou essa possibilidade uma realidade e há modelos que não requerem carteira de habilitação para serem conduzidos. Longe de mim sugerir isso por aqui, terra dos impunes, mas os carrinhos são bem interessantes.

2 comentários :

  1. JJ,

    Pelamordedeus, num dá idéia errada não, já num chega os caras sozinhos tu ainda vai inventar mais desgraça?

    ResponderExcluir
  2. JJ,

    Não é pq vc tem poder suficiente para destruir o mundo, que vc vai usá-lo.
    Mas é bom saber que ele está lá para quando vc precisar.

    MAO

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.