google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Paz de espírito - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Paz de espírito


Escrevi isso pensando sobre a crise das fábricas americanas e achei digno de colocar aqui.

O pessoal da América acredita na Disneylândia!

Acho que a GM precisa de um (Carlos) Ghosn para tomar as ações necessárias com o devido sangue frio e sem restrições emocionais. Exatamente o tipo de pessoa que eu detesto, mas reconheço ser necessária em algumas circunstâncias.

Já passou do limite do pessoal da GM continuar acreditando no Mickey.

O bom é que o roll-out de produtos da GM é competitivo.

Além de passar a faca em pelo menos umas quatro marcas, esse samurai deve derrubar a gestão da Opel também e colocar lá alguém que se comunique com os EUA. Na verdade eu colocaria um alemâo nos EUA e um americano na Alemanha, para cada um sentir o drama do outro. Acima deles um japa impiedoso e insensível.

Reduziria drasticamente o número de modelos e opções e faria poucas pesquisas de mercado, ou nenhuma. Todo mundo sabe o que o cliente quer é bem simples: "paz de espírito". Comprar algo que não lhe traga problemas em nenhuma área, desde a compra em si ao uso do produto, no pós-venda, até à troca por um novo. Ter o melhor motor, o mais econômico, o mais confortável, o mais bonito, o mais rápido, é bom pra dar assunto aos publicitários e jornalistas menos experientes. Mas para o consumidor comum, a grande massa, nada disso importa mais do que a "paz de espírito".

Me fale qual produto da Toyota ou Honda é o melhor da categoria em design, conforto, equipamentos, desempenho etc. Todos os modelos são muito bons em tudo e excelentes em qualidade desde o atendimento na hora da compra, passando por todo o ciclo de vida na mão o do cliente, mas nunca melhores em tudo. Ou seja, são conjuntos impecáveis que entregam "paz de espírito" a seus proprietários. E se o cara tem paz de espírito ele compra outro.

Às vezes o cara se seduz por algum outro modelo concorrente e se arrisca. Mas assim que sua paz é perturbada ele volta para os japas arrependido e completamente convencido.

Eu vejo isso acontecendo direto.

Continuo achando que o melhor dos mundos seria aliar a assepsia oriental com a emoção ocidental. Quem sabe com esse esquema de culturas cruzadas na gestão isso não daria certo?

Desculpem por esse post nada entusiasta e dirigido à massa. Porém, ao fazer carros que a grande massa compre, sobra grana pra fazer carros para entusiastas.


3 comentários :

  1. Está correto PK, infelizmente correto. Nós gostaríamos que grande parte dos carros fossem para entusiastas, mas isso não enche panela de arroz e feijão, não paga contas de empresas monstruosas.
    Concordo contigo.

    ResponderExcluir
  2. PK, você foi extremamente preciso em seu post. Todos desejam um carro que lhe dê um mínimo de prazer ao volante, mas a "paz de espírito" fica acima de tudo. Pois não diz a lenda que Ferrucio Lamborghini começou a fazer carros depois que Enzo Ferrari o botou para correr, quando o primeiro foi reclamar sobre os crônicos problemas de super-aquecimento e "quebras" dos Ferrari dos anos 60? Então, até alguns entusiastas querem paz de espírito... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fábio,
    Muito bem lembrado!
    Obrigado pelo comentário.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.