google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUTOentusiastas Classic (2008-2014)
Motor BMW V-12

A revista americana Automobile, que assino, fez uma levantamento interessante comparando os dados de motores atuais e antigos de alguns modelos com pelo menos 15 anos de diferença.

Com um representante americano, um alemão e um japonês, o resultado mostra que os motores de entrada das versões básicas de cada modelo atual superam as versões equipadas com os motores mais potentes no passado. Graças à tecnologia, os motores menores de hoje superam os maiores e antigos em potência e igualam-nos em torque. Controles eletrônicos em vários sistemas, sofisticados mecanismos de acionamento de válvulas e indução de ar forçada ajudaram muito a aumentar a potência de carros como o Mustang, o BMW série 7 e o Honda Accord.

E potência é o que nós gostamos! Mesmo nesse mundo cheio de restrições ao prazer.

Quando Gordon Murray criou o McLaren F1, criou o que seria o ápice do carro esporte até ali. Eu sinceramente não acreditei que nada mais perfeito teoricamente poderia ser feito para o motorista entusiasta, escrevi longas odes a ele, e coloquei seu criador num pedestal.

O que Murray fez foi pegar tudo que então se acreditava ser ideal e juntar tudo num carro só. Este conceito do carro ideal na verdade apareceu logo depois da Segunda Guerra Mundial e, personificado no grande Colin Chapman, ganhou aceitação completa, foi perseguido por todos, mas só conseguiu chegar a seu ideal perfeito, ao limite de onde poderia chegar, pelas mãos de Murray e Ron Dennis no F1.
Brasinca 4200 GT, um dos brasileiros que está no museu.

Está circulando a notícia de que o Museu do Automóvel de Brasília corre o risco de ser fechado até o final do mês. O Ministério dos Transportes, dono do local onde o museu está instalado, solicitou o imóvel para ser usado como arquivo geral de documentos.

O problema é que os carros do Roberto Nasser, antigomobilista pioneiro e curador do museu, não têm para onde ir. Os antigomobilistas e autoentusiastas de Brasília estão se mobilizando para fazer um apelo ao Ministério dos Transportes pela preservação do museu. 

Caminhões na avenida dos Bandeirantes: a farra acabou hoje
Foto: Júlia Chequer/R7

Acaba hoje a farra que durante alguns meses perturbou a vida dos paulistanos: o boicote dos caminhoneiros ao Rodoanel.

A partir desta quinta-feira os caminhões que trafegarem pelas avenidas Roberto Marinho, Bandeirantes e Afonso D'Escragnole Taunay, além da marginal do Pinheiros, das 5h às 21h, de segunda a sexta (e das 10h às 14h, aos sábados) serão devidamente autuados. Os motoristas recalcitrantes receberão quatro pontos na carteira de habilitação, além de multa média no valor de R$ 85,12

Nada mais justo para quem mora ou trabalha em São Paulo. Mas para quem não mora no estado fica a grande dúvida: se os paulistanos esperaram décadas pelo Rodoanel, como pode uma obra tão importante ser boicotada?