O mais arrojado,
destemido e insano dos pilotos que tentar levar o Piaggio MP3 ao limite em
curvas dificilmente vai conseguir atingi-lo e ficará sempre com um ponto de
interrogação na mente: será que dava para ousar ainda mais?
Este curioso e inovador scooter do grupo Piaggio (colosso
industrial italiano fabricantes de aviões, criador da Vespa e atual dono das
marcas Aprilia e Moto Guzzi, entre outras) é mesmo um veículo desafiador: tem
um par de rodas dianteiras cuja característica é acompanhar a inclinação do
veículo nas curvas, ou seja, um triciclo que se comporta dinamicamente como
qualquer outro meio de locomoção sobre duas rodas e não como outros “três
rodas”.
Tal elaborada suspensão dianteira por quadrilátero deformável é o “x” da
questão, o segredo do peculiar MP3 que, da metade para trás, pouco difere de um
normalíssimo scooter convencional, e empurrado por um motor monocilíndrico de 300 cm³ com câmbio CVT.
Mas, encarar curvas de modo insano é o que realmente há de
mais importante a comentar sobre este MP3 Yourban 300 i, que avaliamos durante
um breve período? Certamente não. A característica de plena estabilidade e o
fenomenal apoio proporcionado pelos dois pneus dianteiros e suspensão
sofisticada faz dele um veículo que praticamente não tem rivais em inclinações
exageradas. É um detalhe, digamos, folclórico, mas que significa uma segurança
inigualável. O motor monocilíndrico moderno não é
nenhum portento em termos de potência – pouco mais de 22 cv – esportividade não
é a praia desse MP3, e sim a capacidade de frear muitíssimo bem e de maneira
segura, de enfrentar pisos de baixa aderência sem o menor problema e que tem
competência para enfrentar terrenos ruins sem que seu piloto tenha que tomar
excessivas precauções.
O MP3 Yourban é a 2ª geração dos MP3, aliviado em peso –
cerca de 15 kg – mais estreito e com linhas agressivas. Adota rodas aro 13 em
vez das pioneiras aro 12” na dianteira, enquanto atrás a roda é de 14”. Ao
motor não tem sobra de potência para empurrar os mais de 200 kg em ordem de
marcha, mas as acelerações até os 80 ou 90 km/h são vigorosas.
Lugar para o capacete sob o banco |
Como em todo scooter que se preze, sob o banco – onde garupa
fica bem mais alto que o piloto – há um espaço razoável para capacete e demais
tralhas. Atrás do escudo, um freio de estacionamento (essencial) e um gancho para sacolas
fica ao lado da chave de contato. O painel com três mostradores é moderno e bem
legível, e acima dele há uma bolha para-brisa estilo “pálpebra”, baixa, com
funções mais estéticas do que protetivas.
Ao subir no MP3 Yourban – bem plantado sobre suas três
rodinhas, sem cavalete apesar do acessório estar ali – a sensação é ótima:
chega a ser luxuoso seu acabamento, e os materiais transmitem uma impressão de
qualidade e requinte que não se vê facilmente por aí.
O botão abaixo do "engine stop" destrava a suspensão dianteira, permitindo a inclinação. |
Motor ligado e pés plantados na plataformas divididas por um
protuberante túnel, basta acelerar para que a trava eletroidráulica que mantém
a suspensão dianteira bloqueada e impede o MP3 de tombar para os lados se solte
e, poucos metros depois, já estamos andando como se o MP3 fosse um scooter
qualquer. Não se enxergam as duas rodas dianteiras quando pilotamos, e a
largura é contida. No trânsito, basta um pouco mais de atenção para que ele
passe sem problemas pelas frestas normais por onde uma moto média ou scooter
como o Dafra Citycom ou um Burgman 400i passariam. Todavia, nem de longe estes
citados oferecem a tremenda segurança que o MP3 proporciona. Dinamicamente, o
que se sente é um pouquinho de peso a mais na frente, claro, e uma inércia
maior, que implica mais energia para endereçar o Yourban à trajetória certa.
Capaz de superar de pouco os 120 km/h de velocidade máxima,
é um veículo urbano mas que pode certamente ser usado em viagens pequenas, sem
nenhum fator limitante. É um baita sucesso na Europa – especialmente na França
– mas no Brasil o MP3 certamente não será visto aos montes, e não por conta de
sua exoticidade ou problemas de ordem técnica, mas sim pelo preço: custa nada
menos do que R$ 37.900. Tal valor é duas vezes e meia maior do que na Itália,
seu país de origem. Um veículo muito exclusivo, para poucos que têm muito.
Abaixo do gancho e chave, o comando do freio de estacionamento |
FICHA TÉCNICA
Piaggio MP3 Yourban 300 i
Motor: 1 cilindro
Refrigeração: líquida
Diâmetro x curso (mm): 75 x 63
Cilindrada (cm³): 278
Taxa de compressão: n.d.
Distribuição: SOHC - 4 válvulas
Alimentação: injeção eletrônica
Lubrificação: cárter úmido
Tanque (litros): 10,8
Câmbio: CVT
Embreagem: automática centrífuga
Transmissão final: engrenagem
Chassi: berço duplo tubular
Material: aço
Suspensão dianteira/regulagens: Articulada por quadrilátero
Suspensão traseira/regulagens: Amortecedor duplo/carga da mola
Curso roda dianteira/traseira: n.d.
Pneu dianteiro/traseiro:
110/70-13/140/60-14
Freio dianteiro:
Duplo disco de 240 mm Ø
Freio traseiro:
Disco único de 240 mm Ø
Comprimento: 2.040 mm
Altura banco: 780 mm
Entreeixos: 1.440 mm
Peso em ordem de marcha: 206 kg
Potência máx./rpm:22,4 cv/7.500 rpm
Torque máx./rpm:2,37 m·kg/6.500 rpm
Apesar de ser um CVT, bem poderia ter um conta-giros.
ResponderExcluirInteressante, mas o preço é absurdo.
ResponderExcluirMuito bom, gostei! Uma solução dessas deveria ser fabricada nacionalmente.. Saudade quando a indústria nacional criava algo..
ResponderExcluirNo início do post, fiquei com vontade de ter um.
ResponderExcluirNo meio do post lembrei do medo que tenho de andar de moto.
No fim na matéria o preço proibitivo me colocou de vez no meu devido lugar.
Aconteceu o mesmo comigo! Comecei a ler pensando "será que meu marido me deixa ter uma scooter dessas?" e terminei respondendo a minha própria pergunta: "não, ele jamais me deixaria pagar 38 mil em uma motoca" :D
ExcluirGenial esse scooter, dua rodas dianteiras são bem melhores que duas rodas traseiras. Questão de aderência (em curvas e frenagem principalmente).
ResponderExcluirMas agora, quase 38 mil reais por algo de 3 rodas, com essa cilindrada que ainda provavelmente muitos terão problemas ao achar peças de reparação (não é preconceito, infelizmente é a tendencia das marcas não tradicionais, principalmente de motocicletas) é realmente muito dinheiro.
Muito bacana o scooter, porém muito insano aquele que o compra.
Mendes
Não é mais difícil encontrar peças Piaggio.
ExcluirElas são vendidas pela internet na Inglaterra e entregues em qq parte do mundo.
Pesquise um pouco que você encontra.
por que aqui não se fabricam coisas assim? meu pai é deficiente e foi motociclista por muitos anos, alimenta o sonho de um triciclo (nada artesanal e sim algo pronto e econômico), mas nosso mercado não oferece, uma pena pois estas "coisas existem na Europa para atingir tbm a este mercado reprimido, seria um caso de uma das três grandes pensar algo assim.
ResponderExcluirGenial este triciclo invertido. É revoltante saber que o preço no Brasil é mais do dobro do que é cobrado na Itália!
ResponderExcluirSe a Motovespa tivesse sobrevivido aos anos 1980, era possível que tivéssemos essa proposta produzida aqui.
ResponderExcluirNão achei o preço alto, não. Apesar de não ser muito potente, deve dar para se divertir um pouco. Se eu tivesse a habilitação para motos, compraria. Mas agora só tenho a categoria B mesmo.
ResponderExcluirAo mesmo tempo em que acha barato, dá a desculpa de que não tem a categoria A. Cada um viu...
ExcluirAcabo de voltar da rua, fui à farmácia, e um camarada estava estacionando um ! incrível coincidência.
ResponderExcluirAcho que é um projeto muito bacana, pena ter preço fora da realidade.
Não troco na minha Vespinha 1980.
ResponderExcluirEu também gostei muito desta moto de 3 rodas! Mas o preço....
ResponderExcluirQuem sabe alguma coreana ou chinesa não venha com um clone com preço mais palatável...
A prpósito, a Peugeot fabrica o triciclo metropolis e também o HYbrid3 Evolution, tomara que cheguem por aqui.
ResponderExcluirNão foi mencionado no texto.
ResponderExcluirO sucesso da MP3 vem do fato que na Europa não precisa de habilitação de moto para pilotá-la.
Basta a categoria B1 ou B2.
38 Mil? Assim fica difícil cativar algum consumidor...
ResponderExcluirCom 34 mil se compra uma CBR 600F, que lhe dará 4 cilindros bem dispostos a entregar 102 cv que são plenamente suficientes pra se morrer numa bola de fogo gigante.
Neste país das bananas tudo que chega aqui é um absurdo, o que na realidade serviria para diminuir o número de carros circulantes nas grandes cidades.
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER SE EXISTEM REVENDAS DESTE TRICÍCLO NO BRASIL, E SE EXISTEM QUAIS OS POSSÍVEIS TELEFONES PARA CONTATO...
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