O Gol Rallye apareceu há pouco aqui no post do Josias, mas eu quis andar com ele e ver como ficou o comportamento estando quase 30 mm mais alto em relação ao normal. Logo nas primeira curvas feitas no jeito, surpresa: faz curva e muito bem. Olhei a suspensão por baixo e nova surpresa: os braços transversais encontravam-se praticamente na horizontal. Estava explicado.
Uma rápida conversa com a engenharia, aproveitando a coletiva de imprensa do Fox BlueMotion 1-L 3-cilindros, nesta quarta-feira em Campinas, esclareceu. O subchassi e o conjunto motor-transeixo estão 20 mm mais baixos em relação ao monobloco, obtendo-se o efeito desejado.
Isso me lembrou o Campeonato de Marcas e Pilotos dos anos 1980, quando eu comandava competições na Volkswagen. As nossas equipes contratadas andavam com os carros – Voyage, Gol ou Passat, depende da temporada – baixos demais, contrariando nossa orientação. As equipes tinham total liberdade para definir suspensão e nunca fomos incisivos porque sabíamos ter o melhor trem de força de todos, tanto que ganhamos a maioria das provas.
Os Escort davam banho em curva, compensando o motor CHT mais fraco. Fora a frente menos pesada devido ao motor transversal, andavam com altura de rodagem maior que a nossa.
Tínhamos também uma equipe de rali, da "casa", três carros, só Gol. Houve um rali em Campinas em que uma das provas especiais era num loteamento, asfalto. Claro, para obter o melhor resultado possível, montei um esquema de trocar os pneus mistos por slicks (pneus de competição para piso seco, sem sulcos na banda de rodagem) para essa parte do rali. Um dos pilotos, que também corria numa equipe do Marcas, o Toninho da Mata, achou estranho colocarmos esses pneus em carros tão altos. "Ande e depois me diga", disse-lhe.
Os Escort davam banho em curva, compensando o motor CHT mais fraco. Fora a frente menos pesada devido ao motor transversal, andavam com altura de rodagem maior que a nossa.
Escorts da equipe oficial Ford: mesmo rolando ainda há espaço entre roda e pára-lamas (autoclassic.com.br) |
Terminada a etapa, enquanto trocávamos os pneus para os de terra novamente, ele veio a mim e disse que estava maravilhado com o comportamento do Gol com suspensão alta de rali e pneus slicks.
Geometria de suspensão é crucial. É claro que para máxima capacidade de curva o carro deve ser o mais baixo possível, benéfico até para reduzir a área frontal, mas tudo feito de acordo, mesmo caso de quando se eleva a suspensão. Um bom exemplo é o Fiat Idea Adventure, que acho melhor que o "civil" mesmo com pneus de uso misto. Isso porque a modificação foi feita com critério, sob a responsabilidade do engenheiro italiano Claudio Demaria.
O AUTOentusiastas ainda não existia e testei esse Idea pelo Best Cars, quem quiser pode ler a respeito.
No Gol Rallye, em sua quarta edição, há outra componente importante, os pneus Pirelli P7 195/50R16V, de asfalto e muito bons. Pura evocação dos Gol da equipe VW de rali...
Visual da traseira é agradável |
O espaço para os passageiros do banco traseiro é razoável considerando o entreeixos de apenas 2.468 mm, que não pode fazer milagre, mas não é o pior do segmento.
Sentado "atrás de mim": espaço razoável |
Claro, com o motor EA111 1,6-L de 104 cv, com álcool, no Rallye não poder ser um prodígio em aceleração, gasta 10,3 s de parado a 100 km/h e vai apenas a 181 km/h, não é sócio do "clube dos 200", portanto. O coeficiente de arrasto (Cx) 0,369 relativamente alto mostra seu alto preço aqui. Mas são 9,8 kg/cv de relação peso-potência, o que lhe dá relativa vivacidade.
Em compensação, é muito bom de andar, o carro é todo certo e conta com iluminação potente, que inclui a inteligente solução de os mesmos faróis auxiliares serem de neblina e de longo alcance, próprios da versões Cross do Fox, SpaceFox e Saveiro.
O motor EA111 poderia ser mais potente, mas não faz feio |
Com farol baixo ligado, ao se puxar um estágio do interruptor de luzes giratório, acende-se o de neblina. Se for comutado para facho alto, entra a função de longo alcance. Ideal. Como são dois fachos altos, os dos faróis principais e os dos auxiliares, a noite vira dia à frente.
Bancos, volante de 370 mm de diâmetro, comando de câmbio referência na indústria, motor que pega bem em baixa e vai a 6.000 rpm com aproveitamento, cortando limpo a 6.500 rpm, instrumentos "Wolfsburg" (que o Sérgio Habib inteligentemente mandou os chineses colocar no J3/J3 Turin), tudo faz o motorista sorrir. A percepção de solidez, inclusive da coluna de direção, é um ponto alto.
É agradável na estrada com sua v/1000 de 35,5 km/h, para pouco abaixo de 3.400 rpm a 120 km/h
O inteligente farol auxiliar de dupla função, neblina e longo alcance |
É agradável na estrada com sua v/1000 de 35,5 km/h, para pouco abaixo de 3.400 rpm a 120 km/h
Tudo no lugar certo... |
...especialmente o "brinquedo" para a mão direita |
O ajuste de altura do banco do motorista é que destoa, é do tipo que sobe pivotando pela dianteira, é ruim de usar. O mecanismo tipo macaco é bem melhor.
Alavanca do ajuste de altura do banco, puxa-se e se faz movimento de levantar o corpo, nada prático |
O estepe fica na concavidade específica no interior do compartimento de bagagem, que acomoda 285 litros, média do segmento.
O Gol Rallye custa R$ 45.850 básico e tem poucos opcionais (ver lista de equipamentos), podendo chegar a R$ 47.940. Pintura metálica acresce R$ 1.052 e a amarelo Solaris, R$ 1.557, ou seja, arranha os R$ 50 mil ao custar R$ 49.497. Estaria mais coerente se tivesse um motor 2-litros multiválvulas de 145~150 cv.
BS
Note a iluminação do compartimento e a rede para retenção de bagagem |
BS
FICHA
TÉCNICA VW GOL RALLYE 2014
|
||
MOTOR
|
||
Instalação
|
Dianteiro, transversal
|
|
Material
do bloco/cabeçote
|
Ferro fundido/alumínio
|
|
Configuração
/ N° de cilindros / n° de mancais
|
Em linha / 4 / 5
|
|
Diâmetro
x curso
|
76,5 x 86,9 mm
|
|
Cilindrada
|
1.598 cm³
|
|
Taxa de
compressão (:1)
|
12,1:1
|
|
Potência
máxima
|
101 cv (G), 104 cv (A) a 5.250 rpm
|
|
Torque
máximo
|
15,4 m·kgf
(G), 15,6 m·kgf (G) a 2.500 rpm
|
|
N° de
válvulas por cilindro
|
Duas, atuação indireta por
alavanca-dedo
|
|
N° de
comandos de válvulas / localização
|
Um, correia dentada / cabeçote
|
|
Formação
de mistura
|
Injeção eletrônica multiponto no
duto
|
|
Gerenciamento
do motor
|
Magneti Marelli 9GV
|
|
Combustível
|
Gasolina comum e/ou álcool
|
|
TRANSMISSÃO
|
||
Rodas
motrizes / câmbio
|
Dianteiras / manual
|
|
Número de
marchas
|
5 à frente + ré
|
|
Relações
de transmissão
|
1ª 3,455:1; 2ª 1,954:1; 3ª
1,281:1; 4ª 0,927:1; 5ª 0,740:1; ré 3,182:1
|
|
Relação
do diferencial
|
4,188:1
|
|
SUSPENSÃO
|
||
Dianteira
|
Independente, McPherson, mola
helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de 20 mm Ø
|
|
Traseira
|
Eixo de torção, mola helicoidal e
amortecedor pressurizado
|
|
DIREÇÃO
|
||
Tipo
|
Pinhão e cremalheira, assistência
hidráulica
|
|
Diâmetro
mín. de curva
|
10,8
m
|
|
Relação
de direção
|
14,9:1
|
|
N° de
voltas entre batentes
|
3
|
|
FREIOS
|
||
De
serviço
|
Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido
|
|
Dianteiros
|
Disco ventilado de 256 mm Ø
|
|
Traseiros
|
Tambor de 200 mm Ø
|
|
RODAS
E PNEUS
|
||
Rodas
|
Alumínio 6Jx16
|
|
Pneus
|
195/50R16
|
|
PESOS
|
||
Em ordem
de marcha
|
1.018 kg
|
|
Carga
máxima
|
432
kg
|
|
CONSTRUÇÃO
|
||
Tipo
|
Monobloco em aço, hatchback 4
portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
|
|
AERODINÂMICA
|
||
Coeficiente
de arrasto
|
0,369
|
|
Área
frontal (m²)
|
2,08
|
|
Área
frontal corrigida (m²)
|
0,768
|
|
DIMENSÕES
EXTERNAS
|
||
Comprimento
|
3.924 mm
|
|
Largura
com/sem espelhos
|
1.659 / 1.898 mm
|
|
Altura
|
1.491 mm
|
|
Distância
entre eixos
|
2.468 mm
|
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.434/1.410 mm
|
|
CAPACIDADES
|
||
Porta-malas
|
285
L
|
|
Tanque de
combustível
|
55
L
|
|
DESEMPENHO
|
||
Aceleração
0-100 km/h
|
10,6 s (G) e 10,3 s (A)
|
|
Aceleração
0-1.000 m
|
32,4 s (G) e 32,1 s (A)
|
|
Retomada
80-120 km/h,
5ª
|
15 s (G) e 14,8 s (A);
|
|
Velocidade
máxima
|
179 km/h (G), 181
km/h (A)
|
|
CONSUMO
|
||
Cidade
|
10,2 km/L
(9,8 L/100 km), álcool, computador de bordo
|
|
Estrada
|
13 km/L
(7,7 L/100 km), álcool, computador de bordo
|
|
CÁLCULOS
DE CÂMBIO
|
||
v/1000 em
5ª
|
35,5 km/h
|
|
Rotação
em 5ª a 120 km/h
|
3.380 rpm
|
|
Rotação
em vel. máx., 5ª
|
5.100 rpm
|
|
GOL
RALLYE 2014, CÂMBIO MANUAL
|
|
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
|
|
EXTERIOR
|
|
Carcaça
dos espelhos na cor "efeito cromado"
|
|
Chave-canivete
com controle remoto
|
|
Defletor
na tampa do porta-malas
|
|
Maçanetas
na cor do veículo
|
|
Moldura
nas soleiras
|
|
Molduras
nas caixas de roda
|
|
Pára-brisa
com faixa degradê
|
|
Pára-choques
na cor do veículo
|
|
Rodas de
alumínio 16 pol.
na cor preto Ninja
|
|
INTERIOR
|
|
Ajuste
elétrico dos retrovisores externos com função ré
|
|
Alarme
keyless
|
|
Alça de
teto para o passageiro
|
|
Ar-condicionado
|
|
Bolsas
para revistas nos encostos dos bancos
|
|
Console
central com dois porta-copos
|
|
Conta-giros
|
|
Destravamento
elétrico interno do porta-malas
|
|
Iluminação
do compartimento de bagagem
|
|
Luz de
leitura dianteira
|
|
Pára-sóis
com espelho e iluminação
|
|
Porta-objetos
nas laterais das portas
|
|
Porta-revistas
atrás do encosto do banco do passageiro
|
|
Quatro
alto-falantes e dos tweeters
|
|
Rádio/toca-CD
MP3/USB/Bluetooth/interface iPod
|
|
Rede de
retenção de carga no porta-malas
|
|
Sapatas
de pedais de alumínio
|
|
Tomada de
12 V
|
|
Travamento
central com controle remoto do levantador do vidro
|
|
Vidros
com acionamento elétrico, um-toque e antiesmagamento
|
|
SEGURANÇA
ATIVA
|
|
Bolsas
infláveis frontais
|
|
Desembaçador
do vidro traseiro
|
|
Faróis
auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance)
|
|
Freios
ABS
|
|
Luz
traseira de neblina (opcional)
|
|
Palhetas
do limpador de pára-brisa aerodinâmicas
|
|
Repetidoras
dos indicadores direção nos espelhos
|
|
Sensor de
obstáculo traseiro
|
|
SEGURANÇA
PASSIVA
|
|
Bolsas
infláveis frontais
|
|
SEGURANÇA
PREVENTIVA
|
|
Ajuste de
altura do banco do motorista
|
|
Ajuste de
altura e distância do volante
|
|
Ar-condicionado
|
|
Direção
assistida hidráulica
|
|
EQUIPAMENTOS
OPCIONAIS
|
Preço R$
|
Pacote
I-Trend
|
|
Volante
multifuncional para rádio, telefone, computador de bordo e I-System
|
1.155,00
|
Opcionais
livres
|
|
Acendimento
automático dos faróis ao se aproximar/deixar o veículo
|
197,00
|
Luz
traseira de neblina
|
118,00
|
Revestimento
dos bancos couro Native
|
620,00
|
Rodas de
alumíno na cor cinza escurecida
|
–
|
Pintura
sólida (3 cores)
|
–
|
Pintura
metálica (3 cores)
|
1.052,00
|
Pintura
amarelo Solaris
|
1.557,00
|
Parafraseando o saudoso Rogério Cardoso no comercial da Variant:
ResponderExcluirBom mas caro, como todo Volkswagen...
Espaçador entre o monobloco e o subchassi não deixa de ser um "serviço porco". Me lembra a minha Grand Caravan 1997, que parece um carro alto, mas vive batendo embaixo. Não na carroceria, naturalmente, mas no próprio subchassi. A maneira correta de se alterar a altura de rodagem é mudando-se as pontas de eixo (dado o volume de produção do Gol, os custos disso para a VWB seriam irrisórios, mas nem isso ela se dispôs a gastar), e utilizando-se rodas maiores (no caso, os pneus série 50 anulam o efeito; em outras palavras, trata-se de mais um "Rallye" só no nome).
ResponderExcluirLorenzo
ExcluirTenho um Gol e digo que a estabilidade é um dos pontos altos desse carro.
A VW sempre teve mao-boa para acerto se suspensão.
O Bob conhece bastante e tem o parâmetro de vários carros testados; assim eu confio!
A Caravan é uma grande van , ja antiga , e faz parte da escola americana de carros confortáveis, mas nao amigo de curvas.
Nao digo que seja ruim , mas adequada ao tipo de estradas que encontramos naquele pais.
Adequados a motoristas que preferem passear devagar, sem pressa e que nao tenham intimidade nenhuma com velocidade nem curvas.
Experimente um Gol , ou qualquer outro VW. Você vai gostar!
Faltou dizer que mexendo nas pontas dos eixos voce resolve um problema (altura de rodagem) mas causa outros com o comportamento do carro em curvas e ate mesmo o angulo de trabalho das homocineticas.
ExcluirSao bobagens que ninguem pensa.
Pra mim, o Gol já é alto o suficiente para não incomodar (tanto quanto muitos outros carros do segmento) nas valetas e lombadas. Se o consumidor precisa de veículo mais elevado, só mesmo partindo para Duster e similares.
ExcluirBob,
ResponderExcluirMeio fora do tópico: ontem assisti pela TV uma etapa do campeonato de marcas e pilotos e me chamou a atenção o fato do eixo traseiro daqueles carros quicarem muito, a ponto da roda interna ficar no ar. Penso que com esse comportamento a aderência é prejudicada em corrida, ou estou enganado? Isso acontecia nos carros mais antigos?
Lembrei dos Uno de corrida que tinham essa característica, mas sempre creditei ao fato de ser a suspensão independente na traseira a responsável por esse comportamento.
Aléssio Marinho
ExcluirÉ assim que esse povo acha que carro de corrida deve ser, fazer o quê? A roda interna levantar, até pode, a participação dela é pequena (os Alfa Romeo GTAm faziam as curvas com a roda dianteira interna no ar), mas não atrapalha. O que não pode é o carro sair quicando.
Obrigado Bob!
ExcluirO que acha de um post a respeito, sobre as diferenças de comportamento entre suspensões de rua e de pista e alterações?
O Sr. correu com diferentes arranjos de suspensão que fico curioso quanto a comportamento e tocada entre elas.
Bob
ExcluirBem lembrado a forma incrível que essas Alfas faziam curvas!!
Voce deve se lembrar que as Mil Milhas de 70 foi vencida pelos irmaos Diniz , pilotando uma Alfa GTAm.
Ganharam de carros muito mais possantes e pilotados por grandes nomes.
Assim comeram poeira carros como Ferari 512 , Masseratti 300s , Lola T70 , BMWs , o famoso Posche 910 , etc , etc. Carros esses pilotados por grandes nomes como irmaos Fitipaldi , J.Pace , Balder , C Cristofaro , etc.
Aliás dos 5 primeiros colocados , 4 eram Alfa Romeo!
Saudacoes
Lorenzo,
ResponderExcluirNão tem nada de "serviço porco". Foi bem-feito, o carro "voa" por cima de lombadas sem precisar diminuir velocidade e curva extremamente bem. O Gol já tem originalmente boa distância mínima do solo. Experimente o carro antes de dar opinião. Seu comentário foi agressivo e só publiquei porque você pode ser considerado um amigo do AE. Se fosse comentário de anônimo teria sido sumariamente excluído.
O trabalho nas lombadas é feito por molas de k variável, que já são usadas no Gol há séculos. Em outras palavras, é um Gol igual a qualquer outro, com espaçadores entre o monobloco e o subchassi. O efeito "Rallye" é apenas visual. Puro marketing! Você defende o carro que está analisando como sendo bom, mas isso são outros 500. A questão é: você pagaria a mais o que estão pedindo por esses 30 mm a mais?
ExcluirBob , eu entendi que o conjunto motor transmissão foi rebaixado em função de ter a suspensão mais alta . Correto ?
ResponderExcluirErnesto Jr.
ExcluirExatamente isso.
Podemos afirmar que o carro ganhou curso de suspensão mas não altura em relação ao solo, correto?
ExcluirEntão teoricamente a altura do carter com relação ao solo continua a mesma do carro "normal" certo? Que vantagem maria leva?
ExcluirLuizAG
ExcluirA vantagem e justamente levantar o monobloco sem levantar ou alterar a geometria de suspensao. Apesar do carter ficar na mesma altura pelo menos outras partes do carro ficam ilesas como os parachoques que costumam sempre pegar embaixo.
Em veiculos de chassis separados da cabine existe o chamado body lift que nada mais e do que colocar calços entre o chassis e a cabine (e ajustando outros parametros como alongar a alavanca de cambio) visando justamente aumentar o espaco das caixas de roda em relacao ao eixo para a colocaçao de pneus maiores. O lift de suspensão alem de alterar a geometria da suspensão original, em alguns modelos de picape é complexo e de dificil acerto (caso das F-1000 twin i beam)
Eu comecei a apreciar carros assim pra rodar na cidade de São Paulo, com a infestação de valetas, ondulações e lombadas, fica mais rápido que carro esporte. Uma triste constatação.
ResponderExcluirNum outro post que o senhor fez sobre Mitos, tinha uma foto dos pedais e me pareceu não haver local para apoio de pé esquerdo (como no Fiesta Rocam), é isso mesmo?
ResponderExcluirTem o local, só não é demarcado, destacado.
ExcluirNão esperava esse comportamento da versão Rallye do Gol, o rebaixamento do trem de força realmente fez uma boa diferença.
ResponderExcluirMas ainda não entendi: comparado com a versão normal do Gol 1.6, o Rallye é melhor, pior ou faz curva tão bem quanto? As outras versões também tem o trem de força rebaixado ou não?
Excelente post Bob Sharp!
Mendes
Mendes,
ExcluirÉ tão bom quanto os outros, ficando o mérito por ser alto e mesmo assim ser bom de curva. Trem de força rebaixado, só nessa versão.
Bob, você que tem uma maior familiaridade com os Volkswagen, seria possível tecer algumas considerações sobre o presente e o futuro da linha Polo (Hatch e Sedan)? Por que a VW insiste em colocar o preço do carro acima da média dos concorrentes? Valerá a pena tira-lo mesmo de linha?
ResponderExcluirSou fã dos textos com os carros do nosso dia-a-dia!
Forte abraço e obrigado!
Brenno Metzker
Bob, sabe dizer se a Ford também fez um bom trabalho na suspenção do novo Ecosport, ou é apenas um Fiesta sem estabilidade?
ResponderExcluirMarco
ExcluirFizeram um bom trabalho. Falo isso no post do lançamento, veja em http://www.autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/08/novo-ecosport-o-bem-dosado.html
Tenho um, Power (não curto esses "aventureiros"), vermelho flash.
ResponderExcluirOutro ponto positivo, o carro que cederam para teste tinha um "brinquedo" para a mão direita e também para aperna esquerda, ótimo a VW NÃO ter disponibilizado o "automatizado" para testes.
Sendo assim, como entusiasta, acho que não preciso falar qual câmbio escolhi.
O carro é ótimo, já as concessionárias, em especial as de Goiânia, já comentei no post anterior sobre o Fox três cilindros.
Quanto ao Marlboro vermelho no console, acho um charme, principalmente "box", porque o "maço" ás vezes deixa cair farelos de fumo dentro do carro.
Qual é melhor "entusiasticamente", "esportivamente" falando? Prefiro o Power.
No manual consta que o 0 a 100 km/h e a velocidade final do Power são melhores.
Percebo que os carros mostrados aqui no AE não estão "equipados" com "sacos de lixo", tal como já foi relatado no post "Como na Europa" em que você pediu permissão para a retirada do "acessório" dos vidros laterais dianteiros do chinês.
Das Auto.
Deustsche technik in Brasilien
Michael Schumacher
Inteligente solução de faróis, pena que por algumas vezes, nas mãos de motoristas nem tanto.
ResponderExcluirMas enfim, interessante saber da eficiência dessa horizontalidade do braço da suspensão. Agora sei porque alguns carros que tive (Corsa antigo, por exemplo), em que esse braço tem uma inclinação pronunciada, têm comportamento a desejar nas curvas.
Bob, trocando de assunto, você que está por dentro das ações da VW: o que se pode esperar dentro dos próximos meses para substituir a Kombi?
CSS
ExcluirSubstituto da Kombi, silêncio total a respeito.
Gol é pau pra toda obra. Não é à toa sua longeva liderança. Mas creio continuarem os velhos problemas: o preço e a dureza de bancos e rodagem.
ResponderExcluir10km/L na cidade, rodando com álcool está muito bom. Pela imagem da segunda foto percebe-se que os pneus estão bem calibrados, talvez até um pouco acima do recomendado.
ResponderExcluirSempre calibro os pneus com a pressão um pouco acima do recomendado no manual. O retorno em consumo e preservação dos pneus compensa.
No meu trabalho, às vezes é necessário desmontar o carro inteiro, literalmente; remove-se motor, painel, forração interna, vidros, etc. Desta maneira, acabo conhecendo detalhes que normalmente não são visíveis, como qualidade das soldas, passagem e localização da fiação. A qualidade dos materiais e a execução é MUITO mais bem realizada na linha Polo do que na linha Gol. Talvez seja isso o que aumente o preço desses carros, mas torno a afirmar, a linha Polo está mais próxima do nível dos VW importados do que os demais. Outro carro que me surpreendeu nesses quesitos foi o Logan. Encaixes e montagens de fiação, painel, etc. muito bem elaborados. Creio que isso poderia se chamar de "qualidade oculta".
ResponderExcluirO Logan, é? Bom saber desta qualidade oculta, he, he! As aparentes eu já conheço, e não são poucas.
ExcluirArkAngel, deve ser por isso que ouvi um engenheiro da VW recomendar somente a compra de carros VW do Polo pra cima...
ExcluirBOB SHARP NUNCA FALA MAL DE CARRO DA VOLKS....SUSPEITO!!!
ResponderExcluirVocê disse uma enorme besteira. Quer dizer então que se não encontro algo errado tenho que inventar alguma coisa só para não haver suspeição? Foi seu último comentário aqui, fora! Vá falar bobagem em outros sites ou blogs.
ExcluirBob,
ResponderExcluirFiquei confuso, quem está com o subchassi mais baixo 20mm em relação às outras versões é o Gol Rallye ou o Fox de 3 cilindros?
Douglas
ExcluirFalando só do Gol. O que eu disse do Fox BlueMotion foi 'aproveitando a coletiva de imprensa para falar com a engenharia.', que foi exatamente o que aconteceu.
Falando de Fox, tenho um Bluemotion 1.6 e me parece que a suspensão dele é ligeiramente mais baixa que a dos outros Fox, ou é impressão pelo perfil mais alto dos pneus? O Polo Bluemotion sei que é rebaixado e também usa pneus 175/70-14.
ExcluirMauro
Bob Sharp, excelente texto! Principalmente com algumas passagens sobre a divisão de competições da VW. Será que algum dia terei meu desejo de ler seus sensacionais relatos sobre a equipe VW de rally realizado? Quanto ao Gol Rally penso que suspensão levantada junto com rodas grandes equipadas com pneus de perfil baixo formam uma combinação antagônica. Se o objetivo é fazer um carro mais valente para encarar pisos piores, mesmo no asfalto, pneus de perfil alto são fundamentais. Na minha opinião este carro será um grande candidato a ter rodas amassadas ou pneus rasgados. Um Abraço!
ResponderExcluirKiko
ExcluirNão vejo nada errado nesta receita de Volkswagen. O que importa é o resultado, e ficou muito bom. Pneus não rasgam mais com a facilidade que se imagina. Há quinze ou vinte anos os flancos era fracos, hoje não. Lembro-me do Gol GTI 16V de teste na Autoesporte, em 1995, com 175/50R15, tivemos três pneus inutilizados em uma semana.
Bob
ExcluirCom todo respeito ao seu conhecimento, mas os os pneus do Gol GTI 16V não eram ona medida 195/50 R 15?
Salvo engano os originais eram da marca Pirelli, modelo P700 Z.
Guardo com muito carinho uma quatro rodas de setembro de 1995 que traz o teste da então novidade, e no manual do Gol CL 1.6 MI da minha mãe, que tem as especificações de todas as versões AP e do GTI 16V também tem as especificações.
Já tem um tempo que não abro o manual nem a revista, pelo que, posso estar redondamente enganado.
Sendo assim, caso eu esteja equivocado, desde já peço desculpas e digo que o AE é ótimo, minha leitura obrigatória diária.
Abraço e ótimo domingo aos Autoentusiastas.
Michael Schumacher
Peguei uma certa dose (e não sem um certo fundamento) de birra com a VW. Dado um determinado valor para um Das Auto, sempre acho que pelo mesmo, se consegue algo melhor na concorrência, he, he. Vejam bem, não estou dizendo que o carro seja ruim, mas que encontro algo que considero melhor. Gol "arranhando" os R$ 50.000,00? Passo.
ResponderExcluirMr. Car
ExcluirSeria o caso de ter birra da Rolls-Royce porque vende por preço mais alto que os Bentleys, carros muito parecidos? Cada fabricante estabelece o preço que acha que o mercado paga, o custo para fabricar não entra no mérito.
E quem te disse que eu não tenho birra da Rolls-Royce? He, he, he, he!
ExcluirAbraço.
Mr. Car
ExcluirBoa! Me pegou nessa! (rsrs)
50 000 mil Dilmas em um Golzinho... Tb concordo que a empresa coloca o preço que quer, e cabe ao consumidor comprar ou não. Mas 50 mil reais em um gol é um absurdo sem tamanho. Só para comparar, a FIAT está vendendo o Bravo Essence por 49 990 reais, com motor 1.8 16v... Assim, para levar um gol, tem que ser um pouquinho irracional.
ExcluirMr. Car
ExcluirIsso esta certo: um VW custa e VALE mais que um concorrente
O mercado entende e paga sem reclamar. Lembre- se que há mais de 20 anos o Gol e líder absoluto de vendas
Não, meu caro, não VALE. O "entendimento" do mercado não pressupõe avaliação correta das coisas. Estão aí os famosos casos de "injustiçados do mercado" que não me deixam mentir. E da mesma forma que existem os injustiçados, existe ao menos um que é "justiçado" para mais, he, he!
ExcluirConcordo com o Mr. Car. Eu acho o Gol (atual) um carro muito bem acertado dentro do seu segmento (tando esteticamente quanto dinamicamente), porém com 45 mil reais tem como levar coisa melhor para a garagem.
ExcluirPonto positivo dos VW são a manutenção e preço de revenda, mas levando em consideração que a pessoa paga horrores por um VW, o razoável é de fato o consumidor ao menos receber um pouco a mais na revenda né? rsrs
Mendes
Ah, não vale mesmo. Por isso eu e Mr. Car estamos com os Dacia e não abrimos.
ExcluirMas o que é melhor? Um pequeno Volkswagen Best Seller ou um grande Fiat Mico? Cada um têm o seu preço e por muitas razões.
ExcluirApesar de não gostar (gosto é gosto né, cada um tem o seu...), eu acho que a VW acertou a mão nesses últimos "Gols", realmente carros muito bem acertados.
ResponderExcluirMuito bom o post, Bob.
ResponderExcluirQuem dera esse carro ter um 2.0 multiválvulas, seria um novo GTI 16v GIII, que também é um carro alto , mas macio e tem motor forte.
No texto do Mitos II, ao ver a foto do Rallye, fui eu quem pediu para tu testar também o Gol Track, um " no uso ' com o carro. Esse, mesmo com o 1.0 deve ser muito divertido em trechos de terra , e custo baixo em uso diário forte em qualquer tipo de trajeto.
Finalizando, a VW deixou descoberta a parte inferior do motor/câmbio. Se passar numa poça d"água meio barrenta, suja demais o motor, vai areia e terra nas correias, enfim o estrago é grande e não há nas revendas o tal protetor( perguntei e o vendedor disse inclusive que a colocação indevida de anteparos tira a garantia do motor). Veja que no Jetta TSI tem essa proteção. Não é um chapão como nos Golfs, mas é uma boa proteção-plástica acho, facilmente removível. Caberia fácil uma solução assim para esses dois modelos de Gol, correto?
Forte Abraço.
Alexei
ExcluirVamos testar o Track "no uso", sem dúvida. No tempo do rali na VW nunca tivemos problema de correia dentada, mesmo nas piores condições. Esse protetor no Jetta na verdade é parte da aerodinâmico do assoalho.
Não sei quanto ao "inteligente" mas acho bem simples [não que isso seja ruim] esse farol auxiliar dele. Na real, é um farol comum [tanto que ele comuta entre o alto e baixo]. De toda forma, acho ele muito baixo para ser um farol de milha [nunca dirigi o carro, então essa é pelo que eu vejo em fotos e em carros rodando].
ResponderExcluirPaulo,
ExcluirNão tem nada de farol comum, mas projetado para essa finalidade, com os devidos acertos do refletor, que é como se determinam os fachos hoje, em combinação com a lâmpada. Farol de longo alcance não tem que ser alto, o de neblina é que tem de ser baixo.
A posição na dianteira do veículo é o que menos importa, mas o ajuste como diz o Bob. Os faróis de neblina do antigo Classe A e do Stilo eram junto aos faróis principais, só ficavam ruim pra quem acha bonito usá-los sem neblina...
ExcluirÓtimo post, como todos do gênero, bem explicativo e imparcial.
ResponderExcluiratt. jose nunes
Será que se não aumentarem a altura das molas e curso da haste do amortecedor,mantendo a suspensão na exata geometria,não se conseguiria o mesmo efeito!!!
ResponderExcluirSempre fui fã do Gol. Paga-se o preço por ele mas quem gosta de dirigir e nao liga muito para visual moderninho vai de Gol não se arrepende.
ResponderExcluirLembro de minha mãe: Detestava Gol e Saveiro até ela ficar com a minha antiga Supersurf. Nem preciso dizer que ela ficou com o carro. Como gostaria que minha mulher tivesse comprado o Gol no lugar do 207!
O que eu sinto falta no entanto é uma motorização multivalvulas e mesmo o AP 2L 4 valvulas por cilindros do antigo Gol e Golf GTi (nada do EA113 do Jetta). A VW sabe fazer e toda a linha merecia. Eu mesmo seria um cliente de um carro desses..
Esqueca ap e motor 2l.
ExcluirPrecisamos e de tsi, economico e forte!
A engenharia da volks sempre foi de primeira. As estratégias do marketing talvez nem sempre. De qualquer modo parece que conseguem manter a percepção de valor e o mercado paga.
ResponderExcluirAAM
Bob, será que não dava pra vocês fazerem uma avaliação dessas no Fiesta Rocam 1.6 antes que ele saia do mercado? É um carro tão bom mas muito negligenciado pela imprensa.
ResponderExcluirBob
ResponderExcluirEstou pensando em comprar um Gol Rallye 2014.
Como uso estrada de terra diariamente, estava pensando em trocar o pneu original por um de uso misto (Pirelli Scorpion) de medida semelhante.
Isto ficaria bom?
Pedro
Anônimo ando muito por estradas de terra então vou deixar minha opinião.
ExcluirLembre-se que o Gol Rallye, se usado para esse tipo de estrada, possui apenas uma altura muito desejada e nada mais. Tenha em mente que não é um 4x4 e nem conta com diferencial blocante para distribuir a força. Logo acredito que um pneu de uso misto faz pouca diferença para esse carro. Ainda mais o Pirelli Scorpion que nem um A/T é.
Se realmente deseja um pneu de uso misto para o Gol, Scorpion Atr 16" para veículos de passeio está disponível no Brasil apenas na medida 205/60r16, será um conjunto 8,5% maior (há pros e contras nessa escolha).
Pode optar também por colocar rodas 14" com Scorpions Atr 175/70r14, um conjunto 0,1% menor que o original (mais adequado).
Tenho Vw, o carro é muito bom na terra e uso pneus originais Goodyear Exellence.
Unica reclamação é que após um tempo em estradas de "chão" (hoje está com 11 meses e 23 mil km rodados) meu carro está começando a fazer muito barulho nos acabamentos e porta (coisa que não acontece, por exemplo no Fiat Strada com 110 mil km de uso quase exclusivo na fazenda) mas gosto do carro.
Quer um carro que te leva a qualquer lugar de difícil acesso, faça chuva ou faça sol e é econômico com mesmo preço desse Gol Rallye (hoje ainda se encontra por R$46k em algumas lojas) é o Suzuki Jimny.
Minha opinião é essa! Abs.
TioTora
ExcluirObrigado pela resposta!
Apenas esclarecendo, que a estrada de terra que eu ando diariamente não tem nenhum trecho que realmente faça necessário o uso de um 4x4.
Eu tenho um Uno Way 1,4 L, atualmente com 56 mil KM, que veio com pneus Pirelli Scorpion 175/70r14.
Os pneus originais duraram apenas 36 mil Km, e o carro dá a impressão que está desmontando, de tanto barulho que está fazendo.
Penso que o acabamento do Gol aguentaria mais.
Obrigado
Abraços à todos
Pedro
Mococa-SP
A VW poderia lançar uma outra versão com duas portas, suspensão levemente mais baixa, sem adereços em plástico preto mas com spoilers, teto solar, entre outros...
ResponderExcluirQuem sabe no embalo, poderiam vir um comandinho um pouco mais bravo, e um câmbio mais curto, estilo Gol GTS. Sonhar não custa nada...
Muito bom o post Bob, e aproveitando o embalo, saberia como andam os planos da Volkswagen sobre o novo motor 1.6 16V equipando o Gol? Li uma vez que essa nova motorização seria apenas o atual EA-111 multiválvulas e não o novo EA-211, o que achei bastante duvidoso, mas ainda me deixou com uma pulga atrás da orelha.
ResponderExcluirDavi
ResponderExcluirSe vier realmente o 16-válvulas será o EA111. Até onde sei é isso.
Entendo, obrigado pelo esclarecimento Bob! Ainda acho o EA-111 um bom motor, de concepção bem tradicional mas rendimento interessante. Acho que nessa sua configuração atual a VW deixou de lado a competição por números de potência em prol de um torque bem generoso em baixa, mas com 16 válvulas tenho quase certeza de uma potência alta e ainda com o torque alto em baixa. Ainda mais depois desse belo acerto do 1.0 12V do Fox, apostaria eu em cerca de 125 cavalos (a pouco mais de 6000) e cerca de 16,5 de torque (na casa de 3500), abastecido com álcool.
ExcluirMais uma dúvida Bob, o veículo testado possuía também o EBD? Sempre escutei falar que o Gol não oferecia esse item, e olhando agora no site da VW, vi que incluíram o EBD na lista de itens de série do Rallye e do Highline.
ExcluirEssa configuracao, com trem de forca e suspensao no seu devido lugar me parece ser melhor para o C.G. do veiculo, confere?
ResponderExcluirBob, muito obrigado por essa avaliação desse Gol altinho. Tenho quase 40 anos e sempre gostei muito de carros com mais altura total, mesmo que seja por detalhes como visão mais acima, facilidade de pessoas entrarem e sairem do veículo, e em alguns casos raspar menos em lombadas e desníveis e passar por algumas dessas poças de dias de chuva. E isso mesmo sabendo que se perde algo em capacidade de fazer curvas e alguma coisa de consumo.
ResponderExcluirEmbora o texto tenha rapidamente comentado do Idea Adventure, gostaria de salientar que sinto falta justamente de observações, ainda que sejam no campo de impressões pessoais, que descrevam mais comparações entre modelos. Por exemplo, embora a Engenharia da VW saiba o que faz, será que CrossFox e SpaceCross estão nesse mesmo patamar nesse quesito de fazer curva? Ou esse Gol Rallye tem arranjo que é bem diferente?
Neste ano aluguei um Fiat Idea básico de 2a geração e achei o carro muito macio para absorção de irregularidades de asfalto, mas pro meu gosto balançava demais para fazer curvas. Depois andei de Ecosport, 2011 da 1a geração, e achei muito mais na mão nesse quesito. Ao andar por 4 anos de Sandero, versão civil também, passei por algumas saídas de frente e tive a impressão do conjunto ser bem mais para conforto na buraqueira do que para fazer bem curvas. Será que esse um Sandero Stepway, pior que o básico, está longe de ter esse capricho para fazer curvas como a VW conseguiu fazer nesse Gol Rallye? Difícil pra nós sabermos esses detalhes.
PS. Pena a VW e outras não oferecerem muitas opções de carros compactos 2.0 16v.
Roberto Mazza
Tenho um Stepway. É ruim de curva, mas muito confortável, praticamente ignora a buraqueira e lombadas. E o desempenho - e consumo - não fica lá muito bom, em função dos pneus enormes.
ExcluirCaro Bob Sharp, boa tarde.
ResponderExcluirA despeito do meu santo "não bater" com o do Gol desde 1980 (embora admita que não dirigi o Gol de motor transversal), fiquei com curiosidade a respeito do farol auxiliar "de dupla função". Pelo que me conste, os de neblina tem a função de um foco largo, pouco extenso e rente o solo, justamente para iluminar sob o nevoeiro, e o de milha precisa ter um foco estreito e o mais extenso possível, para iluminar a longa distância. Como fizeram para conciliar as duas funções? Metade do farol tem um refletor e a outra metade um refletor de curvatura diferente?
Abraço!
Bianchini
ResponderExcluirTudo se resume numa lâmpada de dois filamentos, a parte relativa à do facho de neblina parcialmente coberto por capa, a cada filamento correspondendo determinada parte do refletor para produzir o efeito desejado, que são os dois tipos de facho num mesmo farol auxiliar..
Excelente matéria, nem imaginava que a VW tinha mudado algo tão sutil, que faz tanta diferença.
ResponderExcluirMas agora fica uma dúvida...
Bob, o senhor tem certeza que o escort CHT tinha melhor distribuição de peso? por causa do motor transversal? não seriam os escorts melhores de curva pelo menor peso do motor CHT, pela suspensão traseira independente, e pelo maior carinho dos mecânicos à suspensão (como vc mesmo falou, pra compensar a falta de velocidade em retas)?
Não me faz muito sentido um carro ter mais peso atrás pelo motor ser transversal, afinal, no logitudinal a caixa de marchas e alguns componentes acabam ficando atrás do eixo dianteiro, e num carro com motor transversal, todo conjunto motriz fica na frente ou em cima do eixo dianteiro, fora que me parece que no transversal os pesos ficam pior distribuídos lateralmente, não?
tenho essa dúvida porque tive um gol, e a maior diferença que senti quando saí dele pra um carro com motor transversal (também vw), foi o peso da dianteira, me parece que a dianteira mais pesada deixa o carro um pouco mais dianteiro em baixas velocidades, e me passa até hoje uma sensação de insegurança em altas velocidades, já que a traseira fica meio leve.
Dener
ResponderExcluirO problema do motor longitudinal no caso do Gol/Voyage é estar muito à frente, tanto que o radiador precisou ir para o lado esquerdo. E motor à frente significa transeixo bem à frente também. Isso não só eleva o peso na dianteira como aumenta bastante o momento polar de inércia do veículo, que o faz "se opor" a mergulhar para a curva. Com relação à sensação de insegurança no seu Gol atual, ela não tem fundamento, é apenas sensação, esteja certo.
Podem me chamar de doido, não ligo... mas eu sou vidrado nessa versão do Gol.
ResponderExcluirInteressante que, noves fora a motorização, tem todo o pacote visual de uma versão esportiva... só baixar a suspensão e tá pronto.
Uma pena que essa reestilização no Gerasção Cinco tenha matado a harmonia do carro... não que tenha ficado feio, mas como era no começo estava bem mais harmonioso.
*GeraÇÃO.
ExcluirDigitar com pressa dá nisso.
Bob,gostaria de saber qual o consumo real do gol Rallye i-motion a 100km/h e 120km/h....
ResponderExcluirja ouvi falar que o gol i-motion 1.6 fez 15km/l a 110km/h.
é possivel?
Andre Macedo
dedel
ResponderExcluirNão tenho como saber, mas não é impossível.
Meu penúltimo carro foi um gol g5,maravilhoso carro...troquei o mesmo por um voyage itrend mais maravilhoso ainda,p mim o carro é top e sem detalhes,o carro faz curvas q só quem guia um para acreditar...aí vcs podem ver que gosto de volks,mas sinceridade,também acho o gol rallye muuuito caro,gosto é gosto,mais aí eu vou de voyage highilainer(deve ser assim q se escreve rs)com certeza!!!
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