A notícia é quase rápida. Os JAC J3 ganharam um face-lift e sedã Turin teve ainda um bunda-lift. Suspensões tiveram novos acertos e o interior ganhou nova decoração e painel mais bonitinho. Mas antes queria contar uma historinha, quase um Flagrante da Vida Real, como na Seleções, do Reader's Digest.
Muda a dianteira dos J3 e a traseira do Turin |
Um amigo meu jornalista – que inclusive foi dormindo e babando ao meu lado de São Paulo a Joaquim Egídio (SP) na viagem-teste de apresentação dos JAC – estava com um J3 na redação. Depois de alguns dias rodando, achou o carrinho sem graça e fez uma experiência. Pegou um funcionário que tem um Kadett todo fod.... quero dizer, estourado e deixou o J3 com ele num final de semana. Segunda-feira, o rapaz chega empolgado: “Vou vender o lixo do Kadett e comprar um JAC. É maravilhoso” e por aí vai.
Mas, afinal, o que provocou o desbunde do cara com o J3?
Respostas: carro silencioso, econômico, cheirinho de novo, pintura brilhando,
estável, suspensão encara qualquer buraqueira...Moral da história: para analisar
qualquer carro, é melhor saber quem vai comprar. Se você sair de um luxuoso
esportivo alemão e entrar no JAC (ou mesmo no Gol, Uno, Onix, HB20...) com
certeza vai achar uma mer... quero dizer, uma droga. Um eletrodoméstico sobre
rodas. Já se você tem um carrinho velho,
carburado, com folgas até nos documentos, qualquer zero-bala é um pedaço do
céu.
Sérgio Habib é um mágico dos automóveis e das estatísticas, ex-Monsieur Citroën, pois trouxe a marca francesa para o Brasil e a transformou em grife de luxo. Um case de marketing maravilhoso: transformar em objeto luxuoso de desejo carros franceses absolutamente normais na própria França. Pois bem, agora Habib virou o Senhor JAC, já que (que trocadalho horroroso!!!) encarou a marca chinesa e começou a trazer filas de navios cheios de carros lá do outro lado da Terra. Levou um breque via 30 pontos porcentuais de IPI adicionais e dólar 25% mais caro e resolveu fazer fábrica na Bahia que, segundo ele, vai de vento
Novas laterais de portas também melhoraram, inclusive com o abuso do “black piano” que surgiu no interior – o velho preto brilhante, que voltou à moda – inclusive onde não deve, caso do suporte dos botões dos vidros elétricos.
O black piano (preto brilhante) está até nas laterais de porta |
Sérgio entende e gosta de carros e
afirma que, entre os compradores do JAC J3, cerca de 20% jamais tiveram outro
carro. Nem um usadinho. É o primeiro carro da vida. Perguntei ao Habib qual a
porcentagem de compradores que tem no JAC o primeiro 0-km . Ele diz não ter o
número, mas que vai pesquisar. Em minha opinião, mais de 60% dos compradores
estão entrando pela primeira vez num carro novo via JAC (aí somados os 20% que andavam
de busão).
Isto explica o JAC ser o “china” mais vendido, mas não é tudo. Sérgio, também proprietário de centenas (isto, mais de 100) revendas de várias marcas, é um cara esperto e entende o consumidor. Tanto que às vezes faz vendas pessoalmente, só para pesquisar o freguês (e também se divertir, ele adora vender).
Habib escolheu bem. A JAC na China é uma grande indústria. Só que de caminhões e veículos comerciais. A divisão de carros é pequena. Ou seja, em matéria de automóveis, a JAC é bastante maleável por ter menor produção.
Além disso, trouxe para os carros a resistência e
durabilidade dos caminhões, que encaram o batente todo o dia e o dia todo. Faltava o toque de mestre. Os
chineses são pouco confiáveis. O que fez o Habib? Tacou seis longos anos de garantia
para acabar com a desconfiança. Como curiosidade e fofoca, os três
primeiros anos de garantia eram responsabilidade da JAC. Os outros três ficam
por conta da importadora brasileira. E já tem J3 chegando aos três anos de vida
no Brasil...Com tudo isso, 11 entre 10
jornalistas especializados consideram os JAC os “melhores chineses que chegaram
por aqui”. Eu incluído.
São ótimos? Não. Ainda tem o que melhorar e se percebe algumas pisadas de bola bem chinesas. Tem cola escorrendo nas borrachas, a junção de peças plásticas ainda não chegou lá...mas o carrinho agrada mais que os outros Xing Ling. No teste dos J3 hatch e sedã, rodamos mais de
Aí gente, “the hole is more down”, vulgo “o buraco é mais embaixo”. Com plena carga, o J3 sentiu o golpe. Concordo parcialmente com o Bob, quando ele diz que suspensões hoje são um “caminhão cheio de chineses”, ou seja, tudo igual. Quanto ao projeto e só! Tanto que no J3, a dianteira é McPherson e a traseira Dual Link (nome comercial, é McPherson também), soluções best sellers. Mas, ajustar carga de molas e amortecedores, materiais e espessura de buchas e outros detalhes continua uma tarefa no melhor estilo briga de cachorro grande. Não é fácil, ainda mais para quem está chegando as nossas ruas “sem igual”, com buracos para todos os gostos e orientações sexuais. E o J3 vem melhorando, tendo recebido na versão 2014 uma nova calibragem de suspensões. Está firme, mas confortável.
Existe um “porém”, bem mais percebido com este monte de marmanjos
no carrinho: em curvas mais rápidas, a carroceria se desloca lateralmente sobre
as rodas de trás, inicialmente dando uma sensação de “saída de traseira”. Não
é. Depois que a carroceria encosta, pode acelerar que é só alegria. O carrinho
é bom de curva, mas tem uma bunda boba quando está rápido e com bastante carga.
Da mesma forma, o motorzinho 1,3
não flex (de 1.332 cm³, que o Habib deu uma de Fiat e batizou de 1,4) passa a trabalhar
em regime de potência, com a rotação lá em cima, mais de 3.500 rpm até mesmo para
acompanhar o trânsito.
Com um 16V, o Marketing resolveu ter um bom argumento de vendas e pediu potência. Lá estão 108 bravos cavalos (a 6.000 rpm), um bom rendimento para um 1,3. Só que o torque (de 14,1 m·kgf) só aparece lá em cima, nas 4.500 rpm. E mesmo com comando de admissão variável para ajudar (o motorzinho é DOHC, duplo comando no cabeçote) esta “curva de força” ficou bicuda, pouco plana. Tradução: abaixo das 3.500 rpm, o motor fica no boooo de aspiração e acelera sem a menor disposição. Claro, com o carro cheio. Se você dirigir sozinho vai achar o carrinho bem mais esperto.
Claro que isto é mais evidente no sedã Turin, que já pesa mais
A traseira do Turin ganhou novos conjuntos óticos |
O novo painel com conta-giros e velocímetro separados é mais harmonioso que o anterior e
ainda tem miçangas que deixam o consumidor feliz com tela LCD de dois hodômetros e que indicam porta aberta etc.
Novo quadro de instrumentos é mais agradável e tem tela central LCD com hodômetros e aviso de porta aberta |
E assim, tendo engenheiros
brazucas na linha de montagem chinesa, o JAC vai se abrasileirando e lança
estes novos J3. Que são modelitos tampão: tudo muda no final do próximo ano,
quando devem aparecer os primeiros carros sino-baianos do planeta.
JS
FICHA
TÉCNICA JAC J3
|
||
MODELO
|
J3
|
J3 Turin
|
MOTOR
|
||
N° de
cilindros/disposição/instalação
|
4 / em linha / transversal
|
|
N° de
comandos de válvulas e posição
|
Dois, no
cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão
|
|
N° de
valvulas por cilindro
|
4
|
|
Diâmetro
dos cilindros
|
75
mm
|
|
Curso dos
pistões
|
75,4
mm
|
|
Cilindrada
|
1.332 cm³
|
|
Taxa de
compressão
|
10,5:1
|
|
Potência
máxima
|
108 cv a 6.000 rpm
|
|
Torque
máximo
|
14,1 m·kgf a 4.500 rpm
|
|
Formação
de mistura
|
Injeção eletrônica multiponto no
duto
|
|
TRANSMISSÃO
|
Câmbio manual de 5 marchas; tração
dianteira
|
|
Tipo
|
Transeixo com câmbio manual de 5
marchas à frente e 1 à ré
|
|
Relações
das marchas
|
1ª
3,615:1; 2ª 2,053:1; 3ª 1,393:1; 4ª 1,031:1; 5ª 0,837:1
|
|
Relação
de diferencial
|
4,294:1
|
|
SUSPENSÃO
|
||
Dianteira
|
Independente,
braço transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra
estabilizadora
|
|
Traseira
|
Independente,
McPherson, dois braços transversais, um braço longitudinal, mola helicoidal e
amortecedor pressurizado
|
|
FREIOS
|
||
Dianteiros
|
A disco ventilado
|
|
Traseiros
|
A tambor
|
|
Controle
|
ABS e EBD
|
|
DIREÇÃO
|
||
Tipo
|
Pinhão e
cremalheira, assistência hidráulica variável com a rotação do motor
|
|
RODAS
E PNEUS
|
||
Rodas
|
Alumínio, 5,5Jx15
|
|
Pneus
|
185/60R15H
|
|
DIMENSÕES
|
||
Comprimento
|
3.965
m
|
4.155 mm
|
Largura
|
1.650 mm
|
|
Altura
|
1.465 mm
|
|
Distância
entre eixos
|
2.400 mm
|
|
Peso em
ordem de marcha
|
1.060 kg
|
1.100 kg
|
Capacidade
do porta-malas
|
350
L
|
490
L
|
Tanque de
combustível
|
48
L
|
|
DESEMPENHO
|
||
Aceleração
0-100 km/h
|
11,7 s
|
11,9 s
|
Velocidade
máxima
|
186 km/h
|
|
CÁLCULOS
DE CÂMBIO
|
||
v/1000 em
5ª
|
30,7 km/h
|
|
Rotação a
120 km/h
em 5ª
|
3.900 rpm
|
|
Rotação à
velocidade máxima, 5ª
|
6.060 rpm
|
|
GARANTIA
E MANUTENÇÃO
|
||
Garantia
total, sem limite de km
|
6 anos
|
|
Primeira
revisão/demais
|
2.500 km/10.000/1 ano
|
|
Troca de
óleo
|
10.000/1 ano
|
EQUIPAMENTOS
JAC J3 E J3 TURIN
|
Acendedor
de cigarros
|
Ajuste
elétrico da altura do facho dos faróis
|
Ajuste
elétrico dos retrovisores externos
|
Alarme
antifurto
|
Alças de
teto (4)
|
Apoios de
cabeça dianteiros com ajuste de altura
|
Banco
traseiro dividido 60/40
|
Bancos
com revestimento de veludo
|
Chave-canivete
com destravamento das portas
|
Cintos
dianteiros com pré-tensionador
|
Cintos
traseiros laterais de 3 pontos
|
Desembaçador
traseiro
|
Faróis de
neblina
|
Iluminação
do porta-malas
|
Limpador
traseiro com temporizador (J3 somente)
|
Luz
traseira de neblina
|
Luzes de
leitura
|
Luzes de
segurança nas portas
|
Pára-sol
com espelho lado passageiro
|
Porta-revistas
no verso dos encostos dos bancos dianteiros
|
Portas
com barras antiinvasivas
|
Protetor
de cárter
|
Retrovisor
interno anti-ofuscante
|
Terceira
luz de freio
|
Travamento
automático das portas ao atingir 15 km/h
|
Travamento
central de portas
|
Vidros
elétricos dianteiros e traseiros
|
Sino-Baianos é ótimo!
ResponderExcluirYakisoba com Acarajé!
ExcluirMistura nervosa!
Jorjao
Parabéns Josias, conseguiu fazer um texto interessante sobre um carro que não tem nada a declarar. Li até o fim! Rsrs...
ResponderExcluirJosias com humor afiado neste texto, bom para digerir o almoço e saber a quantas anda a evolução dos chinas. Aos pouquinhos vão chegando lá...
ResponderExcluirBunda-lift foi o melhor!
ResponderExcluirGostei muito no novo J3. O interior ficou bem melhor, nem parece o mesmo carro. A frente, que não era feia, ficou legal e a traseira do Turin ficou mais refinada.
Acho importante destacar algumas melhorias: botão para abrir as travas das portas (antes era só pelo pino), volante com controle do som e que não encobre a chave de seta (antes encobria), função uma varrida e regulagem da velocidade do intermitente no limpador do para-brisa (não tinha), aparelho de som integrado ao painel (antes era um aparelho comum) e cromado fino nos difusores de ar (antes eram grossos e refletiam nos retrovisores).
Infelizmente não corrigiram o pequeno para-sol, controle elétrico do retrovisor continua inverso (aperta pra cima e ela abaixa, aperta pra baixo e ele sobe), falta de ajuste de altura do banco e dos cintos de segurança e a suspensão muito alta.
Também não me agrada a troca de óleo a cada 5.000 km ou 6 meses, um incômodo que se não seguido anula a garantia.
É um carro bem honesto, sem dúvidas uma ótima opção nessa faixa de preço.
Josias, você verificou se tem computador de bordo? A vendedora me disse que tem, mas ainda não li a respeito em nenhuma reportagem.
Esse são os vídeos que fiz quando fui conhecer o carro:
interior: http://www.youtube.com/watch?v=xWdAJqlkD-Y
exterior: http://www.youtube.com/watch?v=o8lGWEY_LuI
Os JAC também estão nessa aporrinhação de revisão a cada 6 meses, é? Este foi um dos motivos pelos quais não comprei um Fiesta Rocam, ficando com o Renault (Dacia, como preferem alguns) Logan. Com o qual estou satisfeitíssimo, por sinal.
ExcluirFelipe, a GM também recomenda aos seus VHC-E troca a cada 5.000 km ou 6 meses em condições severas (trãnsito ,carro parado, etc). Ou seja, sempre.
ExcluirFelipe.
ExcluirPelo que percebi o "computador de bordo" parece mas não é. A telinha com fundo azul funciona só como odometro (total e parcial) e alarme de porta aberta.
No texto está escrito que a troca de óleo é a cada 10 mil/ 1 ano, mudaram o prazo?
ExcluirFelipe, eles mudaram isso faz algum tempo, passando pro "normal" 10000 Km de prazo.
ExcluirEu até preferia os 5000, pra uso predominantemente urbano.
Os chevrolets tem revisões de troca de oleo a cada 5000 km. Uma aporrinhação sem fim, pois os atendentes das css ficam ligando para sua casa a cada 3 meses para fazer a "revisão", mesmo vc tendo vendido o carro há mais de ano ou informando que não irá fazer a troca de oleo na css.
ExcluirQuanto a JAC, faltou ao Habib mais tato, se ele colocasse o preço mais para baixo, tipo uns 32 mil no hatch, venderia bem mais e compensaria no volume. Neste valor, fica dificil recomendar a JAC, pois temos outras opções de marca de renome.
Josias, parece que fui "enganado"...
ExcluirEvandro, mudaram mesmo? Pelo que sei, as revisões são a cada 10.000 km, mas as trocas de óleo são a cada 5.000 km. Infelizmente no site não tem essa informação do óleo, apenas das revisões. Inclusive, no site, informa que a primeira é nos 3.000 km e não nos 2.500 km.
Outra melhoria que lembrei é a regulagem de intensidade da luz do painel.
"Neste valor, fica dificil recomendar a JAC, pois temos outras opções de marca de renome."
ExcluirÉ aí que o responsável pelo marketing faz valer seu salário.
Outro detalhe que não achei legal é o limpador traseiro, que parece que parou pelo caminho. Se eu tivesse um, consertaria isso...
ExcluirFelipe, mudou sim:
Excluirhttp://carplace.virgula.uol.com.br/jac-motors-muda-plano-e-amplia-os-intervalos-de-revisao/
Bem lembrado da regulagem de intensidade do painel e também do limpador traseiro.
Boa noite Felipe,desde o final de 2012 as revisões da JAC passaram a ser a cada 10.000 km.Comprei o j3 2014,estou indo pro terceiro e nunca tive nenhum problema,rodei mais de 70.000 km com os dois primeiros,carro econômico,seguro barato e aguenta bem os buracos de São Paulo.
ExcluirGostei! Ainda tenho um pé atrás com os chineses mas a JAC tá realmente querendo dar certo aqui, muito bom!
ResponderExcluirSó pra não passar em branco, as lanternas traseira do J3 Turin ficaram meio feias, sem harmonia. Mas, pra mim, quando o problema mais notável de um carro é uma questão de gosto pessoa, significa que o carro só pode ser bom como um todo.
Haha "the hole is more down" foi ótima...
ResponderExcluirDizem que a melhor "marca" de carro é o "carro novo". Nem que seja um china, he, he! E Josias: muita gente aqui não deve fazer a menor idéia do que seja um "Flagrante da Vida Real" ou um "Meu Tipo Inesquecível" de Seleções do Reader's Digest, he, he, he! As mais antigas que tenho (orgulhosamente em perfeito estado) são de 1942. São verdadeiras aulas de história, retratos de uma época. Não vendo, não dou, não troco, não alugo, e não empresto.
ResponderExcluirAbraço.
A revista Seleções realmente é uma ótima leitura. Li muitas na minha infância e ainda hoje, quando tenho a oportunidade, leio. Para mim, que sou militar, a seção "Piadas da Caserna" é a melhor, dou muitas gargalhadas com os "causos".
Excluir"...com folgas até nos documentos..."
ResponderExcluirRi muito com essa parte... kkkkkkkkk
Pelo menos a parte da "resistência e durabilidade dos caminhões", é verdade. O estado de conservação do J3, que participou do teste de longa duração da QR, era ótimo.
Eu gostei muito deste novo painel. Até que enfim, criaram vergonha na cara...
Josias, parabéns pelo texto. Muito divertido!
Um abraço!
na real, acho que no hatch podiam ao menos ter acertado aquele limpador de pára-brisa que fica pelo caminho, tipo brasília velha..
ResponderExcluirMuito bom o teste, o ritmo divertido emprestou ainda mais simpatia ao esforçado carrinho chinês.
ResponderExcluirÉ um produto a ser visto com bons olhos esse Jac, no primeiro que eu dirigi, já tinha algumas qualidades bem interessantes.
MFF
Não sei como ainda não desceram a lenha nos 'milhas' acesos somente com a lanterna...
ResponderExcluirBelos texto Josias, informativo e, ao mesmo tempo, bem humorado, como sempre.
SergioCjr.
ExcluirTudo porque tem gente que acha que o carro fica lindão com os "milhas" acesos!
Anônimo26/06/13 15:29, aposto que roda com a luz de neblina traseira acesa também. Coisa de idiota que não sabe dirigir andar com faróis de NEBLINA 24h por dia. Isso pra não usar outros termos mais corretos. Lamentável.
ExcluirEu acho bonito. Não rodo assim de noite, evidentemente, mas acho bonito. Qual o problema?
ExcluirNelson27/06/13 00:56 Eu também acho bonito,talvez até o Bob não sei, o problema e que atrapalha,assim como também tem gente que acha bonito película escura,eu não gosto , o problema é que estas coisas atrapalham no exercício da direção defensiva.
ExcluirÓtima avaliação, Josias.
ResponderExcluirE bem lembrado: o ponto de vista da avaliação deve estar o mais próximo possível de quem vai comprar.
"Inspire-se na VW!"
ResponderExcluirFoi o que o CEO pediu ao pessoal do design.
O que não necessariamente é ruim.
Josias,
ResponderExcluirSerá que a suspensão não foi levantada (demais na minha opinião) para a buraqueira do Brasil? Percebo que as linhas do carro iam ficar muito mais agradáveis com uma altura de solo menor.
Bob de Petrópolis.
ExcluirConcordo com vc. O carrinho ficaria mais simpatico um pouco mais baixo. Mas, como o Brasil tem as ruas e estradas que a gente conheçe, os chineses resolveram não dar moleza para os buracos.
Que bacana o bom e velho humor do Josias!
ResponderExcluirLembro de um texto da revista Oficina Mecânica, em que o Josias pegou um taxi no calor do trânsito do Rio de Janeiro, um Fusquinha cujo motor já estava abrindo o bico. Quando ouviu que "está rodado o motor da Fusqueta", o motorista respondeu: "aí merrrrrmão, o reloginho aí atrás vai até os 300 mil km numa boa"!
O Mario Pati é aquele que corria de Super Vê nos anos 70?
Em relação ao carro, vamos ver em que preço ele vai realmente chegar ao consumidor quando for produzido aqui. Devemos pensar racionalmente, mas esquecemos que o consumidor tem direito a suas escolhas, inclusive escolhas "preconceituosas". Pelo mesmo preço e oferecendo exatamente as mesmas coisas (em termos de projeto, qualidade construtiva, equipamentos, manutenção, etc), eu mesmo optaria pelos GM, VW, Fiat, etc, que estão há tantos anos entre nós, e que permeavam nossos desejos e opções de consumo há décadas, do que os chineses sem "Pedigree" (acho que o MAO também concorda). Questão de gosto. Por isso acho que os chineses deverão oferecer mais por menos. É aguardar pra ver. Principalmente no quesito manutenção, é difícil brigar com carros com eixo de torção na traseira, motor monocomando, e tudo de mais simples que o mercado atual oferece.
Esse perfil do consumidor lembra o de alguns proprietários dos carros "populares" nos anos 90: alguns eram marinheiros de primeira viagem, outros eram donos de surrados Corcéis, Fuscas, Brasílias, Chevettes, Polaras e Variants dos anos 70. E ao andarem em carros novinhos, silenciosos, cheirinho de novo, sem folgas de suspensão, painel, portas, e afins, eram tomados por uma sensação de qualidade que dava total satisfação.
Valeu Josias!
Rodrigo.
ExcluirO Pati é o próprio e, se não me engano, nos anos 1970 chegou a correr ao lado com o filho, o Keko Pati.
Ele continua firme e um bom amigo.
Ainda não andei nele, mas gostei bastante da evolução interna do J3.
ResponderExcluirMuito bom seu texto, Josias, o amigo esqueceu de citar que agora o condicionador de ar tem controle digital e tem um pequeno erro aqui:
Ajusta*** elétrico da altura do facho dos faróis
Ademais, tem alguns pontos que dificultam a maior aceitação do J3.
1- O consumo aferido pelo INMETRO não foi tão baixo quanto alguns proprietários relatam, é problema da norma ?
2- O preço está um pouco alto, tem carros de segmentos superiores (Fiesta novo) por pouco dinheiro a mais.
3- O famigerado resultado no LatinNCAP, que pelo que li e ouvi do vendedor, se melhorar, vai ser pouca coisa, principalmente devido ao painel, mas tenho minhas dúvidas.
Mas, cada um escolhe o carro de acordo com seus critérios. ;)
Evandro, o ar condicionado não é digital não. Pelo menos no modelo que eu vi não era.
Excluir1- Repreendam-me se eu estiver enganado, mas salvo disposição em contrário, o padrão de medição de consumo proposto pela norma jamais reproduzirá as verdadeiras situações em que o veículo é utilizado por um motorista comum.
ExcluirOs testes para atender à normativa são realizados com um veículo novo, com velas, filtros e pneus novos (e calibrados), em asfalto liso, plano e localizado em região com pressão atmosfera alta e constante; o veículo (vazio) é abastecido com combustível cuja qualidade foi aferida em laboratório. O Brasil é um país continental e o relevo, as condições do piso, as pressões e qualidade do combustível são variáveis a considerar.
Transfira-se tudo isso para as reais condições de uso e o consumo sempre muda para pior.
Felipe, tens razão, eu tinha visto ali algum mostrador de temperatura, mas devo ter confundido com outro carro, obrigado pelo alerta.
ExcluirCSS, bem lembrado !
Mas já vi gente relatando consumo de 17 Km/L (rodoviário) com um J3 e pela norma ele ficou bem abaixo disso.
Achei que a norma teria pelo menos alguma situação de subida e descida, anda e pára de trânsito urbano.
Evandro.
ExcluirO ar condicionado não é digital. Qto ao consumo, o padrão hoje utizado exige um fator de correçao que, na minha opinião, deforma e aumenta o consumo real. Qq motorista cuidadoso consegue consumir menos que o divulgado pelo fabricante ou importador.
O carro parece ser agradável ,como você mesmo disse lembra muito os VW,as rodas podiam ser aro 14 mesmo, e por favor, tirem essa capa de motor.
ResponderExcluirSpeedster.
ExcluirEsta capa do motor, além do efeito estético, serve para diminuir ruídos, principalmente da parte superior, do cabeçote, comando etc. Ela pode ser retirada, mas o motor será mais ouvido no interior do carro, assim como deve aumentar um pouco a temperatura do capo.
Josias Silveira26/06/13 23:06 Eu não ligo se for um leve ruido a 3500 rpm,abraço.
ExcluirVocê vai andar no carro em cima do motor, para se incomodar tanto com essa capa?
ExcluirEvandro,
ResponderExcluirAcertado o 'ajusta', obrigado.
Tchê! Até ia me arrisacar a comentar mas, como meu comentário no post sobre o Tiggo parece ter sido censurado ( E olha que me considero um gentleman se comparado a outros "absolvidos"! ) vou deixar assim... De qualquer forma o texto é bem delicioso de se ler, com algumas "brandas" ironias referente ao produto. Decididamente "chinos" não são minha praia e com preços raspando a tradição, nem se fala!
ResponderExcluirTenho um J3 com aprox 40.000km
ResponderExcluir+ BOM
consumo
motor girador e valente para a cilindrada
engates cambio
atendimento pos venda
seguro barato
- RUIM
qualidade acabamento
bancos ruins (tecido e firmeza)
qualidade de pecas em geral (chiado de correia , bomba de oleo apresentou vazamento)
estabilidade (carroceria rola demais nas curvas)
COMPRARIA OUTRO?
Nao compraria.
Atualmente os nacionais (em funcao da concorrencia) estao bem equipados ABS e AirBag. Iria de Gol, Fiesta ou HB20
Anônimo26/06/13 15:25 Chiado na correia o meu também faz e olha que a correia é quase nova e é continental(Pirelli).
ExcluirGeralmente, chiado na correia é causado por outros fatores, como tensionamento, alinhamento, problemas nas polias, etc. Mesmo as correias baratas chinesas não costumam fazer barulho quando corretamente aplicadas.
ExcluirAnônimo27/06/13 12:42 Chiado na correia pode ser também causado pela variação da temperatura .
ExcluirTexto divertido de ler. Quanto ao J3 face-lift, poderiam ter diminuído a altura da suspensão e eliminar o aspecto "garça" - expressão que aprendi aqui no AE e gostei! Painel novo e luzes espias espalhadas por todos os lugares (velocímetro, tacômetro) quando podiam estar organizadas ao redor da tela central. E o J3S deixa de existir? Por que não apresentaram esta versão com o face-lift?
ResponderExcluirHM.
ExcluirPor enquanto a JAC nada falou sobre o J3S. Mas me parece óbvio que ele passe pelas mesmas mudanças estéticas.
Josias, passados mais de 6 meses ainda não vi nem ouvi nada a respeito do J3S. Alguma novidade (seja de evolução seja de morte) do referido modelo??? Grato!
ExcluirHaviam duas coisas que na minha opinião não tornavam o J3 ótimo: acerto de suspensão e painel. Com ambos resolvidos, agora bem provável que ele não deva em mais nada e comparação a outros carros do mesmo segmento.
ResponderExcluirQuanto ao novo design realmente tem um ar de VW no veículo, o que não necessariamente é algo ruim, pois a dianteira não perdeu sua identidade e o painel é bem parecido com o wolfsburg, com grafia ótima por sinal.
Por não ser marca tradicional concordo que espera-se um preço inferior o da concorência, porém ainda insisto na opinião de que boa parte do público que não compra é pelo simples fato de sequer conhecer ou ir atrás de informações do veículo. Entendo que cada consumidor pode ou não ter preferência por marca X ou Y, porém o que na minha opinião não pode ocorrer (principalmente com aquela pessoa dita que gosta de carros) é torcer o nariz para uma marca nova apenas pelo fato dela ser nova.
Agora só resta é alterar o painel do J2 para o mesmo padrão e relançar o J3 sport com uma suspensão com um acerto ainda melhor de asfalto que a versão normal(o que incluiria mudar a altura do veículo em relação ao solo).
Mendes
O carro parece interessante até.
ResponderExcluirDuro é que vem com suspensão de big foot americano. Muito vão entre caixa de rodas e pneu é estranho. Fica parecendo brinquedo...
Gostaria de aproveitar a oportunidade e tirar uma dúvida:
ResponderExcluirAtualmente, dos carros fabricados no Brasil existe algum modelo que adota aquele pistão cabeçudo (dome) para rodar com álcool?
Utilizaram no Clio 2013 para passar a taxa de 10:1 para 12:1
ExcluirCamarada, obrigado pela resposta. Encontrei uma foto interessante sobre esse motor.
Excluirhttp://lh6.ggpht.com/-0MRRRlGN1E8/UKZXqvldgLI/AAAAAAAAS_c/AX3FcRDaZ_Y/s1600-h/NovoMotor10Clio043%25255B4%25255D.jpg
Folga até no documento foi demais! Me lembrou da Kombi véia que eu tinha ( a Diesel ainda por cima!). Ótimo texto, mostrando que também dá pra informar bem de maneira mais leve e agradável.
ResponderExcluirKlaus
Josias,
ResponderExcluirSeus textos são impagáveis, mas este sobre os novos J3, ficou muito divertido! Poderiam ter aproveitado o modelo 2014 para rebaixar um pouco as suspensões. Com certeza a bunda ficaria menos solta com carga total. E esse black piano é totamente desnecessário, ficou bem estranho em um automóvel desse porte...
Ótimo texto, informativo e divertido. Não acho o J3 um primor, mas seu visual é bem acertado. Agora a velha pergunta: Compraria um usado?! Claro que não! Um novo? Se fosse mais barato, talvez.
ResponderExcluirPS: Impressão minha ou o MAO tá sumido?!
Parabéns pelo Blog!!
Daniel Libardi
Esse carrinho é interessante. Sem a menor dúvida!
ResponderExcluirMas porque os taxistas não o empregam para rodar na praça? Isso que me deixa cabreiro!
O J5 continua igual?
Tallwang
Achei o texto deveras desrespeitoso com a marca JAC Motors... Se o autor falasse mais sobre o carro avaliado em vez de ficar tentando ser engraçadinho, o texto seria melhor. E até me surpreendeu, pois é neste blog que eu li que todas as marcas merecem respeito, infelizmente, não foi o que eu vi nesse texto. Os testes realizados pelo Bob Sharp e Arnaldo Keller estão a anos luz de qualidade superior se comparado a esse...
ResponderExcluirDesrespeito é diferente de frescura. Desrespeito é o que boa parte da mídia faz com os chineses ao induzir o leitor/consumidor a manter um pé atrás sem qualquer respaldo técnico para tal. Frescura é achar que não cabe qualquer senso de humor em um texto sobre um carro que, de outra forma, não federia nem cheiraria para 95% do público.
ExcluirTodas as qualidades do carro foram analizadas de forma objetiva e clara, mesmo que permeadas pelo estilo do escritor.
"Bunda-lift"
ResponderExcluirVocê é doido(bom doido,veja bem)e engraçado he he...
Roberto,
ResponderExcluirComo editor-chefe, todos os textos passam por mim antes da publicação e, francamente, não vi desrespeito do Josias com a marca. É o estilo dele de escrever, mas com amplo conhecimento do assunto, que aprecio. Mas fica a sua opinião, alvo de nossa consideração.
Eu adoro o estilo de escrita do Josias, parabéns mais uma vez, como um amigo aí de cima dos comentários disse, conseguiu trazer atenção para um carro completamente comum, me fazendo ler o texto com gosto!
ResponderExcluirTexto divertidíssimo, parabéns!
ResponderExcluirTive uma boa impressão do J3 em que fiz um test-drive uma vez. A vendedora me disse que na fase de tropicalização foram entregues algumas unidades para taxistas, que andaram 300 mil kms, procede isso? Concordo que dos chineses é o melhor. Eles aprendem rápido, e serão como os coreanos em alguns anos.
ResponderExcluirMauro
KKKKKKKKKKKKK Rí muito com o bunda-lift.
ResponderExcluirInteressante algo que foi dito, o qual corroboro. As duas únicas pessoas que conheço que tem o J3 e gostam, uma foi o primeiro carro, a outra saiu de um surrado Escort MKIV.
ResponderExcluirBoa noite, já tive BMW e MERCEDES 0KM,e gosto do J3. Aguenta a buraqueira de São Paulo com muito mais conforto que gol e palio, e por muito menos.Seguro R$1.100,00, 12km/L na cidade e 16km/L na estrada.Melhor que pagar mais de R$3.000,00 de seguro no gol pelado,e ainda ser tratado como lixo nas css.
ExcluirExcelentes considerações!!
ResponderExcluirDe forma divertida mostrou que eles estão correndo atrás de melhorias e se já tinham mercado garantido, estão subindo o nível para torná-la mais competitiva. Se pessoalmente hoje não compraria, por outro lado o nível está melhorando para que muita gente já compre. Lá pelos anos 90, é provável que muita gente não compraria um Hyundai ou Nissan, já hoje...
Josias e Bob,
ResponderExcluirAs relações de transmissão sofreram alteração? Não sei se são as mesmas, pois não conheço as relações do J3 Antigo.
Douglas
ResponderExcluirSão as mesmas.
Para mim, o principal problema do carro é que falta engenharia na sua estrutura -- ou pontos de solda, materiais de qualidade, como quiser -, resultando no pior resultado do Latin Ncap. Como não mencionar no texto que, ao se acidentar neste veiculo - o que muitas vezes nem depende de você -, suas chances de morrer são maiores? Cadê a imparcialidade? Não acha a segurança estrutural dos veículos importantes? Esse é um site especializado ou um balcão de comércio?
ResponderExcluirGiuliano Viana
ResponderExcluirO AUTOentusiastas não comunga a neurose que tomou conta do mundo na questão do marketing de "segurança". Vá ler sobre isso na blogosfera, não falta quem fale disso, pois aqui esse assunto não é considerado. Automóvel não foi feito para bater e ponto final. A segurança é a da peça que fica entre o banco e volante.
Olá me chamo Leandro, estou a procura de um sedan 0km, entre Etios XS sedan e J3 turin qual será que seria melhor custox beneficio?
ResponderExcluirBob, a sua resposta é muito simplista, não? "Neurose"??? Nossa, quanto exagero!!! O blog não precisa endeusar as "sopas de letrinhas" e achar que se o carro não for "tipo assim" um "volvo" não presta, mas deveria considerar a opinião de um leitor, e de muitos leitores que se interessam por segurança passiva. "A segurança é a da peça que fica entre o banco e volante"? Ok, então todo acidente é culpa exclusiva sua, que não conseguiu evitá-lo? Que não conseguiu desviar do cara que invadiu a contramão e veio na sua direção? Não é bem assim, nem tanto ao céu nem tanto à terra! "Automóvel não foi feito para bater e ponto final"? Me desculpe, Bob, mas você, como editor-chefe, deveria levar em consideração o que parte dos leitores pensa a respeito do assunto, e não agir como o "Caloca", o dono da bola, que dita as regras do jogo.
ResponderExcluirFernando