End eletrônico:edita@rnasser.com.br Fax: (61) 3225-5511 Coluna 2313 5.junho.2013
20 a 30 de junho, el Salón del Automóvil de Buenos Aires
Soma de coragem, capacidade de entender o corcovear
da economia argentina, vendas e perspectivas de crescimento, a Adefa,
associação dos fabricantes, e a empresa AMC de promoções, farão a sexta edição
do Salón Del Automóvil. Será no espaço multieventos, dito La Rural, em Palermo, beiradas da grande
Buenos Aires. Contornaram as dificuldades. em especial as mais recentes,
impostas pelo governo platino que negaceou o uso da área e, ao final, apesar do
pouco tempo entre a certeza e a abertura, a Argentina, segundo maior mercado da
América do Sul terá 40 novidades que interessam ao Brasil, maior. Mostra-las-á
por 24 marcas internacionais, de automóveis e caminhões – única chinesa, a
Chery.
A nós
De maior interesse ao consumidor brasileiro:
Citroën C4 Lounge, substituto do Pallas. Para os argentinos. DS3 conversível, dito Cabrio e um DS5 híbrido;
Chevrolet Tracker, SUV compacto – 4,25 m, motor 1,8, injeção direta,
140 cv, caixa automática com 6 marchas ou manual com 5, tração total sob
demanda. Mexicano, será importado para o Brasil com o nome de Traxx;
Chrysler, por sua divisão RAM, de picapes, repete a ação da
Ford com o F-250. Importará o picape grande 1500,
posição de tamanho e preço acima dos líderes de mercado lá produzidos, Toyota
HiLux, Ford Ranger e VW Amarok. Completo, cabine dupla, motor V-8 a gasolina, 5,7 litros e 390 cv de
potência;
Fiat
500 L – quatro portas. Olhe e veja.
Não é apenas um cinquecento esticado.
De sua plataforma sairá o primeiro degrau da família Jeep, a ser produzido na
fábrica de Goiana, PE;
Fiat 500 L será a base do Jeep pernambucano |
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Ford Focus, nova edição, aposentando o modelo atual. E o Evos,
visão nublada de conceitos transformadas em soluções aplicadas e a logo
aparecer nos automóveis da marca, nos traços ditos Kinetic 2.0. Mostrado no
Salão de Frankfurt 2011. Agora é referência e explicação.
Honda – mão inversa, conhecido no Brasil, novidade na
Argentina. É o Honda Civic 2013,
motor 1,8, 140 cv;
Jaguar,
Land – Pretendendo
crescer de importância no volume de vendas de Land Rover e Jaguar, os novos
Jaguar XF Turbo – motor Ford, 2,0,
injeção direta, turbo e 240 cv – chegarão primeiro à Argentina. Brasil, depois;
Peugeot
– Carros-conceito, foco forte sobre o 208,
a ser lançado ao mercado argentino, instigará com o 301,
que o país vizinho importará da Espanha;
Renault Fluence, retoques externos e no painel. Versão GT, diz a fábrica, não terá mudanças.
Toyota – A fábrica no Brasil nega
introdução de pequenas – e necessárias – alterações no picape HiLux como
modelia 2014, ante a redução da participação da marca no mercado diante da
concorrência dos novos VW Amarok e Ford Ranger. Diz também, apresentará o
Etios, mas sem as melhorias apresentadas a fornecedores argentinos, contadas
pela Coluna;
Volkswagen – Pequenas alterações no Amarok, como versão cabine dupla com
motor diesel 2,0 com apenas um turbo. Potência era 122 cv foi aumentada a 140
cv, aqui lançada nesta semana. Também, linha Gol, o Beetle, e o Taigun, visão
para o mercado sul-americano do pequeno utilitário esportivo sobre o Up!.
Das Motorrad – Ou, A Moto. Exibirá as motos Ducati, marca italiana recém-adquirida em
nome de sua controladora Audi. Pode anunciar a produção do modelo Monster 696 no Brasil, nas facilidades
oferecidas pela Zona Franca de Manaus, e projeto de exportação para a América
Latina.
Mais
Haverá pista para testes fora de estrada, exposição
de veículos em escala e, como sempre, culto nacionalista com exposição das Carreteras – antigos carros de corrida
em estrada, criação argentina; hot rods
e no tema, estrela maior, o Bucci Special,
projeto do piloto argentino de Fórmula 1 Cleomar Bucci. E dois protótipos, o Bucci Bestium e o Bucci Dogo. Bucci é uma lenda. Criou o Special, construindo-o em fibra de carbono e materiais argentinos –
aos 87 anos !
Bucci Special. Velhinho competente |
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Reflexos da globalização, o Salón de Buenos Aires, assim como o de São Paulo, perderam controle
nacional. O de lá é da AMC, a mesma
do Salão de Paris. Daqui, Reed Exibitions,
estadunidense absorvendo a pioneira Alcântara Machado.
Serviço
20 a 30 de junho - imprensa
dia 19; preço 50 pesos – pelo andar
da carruagem, uns US$ 6; pavilhão de La
Rural, em Palermo, das 12 às 22h.
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Engine of the Year. E o vencedor é …
Concurso com 87 jornalistas especializados votando em 36 países – no
Brasil, 5 – escolhe anualmente os melhores motores. Coisa técnica, com votação
por pontos em cinco representantes por categoria. Neste, os resultados
indicaram principais e por cilindrada:
International Engine of the Year 2013
Ford 999 cm³ três cilindros turbo
Por categorias
Best Sub 1.0 liter
Ford 999 cm³ três
cilindros turbo
Best New Engine
Volkswagen 1.4-litre TSI TwinCharger
Best Green Engine
Fiat 875cc two-cylinder
turbo CNG
Best Performance Engine
Ferrari 6.3-liter V12
Lista – indicados em cilindrada
votos
Ford 999 cm³ três cilindros turbo
Aplicação - Ford Fiesta, B-Max, Focus, C-Max, Grand
C-Max;
|
479
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Volkswagen 1.4-litre TSI TwinCharger
aplicação
- Volkswagen Polo, Beetle, Golf Variant, Golf Plus, Golf Cabriolet, Scirocco,
Eos, Jetta, CC, Tiguan, Touran/Cross Touran, Passat, Audi A1, A3, Seat Ibiza
FR, Alhambra, Ibiza Cupra, Škoda Fabia RS
|
408
|
BMW 2-litre twin-turbo quatro cilindros, gasolina
Aplicação
- BMW 125i,
320i, 328i, 520i, 528i, Z4 20i, 28i, X1 20i, 28i, X3 20i
|
247
|
Porsche 2.7-litre diesel
aplicação
- Porsche Boxster, Cayman;
|
245
|
Ferrari 6.3-litre V12
aplicação
- Ferrari
F12 Berlinetta;
|
233
|
BMW/PSA 1.6-litre turbo gasoline
aplicação - Mini
Cooper S, Clubman Cooper S, Countryman Cooper S, Coupé/Roadster Cooper S, Paceman Cooper S, Cooper Works,
Clubman Cooper Works, Coupé/Roadster
Cooper Works, Paceman Cooper Works, Peugeot 207cc, 208, 308, 3008,
508, 208 GTI, 308 GTI, RCZ, Citroën
DS3, C4 Picasso/Grand Picasso, C5/DS5, C4/DS4;
|
197
|
McLaren 3.8-litre V8
aplicação
- McLaren MP4-12C;
|
180
|
Audi 2.5-litre cinco cilindros
aplicação
- Audi TT
RS, RS3, Q3 RS.
|
111
|
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Uns camaradas com sangue Rosso
Alfa ...
Melhor que o calculado, quase o
dobro dos presentes entre automóveis e alfisti,
o II Encontro Alfa Romeo em
Caxambu, MG, sedimentou-se como evento oficial da marca, agregado pela
prefeitura local e pela Secretaria de Turismo de MG.
Foi no Parque das Águas, em
frente ao Hotel Glória. No primeiro, exposição dos veículos, área de vendas
para peças, e a barraca do Alfa Clube, com artigos da marca, ótimos em
qualidade e design.
No hotel, programa amplo desde
coquetel de boas-vindas expondo os carros estelares da mostra – FNM Timb, Alfa
Romeo 2300 com o motor no. 1; protótipo nunca viabilizado do modelo 1987, nunca
enviado à produção. Novidade, Alfa Giulietta QV importada pelo mineiro Carlos
Berqó: palestras do eng Guilherme Sechinel sobre o uso prático de pneus e óleos
lubrificantes de motor, e duas homenagens: ao recém-desaparecido alfista Fábio
Steinbruch; a Oswaldo Barros, mecânico e colecionador da marca desde sempre.
O Encontro de Alfas exibe
diferenciada organização de extremo cuidado, e atinge o ideal
antigomobilístico: cenário plano, sem as diferenças notáveis em outros eventos,
isenta de manifestações de desnecessária ou inexistente superioridade. A
sincronia a todos encanta, criando o clima de camaradagem sempre buscado nestas
ocasiões. Caminha para coisa grande pelo crescendo de participantes, qualidade
dos veículos e interesse sobre a marca, retratada pela presença do suíço Axel
Marx, maior colecionador individual e consultor em história da Alfa.
Apoios do Museu Nacional do
Automóvel, do Grupo de Dirigentes de empresas ligadas à Fiat, Câmara
Itália-Brasil, cidade de Caxambu, Estado de Minas, e continência na
distribuição de prêmios para torná-los disputados. Destes, o Troféu Originalidade, pelo Museu, distingue o veículo que resistiu às
novas tecnologias e novos confortos, mantendo intocados os métodos de
construção, peças e partes, transformando-se em referência de originalidade – o
objetivo do antigomobilismo. Levou-o para
Piracicaba, SP, Luiz Fernando Giocondo Teixeira com 2300 Ti4 de 1986. Combinaram-se
esforços para festejar os 40 Anos do Alfa Romeo 2300; apoio aos alfisti
que se estruturam para ir às Mil
Millas Sportivas em Bariloche, novembro, esforço para dobrar presença de
colecionadores e veículos em 2015, próximo encontro.
Melhor medida antigomobilista de sucesso? Ninguém
deixou Caxambu para ir à grande feira de peças em Lindóia, no setor o mais
importante evento.
Paixão explica tal grupo,
curioso, insólito, mantendo a mítica, a lenda de marca desaparecida do mercado
há uma década, levando mecânicos e peças de reposição. Como dizem, o sangue de
seus integrantes é comum – e a cor é Rosso
Alfa. Mais ? Não precisa.
GTVs nas cores da bandeira italiana |
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Roda-a-Roda
Mais – Enquanto não vence o
proceloso mar baiano, que malha a proa de seu projeto de fazer fábrica, a
representação da JAC importa o J3 e o Turin. Linha 2014, contidas mudanças no
interior e linhas frontais.
Calendário – Apresentação à
imprensa especializada seria dia 18. Data coincide com Salón portenho e, para não pagar
o mico da ausência da mídia gratuita, mandou os carros aos revendedores, em
pré-venda, e entrega posterior. Teto de 25 mil unidades/ano, no acerto com o
projeto Inovar-Auto.
C'est Finis – Final de maio Citroën encerrou a produção do modelo C4 Pallas.
Iniciou fazer o novo C4 Loundge no
Brasil e L na Argentina. Apresentação
no Salón del Automóvil – leia acima –, e vendas locais a seguir.
Da Caça – Hora do consumidor. Concessionários,
com bônus e facilidades oferecidas pela fábrica, anunciam unidades finais a
R$ 49.900. A fim? Chore – desconto
adicional pintará.
De olho - A versão hatch subiu no telhado. Fugaz, espera sucessão.
Surpresa
– Vendas
da Ford no EUA em maio, cresceram 14% em relação ao mês do ano anterior:
246.585, quase colada na GM, com 6.000 unidades mais.
Vai? – Como o crescimento
embute veículos e motores menores, como o novo Fiesta e os EcoBoost estuda lá
produzir o EcoSport, feito sobre esta plataforma.
Tempo – O Acordo tampão para negócios entre
Brasil e Argentina deverá ser prolongado. Por ele, o Brasil deve importar 1,95
para cada 1,00B exportado. Clima não é bom para o estabelecimento de regras
pétreas.
Opção – Outra versão do picape Ranger – versão
XL, cabine simples, motor diesel menor, de 2,2 litros e 150 cv a
3700 rpm e 38,2 m·lgf (a 1500~2500 rpm) de torque. Para trabalho e frotas. Como a
Volkswagen segue o caminho da GM com o S10 – de tudo para todos.
Desacordo
– Diretor
da Yes Aluguel de Carros conta
dificuldade no repor peças como faróis, máquinas para vidros, lanternas,
calotas, pois as concessionárias são duras nos descontos. Locadoras compram de
8% das vendas das fábricas.
Recorde
– Mercedes-Benz
fará festa importante: produção de 2 milhões de veículos comerciais no país.
Presença de relevo, Stefan
Buchner, Chefe Mundial de caminhões. E apresentará Philipp Schiemer, novo
presidente da MB Brasil.
História – Exporá modelos dos caminhões que
fizeram sua história no Brasil, a partir do 312. Triste registro, é a única fabricante que preservou seus marcos.
Mercado
– A
MAN brasileira colocou o pé no Chile em licitação para fornecer ônibus com
tração nas quatro rodas, para apoio à extração de minério. É o Volksbus 15.190
e caixa de transmissão e eixos são estadunidenses Marmon Harrington. A
representação da MAN no Chile é da Porsche Holding.
Ecologia - Diz a Nissan ter atingido os padrões da lei japonesa no
reciclar de resíduos e, não apenas reciclagem dos produtos. Inclui metais,
plásticos, air bags. No total, 145
mil toneladas foram processadas.
Antigos – Exemplo ao mercado
de reposição para veículos antigos, a gaúcha Dekabrás tem novidade para DKW-Vemag: tapete dianteiro, mais espesso, melhor vedação termoacústica.
Lembrança
– Há
50 anos foi-se Christian Heins, brasileiro e então nosso único piloto em
atuação internacional. Dirigia pela Alpine na 24 Heures du Mans, saída de curva, rodou em óleo perdido por concorrente,
achou uma árvore.
Homenagem – Ex-articulador da
Equipe Vemag, implantador da Equipe Willys, alavancas para o desenvolvimento
tecnológico das autopeças brasileiras e formar a base dos nossos campeões,
brilhante, amigo e orientador de pilotos e do nascente no ciclo do automobilismo
brasileiro, será lembrado em missa: Igreja S. José, rua Dinamarca, 32, Jardim
Europa, São Paulo, sábado, 15, às 15h.
Gente –
Holger Haerter, ex-diretor financeiro da Porsche, condenado. OOOO Multa de equivalentes R$ 1.700.000,00 por informações
falsas quando da tentativa desta marca em tomar o controle da Volkswagen. OOOO Cabe recurso – e prisão. OOOO
A coluna "De Carro Por Aí" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
A coluna "De Carro Por Aí" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
Ram 1500 por aqui? V-8, gasolina, como DEVE ser uma legítima pick-up americana? Só de ver nas ruas, já vou ficar contente, he, he!
ResponderExcluirHavia uma oficina paulistana especializada em Alfa Romeo com um estande em Águas de Lindóia. Arrisco afirmar que o carro mais bonito da exposição era uma Alfa 156 GTA vermelha. Observei as fotos do encontro de Caxambu no Portal Maxicar, deu vontade de ter ido.
ResponderExcluirFiat 500 L,
ResponderExcluirPrá que jipinho? Que produzam o 500 L para vendê-lo mais barato no país.
Parabéns para a Mercedes, e que exponha algumas fotos desses caminhões antigos em seu site no Brasil.
Por favor, postem fotos dessas relíquias da Alfa!! Principalmente do protótipo da Alfa 87, que nunca havia ouvido falar.
ResponderExcluirTambém nunca havia ouvido falar, e também quero as fotos, he, he! Seria mais bacana ainda que o 2300 Ti-4 86?
ExcluirRoberto Nasser, ótima coluna! Já virou rotina aguardá-la toda sexta! E belas Alfas GTV's! Abraço.
ResponderExcluirPois, é... impressionante o preço do ingresso do Salão de los hermanos.... US$ 6 ... ou será que impressionante é o preço do Salão de SP ??? Abçs
ResponderExcluirRAM 1500 é a pickup média (como Hilux, Amarok, S10, Ranger, Triton, etc) , a grande já temos por aqui e é a 2500 (como a F250, Silverado..).
ResponderExcluirfeliz que a fiat/chrysler/ram vai trazer a 1500, mas fiquei realmente curioso com esse jipinho baseado na plataforma do 500L, q deus queira, será um Jeep para concorrer com o Suzuki Jimny
ResponderExcluirÉ bom deixar claro que essa revista "Engine Technology" que atribuiu esses prêmios é 100% eurocêntrica: na lista de motores do ano desde o ano 2000, não tem um único motor americano. Ou seja, a revista é sustentada pela indústria européia, é a única conclusão possível. A Ward's Engines é certamente mais idônea.
ResponderExcluirViajar para Argentina é ótimo para quem gosta de carros. Embora tenham um mercado interno muito menor que o nosso, eles têm muito, mas muito mais variedade de modelos e fabricantes.
ResponderExcluirPicapes americanas aos montes, Alfas etc. Nota-se também que as ruas são muito melhores (asfalto sem buracos e bem nivelado), o trânsito idem e gasolina muito melhor que a nossa.
E as Alfas, ah, essas belas máquinas...
Leo-RJ
Do texto: "Chevrolet Tracker(...) será importado para o Brasil com o nome de Traxx".
ResponderExcluirCurioso o nome adotado. Não havia uma motocicleta - ou algo parecido - que era vendida com esse nome há algum tempo atrás?
Segundo o que li desde que o carro foi lançado, seria justamente o contrário, pois no mercado internacional é Chevrolet Traxx e aqui seria Tracker. E continua existindo a Traxx Motos no Brasil.
ExcluirCristiano
Provavelmente.
ResponderExcluirMelhor que "americano". Afinal todos nós de todas as três Américas são americanos, não só aqueles dos EUA.
ResponderExcluirO gentílico de Estados Unidos da América do Norte (United States of North America) é mesmo problemático. Norte-americano é impróprio porque a América do Norte envolve Estados Unidos, Canadá e México. Americano é incompleto por haver três Américas. Estadunidense também não diz tudo, por existem os Estados Unidos Mexicanos. Há tempo só uso americano (carro americano, indústria automobilística americana etc.).
ResponderExcluirÉ como a velha estorinha do velho, do menino e o burro. Não importa qual a forma utilizada, sempre terá alguém para nos criticar.
ResponderExcluirEu uso todas essas formas mais yankee ou yankees, que também não é a mais correta.
Use yankee. Isso elimina qualquer confusão.
ResponderExcluirAbraço.