Esse post é totalmente fora do padrão do habitual. Só resolvi colocá-lo porque acho que merece ser compartilhado, por considerá-lo belíssimo. Um amigo, Antônio Ferreira, um dos primeiros engenheiros da Volkswagen do Brasil, hoje aposentado, me mandou.
Alte Kameraden (assistir adiante) é uma marcha militar composta na Prússia em 1889, cujo título traduzido significa Velhos Camaradas. A marcha é executada tradicionalmente no juramento à bandeira de muitos países e é também comum ouvi-la nas universidades européias e americanas, e também sul-americanas, na conclusão dos cursos. É interpretada também nas academias militares, entre elas a de West Point, nos Estados Unidos. É uma peça verdadeiramente internacional.
Como curiosidade histórica, por ocasião do centenário da criação do Exército Alemão e seguindo o costume de “intercambiar marchas”, Alte Kameraden foi autorizada para ser entoada pelo Exército Argentino, que estendeu aos alemães, como reciprocidade, a permissão para utilizarem a Marcha de San Lorenzo, como mostra de amizade.
O notável desta versão – como explica o maestro André Rieu em alemão no final do vídeo – é que ele convocou para participar desta apresentação pública todos os instrumentistas de sopro da cidade, estimando que uns 50 se apresentassem. E ele complementa: “Quantos se apresentaram e desfilaram? Quatrocentos!”
Simplesmente espetacular!
Esta apresentação foi em Maastricht, na Holanda, em 2009, mas a primeira coisa que me veio à cabeça ao assistir ao vídeo foi uma Autobahn vazia, um carro alemão rápido e Alte Kameraden executada no sofisticado sistema de áudio. Devaneio bem autoentusiasta!
Aprecie esse belo espetáculo dirigido pelo maestro André Rieu conduzindo a Johann Srauss Orchestra!
Para saber mais sobre André Rieu, http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Rieu
BS
Que show hein! Os maestros mais ortodoxos ficam apavorados com esse Andre Rieu.
ResponderExcluirEle tem o poder.
Esse Andre Rieu é mais fazedor de espetáculo que músico...
ResponderExcluirCreio que uma versão como esta:
http://www.youtube.com/watch?v=OZfgD_-gJeo
permita uma apreciação mais sutil.
Amigos para siempre la la la la la
ResponderExcluirFanfarrão
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirQuando viajo sozinho, gosto de ouvir as Bachianas Brasileiras, de Villa Lobos, principalmente a Tocata - O Trenzinho do Caipira.
Me toca o coração e alma.
Wunderbar! E como é bom ouvir uma boa música (também) no carro. Outra que se internacionalizou foi a canção alemã "Lili Marleen", hit entre toda a soldadesca da Segunda Grande Guerra, de ambos os lados do front. A gravação de "Lili" que acho definitiva, é a da orquestra e coral do maestro Arno Flör. Também estão sempre no meu carro os CDs do coral alemão "Fischer Chöre", do maestro Gerhard "Gotthilf" Fischer, absolutamnete espetacular. Conhece? E pensar que uma legião de cretinos coloca o "bonde do tigrão" em volume máximo e sai por aí, obrigando todos a ouvirem o lixo que ainda ousam chamar de música. Costumo dizer que o mau gosto deveria ser considerado crime, e a punição deveria ser a morte, he, he, he!
ResponderExcluirDevaneio mesmo. Tem coisa melhor para se escutar num carro alemão rápido com sofisticado sistema de áudio.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSó tive a oportunidade de ouvir um piano de cauda sendo bem tocado acusticamente, impressionante o corpo sonoro de um único instrumento...
ResponderExcluirImagino a massa sonora produzida por tal quantidade de instrumentos, deve ter sido espetacular!
Realmente, algumas propagandas de Ferrari e Porsche com belas canções ao fundo são muito emocionantes.
ResponderExcluirAinda que admiremos uma tocada rápida e concentrada envolvida pelo som do motor uma boa música cai bem também para curtir o momento e para lembrarmos ao ouvir aquela música o bom momento vivido.
Nesta estrada alemã perfeita e com esta música vou listar algumas crianças que gostaria de conduzir nas condições que o Bob sugeriu.
Audi RS6 580cv e um som Bang...
BMW M5 v8 turbo/aspirada ou a v10.
Mercedes Benz E63, SL63, E coupé, CL, CLS...
911 turbo, turbo s...
sonho,
devaneio.
Para completar imagino noite ou chuva.... seria a boa morte!!!!
ResponderExcluirRafael,
ResponderExcluirTenho certeza que se fosse em um Fusca, também seria gostoso de ouvir, e claro, principalmente em uma noite fria e chuvosa.
Bom é ver o povo que frequenta as apresentações do andre Rieu. Estão sempre sorrindo felizes e curtindo o show educadamente.
Belíssimo espetáculo! Da forma como a apresentação foi feita, não é nem um pouco fácil de se manter a sincronia de todos os músicos, impressionante.
ResponderExcluirComo curiosidade, André Rieu nasceu em Maastricht. É uma das cidades mais antigas da Holanda, cuja fundação remonta próximo ao ano 1000... Um verdadeiro deleite para pessoas que gostam de construções antigas, como eu. Lá, bem como em toda a província de Limburg (onde se localiza Maastricht), fala-se um dialeto completamente diverso do holandês vigente no restante do país. Não é raro encontrar pessoas que moram nessa região e falem holandês, alemão e francês, além do dialeto local, claro...
Danke, Bob!
ResponderExcluirUma autobahn vazia com um genuíno carro alemão,ouvindo essa musica, seria de fato tudo de bom. o Mundo Perfeito! Mas você sabe que isso não duraria muito, provavelmente quando você atingisse uns 200/hora, apareceria no seu retrovisor um engraçadinho com uma BMW, Mercedes ou Porsche dando farol para pedir passagem. Belo Post!
ResponderExcluirRoad Runner
ResponderExcluirImpressionou-me a organização geral do evento, nenhum tipo de bagunça, tudo e todos perfeitamene alinhados.
Mr. Car
ResponderExcluir"Lili Marleen" é mesmo um fenômeno, tocada nos dois lados durante a II Guerra Mundial Há muitos anos, na comemoração da vitória na guerra, soldados brasileiros marcharam diante do Monumento do Pracinhas, no Rio, ao som desta canção alemã.
Aqui estão duas (entre as tantas) maravilhas do Fischer Chöre que não me canso de ouvir: na barra de procura do "Youtube", digitem "Gotthilf Fischer & Chor - Gefangenenchor aus der Oper Nabucco 2007", e depois "Fischer Chöre: Valsa das Cíntilas / Finkenwalzer".
ResponderExcluirAo Bob, Mr. Car e quem mais interessar possa - se já não souberem: para ouvir música gratuita e legalmente na Internet, muito melhor do que caçar vídeo no YouTube é usar o Grooveshark. Inclusive quem criar uma conta gratuita nele (com senha, etc.) pode fazer um player personalizado e embutir (embed) em site, blog...
ResponderExcluirOlha que espetáculo a céu aberto!!! E, ainda, Jan Balder lamenta que um conterrâneo seu criou o Big Brother.
ResponderExcluirQue boa dica, Uniblab!
ResponderExcluirMesmo os velhos turrões e mal humorados, como o Bob e eu, às vezes precisamos de uma novidade modernosa pra embalar os nervos desgastados por décadas de negligência e extravagância.
O tal do grooveshark é mesmo muito útil!
Agradeço, filho!
Ah ah ah
Então vejam isso:
ResponderExcluirNina Hagen & Nana Mouskouri -
"Lili Marleen"
http://youtu.be/9tZJnFGs3tE
Sempre me perguntei sobre qual a importância de um maestro durante a apresentação.
ResponderExcluirÉ óbvio que nos ensaios é fundamental. É ali que ele pode corrigir falhas, impor aos músicos a sua interpretação e tudo mais.
Mas, durante a apresentação, nenhum maestro irá parar a orquestra se alguém errar uma nota ou acorde. E nesse vídeo fica evidente que sua presença não é fundamental como muitos fazem crer.
Vejam que André Rieu está de costas para os músicos e tocando violino. Os 400 músicos que desfilaram sequer podem ver o maestro.
Ou sabem o que fazer, e podem dispensar o maestro, ou a apresentação será um desastre. Com ou sem maestro.
Para o anônimo 24/09/11 10:58,
ResponderExcluirCerta vez assisti na tv uma orquestra indiana, composta por músicos cegos.
O maestro, que estava presente, comentou que só se fazia necessário nos ensaios e que depois disso os músicos se viravam sozinhos.
Tambem por causa daquele Borgward Isabela lá ao fundo...
ResponderExcluirEva Lind e Anna Maria Kauffman.
http://www.youtube.com/watch?v=H6zJqpbleCs&feature=fvsr
Os mais puristas pode ser que joguem ovos mas lá vai:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=ZU-svC9_ZNg
wild robinson crusoe
Que maravilha! Muito bacana!
ResponderExcluirPara Uniblab: anotado, mas uma das coisas que mais gosto no "youtube" é justamente ver os vídeos (clips) originais das músicas, he, he! Eu sou absolutamente viciado no "Youtube", por conta de seu inesgotável arquivo de imagens, não só clips, mas qualquer outra coisa, como antigos comerciais de TV, documentários e filmes completos, etc.
ResponderExcluirMr. Car
ResponderExcluirTambém fuço todo tipo de assunto no YouTube. Sugeri o site específico para músicas porque é comum esses vídeos musicais serem tirados de fitas de vídeo, gravados da televisão, etc., e a qualidade do som não ser lá grande coisa.
Legal saber que vc curte música clássica.
ResponderExcluirUma das minhas "loucuras" prediletas é justamente garimpar obras de compositores desconhecidos.
Possuo vasto acervo de videos dos mesmos.