Não sei se o leitor pensa igual, mas para mim o olfato é um dos nossos sentidos mais importantes quando o assunto é automóvel. Importante tanto dentro do carro quanto fora dele.
Outro dia fui retirar o JAC J6 Diamond na sede da empresa e mal andei com o carro havia um cheiro dentro dele que não era de automóvel, mas um perfume. Certamente haveria de ser um odorizador. Procurei-o, achei-o, um saquinho dentro do cinzeiro, e no primeiro semáforo mais demorado joguei-o no lixo. Pronto, o J6 voltou a ter cheiro de carro.
O mesmo quando mando lavar o carro. Digo sempre ao atendente para não passar nada no interior, nenhum líquido exceto um pano úmido em superfícies como o painel.
Uma das boas coisas da vida é cheiro de carro novo. Aquela mistura de plástico e seus gases liberados durante algum tempo, borracha, couro quando é o caso, é insubstituível (embora eu não goste de bancos de couro, mas que o cheiro é bom, é). Como faz bem ao ego! Já me contaram várias vezes que existe um aerossol americano que devolve ao carro o cheiro de carro novo, o “new car smell”, mas já procurei nas viagens e nunca encontrei. Gostaria de ter um desses.
Até hoje me lembro do odor interno do primeiro VW lá de casa, um 53, como era bom! Parecia até terem-no escolhido na fábrica para que assim fosse.
Mas certos cheiros são insuportáveis, pelo menos para mim. Tangerina, por exemplo. Num dia quente então, em carro sem ar-condicionado, nem pensar. Uma vez dei carona para duas amigas da minha filha e uma delas tirou uma tangerina de uma sacola. Sorte que minha filha viu e pediu a ela para suspender o ato...
E os cheiros de fora? Ficar atrás de carro velho, motor totalmente fora das especificações, principalmente o carburador, e sentir aquele cheiro enjoativo de hidrocarbonetos, de gasolina não-queimada, é um suplício.
A maioria aqui não conhece, mas um dos piores odores era do escapamento do DKW-Vemag. Não tinha nada a ver com o óleo misturado à gasolina, como geralmente se supõe, mas aos tais hidrocarbonetos. Um grande amigo, o Jorge Lettry, que era gerente de competições da fábrica, garantia que era capaz de saber se havia DKW na estrada adiante mesmo sem vê-lo, só pelo cheiro do escapamento.
No período mais moderno, o primeiro Tempra, lançado em setembro de 1991, vinha com carburador de corpo duplo e a partir de 1992 precisou ter catalisador para atender o Proconve 2 quanto a emissões. Só que catalisadores exigem mistura ar-combustível praticamente lamdda 1, ou seja, perfeita. Resultado: o cheiro dos gases de escapamento dos Tempra era horroroso, em que predominava o gás sulfídrico, resultante do enxofre da gasolina. Só em 1993 o Tempra passou a ter injeção, acabando o problema.
Tempra, grande carro, primeiro multiválvulas do Brasil, mas os primeiros deixavam um rastro de cheiro insuportável |
O olfato apurado já me tirou de uma das piores situações ao dirigir: óleo na pista. Percebo óleo pelo cheiro antes de chegar nele. Felizmente o derramamento de óleo é raro hoje, mas de vez em quando se topa com um, especialmente nas primeiras horas da manhã, quando os ônibus e caminhões iniciam a jornada.
E certos cheiros trazem boas recordações. Quando se realizavam corridas no Circuito da Gávea, no Rio, década de 40 e início da de 50, como nossa ficava a 50 metros da pista, no caso a Av. Marquês de São Vicente, eu já com sete anos ficava maravilhado com o cheiro que era uma mistura de gasolina, etanol, benzeno e óleo de rícino, o “coquetel” daqueles anos de gasolina de baixa octanagem. Até hoje aquele cheiro está salvo na minha memória.
Outro cheiro prazeroso é o de freio bem aquecido depois de um uso intenso, como descer uma serra “à moda’ ou andar numa pista. E tem também o cheiro da gasolina de aviação, absolutamente fantástico. Tanto em carro de corrida, quando se usava, ou nos aviões que eu pilotava.
Ou então o cheiro do escapamento dos motores de bicicletas marca Victoria que eu e meu irmão tínhamos, ao voltar tarde da noite para casa em meio a uma bela e bucólica paisagem toda arborizada.
Quando morava no Rio e usava motocicleta diariamente, ao ir ao centro da cidade me extasiava com o cheiro da grama do aterro da Praia do Flamengo. Puro deleite!
BS
Já o cheiro de embreagem queimada é terrível!
ResponderExcluirAdoro o cheiro de couro do meu carro... E concordo que é horrível quando um carro tem cheiro "mascarado", tipo aqueles odorizadores ruins que mais parecem banheiro de ônibus...
ResponderExcluirMas se tem um cheiro que me faz ferver o sangue, acelerar o coração, aguçar os sentidos, é o cheiro de borracha queimada numa pista...
Já notaste que cheiros trazem lembranças?
ResponderExcluirÉ a mesma coisa com a comida, as melhores são as que tem cheiros que te levam à infância.
O pessoal da JAC colocou cheirinho no carro pois eles notaram algumas reclamações que a imprensa fez sobre o cheiro estranho que os carros deles tem, deve ter sido isso.
ResponderExcluirSabem, eu gosto muito da minha sogra, ela é uma boa pessoa, mas tem aquele traseiro gigante, massivo, que vez ou outra emana os odores mais fétidos existentes, capazes de causar alucinações e sonolência.
ResponderExcluirCoitada...ela não tem culpa. No fundo..ela é uma boa pessoa...
Embreagem queimada é ruim mesmo...
ResponderExcluirE essa da mexirica, meu Deus... Ninguém come no meu carro!
Perfume também é fogo, num topgear eles falam que é a melhor forma de deixar seu carro cheirando como um táxi com 15 anos de uso...
Para mim, o melhor cheiro é de gasolina, quando paro no posto abro os vidros e aspiro fundo...
E, claro, o do mar, quando chega na praia e abre todas as janelas.
Lee Falk !
ResponderExcluirFlatulência a bordo é inadmissível.
Cosrário Viajante
ResponderExcluirCheiro de mar, especialmente com maresia, é inebriante.
Diego
ResponderExcluirNão brinca que teve jornalista reclamando do cheiro do JAC? O carro tem cheiro "ocidental"!!!
Cheiro de creme hidratante, com condicionador de cabelo, e sabe-se lá mais o que junto.. hehe.
ResponderExcluirBob, exite carro com cheiro "oriental"? Que cheiro seria esse?
ResponderExcluirAnônimo, o cheiro oriental é o mesmo cheiro de bundinha de nenên... Logo depois de bater o maior barro!
ResponderExcluirA nossa memória olfativa é das mais marcantes. Como o Bob, odeio banco revestido em couro mas o cheiro é muito agradável.
ResponderExcluirTambém me remete a infância, o cheiro dos volks, com os assentos com fibra vegetal, em vez de espuma, revestidos com corino.
Já pastilha queimada me lembra os "paus" que dava com o meu Corsa 1.6 na adolescencia.
Embregem queimada me lembra uma bronca que levei do meu ex-cunhado por usar "sem moderação" a embreagem do Gol dele, num serviço no sítio, um reboque com peso. rsrs
Exemplo de gente reclamando do cheiro dos carros da JAC:
ResponderExcluirhttp://www.noticiasautomotivas.com.br/avaliacao-na-rapidas-impressoes-iniciais-do-jac-j3/
"Dentro da cabine do J3 temos um cheiro de carro novo que é bem diferente do normal. Se parece com cheiro de algum produto químico forte, tanto que está me dando dor de cabeça cada vez que fico dentro dele por mais do que 10 minutos. Vamos ver se isso passa nos próximos dias. Mas se você é sensível a cheiros fortes, tome cuidado com o J3."
O cheiro dos Fuscas novos do meu pai também está gravado pra sempre na lembrança. Se algum laboratório se dignar a desenvolver aquele cheiro, irá vender horrores.
ResponderExcluirDias atrás fiquei sem usar meu Gol 2005 por alguns dias e ele ficou fechadinho na garagem, quando o abri senti o cheiro que ele tinha quando 0km, pena que na primeira voltinha o cheiro passou.
Agora, aquele cheiro de banheiro de Cometa no carro, ninguém merece.
também sou odiador dos odorizadores.
ResponderExcluirCarro fedorento na minha frente eu ultrapassado assim que for possível ou mesmo impossível. Ninguém merece.
ResponderExcluirSabe o que é bom Bob, ter filtro de cabine de carvão ativado. Acaba ou diminui muito os odores externos, sobretudo o das marginais.
Um cheiro que me lembra viagens é lona de caminhão queimada com cheiro de mato, me lembra as descidas de serra.
ResponderExcluirSe o caboclo vendesse um "cheirinho 0km" para cada marca iria faturar uma grana boa!
Adoro cheiro de estofados de couro, cheiro de asfalto novo, de carro zero, grão de café moído, terra molhada e de chuva chegando.
ResponderExcluirMas o que eu mais gosto mesmo é o do escape de aeromodelos movidos a metanol com óleo de rícino, tradicional glow 4:1.
Pra quem mora no Rio, muito agradável é passar de caro em frente ao Jardim Botânico à noite e sentir o cheiro das plantas noturnas. Alto da Boavista, Estrada das Canoas e outros caminhos pela Floresta da Tijuca também rendem boas sensações à noite.
ResponderExcluirE o Citroën C4 com seu local para cartuchos de fragrâncias no painel? Alguém teve/testou? Era bom ou se parecia com os temidos odorizadores?
Lembro do Claudio Carsughi testando o Lada Laika para a "Oficina Mecânica", contando q. achou nele o mesmo cheiro peculiar dos Fiat de q. se recordava na Itália 25 anos antes!Isso é q. é DNA de marca!
ResponderExcluirCheiro de Mercedes de mais de 30 anos(desde q. limpos e sem mistura de fumaça de cigarro,bem entendido) é maravilhoso e inconfundivel
Ha muuitos anos abordei na cara-dura um senhor muitissimo distinto em Teresópolis,pedindo para dar uma "lambida"na sua Bentley Park Ward de 1952,já meio caidaça(mas inteira)orgulhosamente estacionada quase em frente ao hotel.O homem se desmanchou em gentileza,ficamos quase uma hora apreciando os detalhes e segredos daquela visão de sonho(eu era quase um moleque,pô!)O q. ficou da experiencia foi a lembrança da sinfonia de aromas("cheiros",não) do interior daquele carro classudo: couro,madeira,fumo de cachimbo,gasolina etc,etc.
Moral da historia:não é só "Zerinho" q. pode cheirar bem...
abs
Caio Cavalcante,
ResponderExcluirA primeira coisa que a minha mãe fez no C4 dela foi tirar esse tal cartucho, ela não suportou o cheiro de táxi (palavras dela).
Cheirinho de carro novo, he, he, é muuuuuito bom! No meus, permanece por um bom tempo. Carro não é lanchonete, não é fumódromo, e não é motel. Não só pelo cheiro, mas pela sujeira também. Por isto mesmo acho um absurdo quando dizem que carros com interior clarinho (e eu adoro interiores assim) sujam muito. Se o carro for meu, não suja. Garanto. Não me conformo com a imensa maioria dos carro nacionais virem só com interior preto, especialmente os menos caros. Podiam oferecer outra opção, nem que fosse como opcional. Eu pagaria. No meu caso, mesmo: sei que na Índia o Logan pode vir com um interior monocromático bem claro, já vi no "Youtube". Que vontade que o meu fosse igual!!!
ResponderExcluirCheiro de carro que ficou marcado em minha memória são dos Opala antigos, até 1979, inconfundível! Mesmo meu Caravan 1988 tinha um resquício do cheiro "original", apesar do interior completamente diverso dos antigos.
ResponderExcluirGosto muito do cheiro de vegetação nas primeiras horas da manhã, serve de boas vindas para o dia que começa.
Cheiro de carro, como disse o esiel é cheiro de VW refrigerado a ar. Isso sim é DNA de marca! O mais marcante deles, para mim é o da Kombi, que por mais velha e gasta que esteja, algum resquicio do cheiro comum remanesce.
ResponderExcluirAté hoje quando passo ao lado de uma Kombi, faço questão de dar uma respirada forte para sentir o cheiro que tanto me faz lembrar a infancia
Incrível como os carros antigos da VW, sobretudo os Fuscas e Variants, possuem um típico e agradável cheiro característico que, mesmo depois de décadas, ainda é possível sentir quando o carro fica um tempo guardado.
ResponderExcluirAinda na VW, alguns carros mais recentes possuem um cheiro característico da "palha de côco" de que são feitos os assentos.
Sobre cheiros desagradáveis... não sei se é culpa da gasolina adulterada, ou de importados não bem acostumados à nossa alcoolina, mas tenho voltado a sentir aquele terrível cheiro de ovo podre causado pelo catalisador de alguns carros.
E recentemente no meu carro descobri que quando aciono o ar quente bate um cheiro muito desagradável que deve ser de fluido de radiador. Provavelmente o radiador de ar quente deve estar com alguma pequena trinca...
Bob e demais:
ResponderExcluirComo já disseram, o cheiro de carro novo é o "perfume" mais caro que existe.....Brincadeiras à parte, pena que só dura alguns meses... Quanto ao cheiro ruim que os carros exalam pelo ar-condicionado, especialmente ao ligá-lo(cheiro de mofo, fungos na tubulação), fora a manutenção corretiva, há alguma maneira de evitá-lo ou minorá-lo?Abraço
Bob, o "New Car Smell" pode ser comprado pelo ebay! http://www.ebay.com/itm/1-Little-Trees-NEW-CAR-SMELL-scent-Air-Freshener-Car-/180660603323?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a103609bb#ht_2256wt_906
ResponderExcluirEsse eu nunca comprei, eu particularmente gosto do de baunilha e uso no meu carro
Apenas por curiosidade; todas as grandes montadoras estudam cuidadosamente o cheiro de carro novo e fazem tudo q podem para tornar o carro novo mais desejável possível; incluindo aí os odores.
ResponderExcluirAbraços
Gosto de carro que não tem cheiro. Impossível? É. Mas, não gosto de cheiro específico.
ResponderExcluirMas não tem jeito. No seu carro vc não sente o cheiro porque acostuma com ele, mas basta pegar uma carona para sentir cheiro diferente. Normal.
Sempre falo para meu cunhado que os carros dele são fedidos...haha
Também não gosto de bancos de couro, principalmente o cheiro. Aliás, nem jaqueta de couro tenho porque não gosto do cheiro...
Mas o pior mesmo é cigarro. Só de sentar nos bancos de um carro de fumante, deixa as roupas fedendo....
Marco
Thiago
ResponderExcluirO único processo que conheço é fazer o sistema funcionar em aquecimento máximo (termostato e rotação do ventilador) durante 5 minutos toda semana. Inacreditavelmente, porém, em carro de fumante (meu caso) os elementos da fumaça matam tudo que é fungo e bactéria, de modo que não existe o mau cheiro típico. Tem o problema do cheiro da fumaça, mas contornável: antes de chegar ao destino, desligar o compressor 5 minutos antes e baixar uma ou duas janelas.
Caio Cavalcante
ResponderExcluirNão tive o menor interesse em testar o odorizador do C4.
Anônim 9/9 18:44
ResponderExcluirFiltro de carvão ativado deve resolver mesmo.
Renato
ResponderExcluirQue legal, obrigado, vou comprar o new car smell.
Anônimo 9/9 18:28
ResponderExcluirSó podia ser comentário do NA mesmo. Que outro?
Um odor muito agradável, verdadeiro perfume me marcou a infância: o cheiro da combustão dos corcéis II movidos com álcool.
ResponderExcluirEra uma fragância mais delicada e doce que as provas em mimeógrafo da escola de antanhos...
Acredito que o cheiro de carro novo é esse aqui, a venda no ebay:
ResponderExcluirhttp://www.ebay.com/itm/Mighty-oak-car-air-freshener-new-car-smell-/230651721941?pt=UK_Car_Accessories_Car_Care_Cleaning&hash=item35b3e9f8d5
Bob, que eu me lembre agora, só o relato do NA mesmo. Eu também estranhei essa história do cheiro forte porque recentemente tive a oportunidade de entrar em um J3 exposto em um shopping e não percebi nenhum odor químico anormal. Mais ou menos o mesmo cheiro de qualquer outro carro novo. Também não percebi nenhum indício de odorizador para mascarar algo.
ResponderExcluirImagino que, ou havia algo errado com o carro do NA, como por exemplo a aplicação de algum produto de limpeza estranho pela concessionária, ou então o cara estava procurando defeito no carro mesmo.
É gozado como Fuscas tem sempre o mesmo cheiro,desde os meia-nada até os do Itamar.Acho que devem ser aqueles bancos de palha,sei lá, mas é inconfundível.
ResponderExcluirEduardo Antunes,
ResponderExcluirÉ... se nem os franceses acertam ao fazer um odorizador... Impressionante como todos são desagradáveis.
Só discordo do cheiro de carburador desregulado e gasolina mal queimada. Esse cheiro também é muito bom, além de lemrar tempos que não voltam mais.
ResponderExcluirHummmm, nada como o cheirinho de tangerina. É um dos meus preferidos, embora minha esposa odeie.
ResponderExcluirTambém não uso desodorizadores e o cheiro que mais me marcou na infância, foi o do escapamento do caminhão FNM.
Exemplo de cheiro ruim como os primeiros Tempras, realmente é inesquecível, era cheiro de ovo podre.
ResponderExcluirPor outro lado o campeão dos bons cheiros era a mistura de gasolina com oleo de rícino.
Nas largadas das corridas em Interlagos principalmente, aquele "cheiro de veneno" como era chamado, era inebriante.
Romeu
meu carro (de fumante) tb limito ao máximo esse hábito infernal. Como li em algum lugar, eu, Bob e mais alguns, somos do tempo em que fumar era bonito e dar a b&*%#a era feio e hj parece ser o inverso. Como não tenho interesse em mudar "de ramo", me esforço para minimizar os efeitos colaterais olfativos. Mas reconheço que fica um cheiro não agradável, especialmente se o carro ficar fechado ao sol e, quando fumo, vidros bem abertos pra minimizar o problema. Se alguém reclamar, paro o carro e mando descer. Simples assim. E nunca fumo em carro de não fumante. Cheiro de pneu queimando no asfalto e gasolina são insuperáveis. Perfumes? passo...
ResponderExcluirAdolescente, eu pegava onibus da Lapa até Interlagos durante dia de semana, só pra ficar nos boxes vazios e sentir aquele cheiro da "mistura com óleo de ricino" que fala o Bob...
ResponderExcluirBob,
ResponderExcluirObrigado pela resposta! Não sabia que continua a fumar, lembro de você ter dito que após a cirurgia do coração, por prescrição médica, você tinha abandonado o cigarro....Abraço
Pior que esses odorizadores de frutas, florais é aquele cheirinho de carro velho e mal cuidado, mofo, ácaros, bom ar baforados a exaustão pra dar uma garibada e aquele cheirinho de gasolina entrando pela ventilação. Ahh bons tempos...
ResponderExcluirUma vez quebrou uma garrafa de vinho no porta malas do meu carro antigo e, apesar de ter limpado bem, ficou um cheiro azedo horrível. Uns três meses depois comecei a sentir um cheiro bom no carro e não sabia o porquê ou de onde ele vinha, já que não faço uso de odorizadores. Uma breve inspeção mostrou que o cheiro vinha de um saco de maçãs podres que estava debaixo do banco do passageiro. Claro, havia emprestado o carro para meu pai, ele fez compras e esqueceu as maçãs. Por incrível que pareça o cheiro dessas maçãs foi um dos melhores que já senti num carro, além de ter eliminado o cheiro do vinho.
ResponderExcluirIsso me fez lembrar duas verdades e chegar a uma constatação: gosto não se discuti, se lamenta; odorizador serve, somente, para esconder cheiros ruins; um saco de maçãs podres tem cheiro melhor do que qualquer odorizador.
Nossa memória olfativa é praticamente tão importante quanto a visual...
ResponderExcluirAqui no Rio é triste passar em vias no entorno da Baía de Guanabara e sentir aquele cheiro de esgoto e poluição em locais onde deveriam haver manguezais preservados...
Esses aromatizantes veículares podem ser perigosos para pessoas mais sensíveis a odores fortes e adocicados (como geralmente são esses odorizadores), pois nelas podem causar sintomas como tonturas, náuseas e vertigens, levando ao risco de acidentes.
Pessoalmente, não ligo a mínima pro tal "cheiro de carro novo". No meu entender, o cheiro pode ser bom porque está associado ao novo, que é bom, e de nada adiantaria restituir o "cheiro" ao carro usado, pois continuará sendo velho e usado. E por falar em aromatizantes perigosos, me lembro de ter lido algo sobre testes feitos por alguns fabricantes quanto aos níveis de substâncias voláteis carcinogênicas no interior de carros novos, e estava lá que em certos modelos grandes, como MPVs, após passar certo tempo sob o sol e fechado, tais níveis excediam em muito os considerados seguros pelo órgão governamental da saúde.
ResponderExcluir2 dos meus carros, são 96 e 97. Ambos possuem ainda o mesmo cheiro de quando novos, isso pq jamais utilizei qualquer perfume ou outro tipo de aromatizante no interior, nada de silicone em painel ou qualquer coisa do tipo, limpeza é apenas com pano seco ou úmido, dependendo da ocasião.
ResponderExcluirNão suporto aquele cheiro de perfume.
Carro tem que ter cheiro de carro mesmo!
Como li em algum lugar, eu, Bob e mais alguns, somos do tempo em que fumar era bonito e dar a b&*%#a era feio e hj parece ser o inverso.
ResponderExcluirregi nat rock,
Essa sua frase resume "no popular" exatamente a inversão de valores sociais que vem acontecendo hoje em dia.
Bob, como já sou cinquentão, lembro muito bem do cheiro da DKW assim como lembro dos amigos e eu brincando de se esconder na cortina de fumaça (para desespero das mães) que a Déka do vizinho fazia ao dar partida pela manhã. Agora, cheiro bom de motor era da gasolina azul queimada nas motos até o final dos anos 70. Lembra disto?
ResponderExcluirEu sou doente por cheiro de carro, cru sem contaminantes como perfume.
ResponderExcluirHoje com quase 31 anos na cara ainda me deparo na garagem cheirando a grade do meu carro após chegar de uma viagem, hábito que adquiri na infância quando vinha visita la em casa muitas vezes de carro zero, ficava la grudado sentindo o cheiro de motor exalar que delícia.
Perfume, silicone, ou qualquer outra coisa que não seja um pano úmido e limpo não entram no meu carro na hora da limpeza que por sinal somente eu fiz no meu carro desde zero, nunca mandei lavar.
Também adoro cheiro de alcool queimado, gasolina queimada e não queimada, sou um viciado em cheiros de carros.
Em cada carro que entro o cheiro fica armazenado na memória, e se colocar uma venda nos olhos sei exatamente em que carro entrei.
Meu carro é 2009 e ainda preserva o mesmo cheiro que tinha de quando era zero, pois só ando de vidros fechados e AC ligado mesmo no inverno.
Cheiro desegradável proveniente do AC sempre resolvi como o Bob falou, ligou o ar quente no maximo durante uns 10 minutos e resolvido.
Falando em cheiro de carros da fiat, hoje a marca perdeu esse "DNA", pois cada carro da marca tem seu cheiro característico.
Tive um tempra 96 e um 99, um palio 2008, um punto 2010 e um stilo 2009, todos eles com cheiros completamente diferentes.
Hoje acho os cheiros dos ford zero não tão bons como eram antigamente, meu irmão pegou um ka 1.6 zero ano passado e meu pai um focus 2009 zero, e em ambos o cheiro de carro zero não existia, apenas de plastico puro.
os JAC têm realmente um cheiro desagradável de "tupperware amolecido no sol". uma amiga minha pediu pra descer da carona de um J3 novinho com bancos de "couro sintético", dor de cabeça e chamou o hugo na sarjeta que se apresentou ao abrir a porta da viatura. e tem mais gente reclamando disso.
ResponderExcluirEu gostava muito do cheiro do escapamento do motorzinho de aeromodelo...acho que era pelo oleo de ricino !!!
ResponderExcluirQuanto a cheiros: Nem se discute, cheiro de carro novo é muito bom. No meu carro uso para limpar os bancos um produto da Meguiars e para o painel e portas o Quik Interior Detailer, também da Meguiars e, pelo que percebi, o cheiro de carro novo tem continuado apesar do meu carro já ter 2 anos e meio, acho que são esses produtos. Quanto ao mar concordo com vocês, é muito bom chegar a beira-mar e sentir aquela brisa, como moro em Fortaleza-CE, isso para mim é muito comum, além disso ainda aproveito para nadar aos domingos pela manhã pois moro a apenas 20 minutos de uma praia bem limpa e pouco frequentada (Prainha). Na adolescência usava escondido de um dos meus irmãos um de seus perfumes para ir a missa de sábado a tarde e paquerar com uma linda loirinha, bons tempos (1983, eu sonhava em ter um Del Rey ouro, mas andava de ônibus). O diabo do perfume se chamava 1001 nights, lembro que era feito em New York, seu frasco era de vidro tipo bico de jaca e sua tampa dourada, já tentei encontrá-lo em todo canto através da internet e nada, seu cheiro parecia de Tutti Frutti, quem ainda tem dúvidas de que cheiros trazem lembranças?.
ResponderExcluirMuito bom este post !
ResponderExcluirEsse é um dos meus assuntos prediletos, tanto que foi meu 2º post de meu blog (visitem).
Nunca me esqueço do cheiro de um Comodoro 84 de um primo de minha mãe, com seu delicioso cheiro, diferente dos outros Opalas mais simples, por causa do estofamento melhor.
O melhor cheiro que senti foi de um Camaro 76 de meu Tio, um dos últimos que foram importados antes da proibição daquele ano, tinha um V8 borbulhante e um cheiro ma-ra-vi-lho-so dentro, dos bancos de couro.
Acho o cheiro dos Chevrolets novos muito de plástico, nesse aspecto os melhores são os da Volkswagen, acho que eles realmente se importam com esse aspecto, enquanto a GM não...
Esse assunto é extenso pra mim, tenho muitas outras lembranças agradáveis por cheiro, inclusive a citada fumaça de Fê-Nê-Mê.
Abomino qualquer cheiro que não seja o "original" do carro. Detesto "cheirinhos" e aromatizadores.
ResponderExcluirE concordo com o gaboola: cheiro de Mercedes antigo é uma coisa sensacional, inconfundível mesmo.
Cheiro de Fusca é inconfundível mesmo. E forte, mesmo depois de acostumar, a gente continua sentindo!
ResponderExcluirUma dúvida que eu sempre tive, será que o cheiro dos Porsches a ar é parecido? :D
Esse post foi feito na medida para o Lee Falk!
ResponderExcluirOs comentários escatológicos sobre a sua famosa sogra e sua flatulência me fazem chorar de rir.
Acredito que o cheiro típico de fusca e de kombi, seja do material de enchimento dos bancos, uma fibra natural tipo sisal ou côco.
ResponderExcluirCheiro de carro novo é uma das coisas boas da vida sim! Também não gosto desses aromatizantes automotivos.
ResponderExcluirCheiro que não me esqueço é do Omega CD 3,0 1993 que tivemos aqui em casa. Como era bom!
Outro carro que marca demais pelo cheiro é do Golf. Desde aqueles importados até os novos. Essa semana mesmo entrei num Bora 2008 e o característico aroma estava lá.
E também já percebi um cheiro desagradável ao andar atrás de Azera e Tucson na estrada.
Me esqueci de comentar sobre um cheiro muito desagradável, que é o cheiro de oficina que fica dentro do carro quando ele volta de algum reparo de funilaria.
ResponderExcluirMês retrasado um bêbado bateu no meu Celta e ele ficou na concessionária uns 15 dias. Quando fui retirar, fiquei indignado com aquele mal cheiro dentro do meu carro com 2 meses de uso na época. Como se já não bastasse o carro deixar de ser "lacrado".
Como era meio da semana, tive que conviver com aquele fedor por 3 dias, até sábado chegar para que eu pudesse limpar o carro. É impressionante como tinha poeira por tudo: banco, carpete, teto, cintos, painel...
Depois de limpo o mal cheiro saiu, e o carro voltou a ter cheiro de carro.
Não posso esquecer do cheiro característico dos antigos passat,era o cheiro e o barulho"arrastado"do relógio,sinto saudades daqueles tempos!!!
ResponderExcluirAté hoje, se entrarmos em um 147 bem conservado, sentiremos um cheiro mais do que característico. Não sei como, mas é só dele.
ResponderExcluirBoa noite amigo,
ResponderExcluirQuando vou aos EUA sempre trago o spray com "cheiro de carro novo".
Realmente não é muito fácil encontrar...
Onde sempre encontro é no K-Mart, mas procure o "Smell:New Car",um frasco em spray na cor azul, pois existem outros da mesma marca com outros cheiros!!!
Boa sorte!!!
Juliano Borba
Não sei se é qualidade ou defeito mas confesso que sou nostálgico, aquele odor inconfundível e característico dos revestimentos dos besouros dos anos 80, como era (e ainda é) bom... Sempre que vejo um procuro entrar e viajar no tempo. Ahh, agora que já aprendi o que é URL pergunto: É difícil colocar a foto aqui no comentário? Grato Luciano carreteiro Leopoldina MG.
ResponderExcluirLuciano,
ResponderExcluirNão posssível colocar fotos no campo Comentários. Qual foto você teria interesse em colocar? Se quiser, envie e-mail para autoentusiastas@gmail.com com a foto anexada.