Já perceberam como não existe lógica na escolha do consumidor entre modelos da mesma família? Me lembro que há anos atrás o Gol quadrado já era um campeão de vendas, mesmo com pouco espaço no banco traseiro (graças ao teto baixo) e um pífio porta-malas, atrapalhado por um estepe mal ajeitado. Já o Voyage custava quase a mesma coisa, com porta-malas muito melhor e um desenho até simpático, mas vendia uma micharia se comparado ao seu irmão.
Anos depois tivemos o Corsa, com resultado contrário. O hatchezinho simpático vendeu bem no começo, mas foi perdendo o encanto e acabou dando lugar ao Celta. Já seu irmão sedan foi ganhando a simpatia da galera e até hoje é um sucesso de vendas, tendo recebido um face-lift recentemente. Com a dupla Celta/Prisma é o oposto, o sedanzinho vende menos da metade em relação ao hatch.
Palio e Siena vendem volumes parecidos, demonstrando alguma lógica na escolha. Nem sempre foi assim, o Siena de primeira geração não agradava e vendia mal, mas bastou reformularem o visual para as vendas aumentarem. Por esse exemplo, concluiríamos que a estética define a escolha, e o fato do Sandero vender bem mais que o Logan reforçaria a hipótese.
Ainda assim, fico sem entender o enorme sucesso de Gol I e Corsa Sedan.
AC
Foto: www.chevrolet.com.br
Post interessante;
ResponderExcluirAcho que em relação ao primeiro gol, ele fez mais sucesso que o voyage pois em tese seria o sucessor natural do fusca, ou seja, decidamente compacto.
A versão esportiva também sempre surgiu antes e foi mais incrementada no gol, por isso, quem comprava um gol - mesmo que básico - queria ter um carro que tivesse semelhança com seu irmão mais temperado.
E brasileiro como não gostava de carro 4 portas na época (lembram dos fuscas táxis?), não queria nada que fosse semelhante em formato do que seria o normal para um 4 portas (sedan).
Quanto ao Corsa, quando surgiu o sedan em 1995 ele veio em uma variante decididamente mais luxuosa que o restante da linha (mesmo que com a presença do ótimo GSI 16V), tinha acabamento cuidadoso, veludo de qualidade - que saudades - carpetes e plásticos de ótimo tato e montagem. Ele serviu como o "up" da linha Corsa por um tempo e creio que isso ficou consolidado: a fuga de um carro pequeno e compacto - imagem de pobre - para um sedanzinho que ratificaria a ascenção social do proprietário.
Mesmo que ele tenha sido simplificado com o passar dos anos, é sempre um alento ter um pequeno sedan do que um mais moderno mas terrívelmente mais mal acabado Celta.
É o que penso, mas talvez não seja por aí...
O consumidor Brasileiro não coloca o cérebro pra trabalhar, então não há lógica em suas escolhas.
ResponderExcluirMister Formula,
ResponderExcluirtalvez suas colocações expliquem parte dessas escolhas. Mas dá a impressão que a partir de um certo ponto determinado modelo entre no inconsciente coletivo e aí a razão vai para o espaço.
Não tens a impressão que se você pegar um Palio, mudar alguma coisinha, botar o VW na grade e chamá-lo de Gol, vai continuar líder de vendas ?
Ou mesmo o Prisma, se tivesse sido lançado como novo Classic, em versão de 1 litro e a preços competitivos na versão básica, não seria o líder dos sedans pequenos ?
Pior que isso acaba matando vários bons modelos, que não são nem considerados pelos consumidores. E fico com a impressão que a Fiat quer chegar lá (modelo líder de vendas) fazendo isso com o Palio. Duro é passar o Gol.
O Corsa Sedan é um dos melhores designs que a GM do Brasil já fez. Só esse último face lift que não caiu bem. Junte um porta malas bacana, um motor confiável, um preço baixo e tem boas vendas.
ResponderExcluirJá o Gol quadrado tinha as versões sport que alavancavam o desejo do consumidor: não posso comprar o GTI, mas compro o comum.
Simples assim.
[]s
Dudu,
ResponderExcluirSua síntese foi perfeita!
Na disputa Sandero vs Logan, o Logan ganha de longe, melhor aerodinamica, maior espaço interno e acredite de quiser mesma massa.
ResponderExcluirEntreeixos maior que o do Corolla.
Pelo menos é o que diz o manual dos dois que está disponivel no site do fabricante.
Alem de ser mais barato que o Hatch. E recente face-lift.
É isso ali Alexandre; o Classic por exemplo matou o "novo"(agora já passado) Corsa Sedan que era muito melhor em espaço, desenho e principalmente comportamento.
ResponderExcluirVeja como o consumidor se deixa levar por questões fortuitas que em muito têm a colaboração da fábrica:
Meu sogro uma vez tinha um Classic m.p.f.i....Como ele queria continuar na linha, convenci-o a trocar por um novo corsa sedan com motor VHC quando lançado.
Um excelente carro em termos de espaço, comportamento soberbo da suspensão e direção, caixa um pouco dura e um desempenho que te fazia pensar se ir caminhando não seria melhor eram os pontos negativos ("não preciso de carro para correr dizia o homem...mas também não ultrapassava ninguém").
Ele se desfez desse carro para voltar ao antigo Classic pois este "tinha um porta malas mais baixo que auxiliava nas manobras"....claro que 120 kg a menos na plataforma ajudaram de sobremaneira o desempenho do carro, mas fora isso, o Classic é uma tremenda bola fora que perde em muito em todos os aspectos para o irmão mais novo.
Nosso consumidor é complicado...
Colegas,
ResponderExcluirperceberam que maravilha é poder ter tantos modelos á disposição para admirar e escolher?
Viva abertura de mercado! Que venham os chineses, os indianos, os russos, coreanos...
O Especialista
www.carroceia.blogspot.com
Colegas,
ResponderExcluirperceberam que maravilha é poder ter tantos modelos á disposição para admirar e escolher?
Viva abertura de mercado! Que venham os chineses, os indianos, os russos, coreanos...
O Especialista
www.carroceia.blogspot.com
Sem contar que na maioria da vezes a compra é emocional.
ResponderExcluirMesmo a pessoa optando racionalmente por um modelo, é muito raro ela comprar um carro que acha horrível, que rejeite estéticamente.
Mas o consumidor é mal informado, e quando se informa em muitos meios "especializados" - em especial na tv - só ouve abobrinhas...
Tenho um professor aqui na Alemanha de Design Management que sempre diz que as pessoas nao precisam de um carro. Elas QUEREM um carro...
E quando as pessoas precisam mais dele (como no Brasil) aí entra a revenda fácil, o padrao de mercado, pensamento de manada.
Consumidor brasileiro compra carro observando 4 coisas:
ResponderExcluir1) Comprar carro por metro, sem ver o real espaço interno. Ele calcula quando tem pra gastar e qual o maior carro que cabe neste valor.
2) Comprar somente pelo visual. Clássico.
3) Comprar pensando no que os outro vão achar.
4) Comprar pensando na revenda.
De todos estes o mais grave é o primeiro. Pior ainda quando fica com vergonha de comprar um monovolume (favorece o aproveitamento de espaço) - seja um hatch (Fit), perua (livina) ou os tradicionais - e pega um sedã de 5 metros que não cabe em nenhuma vaga e ainda carrega seus familiares com o pescoço a 45 graus no banco traseiro.
Pow AC! Também né... o Prisma é mais feio que bater na mãe!
ResponderExcluirJá o Classic, neste preço não há nada melhor no mercado para quem precisa de um bom porta-malas, além do espaço interno, há?
MFF, ainda como Corsa Sedan, o "Classic" chegou a ser equipado com motor 1.6 16v, o desempenho era difereciado na época, fora o acabamento que você já citou.
Conheço um cara que não vende o dele por nada, ele é apaixonado pelo carro.
Minha tia tem o dela 1.6 8v, verde, quatro portas, automático e também nem pensa em vender... hehehe... também ela cuida do carro como um verdadeiro autoentusiasta.
Abs
Fabio... tem o Logan.
ResponderExcluirJuro que eu pensava que a diferença seria mais que os 1700 reais...
ResponderExcluirNeste caso, eu iria de Logan... apesar que... e a revenda? kkkkk... brincadeiras a parte...
Mas o Logan 1.0 em desempenho deve ser mais sofrível que o Classic, concorda?
Isto que é "não querer dar o braço a torcer"... rs*... O Logan é mais negócio! Você tem razão Ciossani.
Abs
O anônimo da 20:50 disse umas verdades. É impressionante a quantidade de gente que vejo descendo o cacete no Logan em diversos fóruns, sem ao menos ter ido conhecer o carro de perto. O principal motivo da "malhação" é o design. Entretanto, procurem por seu índice de aprovação e satisfação entre aqueles que realmente o conhecem, ou seja, os proprietários: é altíssimo, maior até que o de muitos "queridinhos" do mercado. Debaixo daquela carroceria existe um carro bastante econômico, espaçoso pacas, gostoso de dirigir, com um rodar confortável, e um conjunto mecânico muito bem afinado, isto sem falar no custo-benefício. Tendo os mesmos equipamentos, me custou menos que os concorrentes. Meu vizinho acha feio? Dane-se: não vou pagar mais caro e me sentir apertado dentro de um carro, para agradar os olhos dele.
ResponderExcluirO Logan é como um "velho" Uno, só que Sedan. Quem compra, compra pela economia e pelo espaço interno, dirigibilidade, e não pelo visual. É a razão prevalecendo, sem dúvidas, e certa em prevalecer neste caso.
ResponderExcluirCom essa moda de cadeirinha de criança, uma família grande precisa dum carro com espaço no banco traseiro - e não são todos que querem ou podem ter uma minivam.
No caso do Gol I, acredito que o sucesso se deve à época onde foi vendido, onde 2 portas eram predominates e ao perfil da carroceria, já que os modelos esportivos tinham boa aceitação no mercado
ResponderExcluirNo caso do Corsa, hatch da GM nunca deu certo. Monza, Chevette, Corsa. Acho que é por causa do próprio perfil de comprador da Gm, muito mais conservador do que os das outras marcas.
Classic, Celta, Prisma...é tudo farinha (vetusta plataforma Corsa B) do mesmo saco. Que venham os chinezinhos e Coreanos para bagunçar o acomodado coreto das montadoras nacionais.
ResponderExcluirRC,
ResponderExcluirCarro francês? Thanks, but no, thanks.
O carro francês pode até ter lá suas qualidades, mas o pós-venda é uma desgraça. Demora em fornecimento de peças, serviços de reparo mecânico ruins, enfim, só dor de cabeça.
E realmente o Sandero é mais feio que bater na mãe! Tudo bem que espaço interno e desempenho são muito importantes, mas será que custa muito associar isso a um design elegante?
A verdade é que o Corsa antigo ("Classic") é um bom carro. Muito confiável, durável, e a manutenção é absurdamente (chegando até a ser excessivamente) barata. É a tradicional receita da VW funcionando muitíssimo bem na GM.
Foi pro RC, mas eu não me contive... kkkk
ResponderExcluirDiria que eu pensaria algumas vezes, em relação aos franceses, peguei raiva da Peugeot, mas daria uma chance a Renault.
O Sandero é feio? Põe um Prisma do lado dele, que ele fica lindão!
Não fala na VW se não eu paro para pensar de novo e pago um pouco mais heim! hahaha
Abs
Alexandre Cruvinel,
ResponderExcluirA busca pelo belo move a humanidade para frente desde os tempos mais remotos! De certa forma é assim tb em toda natureza... O pássaro com o penacho mais bonito e vistoso "ganha" a fêmea durante a corte...
O q colocou abaixo o muro de Berlim?Os alemães do leste viam as BMWs, Mercs, Audis, prédios incríveis, roupas da última moda por cima do muro enquanto tinham q se contentar com aquelas velharias soviéticas, arquitetura cinza...
E por aí vai!
O caso do Gol quadrado vendendo horrores para mim tem várias explicações:
1 falta de concorrência,reinou sozinho no segmento aonde os concorrentes mais próximos eram muito piores
2 marketing bem feito, existia voyage GTi? Pois bem,quem não pode comprar o esportivo dos sonhos,compra o q pode mais próximo possível!
3 preço que o consumidor achou justo pagar, tem haver com o marketing já falado
4 habilidade da VW em colocar praticamente fora de combate concorrentes importantes na época como a Ford por exemplo q resultou na Autolatina depois
5 crise econômica e instabilidade política que afastou os demais concorrentes globais
6 nível sócio-cultural do povo.Infelizmente em nossa maioria somos analfabetos funcionais que assumem como verdade tudo q é dito na tv.Um povo q não lê, que não critica, que não se organiza e tb não solicita bons produtos.
No caso do classic eu vejo duas coisas principais, é um carro gostoso de dirigir e muito estável, se melhorar estraga nesse aspecto. O outro é o preço, muito menor q dos concorrentes com o mesmo porta-malas.
Abraços!
Desculpe eu me intrometer nesse post... mas gostei dessa homenagem ao Luis Pereira Bueno no Blog
ResponderExcluir"Historic Rally & Classic Race Cars" do Luis Cezar.
http://luiscezar.blogspot.com/2008/02/homenagem-ao-luiz-pereira-bueno.html
Vamos dar honra a quem merece honra enquanto estiver vivo ainda.
Eu tenho um. Acho que o principal motivo de se comprar um carro desses é o espaço interno e o porta-malas. A maioria das pessoas nem sabe onde fica a tração no carro, nem ultrapassa os limites de velocidade (muito menos os de aderência...). Eu não o comprei (era de família), mas eu julgo que, o pensamento da maioria é: um carro novo, o mais barato possível, que caiba (literalmente) cinco adultos e espaço pra bagagem. Bem, o Classic atende a essa proposta, apenas. Não é econômico (pra um 1.0), o desempenho nem se fala. Comportamento dinâmico, vou nem começar pra num chorar aqui. Mas a manutenção é a mesma do corsinha 1.0, e dá pra ser o único carro de uma família (vá lá). Eu nunca o compraria, se pudesse escolher... de fato, vou trocar ele num chevette! =]
ResponderExcluirVejo que não sou só eu que considera o Classic uma das piores coisas de quatro rodas que existem para dirigir.
ResponderExcluirSe for pra levar a sério o que alguns comentaristas daqui falam do Corsa Classic então chega-se à conclusão de que o carro é um lixo, não serve pra nada e ainda põe em risco a vida de seus motoristas e passageiros. Tenham a paciência.
ResponderExcluirSe for pra levar a sério o que alguns comentaristas daqui falam do Corsa Classic então chega-se à conclusão de que o carro é um lixo, não serve pra nada e ainda põe em risco a vida de seus motoristas e passageiros. Tenham a paciência.
ResponderExcluirSe for pra levar a sério o que alguns comentaristas daqui falam do Corsa Classic então chega-se à conclusão de que o carro é um lixo, não serve pra nada e ainda põe em risco a vida de seus motoristas e passageiros. Tenham a paciência.
ResponderExcluirO comportamento dinâmico do Classic é melhor que o do Palio na minha opinião.
ResponderExcluirFabio,
ResponderExcluirE é mesmo, por larga margem.
Ao contrário do que alguns disseram, o comportamento do carro é aceitável, e tem porta-malas decente. Falta apenas a GM ter a visão de oferecer motores 1.4, 1.6 e 1.8, e está feita a festa.
bussoranga, "má"... a GM faz isso com o prisma, já (tem 1.4).
ResponderExcluirMe sinto abençoado de não ter dirigido o Pálio, se ele consegue ser pior que o classic... a barra estabilizadora faz muita falta mesmo: não importa o quanto você "espete" o bicho (a não ser que você use o freio de mão), o subesterço é certeiro. Pra quem quer fazer uma curva, antes de ser entusiasta, eu acho que o acerto de suspensão do Classic num tá legal não. Pena que o padrão de consumidor desse carro é daquele tipo que acha que se passar dos 80 o carro explode, e se fizer curva a mais de 40 o carro capota. Taí porque vende tanto... E outra: um par de discos dianteiros ventilados encarece um carro tanto assim?
É um dos poucos carros que eu conheço que reúne duas características: é duro e esterça muito mal.
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