Depois de escrever algumas dessas listas de dez-qualquer-coisa, percebi que é um assunto bem bacana, pois podemos ver vários pontos de vista dos leitores. Cada um com o seu, o que é ótimo, pois é graças às diferenças que a indústria automobilística está sempre precisando criar coisas novas. E como está difícil para fazer isso!
Vejamos, então, dez carros que são, na medida do possível, compráveis.
Deixei de lado alguns superexóticos como Koenigsegg, Caterham 7, ou um Morgan Aeromax, para poder colocar alguns carros de uso normal na garagem.
1 - Ford Focus.
Escolha óbvia, e quem nos lê desde que começamos o AUTOentusiastas, em agosto de 2008, sabe que não é só pelos testes que estão sendo publicados desde que o atual modelo foi lançado. O Focus original é ainda um carro excelente e inconfundível. O novo cresceu no meu gosto, e está cada vez mais desejável. É maior e mais pesado que o antigo, mas ainda é absolutamente muito bom. E bonito. Gosto pessoal, lógico. Poderia ser um RS.
2 - VW Gol.
Como expliquei anteriormente, o Gol nunca foi desejado por mim, mas agora está muito bom mesmo, agradável de olhar, com soluções simples e efetivas para também ser um carro de desenho inconfundível. Pena que a manutenção não é mais barata como há alguns anos, mas ainda é acessível. Infelizmente andei só um pouquinho com ele. Vamos ver se conseguimos um para ser avaliado pelo blog.
3 - Ford Transit.
O Arnaldo Keller nos mostrou que um furgão grande quebra galhos muito maiores, e tenho uma atração inexplicável por esses monstrinhos. Antes a escolha seria o Renault Master, mas o Transit é mais genial ainda, o modelo atual é o resultado da soma de mais de 40 anos de experiência com esse modelo na Europa.
4 - Fiat Mille.
O Uno original trocou de nome no Brasil, mas é o mesmo desde 1984, com evoluções sucessivas e cada vez mais dirigidas a quem usa carro como ferramenta de trabalho. É o que há de mais simples em nosso mercado, e simplicidade também significa genialidade. Tive um há muitos anos, e teria um zerinho, mas do modelo antigo, de Giugiaro. Deve ficar em produção até o final de 2013. Ainda tenho um tempo para encher o porquinho. Mas o concessionário vai ter que tirar o emblema Mille e colocar Uno no lugar.
Explicação perfeita de como é o carro está aqui, no texto de Bob Sharp.
5 - Citroën C4 VTS.
Pode ser apenas um Peugeot disfarçado de Citroën como diria o MAO, mas é notável pela absoluta falta de compromisso em parecer outros carros, de ser "carne de vaca" no açougue. É diferente e tem carronalidade aos montes. A imagem do Campeonato Mundial de Rali ajuda, mas aqui não é determinante.
6 - Land Rover Discovery.
Utilitário esportivo ou "jipe" de verdade? As capacidades de andar em terreno ruim e o conforto dizem que esse carro é os dois. Eu prefiro apenas pensar que ele faz quase tudo que um Defender faz, mas sem os inconvenientes de um projeto de 63 anos. Antes dele, o Range Rover era maravilhoso, mas a Land Rover exagerou nesse projeto, e o irmão mais velho e mais caro se tornou redundante no meu entender.
Apenas um probleminha: a pequena atualização em detalhes de estilo o estragaram um pouco, eu iria precisar da grade de radiador anterior, como na foto abaixo.
Ainda bem que vende em boa quantidade. Daqui a alguns anos a oferta de usados será farta. Se o bolso não der, um Defender 90 estará ótimo também na garagem.
7 - Chevrolet Camaro.
Pouco a explicar aqui. Um ícone, trazido aos montes por importadores, e daqui a pouco, pela GM do Brasil, conforme já anunciado oficialmente, espero que com câmbio manual.
Será maravilhoso vê-lo em cada vez maior número nas ruas. É tão bonito que o meu não teria pintura que disfarçasse suas linhas perfeitas. Aço escovado com verniz por cima.
Ai meu rico dinheirinho daqui a uns anos.....
8 - Saab 9-5.
Desnecessário explicar muito. Se a Saab quiser um funcionário para garimpar o mercado brasileiro, estou à disposição. Nascido junto com a GM, foi lançado apenas agora, depois de comprada pela Spyker. As primeiras avaliações mostram um resultado que está surpreendendo a todos os jornalistas, sendo de longe o melhor Saab nos quesitos racionais. E o design é brutalmente simples, e mesmo assim, único. Nao me perguntem como os designers fazem isso, mas fico feliz em saber que eles conseguem. Para piorar meu sofrimento, pode ter tração em todas as rodas, a fabulosa XWD.
9 - Porsche 911 Turbo.
Há vários carros que não podem mudar, só evoluir, e o Porsche deve ser o maior exemplo dessa ideia. Motor no lugar errado, e mesmo assim, uma maravilha dinâmica. Há coisas que não só engenharia resolve. Tem algum tipo de magia aqui. Acho que Hogwarts é em Stuttgart.
10 - Mercedes-Benz SLS.
O novo asa de gaivota "mata a pau", como se diz por aí.
Tremendo, com aquele capô enorme e para-brisa pouco inclinado. As portas abrindo para cima são uma das grandes criações da humanidade. Sem exagero de potência, ou de agressividade no estilo, sem traseira alta, o SLS não tem as coisas óbvias dos supercarros, e mesmo assim, é super. Estou salivando para ver um ao vivo. Quem sabe em outubro, no Salão do Automóvel.
Se eu ganhasse um belo prêmio de loteria, seria comprado sem pensar muito.
Menção honrosa: BMW 530d Touring.
Minha existência terrena só será completa quando eu tiver uma perua dessas. Seis em linha diesel, turbo, 3 litros de cilindrada, torque máximo a 1.750 rpm, zero a 100 km/h em 6,4 segundos, 15,6 km/l. Seria um carro em que eu não reclamaria de ter câmbio automático. Tem 8 marchas, e deve ser perfeito.
Na verdade, se eu pudesse ter um só carro racional para toda a vida, seria esse.
JJ
JJ, sua lista está perfeita. Camaro e 9-5 são interessantes. Ah, eu quero muito conhecer os mistérios desse Saab, talvez o melhor de todos.
ResponderExcluirMuito bom, JJ. Talvez no lugar do Uno, eu colocaria o Clio, que custa praticamente a mesma coisa e é mais bem acabado.
ResponderExcluirComo fato curioso, simplesmente não há Transits rodando aqui em Brasília. Acredito que a Ford esteja vacilando.
abraço
Lucas
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ResponderExcluirGostei da lista, ficou muito boa.
ResponderExcluirInsisto novamente para vc experimentar o Novo Fox e o Gol G5.
Quando fui comprar um carro eu fiz um test drive no novo Fox e gostei tanto que comprei um para mim.
Abraço.
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ResponderExcluirTirando o C4, está ok.
ResponderExcluirComo um carro tão agressivo era vendido com pneus de perfil tão alto e rodas tão sem graça?
E ele utiliza do WRC apenas como marketing. Nada de uma versão de rua do para agradar os entusiastas.
Poderia ter feito uma lista mais humilde e ter colocado carros de categoria de preço menor....
ResponderExcluirDepois do Focus e do Gol, o resto é só em sonho mesmo...
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ResponderExcluirJJ,
ResponderExcluirSe fosse eu escrevendo a lista, trocaria o Land Rover pelo Defender, tirava o Transit e colocava a 530d no topo da lista. Seria também meu único carro pro resto da vida.
E eu vou prestar atenção no 9-5. Pra mim, era um quase ilustre desconhecido.
JJ,
ResponderExcluirA lista que eu te "desafiei" a fazer seria sobre os carros disponiveis no mercado brasileiro, mas a lista ficou joia! (teclado sem acento)
Minhas opinioes...
1 - Focus, sem duvida eh o meu proximo carro, talvez em agosto, aih ja pego um 2011 e ate la estarei mais preparado ($$$).
2 - Se tem um VW que nao nao me inspira em nada eh o novo Gol e olha que eu tenho paixao pela VW, meu carro atual eh um Polo.
3 - Transit, como o Lucas falou e nao eh novidade, se este carro eh tao bom assim JJ, mais uma vez a Dna. Ford dando mole, pq eu tb nao vejo o carro nas ruas (SP-ABC).
4 - Tb gosto do Uno, tive um 1.5 injetado, que exemplar!
5 - VTS? 180cv! Com certeza deve estar muito interessante, soh nao entendo como conseguiram deixar a versao turbo com menos torque que a aspirada! (fonte 4R)
6 - Eh um Land Rover! A Range nova esta mais para objeto de ostentacao.
7 - Tomara que venha V8! So isso que eu peco a GM.
8 - Pode nao, para ser um Saab de verdade tem que ter a tal tracao, concorda? Se eh o melhor dos Saabs, o carro merece um post heim, mas desconfio por ser um carro lancado depois de todas estas transicoes.
9 - SONHO!
10 - Outro Sonho!!!
530d Touring - deveria estar na lista, mas eu optaria por um sedan, BMW 550, menos racional, mais BMW.
Abs
Otima lista, eu tiraria o SLS e colocava um Corvette, e dispensava o 9-5.
ResponderExcluirQuanto a Transit, sou suspeito em falar, dirigo uma em Londres 8h por dia, 6 dias por semana, eh fantastica, feita para o trabalho, com muitos lugares para guardar mapas, copos, canetas e ate garrafas grandes de agua.
Mas nao supera a nova Sprinter em projeto. A MB eh muito mais macia, economica e veloz. O que nas motorways inglesas, faz diferenca.
Mas o custo de aquisicao da MB faz da Transit uma opcao muito mais viavel.
Focus é carro de vó.. é um carro totalmente sem graça como um japones qualquer.. isso é um mal de Ford no brasil.. Ja me vem na cabeça o del rey 88 do meu avo que ele cuida com tanto carinho, aquela banheira mole, manca e beberrona. Obviamente o focus nao deve ter nada desses problemas, mas a imagem continua. Acho uma compra bem racional pra quem ja tem 50 anos ou está querendo se aposentar do transito.
ResponderExcluirJJ, que pecado ! Voce não considerou nenhum Subaru, nem nenhum Audi ?
ResponderExcluirBela lista JJ!
ResponderExcluir1 - Ford Focus: Realmente não consigo ver outra coisa na categoria que não seja um Focus.
2 - VW Gol - Um golzinho com plataforma de Polo. Uma versão GTI 2p com motor TSi acabaria com o Punto T-Jet.
3 - Ford Transit: Além de toda tradição e qualidade, é capaz de fazer Nürburgring - Nordschleiffe em pouco mais de 10 minutos.
4 - Fiat Mille - Daria um jeito de comprar um e colocava a frente antiga. Pra trabalhar não tem melhor.
5 - Citroen C4 VTS: diferente de tudo. O problema das rodas é facilmente contornável pelas rodas que a própria Citroen oferece.
6 - Land Rover Discovery: também prefiro o Defender olhando pelo lado "jipe".
7 - Chevy Camaro: O meu laranja. Sem mais.
8 - SAAB 9-5: além de falarem bem, pro meu gosto é lindo.
9 - Porsche 911 Turbo: Manual, por favor. Com PDK acelera tão rápido que não dá graça.
10 - MB SLS: um 300 SLR Uhlenhault coupé moderno. O que eu poderia querer mais?
Também acho que carros de sonho não deveriam fazer parte desta lista: seria mais interessante colocar só carros dirigidos aos "mortais", pois isto poria mais fogo na lenha do debate. Os "de sonho" todo mundo quer, he, he! Eu tiraria um deles desta lista, e colocaria um Logan. Se alguém quiser "tirar" outro e colocar algo mais "povo", fique à vontade.
ResponderExcluirMr. Car.
essa lista é otima, mas tinha q ter preco maximo..
ResponderExcluirMercado nacional ate 70k? a ideia eh boa?
ResponderExcluirSe nao fosse pela CAOA, o Impreza ja encabecaria a lista sem duvida alguma!
O Si tb estaria, mesmo que tenhamos que considerar veiculos usados.
Abs
Meu carro de sonho real é o Megane RS gringo. E o novo Subaru Impreza. Abs, Fred. (Listas são ótimas!)
ResponderExcluirJJ,
ResponderExcluirUno RULEZ!
Grande lista!
MAO
Prá começar, gosto é mesmo subjetivo, pois estão reunidos carros das mais diferentes categorias e propostas, mas ...vá lá.
ResponderExcluirAgora, que a lista está pequena, isto está, pois entre os preferidos de qualquer auto entusiasta teria pelo menos 50 modelos, de propostas diferentes. Qui tal uma pesquisa a respeito, classificando as opções por categoria?
Ops, minha digitação vai mal... onde se lê "qui tal" leia-se "QUE TAL". Sorry...
ResponderExcluirDepois de ver o quão sem graça é a nova geração do C4 com seu desenho convencional e conservador e interior idem, o modelo que ainda é fabricado aqui no Mercosul ganha ainda mais brilho.
ResponderExcluirAliás, por que raios a Citroën, de quem todos esperam carros com desenhos estranhos e soluções idem e compram um cientes de que é bizarro, quer ficar caretona? Para isso existe a Peugeot, que faz essa função muito bem.
Teste da Ferrari 458 Italia pela revista Quattroruote, pra ajudar na escolha:
ResponderExcluir458 Italia test results :
Acceleration :
0-100 3.27s
0-160 6.5s
0-200 9.69s
0-250 16.0s
1/4 mile 11.0s @ 212.8 Kph
1 Km 19.8s @ 269.8 Kph
Top Speed
458: 327.8 Kph
Vairano track :
2. 1.15:146 - 122.64 Kph - Ferrari 458 Italia (Single test, Michelin Pilot Sport)
3. 1.15:159 - 122.62 Kph - Ferrari 430 Scuderia (Single Test)
4. 1.15:375 - 122.27 Kph - Ferrari 430 Scuderia (Supertest 2008, Alain Prost)
5. 1.15:528 - 122.07 Kph - Porsche 997 GT2 (Supertest 2008, Alain Prost)
6. 1.15:714 - 121.72 Kph - Lamborghini Gallardo LP560-4 (Supertest 2008, Alain Prost)
7. 1.16:170 - 120.99 Kph - Lamborghini Gallardo Superleggera (Pirelli PZero Corsa, ALAIN PROST)
8. 1.16:810 - 119.98 Kph - Ferrari 599 GTB (Composite Brakes, 20" Rims, Pirelli Pzero MY06)
9. 1.17:065 - 119.59 Kph - Mercedes SLS AMG (Single Test, Continental ContiSportContact)
McQueen
Me desculpem o JJ, o MAO e o Joel, mas esse esse Uno da lista não dá pra encarar. Os sucessivos facelifts deturparam completamente o design original de Giugiaro, transformando o carro em uma espécie de Yugo dos trópicos. Ainda bem que a Fiat finalmente lançou um sucessor para impedir que novos facelifts fossem perpetrados contra o pobre coitado.
ResponderExcluirCaro JJ
ResponderExcluirUma sugestão:
Você podia fazer uma lista de 10 carros antigos nacionais e outra com antigos importados,seria interessante ver como seriam as opiniões de cada um...
Abraços!!!
Nossa, que ridículo colocar um Uno mille, para alguem que entende tanto de carro, por um projeto de 25 anos que não mudou nada (excluindo facelift's) sem um minimo de segurança. Ta certo que o uno teve seus dias de glória, só que isso fica la em 1984, mas falar que ele é bom, e que compraria um 0km, putz. Nem vou falar do gol, que é só mais um projeto de 3º mundo. Quanto ao resto boas escolhas.
ResponderExcluirPablo, entao me diga UM carro melhor que o Mille na categoria e com o preco pelo menos proximo.
ResponderExcluirNao interessa se eh de 84, o projeto continua bom, e eficiente.
Lucas,
ResponderExcluiraqui em São Paulo tem poucos Transit também. Deve ser apenas falta de propaganda direcionada.
Carlos Eduardo,
o Gol andei pouco e gostei. O Fox fiz uma viagem de uns 150 km e achei sem graça demais, não despertou meu dsejo.
Anderson,
coloquei alguns que o bolso pode pagar e outros que hoje são impossíveis, mas foi sem pensar em preço mesmo, exceto pelos exóticos, como expliquei. Deois faço outra até uns 60 mil reais, que tal ?
Fábio,
obrigado por gostar da lista. Farei outras, comecei a gostar de verdade desse assunto.
Adalberto,
por aí o Transit deve ser tão popular quanto a Kombi aqui.
Você é um "white van man", como diram os malucos da revista Autocar.
Mark,
pelo sei perfil, vejo um Marea. Já esperimentei um Marea, 4 cilindros, e entendo que você não goste de Focus. São carros díspares, mas o Focus não é de velhinho em nenhum planeta conhecido nesta galáxia, pode ficar certo disto.
Quando andei de Marea, me marcou profundamente a "afundada" da suspensão dianteira em curvas, bastante similar ao meu velho Corcel II, de que tanto gostava. Mas em um carros algumas décadas mais novo, isso não é admissível.
Valter,
não dava para colocar um Subaru, eram só dez carros, e tive que forçar a entrada da perua BMW.
Audi em produção seria o A8.
Joel,
estamos na "mesma página" como se diz hoje em dia. Valeu !
McQueen,
não compro carro baseado em números e fichas técnicas. Antes disso vem a simpatia pela máquina, ela precisa falar comigo. Os números vem depois. E não compraria um 458 nem que fosse a 100km/h em um segundo e fizesse 20km/l.
Paulo Levi,
concordo que o estilo está poir hoje, mas as melhorias de funcionamento foram ótimas, e o Mille é uma ótima condução, desde que tenha um ar-condicionado, claro.
João Gabriel,
tá anotado. Dá para fazer dezenas de lista por categorias, origem, preço, etc. Com o tempo, farei.
Pablo,
não entendo tanto de carro não. Apenas me informo um pouco e tento dirigir o máximo de modelos que posso, e isso não é muita coisa.
Juvenal
ResponderExcluirVamos que vamos.
Gosto é gosto e tem gente que não vê isso.
Se a Inquisição ainda existisse, haveria um ponto tornando todos os críticos da marca do burrico hereges.
Paulo
Como eu disse, daria um jeito de aplicar o "bodykit" usado até 2002 ao Uno.
JJ, a lista ía muito bem até entrar o VW Gol... Não dirigí o G5 (na verdade G3, pois o "GIII" era um G2.1 e o G4 um G2.2), mas todos oa anteriores foram dirigidos e também utilizados nos postos de passageiros, e nem o Fusca era tão desconfortável. Eu me sentia mais confortável na Variant 76 de minha avó, além de que com sua traseira rabeante a Variant era mais divertida de dirigir. Trocaria o Gol por um Clio ou mesmo o Logan - que é feioso e de interior pobre, mas tem um acerto de suspensão muito bom. Quanto ao Transit, no centro de SP tenho achado alguns, mas acho que falta a Ford investir melhor em propaganda. Quanto aos Saab, os adoro, mas prefiro esperar para ver se esse novo realmente se livrou dos vícios da Dona GM.
ResponderExcluirA Ford Transit virou carro de corrida em Portugal.
ResponderExcluirO Ford Transit Trophy tem início no próximo fim de semana no mítico circuito de Vila Real.
Tem página no Facebook, para os interessados.
heheh sim, concordo com voce. Quando chego em alguma curva, me bate uma raiva e um arrependimento porque nao tenho um carro com projeto de suspensao mais moderno.
ResponderExcluirMas é só chegar na reta, a turbina começar a encher e a raiva momentanea desaparecer no mesmo passo que surge um sorriso na minha cara. Isso é viciante, e talvez por isso nao veja o focus com bons olhos. Pode ser que eu ja esteja mal acostumado a andar com 220cv embaixo do capö, disponiveis sempre que eu cutuco o acelerador. Isso o focus realmente nao pode me passar, alem do visual radical tao conservador que faz me lembrar os velhos ford.
Como o custo beneficio do meu marea nao pode ser batido, a nao ser que eu desenbolse mais de 60 mil reais, o que é o triplo do valor do meu estimado veículo, continuo adorando, sem ser cego aos seus defeitos. Mas ainda bem que as qualidades superam e fazem desaparecer estes momentos que surgem os problemas.
Sobre a suspensao, nao sou OEM maniaco, mandei instalar barras dianteiras e traseira inferiores do fiat coupé (um setup bem comum pra quem tem marea), molas Eibach e amortecedores com 30% mais carga. Uso freios dianteiros de alfa 166 que sao plu`n`play, e o motor foi convertido pra alcool, com uma turbina Garrett roletada, praticamente com o mesmo setup do fiat coupé italiano. Sim, a suspensao melhorou da agua pro vinho.
Abraços
BDV Detected!
ResponderExcluirhahaha... brincadeira Mark! Eu ja fui APzeiro... digamos que um APzeiro consciente, ainda bem que essa fase passou, mas as vezes dah saudade de ter potencia e torque "a la vonte"
abs
melhor coisa que existe heheh talvez eu pense assim porque ainda tenho 23 anos, e talvez daqui muitos anos eu passe a gostar de ford, mas como nao acho nenhum carro que tenha mais de 220cv, teto solar, sidebag, lavador de farois, banco de couro, e os itens basicos com A/C, DH, trio eletrico e air bag duplo e que custe menos de 100k, fico com o meu brinquedao dando susto em incautos que acham que vectra ou civic sao carros esportivos hehe. Pena que é um carro depreciado, porque quem conhece, e tem um, nao troca por nada. Mesmo as dores de cabeça com a mecanica que uma vez ou outra insiste em aparecer nao fazem apagar o carisma do carro. Sempre digo pros meus amigos que meu carro tem alma, assim como um gol GTS era o MUST pro meu pai em 1990.
ResponderExcluirNao tenho nada contra apezeiros, relaçao custo x diversao excelente, mas tem coisas melhores e mais seguras e que ninguem tem ideia.
Abraços
Olá Mark,
ResponderExcluirme conte uma coisa, aonde vc fez os seus amortecedores com mais carga? Gostaria de comprar um jogo, mas precisa ser com quem sabe o que está fazendo.
Outra coisa, vc precisou reforçar outras partes da suspensão, alem das molas?
Obrigado antecipado.
Paulo Franco
Bela lista JJ, o VTR é ruim de tocada, por isso na minha lista ele não constaria, mas ele é incrivelmente belo com rodas originais maiores...semana passada eu estive cara a cara com o C4 de um senhor chamado Sebastian Loeb, seu WRC legítmo com as cores da Red Bul e setup de asfalto, absolutamente impressionante nos detalhes, fundo plano, saídas e entradas de ar que não é possível perceber com o carro em movimento....gostei mais do C4 original só em poder examinar melhor o WRC!
ResponderExcluirO Land Rover hoje é tão ostensivo quanto os pavões de Ferrari, pois estes ao menos dão algumas aceleradas quando podem com os bólidos, já os donos de Rover fazem "trilha" apenas nas rampas dos shoopings, mais uma vez culpa do seu consumidor e não do carro.
De resto, lista muito interessante, parabêns!
Paulo, fiz na nota10 suspensoes em curitiba. Mas qualquer casa boa de amortecedores e suspensoes conseguem fazer um bom serviço, nao é complicado. Recomendo comprar um jogo de amortecedores novos originais, o cofap turbogas, mas da pra fazer no seu amortecedor mesmo, se nao estiver estragado. O unico reforço foram as barras inferiores estabilizadoras do fiat coupé, que tambem sao plug`n`play no marea, ambas dianteira e traseira. Melhora significativamente a capacidade de fazer curva, estabilidade e nao deixar a carroceria inclinar tanto.
ResponderExcluirAbs.
Marea Turbo tem amortecedor mole demais?
ResponderExcluirEsse tipo de post não leva a nada.
ResponderExcluirPro estilo do carro, tem sim. Por ser um sedan veloce, poderia ter um sistema de suspensao melhor.
ResponderExcluirValeu Mark, parabéns pela caranga. Pensava que apenas o HLX tinha o amortecedor molenga.
ResponderExcluirMas o Marea original não é todo de ruim, por muito tempo os políticos do DF continuaram usando o Marea no lugar do Omega/Passat/407/Accord e etc mesmo depois de ter saído de linha. Deve-se ter uma razão para isto.
uno ????????????????!!!!!!!!!!
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