google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 DEZ CARROS EM PRODUÇÃO QUE EU JAMAIS COMPRARIA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

DEZ CARROS EM PRODUÇÃO QUE EU JAMAIS COMPRARIA

1 - Citroën Xsara Picasso
Por mais que eu saiba que é um bom carro, é impossível para mim aceitar este design. Irrelevante para alguns, o estilo de um carro é o cartão de visitas para mim. O Paulo Keller diz que se parece com um guarda-chuva aberto, não com um carro.
Já o Picasso importado, magnífico, é altamente desejável e corrigiu tudo que o antigo tinha de ruim. Apesar de ser bem complicado, como todos os Citroën modernos.
2 - VW Fox
Mal consigo comentar. Não vejo nada nesse carro que o faça motivo de desejo para uma pessoa. O Gol é milhares de vezes mais agradável de ver e de dirigir. Não encontrei o lugar desse carro no mundo automobilístico. Estar entre nós ou não é como saber que pode existir um universo paralelo. Não muda nossa vida.

3 - VW Bora
Idem ao Fox em chatice, mas na versão sedã.
4 - VW Jetta
Idem ao Bora, mas maior e mais caro.
5 - Ford Ka brasileiro
Desenhado aqui, para o nosso mercado, respondendo às críticas sobre o espaço no banco traseiro, esse Ka tem tantas coisas desarmônicas que nem parece ser um Ford. Detalhei mais sobre ele aqui, em um post antigo. É a prova que toda grande fábrica de automóveis comete seus erros.
Ou como diria o MAO, o Ka morreu.
6 - Ferrari 458 Italia
Tudo que um Ferrari não deve ser está concentrado nesse modelo. Um dos melhores carros do mundo para se dirigir, a se considerar os textos dos jornalistas que já o conduziram, mas sem câmbio manual e cheio de frescuras. Os Ferraris mais baratos, desde o 360, não são mais carros consideráveis para quem aprecia a tradição Ferrari como eu. Tornaram-se ferramentas de status e exibição, não carros de corrida para andar na rua, extremos e radicais, como deve ser todo modelo com o cavalinho empinado.
7 - Fiat Stilo
Retumbante fracasso na Europa, encontrou no Brasil uma pequena parcela do mercado que adora carros aparecidos, mas é pouco atento à qualidade e durabilidade. Estilisticamente, me parece um VW Brasilia modernizado. Como nas sequências de filmes para o cinema, o original é mais agradável (o Brasíla, claro).
8 - Hyundai Tucson
Preço e conteúdo, somados ao "sentar por cima", o fizeram o desejo da classe média (seja lá de onde vem essa classificação estapafúrdia). Até hoje tem gente bastante inteligente se perguntando como pode ser vendido a preços tão baixos. Não sou eu que vou tentar responder isso, mas pensemos que é apenas um hatch crescido e enfeitado, não um utilitário esportivo.
9 - Chevrolet Vectra
Um Astra mais comprido e mais decorado. Aqui também os originais são melhores, tanto o Vectra de 1997 (o verdadeiro) quanto o Astra.
10 - Chery QQ
Este foi tomado como exemplo para mostrar apenas um modelo chinês. Indústria crescente e forte, está gerando dezenas de modelos que são tão entusiasmantes quanto uma geladeira quebrada. A China pode fazer qualquer coisa, desde que se pague o preço. Pagando pouco, não sai nada que possa gerar um mínimo de coeficente de entusiasmo automobilístico.
JJ

87 comentários :

  1. O Jetta? Sem graça? Pra ver como gosto é subjetivo mesmo.
    Agora quanto aos outros, concordo.
    O 458 tem um ronco maravilhoso, é verdade, mas parece que saiu do AKIRA.
    Pra ser japonês só falta o emblema.

    ResponderExcluir
  2. A única coisa em que discordo no texto é a afirmação que os Citroens modernos são "complicados". Diversos dos modelos antigos da marca podem ser lembrados por ter sua técnica, sobretudo as suspensões, refinadas, mas os atuais são uns carrinhos inteiramente comuns, iguais a todos os outros que existem por aí.

    Salvo engano, creio que o último Citroen "complicado" a colocar suas rodas no país foi o Xantia, com sua sensacional suspensão hidropneumática. Era um carro realmente impressionante na época, cada vez mais difícil de encontrar hoje em dia.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, e assim vai indo, muitos e muitos carros a venda aqui não me atraem em nada.

    Uma coisa que sempre reparo no transito aqui de São Paulo é:
    Quando tem um Fox, ou um Fit já sei que não posso esperar nada de bom daquele motorista a frente.
    É algo como se fosse do perfil de quem compra esses carros. Fico impressionado.

    ResponderExcluir
  4. JJ,

    Ótimo post. Gosto de sua sinceridade e abertura pra falar do que voê não gosta. Mas isso não significa que eu concorde com tudo. Se bem que no caso dessa sua lista concordo com quase tudo. Só tiraria daí o Fox e o Vectra.

    Essa última mexida no Fox acertou o que era ruim. Gosto de carro pequeno, mas não precisava ser tão alto. O Gol é mais bonito, mas é extremamente apertado, a VW errou, pois poderia ter feito o Gol um pouco maior.

    Claro que acho esse Vectra ridículo quando comparado com o original (de 1997). Mas isso é um problema causado pelo nome, que leva a essa comparação.

    Acho o Vectra (que poderia e deveria ter sido chamado de Monza) um carro honesto e bem apropriado para o nosso mercado. Isso agora, depois de reposicionarem o preço. O carro é espaçoso, confortável, durável, e de fácil manutenção. Ótimo para uma família de classe média. Só o motor que realmente deveria ser atualizado. Na faixa de preço atual do Vectra acho que não tem nada melhor considerando aspectos racionais.

    PK

    ResponderExcluir
  5. JJ, esqueci de discordar do ferrari também!
    PK

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela coragem e sinceridade! Mas discordo no caso da Ferrari!

    ResponderExcluir
  7. JJ respeito a sua opinião, mas ficar falando que não compraria isto ou aquilo é bom não dizer, um dia podemos queimar a língua.
    Já pensou que a sua mulher pode dar piti e falar que quer comprar um picasso ou um Tucson?

    ResponderExcluir
  8. Marcelo,

    Até outro dia a mulher do JJ andava de Defender. Acho pouco provável que ela queira qualquer carro dessa lista.

    PK

    ResponderExcluir
  9. olha aí, o JJ que tem fama de fietêro pondo o Stilo em sua lista negra. Só acredito que ele nunca ouviu o ronco do 5 cilindros do Jetta. Como autoentusiasta que é, deveria tirá-lo e em seu lugar por o Agile.

    ResponderExcluir
  10. JJ
    Só discordo mesmo do Jetta, que é um Golf de 5a. geração com carroceria três-volumes. O inegável jeito alemão de ser, o motor 2,5-litros de cinco cilindros e 170 cv, o câmbio epicicloidal Aisin de seis marchas e a suspensão traseira multibraço fazem do Jetta um sonho de entusiasta. Tente dirigir um. O comportamento em curva é perfeito, dá gosto atirá-lo.

    ResponderExcluir
  11. eu ri do Stilo Brasília modernizado

    ResponderExcluir
  12. o Fox, queira ou não, foi o pioneiro dessa vertente "carro pequeno mais alto que o necessário pra dar impressão de espaçoso". Ágile é o equivalente da GM, e o Uno se tornou isso agora. o Agile é realmente horroroso, bancos moles e não anda "aquela brastemp"

    ResponderExcluir
  13. Exceto pelo Jetta, concordo com todos.

    ResponderExcluir
  14. Sandoval Quaresma10/06/2010, 22:08

    "Irrelevante para alguns, o estilo de um carro é o cartão de visitas para mim."
    véio fresco

    ResponderExcluir
  15. Ainda que o design do Ka atual não seja um primor, ele manteve muitas das boas qualidades do anterior, como o prazer de dirigir.
    Dirigi um 1.0 com rodas aro 13 e pneus 165/80 e é impressionante como aquele carrinho é plantado no chão. Dá para maltratá-lo bem nas curvas, pois suporta desaforos que muito carro com projeto mais atual e suspensão mais elaborada não suporta.

    Destaque também para os freios excelentes e de ação sempre pronta. São facilmente moduláveis e param bem o carro em qualquer distância. Fora isso, a direção é bem direta, a transmissão tem engates justinhos e, em que pese o Ka anterior ter faróis biparábola, os monoparábola do atual ainda conseguem boa iluminação (uma caixa de farol bem projetada faz muita diferença quando comparamos faróis de mesmo tipo, até porque conheço outros monoparábolas de lente lisa).
    Se passarei a maior parte do tempo dentro dele, não há muito motivo para pensar nas linhas externas, não é verdade?

    Só fico aqui pensando como deve ser o Ka 1.6. Se perigar, é uma alternativa ao Mini Cooper que custa bem menos e é tão boa de dirigir quanto.

    ResponderExcluir
  16. Curioso, não tenho nada contra o Bora, vectra e o Jetta. Considero o Bora injustiçado, assim como o Megane, 307 e o Sentra, porque todos querem os queridinhos (e caros!) civic e corolla. Mecanica simples e robusta, acabamento bem feito e desempenho mais que suficiente.
    Gosto do vectra, mesmo sabendo que deixa a desejar em relação ao legítimo, o europeu. Não entendo a birra que muitos tem em relação ao seu motor: é antigo sim, mas oferece desempenho e consumo normais. uma revista se dignou a testar um com cambio manual, e considerei o desempenho bom, 0 a 100 em 10.5.

    Realmente eu também não gostava do Jetta, mas depois que o vi acelerando fundo e fazendo um slalon entre cones, passei a desejá-lo.
    Nao gosto do Fox, mas nada supera a nojeira do agile.

    abraço


    Lucas

    ResponderExcluir
  17. João Gabriel Porto Bernardes10/06/2010, 22:22

    Ultimamente pra poucos carros salvam,no caso aí o Jetta na minha opinião é um excelente carro,já os outros...

    Picasso-Nunca vi um carro tão ridículo,tanto que a família do pintor ao qual dá nome ao carro,processou a Citroen,mas perdeu,acho um desrespeito chamar um carro tão feio,esquisito com o nome de um pintor que encantou o mundo com suas obras...

    Fox-Realmente um carro sem sal,burguês,feito para burgueses estúpidos,adoradores de futebol e BBB pagarem de 60 vezes e ficar exibindo pra familia e os amigos que venceu na vida...aff...

    Bora-É legalzinho,mas não enstusiasma ninguém,como o Santana entusiasmou...

    Ford Ka-Mas um carrinho horrível pra burguesada se esbaldar...É dificil acreditar que a mesma fábrica que fabrica o Mustang,fez aqui o Maverick,o Galaxie e Corcel e derivados fez essa b...a
    outro que deveria ter sido incluído aí é o irmão maior dele,o Fiesta...as propagandas desses carros então,parecem coisa de retardado...acho que é oq a Ford pensa do consumidor brasileiro,porque afinal de contas o carro que eles produziram aqui de maior sucesso nem era um Ford de verdade,nada mais era que um Renault "amustangado"...

    Ferrari-Pra mim nenhuma me entusiasma ou apaixona,são brinquedos pra riquinhos mimados que só vendiam por causa da lábia do Il Commendattore...Sou mais autentico,prefiro a marca onde começou tudo...ALFA Romeo,essa sim é apaixonante,apesar dá fábrica de papelão sempre relegá-la a segundo plano...

    Fiat Stilo-Bom,basta ver o naipe de quem compra tal carro,é por que tal carro vende,nunca vi pior...pra mim é um Uno grande...

    Tucson-Carro de perua,é o barato que sai caro,tem gente aguardando peça há 6 meses,pra que falar mais...

    "Novo Vectra"-Mais um engana bobo de uma fábrica norte americana que outrora fez carros inesquecíveis no país hoje só faz coisas que ninguém entende...como esse Astra maquiado aí sem pé nem cabeça...

    Chery QQ-What a hell this is?! Made in China,quem já comprou alguma muamba aí já saca o que quer dizer isso...

    Faltou aí Peugeot "207" e família
    ,Renault Clio,Megane,o "novo" Fiesta,entre outros que não me lembro agora,mas que os caros colegas vão acrescentando...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. menos, anônimo fordequero...

    ResponderExcluir
  19. João Gabriel Porto Bernardes.
    burguesada de ka e fox??
    tá precisando de vale-transporte aí?
    ou completar 18 anos?

    ResponderExcluir
  20. Acho que esse post vai até lá uns 120, 180 comentários... veremos!

    Quanto ao Stilo, pelo que sei é que ele é o Golf da Fiat... mesmo tamanho, peso, dimensões, aparência, público, mas, como todo Fiat, preço menor, durabilidade e qualidade idem...

    Tallwang

    ResponderExcluir
  21. O sonho reprimido do Juvenal é ter um Tucson. Sai do armário!

    ResponderExcluir
  22. JJ, concordo em tudo, exceto pelo Jetta como a maioria escreveu... mas acho mais fácil responder: VW (salvo o Gol) e Chevrolet, só fabricam lixo aqui no Brasil.
    @Grechejr, tá de piada né... respeite o Fit

    ResponderExcluir
  23. JJ, boa lista. Eu tiraria o Jetta e o Xsara Picasso e acrescentaria Gol e Celta. Menção "honrosa" ao Agile (ma non troppo...) e ao Fiesta atual, com essa última reestilização.
    A 458 Italia está com cara de carro japonês (e olhaque sou ferrarista de longa data), o QQ logo logo está chegando por aquí, o Stilo foi o carro que quaser afundou a Fiat européia, e quanto ao Fox... andei 4 vezes no carro (meu tio de SBC tem um). As 2 primeiras saí do carro com uma vontade enorme de chamar o juca, de tanto que o maledetto chacoalha na buraqueira do ABC paulista. Toda a admiração que eu tinha pelo racional aproveitamento do espaço interno (e eu preciso de carros grandes por dentro, tenho 1,83m e mais de 100 kg) foi para o ralo.

    ResponderExcluir
  24. O Ka é o Aztec brasileiro.
    Mal desenhado por dentro e por fora, na linha frankenstein, usando muitas peças estéticas de outros ford, incluindo rodas de liga do finado Fiesta Superchager.

    Tive o primeiro Ka. Era feio mas o desenho é um ícone do design, que não agradou no Brasil.

    Se fosse vendido no Brasil, incluiria um Lexus, que pra mim é o tipo de carro mais geladeira do mundo.

    ResponderExcluir
  25. Rodrigo,
    concordo quanto ao Ka, é isso mesmo.

    Todos que comentaram sobre o Jetta: sim, é bom de dirigir, já dei uma voltinha, mas é horrivel de olhar. Não compro carro de que não goste de olhar.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo das 22:50:
    se um dia eu tiver um Tucson, podem me internar no manicômio, pois não serei mais o JJ.

    ResponderExcluir
  27. JJ,

    parece que você não é o único a não gostar do Jetta. o Jeremy Clarkson escreveu sobre ele: "é o equivalente motorizado da Bélgica", para terminar o texto dizendo que o carro "é tão entediante que você quer morrer".

    para mim ele é um carro desse jeito, completamente anônimo, sem grandes atrativos. talvez colocasse o Prisma, que me irrita profundamente, na lista, e o tiraria.

    ResponderExcluir
  28. Tem coisa que vai muito da proposta. A proposta do Ka é ser um carro pequeno, econômico, fácil de estacionar, pra quem vai pra faculdade ou trabalhar. Não dá e nem pode-se se esperar uma carroceria a lá Giugiaro ou Pininfarina. Assim como o Jetta , que na minha opinião é bem acabado, bonito e lembra, respeitada a idade os projetos, nossos antigos PASSAT pelo pazer que dá ao dirigir devido ao excelente equilíbrio entre motor suspensões e carroceria. O Tuncson é outro exemplo... Qual a proposta??? Não é encarar barrão!!! Carro da mulher ir ao mercado, buscar crianças na escola (elas adoram pela "sensação" de segurança devido a posição elevada) Ou para ir ao trabalho e nos fins de semana pra praia.

    ResponderExcluir
  29. Mister Fórmula Finesse11/06/2010, 08:17

    Lista interessante, mas eu discordo em relação ao Jetta e a Ferrari 458, eu a achei maravilhosa. Essa discussão que ela é objeto de status de pavões é culpa dos donos - não todos - e não do carro em si.

    Ela numa pista, sendo usada como se deve - e em mãos competentes - deve fazer o lado pavão do piloto/motorista evaporar em combustão de alta octanagem...

    Já tive um Fox Sportline na época do lançamento, então sou supeito em falar, mas o carro era pródigo para o que foi feito: ter espaço em um tamanho compacto...isso ele cumpria com louvor com um comportamento melhor do que o gol da época. Agora ele ficou mais interessante, mas nada de memorável como diria o MAO.

    O Tucson realmente é uma vergonha, me lembra sertanejo universitário (não me peçam o porquê), o Vectra eu acho simpático e com certa classe, mas o acabamento interno é realmente ruim, o Ka é feio mas muito bom de dirigir,o Bora é um mingau aguado em termos de apelo e sobre o Stilo eu até aprecio o Sporting e as versões Schumacher em amarelo Indianapólis, pena que o coração é muito fraco.

    ResponderExcluir
  30. HA HA ! Vou botar lenha !

    1- Picasso = LIXO - Explico : Meu velho comprou uma zero na concessionária que veio com um maldito barulho no câmbio como
    "opcional" Várias idas e vindas na concessinária durante a garantia e sempre fomo tratados como idiotas ouvindo que isso " é normal" , só que nós conhecemos um pouco de carros e ele nunca concordou em conviver com o mardito ronco - resultado cansou e vendeu aquela merda !!! UFA !!

    2- FOX - Concordo não parece com nada!

    3 - BORA - Não passa de um SANTANA retocado - LIXO.

    4- JETTA - Deve ser bom de andar mas a não curto a cara da VOLKS.

    5- KA - tive dois ( antigo ) - Mataram o estilo original e fizeram um carro feio e mais pesado e que não anda como os antigos ( o XR era um SHOW de carrinho).

    6-No comments

    7- Carro HORRÌVEL !!Concordo..

    8- Taí uma coisa : È o famoso carro de EX-POBRE , pois em sua maioria são vendidos na versão 4 cc sem tração 4x4 ou seja um
    " jipe " sem tração na minha opinião não serve pra nada! Melhor comprar um sedã ..

    Esqueceram do "NOVO UNO" - Esse foi um desafio comprido , pois conseguiram fazer o UNO ficar mais feio ainda do que já era , parabéns FIAT.

    Os demais não vou nem comentar . . .


    Cada vez gosto mais do meu Corcel..

    ( Além do Corcel, tenho um Maverick-v8 ( em restauração) ,uma Cherokee-v8 e uma Crysler Caravan "da patroa" que são carros velhos mas dão de 1000 a zero nesses lixos de hoje ).

    ResponderExcluir
  31. JJ,

    Concordo com quase tudo. Eu gosto do Bora atual e até compraria um, se o bolso permitisse... O Jetta idem. Mas, a Jetta Variant e não o sedan.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. Faltam carros nesta lista: Agile, Sandero, Novo Uno, Novo Fiesta...

    ResponderExcluir
  33. JJ, apóio sua sinceridade, acho bacana isso, ou seja, aquela coisa de "chega de falar o que todo mundo fala, gostar do que todo mundo gosta".

    Mas tenho que discordar em três pontos: o Stilo não foi fracasso na Europa, lá existem até outras versões como a Wagon (mas concordo que a estética dele é horrível) e a Ferrari é um carro "passione", não é algo que se busque lógica, apenas se compra; por último o Jetta, que hoje considero como o único carro entusiasta da VW.

    ResponderExcluir
  34. Nico acima da lei11/06/2010, 09:30

    Dá-lhe Juvenal!

    ResponderExcluir
  35. ...FICO FELIZ EM VER A QUANTIDADE DE VW'S LISTADAS AQUI...NÃO ESTOU TÃO ERRADO AO PENSAR QUE SE A VW PUDER, TIRA CADA PARAFUSO" DESNECESSÁRIO" DO CARRO, PARA VENDÉ-LO COMO ACESSÓRIO DEPOIS...MESMO SABENDO QUE, MEU QUERIDO VECTRA NÃO É LÁ UM DOS MAIS MODERNOS E RENOVADOS CARROS QUE CIRCULAM POR AQUI. AINDA ASSIM, ANDAREI DE GM O RESTO DA MINHA VIDA!!! ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  36. Thiago Santarosa,

    A GM também faz escola em tirar equipamentos dos carros. Sempre lançam bem carregados e vão tirando tudo ao longo da vida dos modelos. É uma mesquinharia só.

    A VW ao menos nem coloca os equipamentos.

    PK

    ResponderExcluir
  37. Thiago Santarosa,

    A GM também faz escola em tirar equipamentos dos carros. Sempre lançam bem carregados e vão tirando tudo ao longo da vida dos modelos. É uma mesquinharia só.

    A VW ao menos nem coloca os equipamentos.

    PK

    ResponderExcluir
  38. Palandi,
    não sabia essa do Clarkson. Muito engraçado. O Prisma também me incomoda, por ser um carro inútil, já que o Classic é bem melhor, mas nem me lembrei dele ao fazer essa lista.

    ResponderExcluir
  39. Romildo,
    dá para fazer carro para qualquer proposta e de qualquer preço com estilo decente, ou ao menos que faça o carro ser perceptível. Muito feio ou desprezível é ruim, não honra o trabalho das pessoas que gastaram anos para o produto ficar pronto.

    ResponderExcluir
  40. Pedro Bergamaschi11/06/2010, 10:29

    Falando em Clarkson, só agora eu percebi que é ele dentro do Picasso da foto ahahahahaha

    ResponderExcluir
  41. Marcelo R.,
    faltam vários carros nessa lista, mas só dez está bom.

    ResponderExcluir
  42. JJ, Post interessantissimo! Parabens! Exceto o Jetta, que acho um carro fantástico como o Bob disse, concordo com sua lista em tudo. Ri demais da comparação do Stilo. Melhor ainda foi raciocinar observando suas linhas e chegar a conclusão que ele realmente parece uma Brasilia kkkk... Boa!

    ResponderExcluir
  43. Concordo em genero numero e grau.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo das 9:10,
    concordo, Ferrari é paixão, mas não a minha, ao menos nos modelos mais baratinhos e feitos para atender mercado. Ferrari tem que ser radical, de corrida, exigentes e cruas. E a 458 não é isso.

    ResponderExcluir
  45. Bob,
    entendo os números, mas carro não é só isso. O Jetta me dá o mesmo sono que uma partida de futebol.

    ResponderExcluir
  46. JJ,

    Então fica a sugestão para novas postagens sobre o tema... rsrs

    Sendo sincero, hoje, de todos os carros novos a venda no Brasil, só em dois eu gastaria meu dinheiro. O único problema é que um deles está muito longe do meu bolso, hoje... kkkk

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  47. Bom, gosto é subjetivo.

    Já tive diversos carros de diversas marcas e falo que gostei muito do novo ka, tanto que comprei um.

    Em que pese alguns problemas crônicos (todos os 2008 tão dando problema na porcaria da válvula termostática que custa 500 Reais na Ford, pois só a vende com a carcaça completa), é um carrinho feito para entusiastas.

    Pode ter um desenho controverso, como o antigo tinha, pode não ser um ícone do design, mas quando o assunto é fazer curva, putz, não há nada igual.

    O carrinho é pregado no chão e, numa serra travada (Mogi-Bertioga, Anchieta, Rio-Santos [Boiçucanga-São Sebastião]), o carro aponta para onde você quer e não reclama cantando pneu, balançando ou apresentando qualquer tendência em desgarrar.

    O motor 1.0 só vai se fazer presente quando se perde o embalo numa subida, mas sabendo cambiar na serra, difícil outro carro abusar do mesmo jeito.

    Antes que falem que sou fordeiro, já tive VW, GM, FIAT, Mazda, Peugeot e, esse, é o primeiro ford.

    O Fox achei mais bonito com o face-lift do atual.

    O Vectra (monza), depois de dirigir um, passei a olhar com outros olhos mas, na época, por um preço equivalente se comprava coisa melhor.

    O Picasso, a mim, parece um kinder ovo, mas viajei muito com um 2.0 automático, fazendo, semanalmente, SP - BH ou SP - Interior paulista.

    É gastão, nas serras mineiras não inspirava muita confiança, pra ultrapassar com aquele câmbio era uma m., mas, tinha um espaço interno maravilhoso e era extremamente confortável, dirigia por horas sem cansar.

    Hoje, para uma família viajar com tranquilidade, vejo como um excelente carro.

    Sobre os outros, nunca dirigi para saber como são e já me surpreendi com carros que achava uma porcaria (só pelo desenho), para falar mal sem antes andar.

    ResponderExcluir
  48. Lista polêmica, como quase todas as listas. Concordo que todos esses carros (exceto o Jetta, seja qual for a opinião do Clarkson) merecem fazer parte dela. Eu apenas reforçaria a bola preta para o Picasso, o Vectra, o Stilo e o Ka, todos eles velharias e/ou gambiarras que demonstram a falta de respeito de suas respectivas fabricantes para com o consumidor brasileiro. E por este mesmo motivo, incluiria nesse grupo o Peugeot "207"(aspas intencionais) brasileiro.

    ResponderExcluir
  49. SergioCJr,

    tivemos dois Ka em casa, do modelo antigo, e, apesar dos pequenos problemas, eram uma delícia de dirigir. Sou fã desse carro, mas o atual, que foi feito aqui no Brasil, não me agrada.

    ResponderExcluir
  50. @Romildo,

    O Ka e uma aberracao sim. Bom desenho nao tem preco. Vide o Uno nos anos 80, o Twingo, o Peugeot 206, atual Mazda 2, todos eles sao muito bem desenhados, e sao carros baratos pra ir no supermercado, aqui e ali...

    Entendo que face lift nao e facil. Ainda mais quando o chefe manda remendar umas pecas que sobraram no estoque... mas o Ka nos detalhes foi muito mal feito, dentro e fora. Acho o pior design nacional atualmente.

    PS.: teclado sem acentos.

    ResponderExcluir
  51. O KA atual ficou remendado. O antigo era bacana, feio pra caramba, mas era carro design, ou ama ou odeia. O atual é simplesmente sem sal.

    ResponderExcluir
  52. Ah, então a 458 Italia não é um carro de corrida pra andar na rua... deve ser uma van então.

    Aposto que nunca nem sequer viu ao vivo, imagine dirigir!

    McQueen

    ResponderExcluir
  53. o desenho do Ka atual tem um pequeno grande problema de espaço e tempo: ele nasceu New Edge em uma época em que a Ford já era Kinetic há pelo menos cinco anos...

    ResponderExcluir
  54. O Ka antigo ao menos tinha harmonia no desenho.

    Realmente a Picasso não entusiasma. Mas pra proposta dela acho-a bem aceitável.

    Esse Bora está feio demais, o antigo inspirava mais sorrisos qdo visto.

    Tucson é que nem roupa da moda. Logo ninguém mais quererá.

    O Fox novo ao contrário do que costuma acontecer casou a pequena remodelação com os traços gerais do carro.

    GMB eu me recuso a falar sobre qualquer carro fabricado por ela atualmente. Vejo a linha GMB e sinto que parei no tempo. Na verdade a propria parou.

    Stilo eu digiri umas 2, 3x e posso dizer que achei interessante para o transito de sp.

    Jetta não conheço mas geralmente ouço falar bem do carro. Como o Picasso, deve cumprir bem o papel a que se propõe.

    Os chineses. Ah, os chineses...Acho que ainda tem um chão a percorrer. Mas o Cielo parece que já está mais adiantado que os outros. Veremos com o tempo.

    Ferrari pra mim é show car. Existem carros equivalentes, tão cavalares quanto um motor Ferrari pela metade do preço de um. Vide os Porsche.

    ResponderExcluir
  55. Toda lista é polêmica, mas esta se superou...

    1 Picasso: nem melhor nem pior que as minivans de sua geração.

    2 Fox: não faz minha cabeça, mas tem um aproveitamento de espaço excepcional. Mas faz sentido falar mal do Fox quando a GM inventou o concorrente-Frankenstein Agile???

    3 Bora: idem ao Picasso; deve ser analisado dentro do contexto da época de lançamento. Dada a existência do Jetta, deveria estar fora de linha. Não entendo o porquê de tanto ódio...

    4 Jetta: desculpe pela franqueza, mas é presico ser "autodesentusiasta pra colocar esse carro na lista.

    5 Ka: concondo em tudo. Eu olho para esse new-Ka e vejo um carro contruído desarmonicamente em volta d aporta do old-Ka.

    6 Ferrari: no comments. Vou apenas dizer que discordo (imagino que os leitores do blog imaginem o porquê).

    7 Stilo: mais um entere tantos hatches médios voltados para conforto e traquitanas. Nem melhor nem pior quye um Golf (a não ser pelos cubos das rodas de trás, risos)...

    8 Tucson: tão ruim na cidade quanto qualquer SUV. Aliás, bem melhor que uma Blazer, ao menos...

    9 Vectra: ao menos no preço praticado hoje, um carro que se justifica. Usar um velho nome para vender um carro em categoria superior não é diferente do que a Fiat fazia com o Marea (colocando motores mais potentes que a concorrência) ou faz com o Linea (que assim como o C4, teve entreeixos esticadíssimo para atacar a categoria superior).

    10 Chery QQ: concordo... Ou melhor, concordaria se hoje considerasse que os chineses fazem carros.

    EM SUMA: o que me incomoda mesmo não é o pessoal comprar esses carros, mas sim comprar HiLux e 4x4 afins para pagar de gatinho na cidade, o que é uma imbecilidade sem tamanho. No mais, acho que Agile, Celta, Ka, Parati/Gol antigo e Palio mereciam estar na lista.

    ResponderExcluir
  56. Carlos Eduardo11/06/2010, 17:44

    Sou entusiasta e tenho um New Fox e um Gol G5.

    Advinha qual é melhor?

    O Fox.

    Vai dirigir o carro antes de ficar reclamando e falando mal dele!

    ResponderExcluir
  57. Não sei vocês, mas os únicos carros que eu compraria no Brasil são: Honda Fit, Ford Focus e Civic Si.
    Tenho um Old Fit Ex manual e estou muito satisfeito, pretendo trocar apenas por um Novo Focus ou pegar um Si usado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem falar mal do Jetta mas é um dos poucos carros bons atuais no Brasil e que agora da pra comprar por um preço já não tão alto e que tem potencia e torque ao contrário do civic que só tem potencia, do fusion que ta mais p landau moderno que p carro esporte e do corolla que é carro do vovô e gosto de certa forma do design do Jetta não o considero um carro caro como é vendido aqui no nosso mercado todo errado e por isso nunca encararia um zero mas um seminovo ai do modelo 2.5 eu encaro sim, pode não ser um primor mas p nossa realidade atual é o que tem de melhor

      Excluir
  58. Nico acima da lei11/06/2010, 18:12

    Fox e Gol carro de entusiasta? fala sério!

    ResponderExcluir
  59. Dono de Tucson11/06/2010, 18:14

    Tá ouvindo? Lady Gaga?

    Adóóógo!

    ResponderExcluir
  60. Mister Fórmula Finesse11/06/2010, 18:30

    Bom...o Jeremy falar que o Jetta é monótono também não é novidade, andar sempre em superesportivos deve engessar a cabeça dos mais influenciáveis, ainda mais dos jornalistas ingleses, que não perdem uma chance de fazerem metáforas exageradas sobre defeitos superestimados.

    Típico deles!

    ResponderExcluir
  61. O único que temos aqui em casa desses carros todos é um Fox 2007 com motor Milho.
    Nunca vi carro mais vagabundo na minha vida, tem um acelerador de 4 bits de informação porque a VW não quis gastar no de 8 bits. Resultado, não acelera. Faz barulho, tem banco feito para alemão com bunda enorme de tomar chop e estofamento duro e desconfortável. Range tudo, a lateral das portas é de plástico e aumenta a ressonância. O porta luvas debaixo do banco é até uma idéia interessante se fosse bem feito, mas deforma e fica difícil de abrir ou fechar. Desde novo faz barulho quando sai frio e não é barulho de motor, minha filha definiu bem, faz barulho de caminhão rangendo câmbio. Depois de quente passa.
    Até que é um bom projeto, tanto que foi escolhido como um dos melhores de sua classe na Europa. No entanto, o vendido aqui que é fabricado junto com o vendido na Europa sequer seria testado lá de tão vagabundo. A Proteste fez essa avaliação e o resultado foi vergonhoso. Só se pode concluir que o Fox nacional é um carro deliberadamente mal feito para economizar alguns caraminguás.

    ResponderExcluir
  62. Este é o Juvenal!
    Polemizar e pichar é o seu barato! tava demorando né JJ!?!?
    Por que não fez uma lista de carros que você compraria, ããã?
    Inclusive seria algo bem mais difícil de listar atualmente!
    Mas não... "deixa aqui que eu vou meter uma lista de carros óbvios e aproveito pra cutucar a turma que adora a VW!"
    Jetta não é um excelente carro, Juvenal? FAÇA ME O FAVOR, NÉ!!!
    Eu pensei em falar sobre cada carro, mas desta vez eu me recuso, não vou comentar em represália à sua lista.

    Passe bem!

    ResponderExcluir
  63. Homem-Baile,
    Assino embaixo e reconheço firma.
    Minha única ressalva vai para o Bora, e explico o porquê.
    Um Kia Cerato automático, com motor 1,6 e quatro marchas, custa R$ 61 mil. Um Bora automático, com motor 2,0 e seis marchas, custa R$ 62 mil. Esses preços são reais, de concessionária, e não de tabela.
    Então, apesar de defasado, o Bora ainda parece uma escolha bastante válida, aliando a condução agradável (ponto de honra para qualquer verdadeiro autoentusiasta) inerente à plataforma Golf IV a uma boa relação custo-benefício.

    ResponderExcluir
  64. Picasso = Kinder Ovo

    Fox = melhorou muito com a plástica

    Bora = teria,mas pelo valor atual,já tá ficando caro pela idade

    Jetta = muito gostoso o som do motor,gostaria de dirigir para saber se é tudo que dizem!

    Ka = KA? se fosse o XR!

    Ferrari = achei bonita,mas só faltou tirar o volante e colocar joystick pro riquinhos não fazerem esforço algum
    Stilo = ou você tem ou não tem!lembram? com a grana dessa maria mole se compra um FOCUS com suspensão de verdade!

    Tucson = já acabou o encanto? agora como vários donos reclamam,se vire pra achar peças pra fazer o carro sair da oficina.

    Vectra = mesma coisa do Bora,caro demais!

    Chery QQ = se custar uns R$ 10.000,por necessidade extrema,meu UNO 91 for roubado,incendiado,destruído em um tsunami ou ser levado por alienígenas,talvez eu comprasse,pois ele e muito feio!apesar de parecer estar rindo para nós entusiastas!

    ResponderExcluir
  65. Correção;


    Stilo = ou você tem ou não tem Stilo!lembram do comercial da FIAT na época do lançamento,que mal gosto? com a grana dessa maria mole se compra um FOCUS com suspensão e motor de verdade!

    ResponderExcluir
  66. Anonimo McQueen,
    Ferrari de corrida para andar na rua era o F-40. O Italia foi definido para o público que compra os modelos mais baratos de Ferrari, a maioria deles só usa o carro para exibição mesmo. Basta procurar fotos de track-days na Europa para ver que há poucos Ferrari quando comparado com Porsche, por exemplo.
    Ou você acredita que a Ferrari não sabe que tipo de cliente ela tem para cada tipo de carro ?

    ResponderExcluir
  67. Fabio,
    veja que eu não disse que o Jetta é ruim, apenas que é um carro chato, sem graça. Não duvido das qualidades mecânicas do carro, assim como não duvido de como deve ser incrível o comportamento dinâmico do 458 Italia, que só uns 2,5% dos donos saberão apreciar.
    Farei sim uma lista dos que eu compraria, obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  68. JJ sempre querendo aparecer...

    O que ele faz neste blog afinal?

    Cadê o Ágile, C3, 207 Passion, Celta, Prisma, Classic China, Fiesta... estes sim merecem o prêmio framboesa automotivo!!!

    ResponderExcluir
  69. Aeee JJ! "Aí siiiim!" Farei questão em opinar na lista dos "elegíveis"... Aliás, acho que o Jetta seria o único, ou um dos poucos VW que entraria na minha lista. Obviamente, falando sobre o mercado brasileiro, que seria a difícil lista a ser feita.
    Falei que não comentaria sobre esta lista, mas em relação à 458, concordo com o Joel, parece um carro japonês.

    Abs

    ResponderExcluir
  70. Juvenal, a 458 é bem mais potente que a F40, e com motor aspirado. Com certeza é mais rápida em Fiorano. Não é porque tem excelente acabamento que virou "boulevard cruiser".
    Quanto à popularidade dos Porsche, acredito que tem mais a ver com o número bem maior de produção, preço bem mais baixo e manutenção mais barata.
    São concepções diferentes de carro, e não acho que pra falar bem de um é necessário falar mal do outro.
    McQueen

    ResponderExcluir
  71. Aproveitando o post "populoso", algum AUTOentusiasta por aqui já teve o prazer de testar o Scirocco? Este carro merecia um post na minha opinião, fica a sugestão.
    Abs

    ResponderExcluir
  72. Paulo Keller,

    isso se chama categoria, e não "falta de acabamnto". Se alguém aqui puder se lembrar, tenho uma quatro rodas, acjo que de 1992 que traz uma matéria sobre o GOL, que tinha um problema "insolúvel" de poeira no porta malas. E no teste de 60 mil, o "carrinho" deu o mesmo problema...

    A GM categoriza carros tendo séries menos equipadas. A VW cria carros como o Fox pro exemplo, com um acabamento ruim e para equipá-los vc quase compra outro carro ..além de levra grátis um "cortador de dedos" no porta-malas...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  73. Kleber Imperador11/06/2010, 23:46

    Fox é um bom carro e que melhorou após o face lift, principalmente no quesito acabamento.

    Só falta os fieteiros, gementos e fordideiros pararem de encher o saco sem conhecer melhor o produto.

    ResponderExcluir
  74. O menos pior da lista é o Jetta,realmente tem tocada muito boa,bom motor mas personalidade zero,parece um Passat encolhido...o Stilo é o 307 da Fiat ou o 307 é o Stilo da Peugeot???JJ, a traseira do Stilo é igual à do Lada Laika SW,hahahahah...Ferrari=lixo italiano....Astrão anda pouco e come muito....Ka novo com carroceria remendada e com chassi de Fiesta velho....bem autoentusiasta essa lista para uma sexta chuvosa e fria aqui no RFJ está ótima....

    ResponderExcluir
  75. O JJ falou tudo sobree o 458, é um carro feito para um público alvo, no caso os dos manés que precisam do burrico rampante para aparecer.

    ResponderExcluir
  76. Joel,
    obrigado, você entendeu perfeitamente meu ponto.

    ResponderExcluir
  77. Vou discordar quanto ao Jetta também. Ano passado, ao procurar carro novo/semi-novo para trocar meu antigo, estava decidido por um sedã médio. Iria para Civic, Corolla, Liena, Cerato, C4 ou Focus (meu preferido). Mas por não encontrar um carro exatamente como queria, acabei p. visitar várias concess./revendas. Numa, havia um carro de design meio sem sal (o Jetta), mas que após dirigi-lo, deixou os demais sem qualquer sal. É um carro excelente nos atributos dinâmicos, mas realmente insosso no design - como a maioria dos VW pra mim. Se olhasse de fora, sem dirigir, realmente nunca compraria um Jetta. Mas após dirigi-lo, muda-se de opinião.

    ResponderExcluir
  78. Dono(a) de Fox12/06/2010, 10:53

    Estou agora dirigindo o meu Fox ovindo Stefhany Absoluta e a próxima musica do meu playlist é Lady Gaga!

    Adóóógo!!

    ResponderExcluir
  79. Stefhany Absoluta12/06/2010, 10:55

    "No meu CrossFox
    Eu vou sair
    Vou dançar
    Me divertir
    Não vou ficar mais te esperando
    Pois agora eu sou demais!

    Eu sou linda
    bísolúta!
    Eu sou Stefhany"

    ResponderExcluir
  80. JJ, só está vendo o design do novo Ka. Concordo com o que o SergioCJr disse.

    Não se compra carro nenhum com as mesmas qualidades dinamicas com menos de 40000 reias no Brasil.

    Já curvou com ele ? Faz curvas muito melhor que outros carros com potencia BEM superior.

    Isso sem apelar nenhum pouco para pneus largos. Isso com um 165/70R13.

    ResponderExcluir
  81. JJ, você dirigiu todos? Dirigiu o Jetta? Aposto que não, pois não teria essa opinião. Exceto pelo espaço traseiro desproporcional ao preço, grande carro, feito para o entusiasta. Dirija, repense e faça uma errata.

    ResponderExcluir
  82. JJ,
    Boa lista, principlamente quando citou o novo Ka nacional (o europeu também é bem feio), como dono de um Ka "antigo" é difícil digerir uma mistura de linhas, estilos e tendências como nesse carro atual.
    Só não cocordei com Bora, Jetta e Stilo. Nos lugares destes poria Agile, Kia Soul e a última "maquiagem" do Classic. Se a lista contamplasse mais lugares, também poria o "novo" Fiesta e o Effa M100.

    ResponderExcluir
  83. FS, dirigi o Jetta, depois de bastante tempo. Realmente ótimo, mas horrivel por dentro e por fora.
    Não gosto de carro feio e / ou sem carronalidade.

    ResponderExcluir
  84. Feio é vc JJ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. elogiam tanto o vovorola e vem dizer que o Jetta é que é sem graça vai entender huahauahaua

      Excluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.