google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 CAMAROMANIA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

CAMAROMANIA

É impressionate como o novo Camaro é um dos carros mais falados da atualidade. Também não é pra menos, diante de tantos conceitos, séries especiais e preparações. Apenas algumas "versões" estão na lista abaixo para ilustrar a camaromania. De todos esses o meu preferido é o Hennessey HPE700.

INDIANAPOLIS 500 PACE CAR

Foto: divulgação 

Num país onde o automobilismo é desenvolvido como nos EUA e tem muita audiência, os pace cars têm uma visibilidade enorme. A GM sabe bem disso e se aproveita fazendo edições limitadas de pace cars das corridas mais importnates como a Indianapolis 500. Serão 200 unidades iguais ao pace car da prova que se realiza no dia 30 de maio de 2010. O carro-base para esse modelo é o SS com o 6,2-L V-8. O que mais chama a atenção no modelo é o laranjão metálico - inferno Orange - com as faixas brancas - White Diamond. A grade dianteira também é exclusiva.

HENNESSEY HPE700

Foto: divulgação

A preparadora Hennessey simplesmente enfiou um motor LS9, o V-8 6,2-L com compressor, do Corvette ZR1. Só que nesse Camaro são 735 cv e mais de 100 kgfm (no Corvette são 647 cv). Serão feitas apenas 24 unidades.

HENNESSEY HPE800 e HPE1000

Foto: divulgação

Esse Sr. Hennessey é um maluco mesmo. Se o motor do ZR1 já fez do Camaro um canhão, imagine esse motor com sua cilindrada aumentada de 6,2 para 6,8 litros (415 pol³) e o compressor, que ficou anêmico, substituído por dois turbos. São quase 830 cv. Para os que não se contentaram ainda a Hennessey está trabalhando num 427 pol³ com mais de 1.000 cv.

CAMARO GS RACECAR CONCEPT

Foto: divulgação

Apresentado em 2008, o GS é um Camaro pronto para as pistas. Foi inspirado no Camaro número 6 da equipe Penske que venceu o campeonato Trans Am de 1969 pilotado pelo americano Mark Donohue. Esse racer é um Camaro de produção equipado com o LS3 V-8 6,2-L montado sobre coxins rígidos, caixa manual de 6 marchas Tremec, carroceria fechada com solda, capô, tampa do porta-malas, portas e para-lamas em fibra de carbono e outras alterações.

CAMARO VR

Foto: divulgação

Um cruzamento de Camaro com Lamborghini apresentado por uma empresa inglesa e que deve ser vendido lá na Inglaterra em 2010. Além do visual exagerado e das rodas R22, o motor V-8 6,2-L deve ser sobrealimentado gerando mais de 600 cv. A foto foi feita por computação gráfica e nenhum carro real foi apresentado até o momento.

CAMARO JAY LENO

Foto: divulgação

Esse Jay Leno, além de ser rico e de ter uma belíssima coleção de carros, ainda ganha carros especiais da GM. Fora as alterações estéticas, muito boas por sinal, o carro do Sr. Leno tem um V-6 3,6-L com dois turbos e 431 cv de potência, contra os 308 cv do motor original sem sobrealimentação. A proposta é oferecer a mesma potência de um V-8 com a economia do V-6.

DALE EARNHARDT JR. CONCEPT

Foto: divulgação

Mostrado no SEMA de 2008, esse conceito foi feito com ideias do piloto da Nascar que tem um Camaro 1972 preparado. O motor é o mesmo V-8 6,2-L do Camaro SS só que adaptado para etanol com mistura até E85 (mantendo 15% de gasolina, que dispensa o uso do sistema de partida a frio).

SÉRIE LIMITADA SYNERGY GREEN

Fotos: divulgação

No SEMA de 2009 a GM apresentou o conceito Synergy em uma nova cor verde. Agora em 2010 a GM lançou uma série limitada chamada Synergy green pintada com esse novo verde e faixas longitudinais paralelas Rally Cyber grey, além de alguns equipamentos adicionais a um preço mais atraente.

CALLAWAY SC572

Foto: Edmunds.com

Conhecido por seus Corvettes especiais, Reeves Callaway, dono da Callaway Cars, que existe desde 1977, criou um Camaro de alta performance para ser usado no dia a dia. O SC572 é uma máquina refinada, homologada para uso nas ruas, com garantia de 3 anos ou 36.000 milhas (58.000 km) e vendido em alguns concessionários Chevrolet. O motor V-8 6.2-L, o LS3, com compressor Eaton, tem potência máxima de 580 cv.

CAMARO TRANS-AM

Foto: divulgação

Algumas empresas de preparação já apresentaram Camaros transformados em Pontiacs Trans AM. A maioria delas com imagens feitas em computador. Mas a tradicional Lingenfelter foi mais ousada e fez um Trans Am 455 (7,5-L) com 664 cv inspirado no Pontiac 1971 branco com interior azul.

DANZ CAMARO CONCEPT

Foto: carpictures.com

Estragar um Camaro 1969 para fazer algo assim mostra que uma paixão muito forte pode levar uma pessoa à loucura. Mas essa aberração tem uma explicação até que razoável. Quando o tal Danz viu o Camaro Concept em 2006 ele achou que a GM pudesse não produzi-lo. Então, para não correr esse risco, ele fez a atualização do seu próprio Camaro...

PK

13 comentários :

  1. Simples, para eles, americanos, o Camaro eh barato pelo que oferece, num pacote moderno e bonito. Alem de permitir swaps de motores inimaginaveis para qualquer outro modelo no momento.
    Conseguiram resgatar o espirito dos ponys e muscles perfeitamente.

    ResponderExcluir
  2. Belo post, Paulo!
    O HPE700 também é o meu preferido, acho que por me lembrar os antigos Camaro Yenko, com motor 427 de Corvette, o mais forte nos anos 60, correto?
    A idéia é a mesma, o resultado idem [máquina de deixar borracha no asfalto, rsrs], brilhante!

    E pelo que eu li da própria Hennessey, o HPE700 custa $119,500, mais caro que o próprio Vette ZR1!! O.o
    Isso que é o preço da exclusividade, hehehe
    [nota: mesmo sendo caro, se eu tivesse muita $$$, já teria um ZR1 na garagem e sem dúvidas compraria um desses também]

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isto ficamos chupando dedo e imaginando algum destes nas nossas garagens...
    Eu sou mais modesto, se a GM fizer um novo Opala Coupé talvez com o Ecotec para mim já estaria ótimo. Um carro para anos.

    Enquanto não aparece um carro nacional que podemos chamar de "o carro", vamos continuar trabalhando e esperar para que alguma fabricante faça um mostrinho para nós. A esperança é a última que morre.

    Abraços a todos e bom início de semana.

    ResponderExcluir
  4. Paulo,
    Camaros especiais nascem em velocidade maior que coelhos, mas mesmo assim despertam muita curiosidade. Estamos sempre esperando o definitivo, mas acho que não o veremos tão cedo.
    O HPE700 é show mesmo, mas coloco mais fichas no Callaway. Esse camarada sabe bem o que faz.

    ResponderExcluir
  5. O "Trans Am", não é que ficou legal?

    ResponderExcluir
  6. Vão querer me linchar, mas acho qualquer um do trio Camaro/Mustang/Challenger muuuuuuuuuuuuuito mais bacanas que qualquer desses super-hiper-ultra-mega esportivos tipo Lambo, Pagani, etc...

    ResponderExcluir
  7. Se a GM fizesse uma reedição do Opala com um moderno motor Ecotec, eles iam fazer um sucesso esúpido por aqui!

    ResponderExcluir
  8. Vendo o DALE EARNHARDT JR. CONCEPT me lembrei do finado Corcel II GT. A mesma grafia, décadas depois...

    ResponderExcluir
  9. A mistura ideal pra mim: o Trans-AM da Lingenfelter com a cor do PaceCar, sem as faixas brancas.
    Nas laterais mandava fazer os adesivos no estilo do finado IROC-Z. Um jogo de rodas em tom grafite e c´est fini!

    ResponderExcluir
  10. Tambem acho ..os esportivos super são muito baixinho e "CARRINHO" os mustlecars são CARRÕES...e concordo com o OPALA .,. moderno com motor ecotec mataria todos..pelo custo e nacionalização...

    ResponderExcluir
  11. Quer andar nun dessas? Quem ama esse carro, e vai se casar na V8 e Classicos você pode realizar este sonho alugando este carro para um casamento. E ainda por cima o Camaro é AMARELO!!!! Veja mais: www.v8eclassicos.com.br

    ResponderExcluir
  12. O verde e o branco da penúltima foto são simplesmente os mais lindos!

    ResponderExcluir

Consulte www.autoentusiastas.com.br.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.