As barcas americanas têm o seu charme. Muitas delas são desajeitadas e muito quadradonas, principalmente as que vieram depois de meados dos anos 1970. Mas algumas têm o que o Juvenal Jorge definiu como carronalidade, curiosamente utilizando um Buick para ilustrar o termo.
Uma das barcas bacanas para mim é o Buick Riviera de terceira geração, entre 1971 e 1973, o chamado boat-tail, ou traseira de barco. O modelo das fotos é um 1973 que foi exibido no último encontro de Águas de Lindoia. Foi um dos meus preferidos do evento.
O Riviera teve uma grande longevidade, com oito gerações, nascendo com tração traseira e morrendo em 1999 com tração dianteira. Apesar das duas portas o Riviera era um carro mais formal e com um apelo mais luxuoso. Tal formalidade foi quebrada nessa terceira geração com a carroceria estilo cupê. Sua traseira em "V" e com o vidro abraçado às laterais teve clara inspiração no Corvette Sting Ray, só que no modelo 1964 sem a coluna central.
Os para-lamas traseiros, musculosos, delineiam os contornos dos vidros traseiros, contribuindo para o visual único do Riviera. Mas esses grandes para-lamas e a traseira superalongada seriam um problema para passar por valetas e desníveis aqui no Brasil. O carro tem 5,5 metros de comprimento, 3,1 metros de entre-eixos e deve ter perto de um metro de balanço traseiro!
Uma curiosidade do Riviera era um sistema de controle de tração que era oferecido como opcional. O Max-Trac, um dispositivo eletrônico, comparava a rotação das rodas dianteiras (na realidade, tinha um sensor apenas no cubo da roda dianteira esquerda) com a rotação na saída da caixa de câmbio. Quando a rotação de saída excedia em 10% a rotação equivalente das rodas dianteiras a ignicião era cortada para evitar a perda de aderênccia - patinagem - das rodas traseiras.
Esse visual único, meio esporte-fino, combinou muito bem com o seu nome. Imagino muitos americanos puxando seus barcos com o Riviera para praias ou lagos. Pensando nisso vasculhei minha coleção de Hot Wheels e encontrei o meu Riviera 1971. Coincidentemente fui para a praia nesse final de semana e consegui fazer umas fotos num cenário apropriado.
Nessa foto por cima podemos ver que o "V" se repete na frente também.
Em 1973 houve mudanças significativas na frente e na traseira devido a novas normas de impacto. O para-choque traseiro perdeu o bico e a placa, antes deslocada para o lado esquerdo, ficou no meio.
O modelo original de 1971 era muito mais bonito.
PK
Muito bacana o carro. Tem vários vídeos no YT, olha só:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=0S-80MpwhAU - teste antigo
http://www.youtube.com/watch?v=VXDIFyp1MO4 - 1973 à venda
http://www.youtube.com/watch?v=gASAip3zNwM - cara restaurou um
http://www.youtube.com/watch?v=BK_k-bypFPo - ligando um 1971
http://www.youtube.com/watch?v=fplnzhVxIag - 1973 na estrada
http://www.youtube.com/watch?v=VXDIFyp1MO4
ResponderExcluirMuito inteiro esse 1973, bem legal mesmo.
PK!!! As fotos que voce fez ficaram , mais uma vez, "matadoras"!!! O Hot Wheels no espelho d'água ficou fantástica!!! Muitíssimo criativa!!!!
ResponderExcluirE para béns pela reportagem da "barca"
Romildo
Um verdadeiro monumento ao excesso PK! Algo realmente marcante.
ResponderExcluirGostaria de poder conduzir um porta aviões desses um dia...
Belíssima barca. O desenhop boat-tail tem um charme único. Um dos raros americanos clássicos dos anos 70.
ResponderExcluirmuito legal, PK!
ResponderExcluirAbraço
Lucas
Sensacionais dos vídeos postados pelo Anônimos!!!
ResponderExcluirAqueles Rivieras, principalmente o pouquíssimo rodado, são impressionantes!
Bela indicação!!!
O carro é lindo, o estilo dele na época deve ter impactado !
ResponderExcluirAté hoje é um carro muito bonito e eu acho também harmonioso, daqueles carros que voce vai dormir pensando nele e pela amanhã corre pra garagem pra ter certeza de que ele está lá, lindão...
Pelo visto todos gostaram do Riviera, o que não é difícil.
ResponderExcluirO vídeos enviados são muito bacanas, especialmene o do 73.
Valeu!
PK
Carro(s) maravilhoso(s).
ResponderExcluirPensar que agora tem Buick que nada mais é do que um Opel requentado e vendido na China com seu distintivo...
The horror, the horror...
PK,
ResponderExcluirMuito legal e criativo o ensaio com o Hot Wheels! Aliás, tenho uma miniatura dessa, uma das minhas preferidas...
isso é uma jacuzzi de 5 mil litros
ResponderExcluirbelo carro sem duvida...
ResponderExcluirjá tive a oportunidade de ver um de perto e realmente é algo que impressiona tanto pelas grandes dimensões tanto pelo desenho único, e realmente harmonioso.
belo post e o ensaio com o seu próprio riviera ficou muito bom
hehehehe
ps. o riviera q conheci era branco com interior azul!!
Me amarro numa "barca" até hoje. Evidentemente não é a coisa mais prática em grandes centros urbanos, onde já é quase um milagre achar vagas nas ruas para um hatch, e com as minúsculas vagas de garagem em grande parte dos prédios, mas se ainda morasse em Brasília (Deus do céu, que saudade!) por exemplo, e aparecendo a oportunidade, adoraria ter uma, nem que fosse um Galaxie, ou Dart.
ResponderExcluirMr. Car.
Olha vc viajou nas fotos da praia, mas ficaram muito boas, vc estava inspirado, heim??!!!Abraços
ResponderExcluirPaulo,
ResponderExcluirgostei para caramba de seu post e de suas fotos, nem vou comentar, pois não é preciso.
Valeu.
Meu sonhode consumo era um Mercury Communter com madeira na lateral!
ResponderExcluirMH
Paulo
ResponderExcluirbelo poste amigo !
abraço, Fernnado Gennaro
então fique quieto Juvenal
ResponderExcluirSabe o que o Juvenal tem mais que qualquer um?
ResponderExcluiralém do tremendo mau-gosto?
ResponderExcluirTem mais é que se auto-fornicar.
ResponderExcluir