google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 MOPAR NATIONALS - PARTE 2 - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

MOPAR NATIONALS - PARTE 2

Um dos nacionais mais lindos do evento! Modelo: ? Ano: ? 
Se tem uma coisa que eu admiro é a capacidade que algumas pessoas tem de simplesmente saber tudo sobre um determinado assunto. 

O AG por exemplo, sabe detalhes, ano de fabricação, modelos em que foram usados, carburação e até rosca de parafuso de tudo que é motor V-8. Tem gente que até escreve livros sobre um determinado modelo de tanta bagagem e informação que acumula. São verdadeiras enciclopédias ambulantes. 

Falando de Dodges nacionais, um carro que eu adoro e tenho vontade de ter um algum dia, tem gente que só de bater o olho na frente já sabe o modelo e o ano de fabricação. E mais, ainda te falam se tem alguma coisa misturada, tipo capô de um ano ou modelo que não reflete o ano daquele caro. Que inveja!

Eu sou muito mais generalista. Admiro o conjunto todo. Sei mais ou menos os modelos, os anos, os motores. Mas nunca discuto com ninguém porque meu foco não é saber tudo isso. Gosto dos Chargers em geral, amarelos ou laranjas, com aquela grade com filetes horizontais de fora a fora ou com filetes verticais repartida no meio. Pode parecer estranho, mas não sei exatamente qual os anos de fabricação desses modelos. Talvez, no dia em que eu realmente decidir comprar o meu, eu venha a saber ou me interessar mais. Mas por enquanto, só sei que desejo um Charger com essas características. E mais um motor recomendado e preparado pelo AG!

Por isso, nesse último Mopar Nationals, resolvi homenagear os especialistas em Dodge que sabem tudo com as fotos a seguir. Se você é um deles identificará ano e modelo de cada foto com muita facilidade.

Quem souber tudo passa a cola para os outros!

Ah, tem uns importados aí no meio.

PK



27 comentários :

  1. Eu não sou nenhum expert, principamente em termos de cores... mas acho que posso dar meu pitaco:

    O primeiro azul é um Dart (provavelmente Coupé) 1979

    Agora na ordem:

    Dodge Charger 2006
    Dodge Challenger 2011
    Dodge Challenger 2008
    Dodge Dart 1971
    Dodge Magnum 1979
    Dodge Charger 1975-1977
    Dodge Charger 1975-1977
    Dodge Dart 1979-1981
    Dodge Magnum 1979-1981
    Dodge Dart Gran Coupé/Sedan 1975
    Dodge Charger 1971
    Dodge Charger 1971
    Dodge Dart 1973-1974
    Dodge Dart SE 1973
    Dodge Charger 1975
    Dodge Charger 1975-1977
    Dodge Charger 1979
    Dodge Dart Gran Coupé/Sedan 1975
    Dodge Charger 1975-1977
    Dodge Dart 1975-1978
    Dodge Dart 1979-1981
    Dodge Magnum 1979-1981
    Dodge Dart 1979-1981
    Dodge Charger 1973-1974
    Esqueci o nome deste último americano...

    Se tiver algum errado, corrijam a vontade!!!

    Abraços.

    http://dodgefever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo, abri a primeira foto e parece ser um sedan...

    ResponderExcluir
  3. Marcos,
    Impressionante! É justamente essa sua capacidade que eu admiro!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado PK!!! Ainda tenho MUITO o que aprender...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. coisa linda.

    AE a alegria mais pura da minha vida!!!!

    ResponderExcluir
  6. Também não sou um connaisseur, mas meus Dodges preferidos (entre os grandes, pois também adoro os Dodginhos) são os Charger R/T, os Gran-Sedan, e, acima de todos, os inigualáveis, sensacionais, fantásticos, magníficos, imbatíveis, absolutos e incríveis Le Baron e Magnum "Triple-Blue" (o Charger R/T também saiu assim, mas entre a versão esportiva e a de luxo de um mesmo carro, eu sempre prefiro a segunda) com aqueles interiores monocromáticos azuis que me fazem afogar na minha própria baba.

    ResponderExcluir
  7. Fecho com os lebaron 79, suas frentes bicudas e interior hiperamericanos.

    ResponderExcluir
  8. O meu preferido sempre foi o Dodge Charger R/T 73.
    E no Google aparece um que é o supra-sumo dos Charger.

    ResponderExcluir
  9. Por falar em frentes de Dodge, nunca é demais lembrar que a grade "bicuda" dos Charger, Magnum e Le Baron de 1979 em diante foi criada por Celso Ulysses Figueiredo Lamas, que, mais tarde, viria a ser o analista de estilo da Motor 3.

    ResponderExcluir
  10. O último é um Dodge Monaco 1977-1978 (Plymouth Fury)

    ResponderExcluir
  11. Trata-se de Dodge Magnum 1978.

    ResponderExcluir
  12. Instigantes essas fotos. Não me atrevo a dizer o ano dos Dodges, acerto no máximo os modelos...

    ResponderExcluir
  13. Tem um ali que não sei se é um Charger 1979 ou um Magnum, mas ele é daqui de Brasília, com o adesivo da VCC com uma coluna do Niemeyer. Só para deixar registrado mesmo, não tenho nenhum vínculo com aquilo lá e nem pretendo não ter.

    ResponderExcluir
  14. O vício nos leva a essa bagagem de conhecimento. As vezes tenho até medo...

    ResponderExcluir
  15. PK,

    Eu sou meio "fanático" por todos esses carros, e mais de 30 anos dedicados à pesquisa deles e o convívio por muito tempo acabaram deixando graves "sequelas", rsrsrs !!!!
    Muito bacana vc. ter colocado todos esses 26 ítens no mesmo frame, isso dificulta um pouco a identificação, mas vamos lá...Boa parte dos carros fotografados são de grandes amigos, e eu tive o grande prazer de rodar em vários deles...Não vou citar nomes dos seus donos pois alguns já podem ter trocados de mãos (e garagens tb...) e eu não estou tão atualizado assim, pois atualmente moro longe, rsrsrs !!
    Mas vambora, segue os modelos que consegui identificar com seus respectivos anos e cores (nos nacionais inclusive com as códigos de tonalidade impressos na plaqueta):

    -Dodge da abertura do tópico: Dart Sedan de Luxo 1979, Azul Cadete SB3
    -01: Dodge Charger R/T 2006, Midnight Blue
    -02: Dodge Challenger R/T 2011, Stone White with Red Lettering Stripes
    -03: Dodge Challenger SRT-8, 2008, Hemi Orange Pearl with Black Stripes
    -04: Dodge Dart Sedan de Luxo, 1970, Amarelo Carajás BEY6
    -05: Dodge Magnum, 1979, Marrom Sumatra ST5
    -06: Dodge Charger R/T, 1976/78, Cinza Escuro Metálico (cor não original para o ano/mod.)
    -07: Dodge Charger R/T, 1976/77, Castanho Araguaia MY6
    -08: Dodge Dart Cupê de Luxo, Vermelho Alcazar SR5
    -09: Dodge Magnum 1979, Azul Cadete SB3
    -10: Dodge Gran Coupé 1975, Castanho Corsa LT2
    -11: Dodge Charger R/T 1971, Verde Tropical BG-V2
    -12: Dodge Charger (LS) 1971, Cinza Bariloche BG-C5
    -13: Dodge Dart 1973/74, Amarelo Enxofre Cítrico, Y8A
    -14: Dodge Dart SE, 1973, Branco Ipanema W2
    -15: Dodge Charger R/T 1975, Amarelo Montego LY3
    -16: Dodge Charger R/T 1975, Castanho Corsa LT2
    -17: Dodge Charger R/T 1979, Cinza Báltico / Preto Baixo Brilho PR1
    -18: Dodge Gran Sedan 1977, Marrom Iguaçú MY9
    -19: Dodge Charger R/T 1975 Prata Lunar LS2
    -20: Dodge Dart Cupê de Luxo 1978, Bege Indiano NT2
    -21: Dodge Dart Cupê de Luxo 1979, Vermelho Alcazar SR5
    -22: Dodge Le Baron 1979, Branco Ártico SW1
    -23: Dodge Dart Cupê de Luxo 1979, Azul Cadete SB3
    -24: Dodge Charger SE 1973 americano, GolD Brown Metallic
    -25: Dodge Magnum 1978, Tan Brown Metallic

    Moparbraço !!!

    Mário Sumatra ST5 Emoção 79 Buzian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario, não seria o 19 o R/T 76, prata monterrey? kkk

      Excluir
  16. Buzian
    Botou pra quebrar nessa, hein!
    Me explica a diferença entre o Charger R/T e o LS.
    Agora vou escolher o que eu mais gosto e sempre me cativou. O Charger 71. Aquela grade, com filetes horizontais de ponta à ponta é simplesmente o máximo.
    Alguém aí lembra do filme "Roberto Carlos a 300 km/h"?

    ResponderExcluir
  17. FVG,

    Valeu pelo comentário !!
    Na verdade o Dodge Charger foi lançado como modelo 1971 em duas versões: a básica (depois denominada de "LS" em 1973, e descontinuada em 1975) e a a R/T, mais completa...A principal diferença residia nos motores do R/T, pintado de dourado, e que possuíam maior taxa de compressão, subindo em pouco mais de 10 cv. a sua potência...Já os LS, apesar de terem escapes duplos oito-em-dois (nos Dart eram com saída simples, esquema oito-em-um), possuíam a mesma motorização dos "irmãos mais pobres".
    Na versão mais básica Charger vinha com banco dianteiro inteiriço e seletora de marchas com alavanca na coluna (manual ou automática), estofamento revestido de jérsei e supercalotas nas rodas. Já os R/T tinham bancos individuais em couro, console entre eles com seletora de 4 marchas, painel mais completo com conta-giros (ambos opcionais na versão básica), largas e chamativas faixas decorativas e as famosas rodas modelo Magnum 500, cromadas. Algumas cores também eram exclusivas da versão mais cara.
    Os Charger LS saíram de linha em 1975 por concorrerem diretamente com outro carro da mesma linha e segmento, os Gran Coupé, de acabamento um pouco mais diferenciado, predominando o luxo.
    Quanto ao filme de RC, só ótimas memórias...Bons tempos em que ele era reprisado na TV Globo praticamente todos os anos na época de férias, na Sessão da Tarde...

    ResponderExcluir
  18. Ah, e estava me esquecendo: todas as honras para a equipe de heróis da Chrysler do Brasil, que conseguiu com apenas um modelo de carro dividido em dois tipos de carroceria tantas versões diferentes e simplesmente inesquecíveis !!!
    Parabéns a eles e a Celso Lamas, o principal responsável por esses carros maravilhosos !!!

    ResponderExcluir
  19. Belissimo post PK, suas fotos são sempre de tirar o folego, ainda mais essa só com o olhar dos mopars!

    E parabéns ao Buzian por matar a duvida sobre todos os modelos.

    E vendo essas fotos eu me pergunto se a chrysler não vai lançar um dodge de novo com os faróis escondidos.

    ResponderExcluir
  20. Zamariolli, legal essa informação. E acho que esse bico lindo demais, principalmente no Magnum.
    Abraço
    PK

    ResponderExcluir
  21. Buzian,
    Valeu pelos comentarios. Explicaram muitas coisas legais, principalmente as diferenças entre os LS e os RT.
    Como já disse antes, quero "olhar" o Sumatra lgum dia!
    Abraço
    PK

    ResponderExcluir
  22. Buzian,
    Valeu pelos comentarios. Explicaram muitas coisas legais, principalmente as diferenças entre os LS e os RT.
    Como já disse antes, quero "olhar" o Sumatra lgum dia!
    Abraço
    PK

    ResponderExcluir
  23. Rafael,

    Seu comentário "AE a alegria mais pura da minha vida!!!!" foi recebido com carinho. Obrigado pela manifestação.

    Abraço
    PK

    ResponderExcluir
  24. Fla3d,

    Valeu! Realmente um uma frente com farois escondidos ficaria bacana num carro moderno.

    PK

    ResponderExcluir
  25. CCN1410,

    Ainda não sei se tenho um preferido. O meu seria um Charger R/T preto fosco com faixas em preto metálico. Não haveria nenhum cromado a não ser os detalhes no capô. As rodas também seriam pretas. A frente seria a com os filetes horizontais de fora a fora. O Motor seria qualquer coisa recomendada pelo AG. O som do escapamento deve ser encorpado e assustador, mas sem ser irritante. Suspensáo, direçao e freios também seriam alterdos para um rodar esportivo mas confortável e seguro.

    Os puristas que me desculpem, eu respeito e admiro a história, mas com a possibilidade de um tiro única, faria a minha maneira.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.