google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 MOMENTO MUSICAL COM ANDRÉ RIEU - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

MOMENTO MUSICAL COM ANDRÉ RIEU

Esse post é totalmente fora do padrão do habitual. Só resolvi colocá-lo porque acho que merece ser compartilhado, por considerá-lo belíssimo. Um amigo, Antônio Ferreira, um dos primeiros engenheiros da Volkswagen do Brasil, hoje aposentado, me mandou.

Alte Kameraden (assistir adiante) é uma marcha militar composta na Prússia em 1889, cujo título traduzido significa Velhos Camaradas. A marcha é executada tradicionalmente no juramento à bandeira de muitos países e é também comum ouvi-la nas universidades européias e americanas, e também sul-americanas, na conclusão dos cursos. É interpretada também nas academias militares, entre elas a de West Point, nos Estados Unidos. É uma peça verdadeiramente internacional.

Como curiosidade histórica, por ocasião do centenário da criação do Exército Alemão e seguindo o costume de “intercambiar marchas”, Alte Kameraden foi autorizada para ser entoada pelo Exército Argentino, que estendeu aos alemães, como reciprocidade, a permissão para utilizarem a Marcha de San Lorenzo, como mostra de amizade.

O notável desta versão – como explica o maestro André Rieu em alemão no final do vídeo – é que ele convocou para participar desta apresentação pública todos os instrumentistas de sopro da cidade, estimando que uns 50 se apresentassem. E ele complementa: “Quantos se apresentaram e desfilaram? Quatrocentos!”

Simplesmente espetacular!

Esta apresentação foi em Maastricht, na Holanda, em 2009, mas a primeira coisa que me veio à cabeça ao assistir ao vídeo foi uma Autobahn vazia, um carro alemão rápido e Alte Kameraden executada no sofisticado sistema de áudio. Devaneio bem autoentusiasta!

Aprecie esse belo espetáculo dirigido pelo maestro André Rieu conduzindo a Johann Srauss Orchestra!





Para saber mais sobre André Rieu, http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Rieu

BS

30 comentários :

  1. Que show hein! Os maestros mais ortodoxos ficam apavorados com esse Andre Rieu.
    Ele tem o poder.

    ResponderExcluir
  2. Esse Andre Rieu é mais fazedor de espetáculo que músico...
    Creio que uma versão como esta:
    http://www.youtube.com/watch?v=OZfgD_-gJeo
    permita uma apreciação mais sutil.

    ResponderExcluir
  3. Amigos para siempre la la la la la

    ResponderExcluir
  4. Aléssio Marinho23/09/2011, 17:33

    Bob,

    Quando viajo sozinho, gosto de ouvir as Bachianas Brasileiras, de Villa Lobos, principalmente a Tocata - O Trenzinho do Caipira.
    Me toca o coração e alma.

    ResponderExcluir
  5. Wunderbar! E como é bom ouvir uma boa música (também) no carro. Outra que se internacionalizou foi a canção alemã "Lili Marleen", hit entre toda a soldadesca da Segunda Grande Guerra, de ambos os lados do front. A gravação de "Lili" que acho definitiva, é a da orquestra e coral do maestro Arno Flör. Também estão sempre no meu carro os CDs do coral alemão "Fischer Chöre", do maestro Gerhard "Gotthilf" Fischer, absolutamnete espetacular. Conhece? E pensar que uma legião de cretinos coloca o "bonde do tigrão" em volume máximo e sai por aí, obrigando todos a ouvirem o lixo que ainda ousam chamar de música. Costumo dizer que o mau gosto deveria ser considerado crime, e a punição deveria ser a morte, he, he, he!

    ResponderExcluir
  6. Devaneio mesmo. Tem coisa melhor para se escutar num carro alemão rápido com sofisticado sistema de áudio.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Vieira23/09/2011, 18:31

    Só tive a oportunidade de ouvir um piano de cauda sendo bem tocado acusticamente, impressionante o corpo sonoro de um único instrumento...
    Imagino a massa sonora produzida por tal quantidade de instrumentos, deve ter sido espetacular!

    ResponderExcluir
  9. Realmente, algumas propagandas de Ferrari e Porsche com belas canções ao fundo são muito emocionantes.

    Ainda que admiremos uma tocada rápida e concentrada envolvida pelo som do motor uma boa música cai bem também para curtir o momento e para lembrarmos ao ouvir aquela música o bom momento vivido.

    Nesta estrada alemã perfeita e com esta música vou listar algumas crianças que gostaria de conduzir nas condições que o Bob sugeriu.

    Audi RS6 580cv e um som Bang...
    BMW M5 v8 turbo/aspirada ou a v10.
    Mercedes Benz E63, SL63, E coupé, CL, CLS...

    911 turbo, turbo s...

    sonho,
    devaneio.

    ResponderExcluir
  10. Para completar imagino noite ou chuva.... seria a boa morte!!!!

    ResponderExcluir
  11. Rafael,

    Tenho certeza que se fosse em um Fusca, também seria gostoso de ouvir, e claro, principalmente em uma noite fria e chuvosa.

    Bom é ver o povo que frequenta as apresentações do andre Rieu. Estão sempre sorrindo felizes e curtindo o show educadamente.

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo espetáculo! Da forma como a apresentação foi feita, não é nem um pouco fácil de se manter a sincronia de todos os músicos, impressionante.

    Como curiosidade, André Rieu nasceu em Maastricht. É uma das cidades mais antigas da Holanda, cuja fundação remonta próximo ao ano 1000... Um verdadeiro deleite para pessoas que gostam de construções antigas, como eu. Lá, bem como em toda a província de Limburg (onde se localiza Maastricht), fala-se um dialeto completamente diverso do holandês vigente no restante do país. Não é raro encontrar pessoas que moram nessa região e falem holandês, alemão e francês, além do dialeto local, claro...

    ResponderExcluir
  13. Uma autobahn vazia com um genuíno carro alemão,ouvindo essa musica, seria de fato tudo de bom. o Mundo Perfeito! Mas você sabe que isso não duraria muito, provavelmente quando você atingisse uns 200/hora, apareceria no seu retrovisor um engraçadinho com uma BMW, Mercedes ou Porsche dando farol para pedir passagem. Belo Post!

    ResponderExcluir
  14. Road Runner
    Impressionou-me a organização geral do evento, nenhum tipo de bagunça, tudo e todos perfeitamene alinhados.

    ResponderExcluir
  15. Mr. Car
    "Lili Marleen" é mesmo um fenômeno, tocada nos dois lados durante a II Guerra Mundial Há muitos anos, na comemoração da vitória na guerra, soldados brasileiros marcharam diante do Monumento do Pracinhas, no Rio, ao som desta canção alemã.

    ResponderExcluir
  16. Aqui estão duas (entre as tantas) maravilhas do Fischer Chöre que não me canso de ouvir: na barra de procura do "Youtube", digitem "Gotthilf Fischer & Chor - Gefangenenchor aus der Oper Nabucco 2007", e depois "Fischer Chöre: Valsa das Cíntilas / Finkenwalzer".

    ResponderExcluir
  17. Ao Bob, Mr. Car e quem mais interessar possa - se já não souberem: para ouvir música gratuita e legalmente na Internet, muito melhor do que caçar vídeo no YouTube é usar o Grooveshark. Inclusive quem criar uma conta gratuita nele (com senha, etc.) pode fazer um player personalizado e embutir (embed) em site, blog...

    ResponderExcluir
  18. Olha que espetáculo a céu aberto!!! E, ainda, Jan Balder lamenta que um conterrâneo seu criou o Big Brother.

    ResponderExcluir
  19. Que boa dica, Uniblab!
    Mesmo os velhos turrões e mal humorados, como o Bob e eu, às vezes precisamos de uma novidade modernosa pra embalar os nervos desgastados por décadas de negligência e extravagância.
    O tal do grooveshark é mesmo muito útil!
    Agradeço, filho!
    Ah ah ah

    ResponderExcluir
  20. Então vejam isso:

    Nina Hagen & Nana Mouskouri -
    "Lili Marleen"

    http://youtu.be/9tZJnFGs3tE

    ResponderExcluir
  21. Sempre me perguntei sobre qual a importância de um maestro durante a apresentação.
    É óbvio que nos ensaios é fundamental. É ali que ele pode corrigir falhas, impor aos músicos a sua interpretação e tudo mais.
    Mas, durante a apresentação, nenhum maestro irá parar a orquestra se alguém errar uma nota ou acorde. E nesse vídeo fica evidente que sua presença não é fundamental como muitos fazem crer.
    Vejam que André Rieu está de costas para os músicos e tocando violino. Os 400 músicos que desfilaram sequer podem ver o maestro.
    Ou sabem o que fazer, e podem dispensar o maestro, ou a apresentação será um desastre. Com ou sem maestro.

    ResponderExcluir
  22. Para o anônimo 24/09/11 10:58,

    Certa vez assisti na tv uma orquestra indiana, composta por músicos cegos.
    O maestro, que estava presente, comentou que só se fazia necessário nos ensaios e que depois disso os músicos se viravam sozinhos.

    ResponderExcluir
  23. Tambem por causa daquele Borgward Isabela lá ao fundo...

    Eva Lind e Anna Maria Kauffman.


    http://www.youtube.com/watch?v=H6zJqpbleCs&feature=fvsr

    ResponderExcluir
  24. Johnconnor (old nemseimaisoquê)24/09/2011, 16:08

    Os mais puristas pode ser que joguem ovos mas lá vai:

    http://www.youtube.com/watch?v=ZU-svC9_ZNg

    wild robinson crusoe

    ResponderExcluir
  25. Que maravilha! Muito bacana!

    ResponderExcluir
  26. Para Uniblab: anotado, mas uma das coisas que mais gosto no "youtube" é justamente ver os vídeos (clips) originais das músicas, he, he! Eu sou absolutamente viciado no "Youtube", por conta de seu inesgotável arquivo de imagens, não só clips, mas qualquer outra coisa, como antigos comerciais de TV, documentários e filmes completos, etc.

    ResponderExcluir
  27. Mr. Car

    Também fuço todo tipo de assunto no YouTube. Sugeri o site específico para músicas porque é comum esses vídeos musicais serem tirados de fitas de vídeo, gravados da televisão, etc., e a qualidade do som não ser lá grande coisa.

    ResponderExcluir
  28. Legal saber que vc curte música clássica.

    Uma das minhas "loucuras" prediletas é justamente garimpar obras de compositores desconhecidos.

    Possuo vasto acervo de videos dos mesmos.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.