O PAÍS DAS PERUAS

 

Agora faz calor na Suécia. Julho é a época de tirar férias de verão.

Uma vez, em julho, alguns anos atrás, eu e a família visitamos a ilha Gotland. Lá na ilha há um tipo de parque de diversões. Chegamos bem e eu estacionei o meu 900 Turbo. Saí e olhei um pouco nos carros ao redor. Olhei de novo. Eu sei que peruas são muito populares aqui neste país mais isso é... absurdo. Não acredito.

Não vi nenhum sedã. Era 95% peruas, alguns hatches e minivans familiares, mas poucos.
— Espere aí — falei para minha mulher.
— Por que?
— Só espere um minuto por favor. Vou tirar uma foto.
— De que? Eu e a criança?
— Eh... sim, certo, fica aí.

Às vezes ela reclama que "só" tem fotos de carros nos nossos álbuns. Mas ela quer o quê? Fotos de uma boa variedade de mulheres ? Aí ia ter briga, carros é bem melhor...

E aqui estão duas fotos de lá,  a que abre o post e esta aí em baixo. Alguém vê um sedã?

E quando se fala de peruas e a popularidade que elas têm por aqui, lembro em 1994 no British Touring Car Championship. A Volvo entrou com uma... perua 850 T5! Duas, para ser exato.



Fez boa propaganda com certeza. Só que no ano seguinte, 1995, o regulamento mudou e uma asa atrás, até o nível do teto era permitido. Então até Volvo mudou para uma sedã.

Continuando a história na ilha Gotland. Lá tem uma pista legal, Gotland Ring (http://www.gotlandring.com/)

Para alguém que se cansou de ficar na praia ou ver coisas históricas, ou a beleza da natureza nessa ilha, é um ótimo local para se divertir um pouco. Cheguei lá sem saber os horários para dirigir mas tive sorte. Tinha um velhinho de 75 anos cuidando do circuito. Um cara legal, econversei bastante com ele.
 

Ao fim perguntei :

— Posso fazer umas voltas com o meu 900 turbo velho?
— Hum, normalmente, nesse horário, não, mas, tá bom, vem, vem comigo no Volvo primeiro.

E adivinha? Um Volvo V50! Perua, claro.

A potência do motor era quase normal, mas o chassi e os freios eram bem modificados. Também tinha um roll over cage (gaiola de proteção em caso de capotagem) e bancos de corrida. E ele corria como não sei o quê! Muito rápido.

Eu já andei com vários pilotos bons antes. Ele era bom mesmo, e disse:

— Outro dia a seleção sueca de futebol estava aqui para se divertir. Aquele Zlatan Ibrahimovic andou comigo. Ele tem um Porsche Carrera GT, não é ?
— Acho que sim — falei.
— Com uns 500 ou 600 cv?
— Mais ou menos algo assim, certo.
— He, he, he, depois uma volta o Zlatan falou: calma, calma, isso é demais!
— Eu ria bastante também, mas falei:
— Legal! Mas deixei o pé embaixo, isso é muito bacana, vai, vai!!

E depois de andar com ele no Volvo, andei com o meu velho carro, o Saab vermelho da foto. Não fiquei perto da velocidade do velhinho, mas ainda foi muito divertido.


Para o caso de alguém ir para essa ilha medieval, não esqueça de fazer umas voltas na pista quando estiver cansado de contar peruas. Boas férias.

HJ

32 comentários :

  1. Pedro Bergamaschi29/07/10 12:54

    É legal ver um povo evoluído que compra peruas ao invés de SUVs. Eles compram SÓ o que precisam. Presisam de espaço interno, bom comportamento dinâmino e não se ligam em aparecer, usam o carro como meio de transporte e só.

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  2. Incrível a foto do pátio! Ainda acho algumas peruas, disponíveis no Brasil, mais bonitas que seu derivados. Caso de Fox - SpaceFox, Passat Variant, Volvo V40 - V50, Mercedos C e etc.

    Abraço e parabéns pelo post!
    Fred

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  3. Que vida hein?! Invejo o Hans, no bom sentido é claro.

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  4. De sedã alí só o 900 turbo e um Scorpio. Aqui no Lisarb em compensação, quem quer ou precisa de perua que se vire...

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  5. Hans,
    Que delícia de post!
    Quando a VW se preparava para o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos de 1984, eu tinha acabado de entrar para a fábrica para dirigir o setor de competições. O carro eleito era o Voyage, mas aí o diretor de engenharia, o Philipp Schmidt queria, insistiu para usássemos a perua Parati em vez do Voyage, tanto por melhor distribuição de massas quanto, e principalmente, pela aerodinâmica superior. Mas a diretoria de vendas e marketing vetou a ideia do alemão Schmidt...

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  6. Também achei o post muito gostoso de ler. Um post tão simples, mas que nos leva a vários assuntos interessantes.
    Valeu!

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  7. E, por aqui as stations estão desparecendo, dizem que a Parati não terá substituta, assim como a Quantum, a Suprema, sem falar na lendária Caravan. Agora, vai tentar correr numa SUV...

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  8. Também sou fã da velha e boa configuração station. Pena que tem quem ache que um espetáculo como foi a Suprema, por exemplo, era "carro de funerária". Se ela (e outras, como a Caravan, ou a Quantum) foram usadas assim, é só por um motivo óbvio: tinham espaço para levar um ser humano deitado e esticado. E depois, para que associar o carro a algo ruim? Dava para usar como "motel", por exemplo, na falta de um. Não que eu tenha feito isto, pois nestas horas, faço questão de privacidade total, uma vez que não sou adepto do exibicionismo, mas que dava, dava, he, he, he!
    Mr. Car.

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  9. Mister Fórmula Finesse29/07/10 16:29

    Ótimo post Hans!

    O senhor de setenta e cinco anos é prova vida que saber andar forte é um privilégio que nada tem a ver com a idade, na verdade a coisa só melhora...

    Também sou adepto das stations, e se eu fosse (pudesse) colecionar carros, modelos como Chevrolet Suprema 3.0 - a melhor station já feita por aqui - Caravan Diplomata SE, Quantum GLSi, Chevrolet Caprice Station, Chevelle SS 1972 Station wagon, Parati GlS 1994, M5 Touring, ...etc, etc,....o mantra continua!

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  10. Marcelo Augusto29/07/10 16:33

    Esses sedãs são completamente irracionais do ponto de vista de habitabilidade e acesso ao habitáculo, notadamente no banco traseiro.

    Um Civic tem menos conforto interno que um hatch pequeno monovolume da marca, o Fit.

    Um Mègane sedã é muito pior em relação a sua versão hatch inexistente por aqui.

    Os suécos são inteligentes, nós brasileiros somos bem burrinhos, ao aderir à compra de "carro por metro" para agradar ao vizinho.

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  11. E por falar em SUVs...

    Veja o que achei nesso blog alemão sobre carros :

    http://vwhome.blogspot.com/2009/10/suv-crashtest.html

    Tem a foto de dois Crash Test simulando capotamento em dois SUVs, um Kia Sportage e um VW Tiguan. O Kia afundou o teto e o VW só arranhou...

    O texto (pelo tradutor do Google) diz :
    "Impressionante uma coisa ... eu não vi por um longo tempo.
    Nos Estados Unidos, testes de capotagem em SUV foram feitos (a barreira vem do lado oblíquo na parte superior do veículo).

    E aqui estão os resultados:

    Em primeiro lugar, o perdedor: Kia Sportage

    E aqui o vencedor: VW Tiguan

    Não me digas! Em ambos os carros exatamente o mesmo teste foi realizado!"

    Espero que esse novo Ix35 da Hiunday/KIA venha mais resistente... pena que no Lisarb cada geração nova vem como um carro de categoria (e preço) superior...

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  12. Hans,

    Mais uma vez, Que Beleza de Post!!!

    E que linda a foto da 850, boa escolha!

    Quando eu vi a foto do "coroa", antes mesmo de ler o post já sabia que se tratava de um "casca grossa", no bom sentido obviamente.

    Ninguém comentou nada, mas onde o anônimo (14:15) viu um SAAB sedan?

    XRacer,
    Na minha opinião os koreanos são ótimos, estão ajudando a baixar os preços dos carros.

    Abs

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  13. Concordo contigo, Fábio !

    Os carros coreanos vêm do outro lado do mundo, pagam imposto de importação full (35 %), são mais equipados e ainda assim custam o mesmo ou menos que outros carros importados sem impostos ( Mercosul ou México ) e mais pelados.

    Tá na cara a exploração a que somos submetidos pelas grandes montadoras, que ainda cinicamente não fazem a vontade do consumidor, depenam os carros todos os anos e desdenham de nós.

    Só fico preocupado realmente com a segurança (resistência e proteção aos ocupantes ) desses carros.

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  14. Talvez ninguém tenha comentado Fabio porque o cara tá certo. Ou você acha que aquele Saab é uma perua também?

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  15. Um hatch também é um sedã dois-volumes. O conceito de que sedã é apenas um 3 volumes veio dos americanos, e, como bons macacos, copiamos...

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  16. O Saab 900 turbo e o Ford Scorpio são semi-peruas, sedã não. As portas malas vão até os tetos. Pode ser que se pode chamar um carro assim de "hatch". Saab chamava aquele modelo de "combi-coupé".

    O unico sedã que eu encontro na segunda foto é um Passat. (No lado izquerda do arbole, "por cima" de um V40 vermelho)

    HJ

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  17. André '' Deph '' Parra

    Eu estava em vias de adiquiri uma palio weekend 97 1.6 16v ( melhor weekend fiat feita depois do marea turbo ) mais acabei com o panda ( 1.6r mpi 93 ) , a palio weekend sempre foi meu sonho , exelente mecanica , otima dinamica e é muito bonita , espero quea fiat use seu novo motor 1.8 de 130 cavalos na palio weekend atual , seria muito bom mesmo ehehe.

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  18. Obrigado por antecipar Hans.

    Sem mais.

    Fábio

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  19. Deph,

    Acredito que o "Panda" deva ter dinâmica melhor que a Weekend, não acha?
    Mas o motor desta weekend realmente empolgava, pena que esta peruinha Fiat sempre foi molengona.

    Abs

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  20. HJ,

    O seu SAAB não poderia ser considerado um notchback? Não sei direito como é o porta-malas.

    Abs

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  21. Hans,

    muito bom post, bastante interessante, com uma boa dica de viagem para quem vai passar pela Suécia.
    E as peruas.... puxa vida, como eu preciso de uma. Ainda vou ter, uma hora dessas eu encaro alguma coisa desse tipo.

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  22. A week sport até que era interessante, o motor empurrava bonito nos giros altos, mas as negociações em curvas de alta eram sempre acompanhadas do "até onde ela vai inclinar"?

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  23. Realmente surpreendente o quanto que os suecos gostam de peruas (a ponto de lá a V70/XC70 ser o carro mais vendido). Também sou favorável a peruas, desde que feitas da maneira tradicional. Nada de linhas de cintura excessivamente ascendentes e que deixam os vidros laterais traseiros minúsculos. Nada de colunas traseiras gigantescas como as de uma Cadillac CTS Wagon.
    Perua não é só um porta-malas que pode até ser menor que o do sedã do qual deriva (mas que tem um formato mais aproveitável e permite embarcar objetos que não cabem ou não entram no porta-malas de um sedã, como um televisor de 20 polegadas). Perua tem de ter também mais visibilidade que o sedã do qual deriva, tanto pela maior área envidraçada como também por saber que onde está o vidro traseiro é onde o carro termina.

    Como já falaram aqui, a postura dos suecos frente às peruas também demonstra uma racionalidade que há muito foi perdida aqui. Quer coisa mais racional do que um carro de passeio cujo teto não cai sobre a cabeça dos passageiros, tem um porta-malas extremamente útil, com boca de entrada suficientemente grande para entrar objetos mais volumosos, bem como visibilidade melhor e mais noção de onde termina o carro? Some-se tudo isso a um comportamento dinâmico e consumo próximos aos de outros tipos de carroceria de carro de passeio e tem-se o melhor de vários mundos em um só carro.
    Ao anônimo das 10h00min05s, lembro que o conceito de perua também é americano e os europeus macaquearam de maneira até ligeiramente tardia o que já fazia sucesso do outro lado do Atlântico. E quem começou isso por lá foi uma subsidiária de grupo americano e a coisa toda tomou a forma de uma Opel Rekord Caravan 1953. Desse ano em diante, o conceito acabou pegando na Europa e, atualmente, é praticamente mais europeu do que americano.

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  24. Alan Lopez30/07/10 16:59

    Na segunda foto do post , tem 2 peruas na cor prata ,uma do lado da outra , alguém consegue identificar qual é?
    parece bonita.

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  25. @Alan Lopez,
    Acho que é a Toyota Corolla wagon européia. Se for mesmo confesso que acho nossa antiga Fielder muito mais bonita e harmônica.

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  26. Gosto muito de peruas. Uma pena não termos muitas opções por aqui...

    Mas deve ser entediante tanta SW também... assim como tantos pequenos sedans preto/prata... ou tantos kei cars, etc.

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  27. HJ, muito legal seu post. "Fotos de uma boa variedade de mulheres" foi demais, estou rindo até agora!

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  28. Ao Alan Lopez e ao Rodrigo Ciossani, aviso que as duas peruas prateadas são sim da Toyota, mas não são Corollas. São Avensis Wagon, derivadas do concorrente que a marca japonesa fez para Passat, Insignia, Mondeo, BMW Série 3, 508 e outros M2 europeus.
    São feitas na mesma fábrica que nos forneceu Coronas no fim dos anos 1990.

    De fato lembram um pouco a Fielder, mas são bem maiores que esta.

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  29. Alan Lopez31/07/10 01:16

    Valeu Anônimo e Rodrigo Ciossani , é uma Avensis mesmo , aliás ,
    muito bonita :
    http://www.netcarshow.com/toyota/2007-avensis_wagon/

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  30. Toyota Avensis... exato.
    Eu vejo uma quantidade razoável destas por aqui na Alemanha - que aliás também é recheada de peruas.

    Ao vivo na verdade não simpatizo muito com os Toyotas europeus - exceto o pequeno Aygo. Penso que os modelos das Américas tem desenho mais agradável e harmônico.

    Atualmente as peruas que mais me surpreendem por aqui são a Opel Insignia, BMW 3 e Citröen C5. E vê-las nas Autobahnen por volta dos 200km/h ou mais são uma diversão à parte...

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  31. Edu Novelletto02/08/10 12:54

    Peruas! Ah, peruas! Amo minha(na verdade, da mãe..) Suprema GLS! Desde pequeno sempre fui chegado nelas... Lembro de um game de PS1 cujo nome não lembro mas que nele haviam algumas peruas e eu adorava guiá-las. Vou repetir o que quase todos nós aqui lamentamos; o modismo matou nossas SW na década atual! Sinceramente não consigo entender a razão disso. Após a virada do milênio as opções de SW's foram sumindo, morrendo aos poucos... Tínhamos Corsa Wagon, até então, sem contar Parati em sua melhor forma(G3), dentre outras tantas que morreram como a minha querida Suprema. A oferta de importados também é escaça, porém li em algum lugar que a Hyundai trará a i30 SW! Maravilha! Escrevam algo sobre isso, caros amigos Autoentusiastas!

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