O IRMÃO PREFERIDO

Já perceberam como não existe lógica na escolha do consumidor entre modelos da mesma família? Me lembro que há anos atrás o Gol quadrado já era um campeão de vendas, mesmo com pouco espaço no banco traseiro (graças ao teto baixo) e um pífio porta-malas, atrapalhado por um estepe mal ajeitado. Já o Voyage custava quase a mesma coisa, com porta-malas muito melhor e um desenho até simpático, mas vendia uma micharia se comparado ao seu irmão.
Anos depois tivemos o Corsa, com resultado contrário. O hatchezinho simpático vendeu bem no começo, mas foi perdendo o encanto e acabou dando lugar ao Celta. Já seu irmão sedan foi ganhando a simpatia da galera e até hoje é um sucesso de vendas, tendo recebido um face-lift recentemente. Com a dupla Celta/Prisma é o oposto, o sedanzinho vende menos da metade em relação ao hatch.
Palio e Siena vendem volumes parecidos, demonstrando alguma lógica na escolha. Nem sempre foi assim, o Siena de primeira geração não agradava e vendia mal, mas bastou reformularem o visual para as vendas aumentarem. Por esse exemplo, concluiríamos que a estética define a escolha, e o fato do Sandero vender bem mais que o Logan reforçaria a hipótese.
Ainda assim, fico sem entender o enorme sucesso de Gol I e Corsa Sedan.
AC
Foto: www.chevrolet.com.br

32 comentários :

  1. Mister Fórmula Finesse07/07/10 15:33

    Post interessante;

    Acho que em relação ao primeiro gol, ele fez mais sucesso que o voyage pois em tese seria o sucessor natural do fusca, ou seja, decidamente compacto.

    A versão esportiva também sempre surgiu antes e foi mais incrementada no gol, por isso, quem comprava um gol - mesmo que básico - queria ter um carro que tivesse semelhança com seu irmão mais temperado.

    E brasileiro como não gostava de carro 4 portas na época (lembram dos fuscas táxis?), não queria nada que fosse semelhante em formato do que seria o normal para um 4 portas (sedan).

    Quanto ao Corsa, quando surgiu o sedan em 1995 ele veio em uma variante decididamente mais luxuosa que o restante da linha (mesmo que com a presença do ótimo GSI 16V), tinha acabamento cuidadoso, veludo de qualidade - que saudades - carpetes e plásticos de ótimo tato e montagem. Ele serviu como o "up" da linha Corsa por um tempo e creio que isso ficou consolidado: a fuga de um carro pequeno e compacto - imagem de pobre - para um sedanzinho que ratificaria a ascenção social do proprietário.

    Mesmo que ele tenha sido simplificado com o passar dos anos, é sempre um alento ter um pequeno sedan do que um mais moderno mas terrívelmente mais mal acabado Celta.

    É o que penso, mas talvez não seja por aí...

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  2. O consumidor Brasileiro não coloca o cérebro pra trabalhar, então não há lógica em suas escolhas.

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  3. Mister Formula,

    talvez suas colocações expliquem parte dessas escolhas. Mas dá a impressão que a partir de um certo ponto determinado modelo entre no inconsciente coletivo e aí a razão vai para o espaço.

    Não tens a impressão que se você pegar um Palio, mudar alguma coisinha, botar o VW na grade e chamá-lo de Gol, vai continuar líder de vendas ?

    Ou mesmo o Prisma, se tivesse sido lançado como novo Classic, em versão de 1 litro e a preços competitivos na versão básica, não seria o líder dos sedans pequenos ?

    Pior que isso acaba matando vários bons modelos, que não são nem considerados pelos consumidores. E fico com a impressão que a Fiat quer chegar lá (modelo líder de vendas) fazendo isso com o Palio. Duro é passar o Gol.

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  4. O Corsa Sedan é um dos melhores designs que a GM do Brasil já fez. Só esse último face lift que não caiu bem. Junte um porta malas bacana, um motor confiável, um preço baixo e tem boas vendas.

    Já o Gol quadrado tinha as versões sport que alavancavam o desejo do consumidor: não posso comprar o GTI, mas compro o comum.

    Simples assim.

    []s

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  5. Dudu,
    Sua síntese foi perfeita!

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  6. Na disputa Sandero vs Logan, o Logan ganha de longe, melhor aerodinamica, maior espaço interno e acredite de quiser mesma massa.

    Entreeixos maior que o do Corolla.

    Pelo menos é o que diz o manual dos dois que está disponivel no site do fabricante.

    Alem de ser mais barato que o Hatch. E recente face-lift.

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  7. Mister Fórmula Finesse07/07/10 18:37

    É isso ali Alexandre; o Classic por exemplo matou o "novo"(agora já passado) Corsa Sedan que era muito melhor em espaço, desenho e principalmente comportamento.

    Veja como o consumidor se deixa levar por questões fortuitas que em muito têm a colaboração da fábrica:

    Meu sogro uma vez tinha um Classic m.p.f.i....Como ele queria continuar na linha, convenci-o a trocar por um novo corsa sedan com motor VHC quando lançado.

    Um excelente carro em termos de espaço, comportamento soberbo da suspensão e direção, caixa um pouco dura e um desempenho que te fazia pensar se ir caminhando não seria melhor eram os pontos negativos ("não preciso de carro para correr dizia o homem...mas também não ultrapassava ninguém").

    Ele se desfez desse carro para voltar ao antigo Classic pois este "tinha um porta malas mais baixo que auxiliava nas manobras"....claro que 120 kg a menos na plataforma ajudaram de sobremaneira o desempenho do carro, mas fora isso, o Classic é uma tremenda bola fora que perde em muito em todos os aspectos para o irmão mais novo.

    Nosso consumidor é complicado...

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  8. Colegas,
    perceberam que maravilha é poder ter tantos modelos á disposição para admirar e escolher?
    Viva abertura de mercado! Que venham os chineses, os indianos, os russos, coreanos...

    O Especialista
    www.carroceia.blogspot.com

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  9. Colegas,
    perceberam que maravilha é poder ter tantos modelos á disposição para admirar e escolher?
    Viva abertura de mercado! Que venham os chineses, os indianos, os russos, coreanos...

    O Especialista
    www.carroceia.blogspot.com

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  10. Colegas,
    perceberam que maravilha é poder ter tantos modelos á disposição para admirar e escolher?
    Viva abertura de mercado! Que venham os chineses, os indianos, os russos, coreanos...

    O Especialista
    www.carroceia.blogspot.com

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  11. Sem contar que na maioria da vezes a compra é emocional.

    Mesmo a pessoa optando racionalmente por um modelo, é muito raro ela comprar um carro que acha horrível, que rejeite estéticamente.

    Mas o consumidor é mal informado, e quando se informa em muitos meios "especializados" - em especial na tv - só ouve abobrinhas...

    Tenho um professor aqui na Alemanha de Design Management que sempre diz que as pessoas nao precisam de um carro. Elas QUEREM um carro...

    E quando as pessoas precisam mais dele (como no Brasil) aí entra a revenda fácil, o padrao de mercado, pensamento de manada.

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  12. Consumidor brasileiro compra carro observando 4 coisas:

    1) Comprar carro por metro, sem ver o real espaço interno. Ele calcula quando tem pra gastar e qual o maior carro que cabe neste valor.

    2) Comprar somente pelo visual. Clássico.

    3) Comprar pensando no que os outro vão achar.

    4) Comprar pensando na revenda.

    De todos estes o mais grave é o primeiro. Pior ainda quando fica com vergonha de comprar um monovolume (favorece o aproveitamento de espaço) - seja um hatch (Fit), perua (livina) ou os tradicionais - e pega um sedã de 5 metros que não cabe em nenhuma vaga e ainda carrega seus familiares com o pescoço a 45 graus no banco traseiro.

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  13. Pow AC! Também né... o Prisma é mais feio que bater na mãe!

    Já o Classic, neste preço não há nada melhor no mercado para quem precisa de um bom porta-malas, além do espaço interno, há?

    MFF, ainda como Corsa Sedan, o "Classic" chegou a ser equipado com motor 1.6 16v, o desempenho era difereciado na época, fora o acabamento que você já citou.
    Conheço um cara que não vende o dele por nada, ele é apaixonado pelo carro.
    Minha tia tem o dela 1.6 8v, verde, quatro portas, automático e também nem pensa em vender... hehehe... também ela cuida do carro como um verdadeiro autoentusiasta.

    Abs

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  14. Juro que eu pensava que a diferença seria mais que os 1700 reais...
    Neste caso, eu iria de Logan... apesar que... e a revenda? kkkkk... brincadeiras a parte...
    Mas o Logan 1.0 em desempenho deve ser mais sofrível que o Classic, concorda?
    Isto que é "não querer dar o braço a torcer"... rs*... O Logan é mais negócio! Você tem razão Ciossani.

    Abs

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  15. O anônimo da 20:50 disse umas verdades. É impressionante a quantidade de gente que vejo descendo o cacete no Logan em diversos fóruns, sem ao menos ter ido conhecer o carro de perto. O principal motivo da "malhação" é o design. Entretanto, procurem por seu índice de aprovação e satisfação entre aqueles que realmente o conhecem, ou seja, os proprietários: é altíssimo, maior até que o de muitos "queridinhos" do mercado. Debaixo daquela carroceria existe um carro bastante econômico, espaçoso pacas, gostoso de dirigir, com um rodar confortável, e um conjunto mecânico muito bem afinado, isto sem falar no custo-benefício. Tendo os mesmos equipamentos, me custou menos que os concorrentes. Meu vizinho acha feio? Dane-se: não vou pagar mais caro e me sentir apertado dentro de um carro, para agradar os olhos dele.

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  16. O Logan é como um "velho" Uno, só que Sedan. Quem compra, compra pela economia e pelo espaço interno, dirigibilidade, e não pelo visual. É a razão prevalecendo, sem dúvidas, e certa em prevalecer neste caso.

    Com essa moda de cadeirinha de criança, uma família grande precisa dum carro com espaço no banco traseiro - e não são todos que querem ou podem ter uma minivam.

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  17. No caso do Gol I, acredito que o sucesso se deve à época onde foi vendido, onde 2 portas eram predominates e ao perfil da carroceria, já que os modelos esportivos tinham boa aceitação no mercado
    No caso do Corsa, hatch da GM nunca deu certo. Monza, Chevette, Corsa. Acho que é por causa do próprio perfil de comprador da Gm, muito mais conservador do que os das outras marcas.

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  18. Classic, Celta, Prisma...é tudo farinha (vetusta plataforma Corsa B) do mesmo saco. Que venham os chinezinhos e Coreanos para bagunçar o acomodado coreto das montadoras nacionais.

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  19. RC,

    Carro francês? Thanks, but no, thanks.
    O carro francês pode até ter lá suas qualidades, mas o pós-venda é uma desgraça. Demora em fornecimento de peças, serviços de reparo mecânico ruins, enfim, só dor de cabeça.
    E realmente o Sandero é mais feio que bater na mãe! Tudo bem que espaço interno e desempenho são muito importantes, mas será que custa muito associar isso a um design elegante?

    A verdade é que o Corsa antigo ("Classic") é um bom carro. Muito confiável, durável, e a manutenção é absurdamente (chegando até a ser excessivamente) barata. É a tradicional receita da VW funcionando muitíssimo bem na GM.

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  20. Foi pro RC, mas eu não me contive... kkkk

    Diria que eu pensaria algumas vezes, em relação aos franceses, peguei raiva da Peugeot, mas daria uma chance a Renault.

    O Sandero é feio? Põe um Prisma do lado dele, que ele fica lindão!

    Não fala na VW se não eu paro para pensar de novo e pago um pouco mais heim! hahaha

    Abs

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  21. Alexandre Cruvinel,
    A busca pelo belo move a humanidade para frente desde os tempos mais remotos! De certa forma é assim tb em toda natureza... O pássaro com o penacho mais bonito e vistoso "ganha" a fêmea durante a corte...
    O q colocou abaixo o muro de Berlim?Os alemães do leste viam as BMWs, Mercs, Audis, prédios incríveis, roupas da última moda por cima do muro enquanto tinham q se contentar com aquelas velharias soviéticas, arquitetura cinza...
    E por aí vai!
    O caso do Gol quadrado vendendo horrores para mim tem várias explicações:
    1 falta de concorrência,reinou sozinho no segmento aonde os concorrentes mais próximos eram muito piores
    2 marketing bem feito, existia voyage GTi? Pois bem,quem não pode comprar o esportivo dos sonhos,compra o q pode mais próximo possível!
    3 preço que o consumidor achou justo pagar, tem haver com o marketing já falado
    4 habilidade da VW em colocar praticamente fora de combate concorrentes importantes na época como a Ford por exemplo q resultou na Autolatina depois
    5 crise econômica e instabilidade política que afastou os demais concorrentes globais
    6 nível sócio-cultural do povo.Infelizmente em nossa maioria somos analfabetos funcionais que assumem como verdade tudo q é dito na tv.Um povo q não lê, que não critica, que não se organiza e tb não solicita bons produtos.
    No caso do classic eu vejo duas coisas principais, é um carro gostoso de dirigir e muito estável, se melhorar estraga nesse aspecto. O outro é o preço, muito menor q dos concorrentes com o mesmo porta-malas.
    Abraços!

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  22. Desculpe eu me intrometer nesse post... mas gostei dessa homenagem ao Luis Pereira Bueno no Blog
    "Historic Rally & Classic Race Cars" do Luis Cezar.

    http://luiscezar.blogspot.com/2008/02/homenagem-ao-luiz-pereira-bueno.html

    Vamos dar honra a quem merece honra enquanto estiver vivo ainda.

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  23. Eu tenho um. Acho que o principal motivo de se comprar um carro desses é o espaço interno e o porta-malas. A maioria das pessoas nem sabe onde fica a tração no carro, nem ultrapassa os limites de velocidade (muito menos os de aderência...). Eu não o comprei (era de família), mas eu julgo que, o pensamento da maioria é: um carro novo, o mais barato possível, que caiba (literalmente) cinco adultos e espaço pra bagagem. Bem, o Classic atende a essa proposta, apenas. Não é econômico (pra um 1.0), o desempenho nem se fala. Comportamento dinâmico, vou nem começar pra num chorar aqui. Mas a manutenção é a mesma do corsinha 1.0, e dá pra ser o único carro de uma família (vá lá). Eu nunca o compraria, se pudesse escolher... de fato, vou trocar ele num chevette! =]

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  24. Vejo que não sou só eu que considera o Classic uma das piores coisas de quatro rodas que existem para dirigir.

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  25. Se for pra levar a sério o que alguns comentaristas daqui falam do Corsa Classic então chega-se à conclusão de que o carro é um lixo, não serve pra nada e ainda põe em risco a vida de seus motoristas e passageiros. Tenham a paciência.

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  26. Se for pra levar a sério o que alguns comentaristas daqui falam do Corsa Classic então chega-se à conclusão de que o carro é um lixo, não serve pra nada e ainda põe em risco a vida de seus motoristas e passageiros. Tenham a paciência.

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  27. Se for pra levar a sério o que alguns comentaristas daqui falam do Corsa Classic então chega-se à conclusão de que o carro é um lixo, não serve pra nada e ainda põe em risco a vida de seus motoristas e passageiros. Tenham a paciência.

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  28. O comportamento dinâmico do Classic é melhor que o do Palio na minha opinião.

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  29. Fabio,

    E é mesmo, por larga margem.
    Ao contrário do que alguns disseram, o comportamento do carro é aceitável, e tem porta-malas decente. Falta apenas a GM ter a visão de oferecer motores 1.4, 1.6 e 1.8, e está feita a festa.

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  30. bussoranga, "má"... a GM faz isso com o prisma, já (tem 1.4).
    Me sinto abençoado de não ter dirigido o Pálio, se ele consegue ser pior que o classic... a barra estabilizadora faz muita falta mesmo: não importa o quanto você "espete" o bicho (a não ser que você use o freio de mão), o subesterço é certeiro. Pra quem quer fazer uma curva, antes de ser entusiasta, eu acho que o acerto de suspensão do Classic num tá legal não. Pena que o padrão de consumidor desse carro é daquele tipo que acha que se passar dos 80 o carro explode, e se fizer curva a mais de 40 o carro capota. Taí porque vende tanto... E outra: um par de discos dianteiros ventilados encarece um carro tanto assim?

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  31. É um dos poucos carros que eu conheço que reúne duas características: é duro e esterça muito mal.

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