google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 NÃO É A MESMA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

NÃO É A MESMA

Foto: auto123.com
 
 Hoje, no Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, eram incontáveis as faixas e painéis da gasolina Shell V-Power e me ocorreu informar ao leitor do AUTOentusiastas que a gasolina vendida com esse nome aqui é diferente  da de lá, e da Argentina, quanto ao número de octanas. A octana, ou iso-octana, é um hidrocarboneto de alto poder antidetonante.
A V-Power "resto do mundo" é de 99 octanas RON, 1 octana mais do que a gasolina Super Plus europeia, enquanto a do Brasil é apenas gasolina comum aditivada, de 95 octanas RON.
Quem quiser gasolina de 98 octanas da bandeira da concha pode pedir a V-Power Racing, que  há quase dois anos substituiu a Fórmula Shell Premium. A octanagem não se alterou.
BS

30 comentários :

  1. Nâo existe a V-Power racing no DF.
    Alta octanagem por aqui é só da BR. Brasília tem muita gente com falta de visão empresarial, os donos de postos não conseguem ver os inúmeros ver Cayene, Viper, Camaro, Mustang, 500 e outros modelos importados que precisam de um combustível de qualidade superior.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em SP, o único posto que conheço que tem a Shell Racing é ali na Bandeirantes e, o preço, é muito melhor que o da Podium.

    ResponderExcluir
  3. SergioCJr.
    A única vantagem da Podium é o envelhecimento demorado, começa com um ano apenas, pois seu número de octanas, 102, provavelmente não traga benefício em potência e consumo ou, se trouxer, é desprezível. Gasolina premium como a V-PowerRacing é mais negócio em custo-benefício.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo,
    Não sabia disso. Falta de visão da boa.

    ResponderExcluir
  5. Bob,
    estas 2 especiais ajudam na avaliação de emissão de poluentes, ou dá na mesma?

    Dizem que o problema nas medições é o enxofre e se for verdade, ele está presente na V Racing e Podium?

    abraço
    Sérgio Barros

    ResponderExcluir
  6. Por incrível que pareça, não é lenda urbana, nos fuscas dos amigos e nas motos carburadas, minha e de amigos, o resultado na inspeção veicular em Sp foi melhor com comum no tanque do que com podium.

    Alguns que abasteceram com podium foram reprovados. Voltaram sem qualquer alteração no motor, apenas abastecidos com comum, no mesmo local, e foram aprovados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos manuais das motos exige gasolina comum ao invés da aditivada. Deve ser por isso

      Excluir
    2. Márius
      Essa recomendação havia também nos manuais dos automóveis Honda e já corrigiram. Era erro de tradução dos manuais de fora, nos quais é recomendado não usar aditivos, diferente de não usar gasolina aditivada.

      Excluir
  7. Sergio Barros,
    Dá na mesma. Nào, o enxofre nada tem a ver com as medições que são feitas.

    ResponderExcluir
  8. SergioCJr.,
    A explicação pode estar no fato de ser corriqueiro mais álcool na gasolina comum do que o regulamentar devido aos carros flex não sentirem diferença no funcionamento. Como os carros importados "inflex" se ressentem de percentual de álcool acima do permitido, adulteração dessas duas gasolinas por meio de mais álcool é raro, pois haveria muita reclamação. Para inspeção o bom mesmo é gasolina comum de posto de grande movimento, certeza de que não é velha.

    ResponderExcluir
  9. Bob,

    Muito importante você informar isso, mas a Shell garante e acredito pois na prática acontece, que mesmo a V power 95 octanas sem o aditivo booster de octanagem da premium, já eleva levemente a potência e torque do motor.

    e , na prática também, o uso de gasolina Pódium não apresenta ganhos em carros que não são pré-regulados para ela. Parece que há um " problema " químico, velocidade de queima diferente,mais rápida, que requer curva de avanço com menos graus.Dura mais sem perder as características e pronto...

    Em todas as situações que testamos recentemente, o melhor desempenho/consumo está vindo com gasolinas " comuns " ,desde que não da bandeira BR, e aditivadas com Octaner Booster de certa marca consagrada.

    ResponderExcluir
  10. Jonas Torres11/07/2010, 19:11

    No manual dos carros da Fiat há recomendação para se usar no reservatório de partida a frio tanto a Racing quanto a Podium.

    Entretanto, só a Podium oferece mais durabilidade. Eles deveriam corrigir os futuros manuais. Alguém que tenha contato direto com a Fiat poderia fazer isto, já que o SAC é pra inglês ver.

    ResponderExcluir
  11. Olá Bob

    Interessante está informação. Eu não sabia disso.

    valeu, Abraços

    Fernando Gennaro

    ResponderExcluir
  12. Jonas Torres,
    Vou passar já sua constatação à Fiat e recomendar correção nos manuais. Vou lhe dar o crédito da informação, você é de que cidade e estado?

    ResponderExcluir
  13. Alexei,
    Tudo bem?
    A Shell fala num aditivo antiatrito, mas francamente não sinto diferença alguma e tampouco acredito na eficácia de um adtivo desses.
    Gasolina é um negócio ultracomplicado mesmo...

    ResponderExcluir
  14. Bob,

    infelizmente nenhuma empresa, à exceção da Petrobras e sua Podium, distribui gasolinas premium em Brasília. além da falta da V-Power Racing, como apontou o Marcelo, não há a MaxxiGold da Esso ou a premium da Ale, por exemplo. uma miopia inexplicável, considerando o mercado de importados daqui...

    ResponderExcluir
  15. É verdade Jonas, segue a informação que está no manual do novo Uno (pagina D-11):
    "A baixa frequência de utilização de 100% de álcool como combustível pode provocar o envelhecimento da gasolina presente no reservatório de partida a frio pela falta de consumo. Para minimizar este evento, é recomendável o abastecimento do reservatório de partida a frio preferencialmente com gasolina de alta octanagem - Ron 95 ou Aki 91, por exemplo, a gasolina Podium da Petrobras e a V-Power Racing da Shell, entre outras com as mesmas características. Consulte o posto de abastecimento de combustível de sua preferência, das opções disponíveis. Na ausência destas, utilizar gasolina aditivada, que mantém as suas propriedades por período mais extenso do que a gasolina tipo C comum."

    Manual do Novo Uno diretamente do site da Fiat

    ResponderExcluir
  16. Estranho... o link não funciona direito com o blog, de qualquer forma:
    http://www.fiat.com.br/upload/ja-tenho-um-fiat/busca-manual/60355292%20Novo%20Uno%20b.pdf

    ResponderExcluir
  17. Jonas Torres11/07/2010, 23:36

    Bob,

    Sou de São Paulo capital.

    ResponderExcluir
  18. Jonas Torres11/07/2010, 23:44

    Além de tudo - como dá pra ver pelo cópia do manual acima - o manual dá a entender que toda gasolina de alta octanagem tem maior durabilidade, assim como iguala a octanagem da premiun com a Podium (100 RON).

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. evsantos@gmail.com12/07/2010, 08:10

    Bob,

    Vou te deixar ainda mais triste. Eu usei V power na minha 740 e senti o carro estranho além de gastão. Então fui a casa de um amigo que tem um scanner e usei o mesmo, que acusava pre-detonação em diversos cilindros. Voltei ao posto e resolvi perguntar a octanagem da gasolina e para minha surpresa a comum e v-power normal, que não passa da comum adtivada, tem somente 87 octanas e a V-power racing 91 octanas. Continuando a pesquisa pela internet descobri que é padrão no Brasil as gasolinas comum e adtivadas possuírem somente 87 ou 88 octanas e as premium 91 sendo a podium com 95, ou seja, nem a 98 octanas temos aqui. Que lástima!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Hummm, interessante as informações, atualmente eu possuo um Swift GTi e tento cuid´-lo com o máximo de carinho possivel e ando com sérias dúvidas em relação a gasolina, por mto tempo usei a Vpower mas comprada em posto Carrefour, um amigo abasteceu seu carro por lá e teve problemas de marcha lenta, ai eu resolvi abastecer a propria Vpower mas fora do Carrefour, ai o preço já vai para os R$ 2,70 o litro, alguem sabe o valor da gasolina Vracing?? Pois acho que estou pagando mto caro por uma gasolina aditivada tendo em vista que tem Podium por ai a R$ 3,00 :(

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. evsantos@gmail.com14/07/2010, 08:40

    Amigo Passarini,

    No Rio ela é encontrada a 2,99 nas ruas ou 2,90 no carrefour. Mas não vendida em todos os postos, normalmente só nos principais bairros.

    ResponderExcluir
  27. Ahhh legal Evsantos, ela é o preço da Podium aqui em SP, deve ser tão boa qto, não??

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.