google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 COMMON RAIL - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

COMMON RAIL

Foto do autor
 
O termo é cada vez mais usado mas nem sempre o leitor sabe do que se trata, como tantos outros termos do automóvel.
Hoje eu e a família fomos à casa da minha cunhada almoçar e lá vi um velho fogão industrial que o marido comprou e pôs em uso. E o que vi no fogão? Um common rail! É o longo tubo que atravessa o fogão de um lado a outro na parte frontal e de onde saem quatro tubos de gás em direção aos queimadores.
No "Dicionário do Carro" de Quatro Rodas, de minha autoria, o verbete Common rail remete para tubo distribuidor, termo que escolhi para traduzir o original.
Mas além de tubo distribuidor pode-se dizer galeria única, tubo comum, enfim, como em todo termo técnico vale o bom senso e o sentido correto da palavra.
O princípio é muito simples. Pensando no fogão da foto, a bomba manda combustível para o tubo distribuidor sob pressão de  3 bars. Uma saída na outra extremidade  leva combustível para o tanque, que fica em circulação permanente (já há circulação em circuito menor, para não aquecer o combustível no tanque e eliminar a longa mangueira de retorno).
O tubo distribuidor chegou com as injeções multiponto do final dos anos 1980. Do tubo saem pequenos tubos para as válvulas de injeção, popularmente chamados de injetores. O gerenciameno de injeção envia o sinal elétrico no momento certo para as válvulas de injeção abrirem. As válvulas podem injetar tanto no trato de admissão, antes da válvula, quanto na câmara de combustão, neste caso tratando-se de injeção direta. Nesta a pressão na válvula de injeção precisa ser bem mais alta,  no mínimo 120 bars.
A Fiat italiana teve a grande e feliz ideia de aproveitar o esquema do tudo distribuidor para alimentar motores ciclo Diesel, que funciona exatamente da mesma maneira, só que a pressão necessária é pelo menos dez vezes maior que nos motores ciclo Otto, chegando a no mínimo 1.200 bars. Patenteou o sistema em 1997 porém precisou fazer caixa e vendeu a patente para a Bosch. Pronto, foi o que bastou para dar novo impulso aos motores Diesel, que por isso passaram a ser chamados de "eletrônicos".
E antes que o leitor estranhe no fogão as quatro saídas para três queimadores, é que o primeiro, à esquerda, é duplo, tem um anel interno e outro externo, comandados individualmente...
BS
(Atualizado em 5.07.10 às 9h20)

26 comentários :

  1. Já tinha notado isso e comentei com meu chefe na hora do almoço "Oolha só, um Commom Rail no refeitório".
    Jurava que isso era invenção da Mercedes-Benz.

    Off topic: minha mãe que fala que quer um fogão industrial.

    ResponderExcluir
  2. Bob,

    Excetuando-se o fato de que toda injeção common-rail é eletrônica, quais são as vantagens da common-rail sobre as injeções anteriores?

    ResponderExcluir
  3. Bussoranga,
    As vantagens são simplicidade e sobretudo controle absoluto da injeção, resultando em mais potência com menos emissões.

    ResponderExcluir
  4. bob,alem de genio e didatico!

    ResponderExcluir
  5. Não entendo muito de injeção, mas acho que chamam isso de "flauta".

    ResponderExcluir
  6. Muito bom e como o colega disse; didático.Nossos almoços aqui na Granja tem sido realmente inspiradores...
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Roberto Zullino,
    Conheço por flauta também, mas o instrumento musical não para passagem de líquido, por isso não gosto de usar o termo.

    ResponderExcluir
  8. Francisco V.G.05/07/2010, 14:32

    Esse queimador duplo dá bem para se cozinhar uma paella.

    ResponderExcluir
  9. Autoentusiasta é assim...olha para um fogão e vê um carro, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Marcelo Augusto05/07/2010, 15:27

    Eu li ou vi em um programa que este esquema de duto único foi descoberto ou inventado pela divisão de diesel para caminhões da GM. Pode ser confusão da minha cabeça.

    ResponderExcluir
  11. Falando em common rail e Bosch... Bob, há algum post sobre o sistema E-Flex aqui no AE? Eu tenho um Polo E-Flex e curti muito o sistema. Gostaria de saber a opinião de vcs.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Aun,
    Pois é, quando vi o fogão fiquei surpreso e na hora pensei no common rail.

    ResponderExcluir
  13. Ary,
    Obrigado, mas não é nada disso, apenas interesse e dedicação.

    ResponderExcluir
  14. Reynaldo
    Você disse uma coisa certa. Há mais 40 anos estávamos com a equipe Vemag numa concessionária no Rio, véspera de corrida, à noite, e na rua passava uma caminhonete jogando inseticida no ar, por meio de um motor que parecia um pulsador, um barulho infernal. De repente o motor parou, como que travando, e todos nos entreolhamos pensando a mesma coisa: engrimpou! Como um motor DKW de competição engrimpando! Foi um gargalhada só!

    ResponderExcluir
  15. Marcelo Augusto,
    Foi Fiat, acredite.

    ResponderExcluir
  16. Fabio,
    Polo no AE, só o Blue Motion. O E-Flex é um avanço, mas nunca o solicitei por se resumir à partida a frio sem gasolina. Os Polos, qualquer versão, estão num nível excelente.

    ResponderExcluir
  17. Bob, algo que achei interessante no E-Flex foi a partida comandada eletronicamente, como se fosse um botão, o motorista não interfere no tempo de atuação do motor de partida, por isso é necessário pisar na embreagem para ligar o carro, algo mais comum nos importados. Até hoje só falhou uma vez, mas no caso eu esqueci de esperar os poucos segundos necessários para aquecer a "régua", tempo sinalizado por uma luz que se apaga no painel.
    Abs

    ResponderExcluir
  18. Fabio,
    Exato, isso é de fato muito interessante e conveniente. Vivenciei isso durante alguns dias na Mégane Grand Tour Extreme, basta um toque no botão. Você fez bem em escolher essa versão do Polo. Reservatório de gasolina, bomba, tubulação etc. é coisa do passado.

    ResponderExcluir
  19. http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/polo-eflex.htm

    Se utilizar o carro conforme instruções do manual, ou seja, aguardar a luz do painel apagar antes de virar a chave (máx. de 12 seg.), não vejo motivo para não pegar.
    Ahh... talvez eu tenha gerado uma confusão, este carro não tem botão, a partida é na chave, mencionei o botão porque o funcionamento deve ser similar.

    ResponderExcluir
  20. Entendi seu ponto Aun, aliás na única vez que falhou, apesar de estar em SP, foi uma noite de muito frio e o carro "dormiu na rua", mas eu não segui a recomendação de aguardar a luz se apagar.

    Nesta matéria de quando o carro foi apresentado diz que o sistema funciona em até -5ºC.

    http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item26983.shl

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Ahhh... Não tenho dúvidas que dependendo do local (aí no RS) é capaz de baixar além dos -5º... Mas são poucos dias no ano, não? Para estes dias o negócio é colocar uns 20 "conto" de gasolina e já era... Aqui em SP, acho que o carro nem precisa saber o cheiro da "gasosa", vai que ele fica mal acostumado né... rs*
    Abs

    ResponderExcluir
  22. Nico acima da lei07/07/2010, 11:47

    Vão ficar as duas marias trovando fiado agora?

    Isso aqui não é salão de cabeleireiro.

    ResponderExcluir
  23. Nico acima da lei07/07/2010, 12:50

    Vai tu, cara de lua cheia.

    ResponderExcluir
  24. Nico acima da lei07/07/2010, 12:51

    Vai tu, cara de lua cheia.

    ResponderExcluir
  25. kkkKKKkkk...

    Aun, realmente a resposta com gasolina é diferente... Os carros flex mais novos estão melhores neste sentido, digo quando abastecidos com álcool, pois tiveram a taxa de compressão aumentada em sua maioria.
    Comparação esta que fica nítida nos carros que tenho em casa, ambos 1.6 flex, porém um é 2005 e o outro 2010.

    Abs

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.