google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SLUSSARNA, TROLLHÄTTAN, SUÉCIA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

SLUSSARNA, TROLLHÄTTAN, SUÉCIA

Durante os três meses de verão na Suécia, junho, julho e agosto, saem muitos carros antigos pelas estradas. Em vários lugares tem encontros ”fixos” onde tudo mundo na área sabe que, se não chover, vem bastante carros interessantes para ver, e gente para conversar.

Um lugar assim fica em Trollhättan (uma hora de carro de Gotemburgo) no Slussarna (eclusas, onde se levanta barcos de um nível de água até um outro). Então, toda quarta-feira, nas horas depois do trabalho, vêm bastante carros e motos.

Semana passada fui para lá com a minha Ducati 1981. Era uma tarde bonita com sol, e tinha bastante gente. A variedade de carros era boa.

Eu levei uma câmera pequena e simples para tirar algumas fotos turísticas. Vejam:

Indigo 3000, carro sueco feito em 1996-97. Só 40 e poucos foram construídos antes da empresa falir. Ainda um pouco do site deles está vivo: http://www.jossecar.com/specifications.html

O carro tem bastante peças do Volvo 960 por dentro, incluido o motor 3-litros de 6 cilindros em linha. A carroceria é de compósito plástico reforçado com fibra de vidro.




O "morro inglês". Aqui entusiastas de Jaguar, MG, Morgan, Triumph, TVR etc. estacionam os carros deles.



Uno 001. Um único carro feito em 1989 por uma pessoa que se chama Uno. Tudo feito à mão com chapas de aço. O carro ficou bastante pesado mas o motor lá atras é um Saab 900 turbo 16V com bastante potência.



Rolls-Royce 1934. Em Trollhättan há uma empresa que faz restaurações de Bentley e Rolls, veja: http://www.rohdins.se/ Esse carro tem dono norueguês e ele era para levar o carro embora no dia seguinte. Por que ele não quer ter o Spirit of Ecstasy em cima do radiador, não sei.



Volvo ÖV4, 1927. O primeiro Volvo tem o apelido "Jakob" mas ninguém sabe por quê. O motor é de 4 cilindros em linha, 1944 cm³ e 28 cv a 2.000 rpm. Velocidade máxima 90 km/h, mas era recomendado dirigir a 60 km/h. Freios dianteiros não tinha, não. Ao lado do Volvo há um Saab 900 conversivel de primeira geracão (86 a 93).



No caso de ter muita neve (nunca vi no verão) e você fica parado, deve ter bom ter esquis…



Tinha vários Saab 92 neste dia. Interessante ver um com pintura original e gasta, ao lado de um restaurado e ”perfeito”.



Esse Saab Sonett é uma réplica dos primeiros 6 Sonettes que foram construídos em 1956. Muito parecido com o original por fora e por dentro. Na foto, é so a repetidora do pisca na lateral que diz que é uma réplica (a repetidora é algo que um carro “novo” tem que ter agora).



Amilcar 1927. De longe e com essa cor, a primeira vista parece um Bugatti de miniatura. Mais de perto dá para ver que ele é bem diferente. Também é carro francês. Motor de 4 cilindros em linha, válvulas laterais, 1.078 cm³ e 35 cv. Pesa 730 kg, três marchas e três bancos para sentar.



Carros americanos da época 50, 60 e 70 são bastante populares na Suécia e tem muitos em qualquer encontro. E modernos tambem tem… Viper de última geração, Corvette Z06 etc.



Um hot rod mesmo, com duas suequinhas do lado… A lei na Suécia permite carro “feito em casa” mas tem que passar várias inspeções e seguir regras apropriadas sobre carros feitos assim.


Motos também tinha. Aqui uma “Chopper” muito bem feita.


E aqui a minha Ducati 900 MHR no lado de uma Norton.


HJ

11 comentários :

  1. Muito legal o post Hans!
    Gostei do Hot Rod vermelho de botinhas pretas... rs*
    Interessante o Indigo também!

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Hans,
    incrível, tudo isso depois do trabalho ! e aqui continuamos a trabalhar muitas e muitas horas a mais do que o necessário.
    O Sonett réplica é maravilhoso. seria muito bom você andar com ele, visitar a fábrica e depois escrever para nós como são os detalhes todos. E sua Ducati também merece um post bem detalhado.
    Belo post, faça mais desses.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal ver como são as coisas em outras paradas já que poucos se fala da Suécia e sua indústria automotiva... Belos carros, uma bela tarde de sol e duas belas "suequinhas" que deram um brilho muito especial ao post. Parece que carro e mulher dão um "traço" perfeito como queijo e goiabada ou bolo de fubá e café!!!

    ResponderExcluir
  4. Juvenal, é pq aqui no brasil a gente tem d trabalhar quase q 6 meses só prá pagar os impostos enquanto q na suécia, só se trabalha algumas semanas prá pagar os impostos....

    aqui a gente tem d sustentar o governo, enquanto os suecos estão se divertindo.

    mas quem se importa com isso, ñ é msm, esse ano é ano d copa e o q é mais importante do q ver 22 milionários correndo atrás d uma bola?!?!?

    ResponderExcluir
  5. Zé da Silva09/06/2010, 09:54

    Gostei demais, local limpo, nenhum papel ou resto de comida jogados pelo chão, dentre as mulheres nenhuma mulher melancia ,ou mulher melão ou qualquer tranqueira do tipo, como deve ser delicioso poder estar em um país onde o ministério da educação funciona....

    ResponderExcluir
  6. Esse Indigo é a cara do Austin-Healey 3000!

    ResponderExcluir
  7. Que belo passeio! E que coias bem diferentes!

    Nada como um belo dia de sol com uma bela máquina e um belo passeio entusiasta!

    Abraço.

    PK

    ResponderExcluir
  8. Curitibóca Xarope09/06/2010, 14:55

    Isso sim é RENOVÁÁÁÁÁRRR!

    ResponderExcluir
  9. Mister Fórmula Finesse09/06/2010, 15:34

    Gostei do tal Uno sueco, parece um Ford RS200. Vermelho, couro caramelo no interior, dá a clara impressão de ser algo bem feito.

    Sua Ducati Hans, é maravilhosa...é uma racer réplica?

    ResponderExcluir
  10. No verão aqui o pôr do sol é as 10 horas da noite e a escuridão vem depois das 11. Alguem que para de trabalhar 5 horas da tarde, tem mais 6 horas de claridade para ver carros, suequinhas, fazer coisas que faz a vida boa para viver. Mas não é para esquecer que voce tem que ter um estação (verão) boa para sobreviver um inverno escuro.

    Aquele Sonett 1 replica não é feito em uma fabrica. É feito pela mão do dono mesmo, na garagem dele em casa. Um trabalho muito bem feito.

    E sobre impostos, acho que o nivel aqui é nada baixo, Alguém quer pagar 25% de "value added tax" (VAT, mwst, IVA) bem vindo... Unica coisa boa aqui é que eu acho que os politicos roubam menos.

    O meu Ducati é uma 900 Mike Hailwood replica. Parecido um SS mas com cores (da fabrica) para comemorar a victoria de Mike Hailwood na ilha Isle of Man em 1978.

    HJ

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.