PEUGEOT DE NOVO? NEIN!!

Para quem achou que ia ser um passeio dos 908 HDi em cima dos carros da Audi, grande engano. 2010 foi o ano da revanche da Audi.
A velocidade dos Peugeots não foi o suficiente para vencer a resistência e competência dos alemães a bordo do R15 Plus, deixando os quatro rivais franceses para trás, e conquistando assim um incrível 1-2-3, liderados pelo carro 9.
Vencedores de Le Mans 2010
Largada
Desta vez, o "Mr. Le Mans", Tom Kristensen, ficou em terceiro, mas novamente no pódio da mais importante e incrível corrida de resistência do mundo.
Os 908 HDi eram em média dois segundos mais rápidos por volta que os R15 Plus, mas problemas mecânicos foram eliminandos os franceses, um a um, ao longo da corrida, até que na 17ª hora de prova, os R15 já estavam liderando em primeiro e segundo.
Aqui temos o resultado final que pode ser baixado em pdf.
Pela categoria GT1, uma incrível vitória da Larbre Competition com um Saleen S7R, indo contra os favoritos Aston Martin e Corvette. Na GT2, vitória da Porsche com a equipe Felbermayr Proton, deixando o brasileiro Jaime Melo fora da prova.
Mais detalhes da corrida ao longo da semana.
MB

17 comentários :

  1. Milton
    Metade chegou, impressionante. O 911 997 GT3 RSR classificou-se em 11° na geral e chegou na frente do Saleen S7R GT1. Com esse resultado, é quinta vitória de diesel na história de Le Mans, e consecutiva (3 Audi,1 Peugeot, 1 Audi).

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  3. Eu fico realmente impressionado com a capacidade da Audi e a "ineficiência" da equipe Peugeot (me desculpem, mas não achei palavra melhor).

    A vitória da Audi anterior à desse ano foi com o veterano R10 Diesel, que tomava 10s por volta dos Peugeot 908. No final, todos os peugeot quebraram e ficaram várias horas parados para reparos, enquanto os audi iam "devagar" e sempre, e fizeram dobradinha.

    Agora a mesma coisa, os Audi tomando um caminhão de distância por volta, mas entraram com 3 carros e fizeram 1-2-3 (aproveitamento 100%), enquanto a peugeot entrou com 5 carros (3 oficiais e 2 pelo competentíssimo Team Oreca) e só 1 deles terminou a corrida, em 4º (justamente um dos carros do Team Oreca que sobrviveu). De que adianta montar um carro fortíssimo pra treino que não aguenta andar as 24 horas de pé no porão?

    O mais irônico é que justamente o peugeot 908 Oreca que abandonou fez a volta mais rápida da corrida.

    Bob,

    Diante da evolução dos motores a diesel, acho muito pouco provável um motor a gasolina voltar a vencer esta prova, a não ser que se restrinjam fortemente os tanques de combustível dos carros a diesel, para forçar um número similar de pit stops.

    Belíssimo resultado da Porsche, que adora essas corridas de longa duração para mostrar a engenharia próxima da perfeição que ela aplica em suas fábricas. Sinal que a filosofia de Dr. Porsche continua viva e norteando os trabalhos desta fábrica espetacular.

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  4. Carlos Eduardo,
    Ou então obrigar o uso do diesel comercial, de bomba, pois o que usam é um diesel especial. Acho que dadas todas as condições iguais, o motor a gasolina sempre será superior. Porsche? Em Le Mans está brincando no quintal...

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  5. A Porsche só não tem um LMP1 para não canibalizar a Audi. Uma pena!

    Alguém precisa mesmo informar à Peugeot que corrida de longa duração precisa ter REGULARIDADE.

    Também acho que deveria ser usado Diesel de bomba.

    Viram o que aconteceu com o Jaime Melo e o F430 dele?
    Andaram colocando pneus mais largos e parece que aumentaram a potência. Eis que o câmbio não aguentou.

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  6. Joel,
    Isso, um Porsche LMP1 acabaria com a festa dos primos. E no caso do F430 do Jaime Melo o fusível passou a ser o câmbio. No tempo em que comandei competições na VW, no ano dos Passat 1,6 turbo, com os 230 cv o câmbio durava apenas três horas. A carcaça estufava.

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  7. Os Pug's eram 2 segundos mais rápidos que os Audis por volta, mesmo quando tinham uma volta de vantagem. Quais eram os papéis de seus chefes de equipe?? "Galera, levantem o pé do acelerador!! Vamos rodar no mesmo tempo e poupar os carros..." Mas nãããããooo!!! "Somos muito mais rápidos!! Na telemetria os carros estão rodando como relógios suiços!! Soquem o pé no porão!!" Carlos Eduardo, xará, eram 5 Peugeot, o outro da Oreca era um Lola Oreca AIM.
    Na P1, na GT1 e na GT2 aconteceu a mesma coisa!! Os favoritos eram tão favoritos que largaram pra fazer sprint de duas horas... Peugeot, Ford GT, Corvette e Ferrari moeram tudo o que podiam e não podiam. Ninguém tem de chorar não!!!! Quer dizer, podem chorar de raiva pela burrada que fizeram em jogar fora o trabalho de um ano inteiro...
    A galera que estava acompanhando a prova pela comunidade do orkut vinha dizendo isso desde a primeira bandeira amarela causada pelo acidente do Mansell. O pessoal dizia "cacete, eles têm meia volta de vantagem e tão socando a bota!! Pra quê??" Com os Ford GT a mesma coisa. Os Vette da GT2, depois do show da Ferrari da Risi, com o Jaime Melo, no início, partindo de último e chegando na ponta da GT2 antes das primeiras duas horas, impuseram um ritmo de GT1 junto com a Ferrari, trocando várias vezes de posição por volta, isso por umas 3 horas. A Ferrari quebrou e os Vettes continuaram, de repente querendo ganhar na geral entre os GT.
    Não tem segredo, magia ou materiais de outro planeta, ENDURANCE!!! Coloca um Formula 1 em LeMans... Talvez dê umas 30 voltas, colocando umas 5 em cima do primeiro protótipo, depois babau...

    Quanto a narração/transmissão pelo Speed, critiquei fortemente as vozes mas só posso agradecer!! Enquanto a Globo e suas afiliadas, e também a Band e o ESPN nem dão a informação de que está sendo disputada a mais importante prova do automobilismo mundial, com 3 brasileiros na pista e um engenheiro brasileiro ganhando um pódio na P2 (isso nem o Speed disse...), o Speed nos entregou, mesmo que em cima da hora, imagens belíssimas de quase toda a prova e informações aceitáveis para os não iniciados. Para a galera que já tem algum conhecimento, a gente se vira e filtra as informações equivocadas. Caso a transmissão se repita, a equipe do Speed BR poderia dar uma estudada antes, inclusive tomei a liberdade de convidá-los durante a transmissão para nos acompanhar pelo orkut...
    Valeu, Speed!!!

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  8. Só para constar, papelão fizeram a Jaguar e a Lamborghini...
    Já tinha comentado isso mas é ridículo a Jaguar deixar sua imagem de vencedora em LeMans ser representada apenas para marketing (reverso, aliás!!) fazendo o seu carro dar apenas 4 voltas, todas se arrastando!!! E não se pode dizer que foi azar de estreante pois o carro já corre na ALMS, todas as vezes sendo surrado por Ferrari, Porsche, Vette, BMW!!
    Pior foi a Lambo da JLOC. Pegaram um carro que corre o GT300 no Super turismo japonês (equivalente ao GT2) e colocaram na GT1 para LeMans. Seu melhor tempo era mais lento que a maioria dos GT2!!! No ano passado, deram uma panca no treino e nem largaram e nesse ano ficaram encerando a pista por 160 voltas...
    Eu acho um puta disperdício de grana e de imagem!!
    E fico mais puto por ser fãzasso das marcas!!!!

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  9. Corrida incrível! Estou morando na França e aqui se falava mais em Le Mans que Copa do Mundo, no fim de semana. Foi legal acompanhar o desenrolar das 24h com colegas franceses e mais legal ainda , depois que toda poeira da decepção baixou (na eurosport só faltava os apresentadores chorarem) , eles mesmo admitiram que a Peugeot pode tentar, e até conseguir, mas que a Audi sabe direitinho a receita pra ganhar Le Mans. Eu sou Audi-maníaco, passei toda a semana zoando que a Audi ia ganhar, mas nem nos maiores sonhos podia imaginar uma vingança tão fria sobre 2009: 3 Audis no pódio, nenhum Pug no fim. Frech cars are crap! - dizem os Ingleses. Neste caso, são mesmo.

    PS - Já há algo de concreto no novo regulamento para ano que vem? Eu sei que a GT1 desaparecerá e promoverão a tecnologia híbrida, mas até que ponto?

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  10. Pelo que ouvi, meio suspeito, a P1 vai passar a usar o regulamento da P2 e os P2 deverão usar motores derivados dos de linha regular, de fábrica e com poucas mudanças.
    Acho que só haverá uma categoria GT, nos moldes da GT2 atual.

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  11. Puuuts... sabia que poderia ter alguma cobertura do canal Speed... pena que eu nao estava em casa.
    Mas valeu pelas informacoes Milton e Galto.
    Bob, o que vc acha de escrever algo sobre estas competicoes? Os APzeiros de plantao vao delirar... hehehe

    Abs

    DALE ALEMANHA! Em Le Mans e na Copa, 4! kkkk

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  12. Bob
    Então os câmbios usados em conjunto com os AP's sempre foram meio "fracos"?
    Chegou a se desenvolver alguma caixa mais reforçada?
    Fale mais sobre a receita pra atingir essa potência. Hoje em dia se for ver nem da graça, qualquer pendurador de turbina consegue isso com um "kit coxinha".

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  13. Joel Gayeski
    Não tinha jeito, eram 32 mkgf num câmbio previsto para 22 mkgf no máximo. Chegamos a melhorar o aço das engrenagens, mas o problema era a carcaça, que não aguentava. Na hora que ela se deformava surgiam folgas não previstas entre os dentes, que acabavam quebrando.
    A receita básica era 1,6 bar de pressão, o carburador duplo 36 permitido, o comando 049G, trabalho de dutos do cabeçote.

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  14. Fabio
    Vou tratar disso. Será preciso contar com a colaboração do Luiz Antônio da Silva, o engenheiro que preparava os motore na fábrica, para mais detalhes.

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  15. Valeu Bob!

    No carro (Gol 1.6) que tive, tendo em vista a pressao (1 bar) utilizada o resultado ficou muito bom.
    208cv/30,5mkgf (medidos em dinamometro)
    Mas o meca nao era um "pendurador de turbina" kkkk (Tonicao da Esther).
    Ahhh... e meu carro era "injetado".

    Mas tambem tive problema com cambio, numa saida de semaforo "sem receio" na Av. Nazare a terceira "banguelou"... It happens! mas valeu, matei a vontade... rs*

    Abs

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  16. Putz, por causa desses "maníacos", no bom sentido, é tão difícil achar um Passat Pointer careta pra comprar...

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  17. kkkk... Somos nós!
    Mas a fase passou Galto... eu tinha que fazer isso ou então meu filho poderia nascer com cara de turbina... hahaha

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