MONSTER TRUCK OU MINIVAN

Cheguei ontem em Miami com minhas esposa e filha e mais um casal de amigos com uma filha também. Juntos trouxemos cinco malas grandes (já na vinda!) e algumas mochilas.

Reservamos na Hertz uma minivan, a contragosto meu, mas por falta de opção melhor - tenho outros planos que conto depois. Para nossa surpresa o atendente estava num bom dia e nos ofereceu sem custo adicional um Chevrolet “monster” Tahoe V-8. Na hora eu aceitei e fiquei bem mais empolgado achando que era um carro mais de entusiasta.

Eu e meu amigo fomos buscar o carro numa vaga distante. Logo na aproximação eu reparei que o monstro é grande mesmo. Pensei sobre como alguém pode querer um trambolho daqueles, que além do mais deve beber muita gasolina. Sua altura é elevadíssima, que pode causar mal estar nas crianças - pelo menos comigo dirigindo tenho certeza que iriam enjoar - e apesar da terceira fila de bancos o acesso a ela é sofrível. Ou seja, péssimo para o entra e sai das viagens de férias.

Também descobri que o aproveitamento do espaço é muito ruim. Com as três fileiras de bancos (2+3+2) ocupadas quase não cabe bagagem alguma!

Olhamos uma Chrysler Town and Country no estacionamento e achamos o interior muito mais amigável e apropriado para as férias. A configuração dos bancos (2+2+3) com poltronas independentes na segunda fileira facilita muito o acesso à terceira fila ajudado pelas grandes portas de correr. Carro mais baixo, mais fácil de entrar e sair E mais confortável para rodar.

Fiquei dividido sobre qual dos dois pegar, pois não queria andar de minivan. Por outro lado, aquele monstro, apesar do visual bacana e intimidador, também não fez minha cabeça. E o pior é que havia muitos Camaros intercalando as minivans e os outros carros no estacionamento da Hertz. Enquanto eu queria decidir que carro pegar e ir buscar logo as mulheres, meu amigo ficava se deslumbrando com os Camaros. Comigo é assim: primeiro a obrigação e depois a diversão. Além do mais, eu já andei de Camaro SS junto com o Arnaldo.

Bem, meu amigo não escondeu a preferência pela Town and Country. E eu, pensando na felicidade geral, acabei aceitando a minivan. Voltamos no guichê e pedimos para trocar o carro. Nisso as mulheres já estavam entediadas e estressadas, pois todos estávamos cansados.

Então viemos buscá-las e as malas de minivam. E quem falou que as malas couberam no carro? Precisamos de várias tentativas de empacotamento até conseguir uma minimamente satisfatória e que liberasse assentos para todos. Só quero ver na volta, quando essas cinco malas grandes virarem 7 ou 8! Mas deixarei para pensar numa solução só lá no dia.

Depois de algumas milhas rodadas e muitas paradas descobrimos amenidades interessantes. As portas laterais de correr têm sistema elétrico de abertura e fechamento, assim como a tampa do porta-malas. Depois de deixar o carro estacionado por algumas hora sob o sol escaldante, dá para abrir as portas de correr e o porta-malas a distância, por controle remoto embutido na chave. Assim aquele bafão já vai saindo e a temperatura do interior diminuindo antes de chegarmos no carro. Esse início de férias nada entusiasta não deve ficar assim. Num dia muito cansativo e muitíssimo quente, nem fotos eu tirei. Logo que tiver algo relevante volto a postar.

PK

12 comentários :

  1. Para de reclamar e começa logo a mandar as fotos legais. Alias manda um beijo para a sua linda filha.abraços CR

    ResponderExcluir
  2. AE PK, FALOU A MINHA LÍNGUA ....ESSA TAHOE É DEMAIS...SÓ PERDE PRO KODIAC...ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  3. PK,

    Odeio minivans, sei como deve estar se sentindo, mas família é família né... vale a pena o esforço.

    ResponderExcluir
  4. Mister Fórmula Finesse29/06/10 10:31

    A Tahoe não é a versão equivalente a nossa finada Grand Blazer?

    Eu particularmente gosto dessas versões, assim como a Navigator da Lincoln, Escalade da Cadillac....

    Espaço, um certo nível de sofisticação, verdadeiras carruagens modernas que despacham a um leve toque (imagino é claro) no pedal. Mas como gosto de quase todo tipo de carro, sou suspeito em comentar.

    P.s: acho um barato os nomes que os americanos escolhem para seus carros e utilitários, desde os muscle cars até as SUV's...não creio que outro país seja tão criativo e evocativo.

    ResponderExcluir
  5. Tahoe é SUV da Silverado. Tem duas irmãs gemeas, Yukon da GMC e Escalade. Se precisava de 3 fileiras de bancos mais espaço para bagagem, tinha que checar se tinham alguma Suburban, que nada mais é que a Tahoe alongada (a partir da 3ª fileira) e as gemeas Yukon XL e Escalade ESL. Uma destas é mais espaçosa que a Town & Country.
    Pode parecer absurdo mas vende muito bem obrigado...

    ResponderExcluir
  6. Arnaldo Keller29/06/10 11:40

    Paulo,

    escute teu primo mais velho. Aluguem dois Camaro e boa.

    ResponderExcluir
  7. Nesse ponto realmente faz falta o modelo clássico de carro que leva seis pessoas em duas fileiras de bancos.
    Se ainda existisse uma perua americana de seis lugares (a última foi a Caprice Wagon), vocês teriam à disposição um porta-malas de capacidade invariável para o uso em questão, uma vez que não ocupariam as banquetas traseiras. E seria um porta-malas bem maior que o de uma minivan ou SUV.

    Aliás, sobre veículos com espaço interno mal aproveitado, esses SUVs são uma lição plena disso. Já andei com cinco pessoas em uma Blazer e aquele veículo é quase tão ruim quanto um Chevette com o mesmo número de pessoas. Isso pra não falar que o porta-malas é irrisório.
    Quando estive nos EUA, houve uma vez em que andei em um furgão Ford Econoline e me assustei com o quão apertado ele é para aquele tamanhão todo.

    Em todo caso, saudade dos veículos de passeio convencionais e também da adequada solução de levar seis passageiros em duas fileiras.

    ResponderExcluir
  8. Eu jamais perderia a chance de andar de V8 pelos States.

    McQueen

    ResponderExcluir
  9. Ví algumas Tahoe nas ruas hije e a dúvida voltou!

    Uma Suburban!? Seria interessante. Mas mesmo aqui seria meio chato para estacionar.

    Abraço a todos,

    PK

    ResponderExcluir
  10. O JJ adora esses furgões/vans tipo Econoline. Eu estou fora. Se quisesse dirigir utilitários partia logo para 16 wheeler.

    PK

    ResponderExcluir
  11. Porra PK! Pensei a mesma coisa que o AK, antes de ler o comentário dele.

    Toma cuidado com o escorpião... mas põe a mão no bolso e pega um Camaro pra cada família... ahhh! e manda a mulecada apertar os cintos... hehehe

    Hugs and have a good trip, man!

    ResponderExcluir
  12. PK,

    Em termos de dirigibilidade e espaço interno, voce fez a escolha certa.

    Porém, voce TEM que experimentar um Toyota Sienna. O troço é uma minivan, mas tem ótimo espaço interno, agradável de dirigir, motor bom (o que um SUV faz com um V8 uma minivan faz com um V6 com destreza).

    Se voce experimentar uma, verá que o espaço para enfiar as 8 malas não será problema. Há tanto espaço entre os bancos intermediários que ali cabe umas 2 malas pelo menos.

    E outra, esta é a ÚNICA minivan cujo comportamento dinâmico é muito parecido com um carro. Simplesmente não tem comparação. Não é a toa que é lider de vendas no segmento.

    Vai por mim, voce pode pegar uma, encher de pessoas e bagagens, e setar o cruise-speed para 220km/h com a maior tranquilidade. Tem freios e suspensão bem adequados. É basicamente uma versão anabolizada de um Toyota Camry.

    Depois voce nos faz um relato sobre suas impressões!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.