google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SUBIDA DE MONTANHA E PINGA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

SUBIDA DE MONTANHA E PINGA

Tenho um amigão, irmão, que sempre me diz: "você só vê as pingas que tomo, e os tombos não". Lembrei dele quando estava fazendo as fotos da XXX Subida de Montanha no Pico do Jaraguá em São Paulo.

Os tombos começaram antes. Já no conflito de datas desse evento com outros compromissos familiares. É sempre aquela discussão para se chegar num acordo. Dessa vez não foi diferente. Mas optei pelas fotos ao invés de fazer o programa familiar de mau humor.

Sábado, seis da manhã. Abro o olho e penso de novo sobre a prioridade. Levanto e confirmo a disposição. Vejo o tempo; chuvoso. O evento é uma subida de montanha! Com chuva, será que acontecerá? E as fotos? Vão ficar muito ruins. Mas quando realmente queremos algo seguimos em frente. Café na padaria e chegada lá no pico as 7:20. Gosto sempre de chegar bem cedo para evitar a multidão e fazer fotos mais "limpas". Nenhuma alma viva. Hum, dá tempo de voltar para a evento familiar! Resolvi esperar. Oito horas e chegam alguns carros em plataformas - um deles o Motiva do Polati.

O ânimo volta, mas a chuva aumenta. Pego a câmera para me distrair fazendo cliques abstratos de dentro de carro, através do vidro. Fica tudo muito ruim, com exceção dessa onde consegui pegar um Porsche 911. Achei que o efeito nos faróis do ônibus, criado pelas gotículas d'água no vidro do meu carro ficou diferente. Daí um pensamento: fotos interessantes podem acontecer acidentalmente. E mais um: talvez essa foto seja interessante apenas para mim, que estava lá e a vivenciei. E um terceiro: acidente (?), eu não estava lá por acidente.

De qualquer jeito aí esta uma foto acidental, mas não muito, interessante pelo menos para mim.


Logo em seguida aparece um cara meio perdido que encosta o carro na frente do meu mas sem estacionar direito. Tenho certeza que estava com a mesma dúvida que eu. Será que vai ter subida? O reconheço pelo carro, chegou o Felipe Bitu. Mais uma injeção de ânimo. Um amigo é sempre bom para animar.

A chuva aumenta. Mas desisto da ideia de ir embora. Quem está na chuva é para se molhar! O Bitu pega um guarda-chuva e diz que será meu assistente nas fotos, me protegendo da chuva. Mais uma meia hora de conversa e os carros começam a chegar e mais pessoas também. O ânimo chega ao máximo.

A chuva diminui mas uma fina garoa continua. O início da subida é atrasado na expectativa do piso secar um pouco. Que demora! Já era quase meio-dia e o cansaço, fome e vontade de ir ao banheiro chegam. Será que valeu a pena ter vindo? Vou chegar em casa e encontrar mau humor...

Começou a prova. Decido subir pela pista até achar uma posição diferente dos outros fotógrafos, que se amontoam na largada. Vou subindo e parando em vários pontos da pista. Faço fotos de 3 a 4 carros em cada ponto. Sempre fica aquela interrogação sobre se mais acima existe um ponto melhor. Só subindo mais para saber.


O sol começa a aparecer e esquentar. Abro a jaqueta, que está sobre um moletom, que está sobre uma camisa jeans que está sobre uma camiseta. Além disso tenho que mudar todo o ajuste da câmera. Logo agora que tinha encontrado um ajuste bom para o dia encoberto. Entre um carro e outro faço um pit-stop na moita para um xixizinho. Mas para a fome não tem jeito; só se eu fosse o Bear Grylls, daquele programa A Prova de Tudo, que passa no Discovery Channel. O cara come qualquer bicho que encontra!

O sol some e o frio volta. E volta mais forte. O tênis, meio molhado de andar no mato na borda da pista. Os carros param de subir. Não vejo mais a largada pois já estou umas quatro curvas para cima. Quase dez minutos de espera e nada. Uma eternidade. Aproveito para estudar e descobrir outros ajustes de foco na câmera. Meus pannings, essas fotos com o carro em movimento que captam a velocidade deixando o fundo todo "riscado", não estão perfeitos como eu gostaria. Acho que o Zen é um pouco disso, se abstrair do mundo e ficar quieto.

O telefone toca. Ouço: você vai demorar? Respondo: não sei! No passado responderia que não. Mas como nunca conseguia cumprir o que falava passei a ser mais realista e direto. Um pequeno problema logístico em casa. Mas a tantos quilômetros de distância, com frio, pés molhados e tendo acabado de achar um ajuste legal na câmera não me havia chance de tentar resolvê-lo. Tem vezes que minha filha me pede algo e eu respondo: se vira! Não deu pra falar assim ao telefone, mas foi quase a mesma coisa. O nível de mau humor quando eu chegar vai estar no limite.

Bom, já que cheguei até esse ponto é bom que eu apresente as pingas que tomei...



No final deu tudo certo. Após um pequeno stress o acaso permitiu que o resto do dia fosse muito bom. Uma pinguinha de vez em quando faz bem.

PK

27 comentários :

  1. Aquela Parati verde do bitu é um sarro.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, Aqui é o Roberto Octavio do Rio, também fui encarar frio, chuva e pés molhados, mas valeu a pena.
    Seguem umas fotosque eu tirei da Curva do Bombero onde fui deixado antes da prova e permanecí até o fim:

    http://www.flickr.com/photos/robertorodrigo/sets/72157624167244469/

    Abraços
    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Paulão,

    Já te falei isso, mas para deixar registrado aqui:

    Tudo que é realmente bom é muito difícil de conseguir, requere trabalho duro e sacrifício. As suas fotos SENSACIONAIS deste evento estão aí para provar isso.

    Parabéns!

    MAO

    ResponderExcluir
  4. Mister Fórmula Finesse17/06/2010, 09:02

    Ótimas as fotos PK, ficaram com muita personalidade...a do Audi ficou instingante (o lado esquerdo da foto, as manchas ou sei lá o que for dão uma perfeita noção de velocidade, de movimento....sei lá, mas gostei dessa em especial)

    ResponderExcluir
  5. Paulo,

    o amor exige sacrifícios, mas com o tempo passando as dores passam e só ficam os frutos.
    Neste caso, frutos marcantes, fantásticos, que valeram de sobra as penas.

    ResponderExcluir
  6. Paulo, sei que é uma pergunta meio ingrata, talvez...mas você saberia dizer se esse Porsche 993 Turbo vermelho tinha as pinças do freio amarelas?

    Posso estar enganado, mas se for o que estou pensando, já vi esse carro aqui no RJ há uns 6-7 anos e depois disso ele nunca mais apareceu! :-(

    Um dos 911 Turbos mais bonitos do BR, na minha opinião! :-)


    A propósito: belíssimas imagens, está de parabéns! Arte é algo muito subjetivo e abstrato, e você conseguiu transmitir isso muito bem pelas fotos!


    Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. Eu amo fotografia (é meu hobby), e admito: a sua foto do Audi é intrigante e invejável! Nas outras fotos, o alto nível com que você nos acostumou mal. Parabéns!!1

    ResponderExcluir
  8. A foto do Audi ficou sensacional! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das fotos também, a do Audi em especial. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Francisco V.G.17/06/2010, 12:01

    Gostei das fotos. Acho muito bacana esse efeito de congelar o que está em movimento e borrar o que está imóvel.

    ResponderExcluir
  11. Fico chateado de nunca saber dessa prova...se eu for um dia com meu VW 1200....garanto que nenhum DKW chega antes lá em cima...

    E quem já viu eu andando em Interlagos sabe...

    E essa 911 preta do Samed é uma coisa....tem uns 600 cv....

    ResponderExcluir
  12. Paulo,
    fotos incríveis. A velocidade está impressa nelas.
    O 911 preto com rodas red line me lembra os Hot Wheels.
    Parabéns, ano que vem espero ir contigo.

    ResponderExcluir
  13. Roberto Octavio,

    Legal! Já te adicionei como contato lá no Flickr.

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Para os que gostaram eu explico: a foto da Audi é um reflexo numa poça d'água.

    Abraço

    PK

    ResponderExcluir
  15. Brenno Metzker17/06/2010, 15:31

    Paulo Keller! Mais uma vez parabéns pelas fotos fantásticas!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Fotos maravilhosas e apesar do sacrifício para o fotógrafo o tempo ajuda a deixar as fotos espetaculares.
    Não gosto muito dessa prova, sou meio medroso para correr onde não conheço. Carro frio, piloto frio, para mim é receita para o desastre, mas tem gente que tem talento para isso.
    Corri várias vezes, a última na chuva com meu 550 spyder, mas apenas dei um passeio e fui comer churrasco. Com chuva e folhas o carro fica incontrolável, mas é um belo evento.

    ResponderExcluir
  17. Belas fotos!

    Meu deus e esse S30Z??? Não sabia que existia algum no Brasil. Tem detalhes?

    ResponderExcluir
  18. Cara...poça d'água? Agora deu pra entender...mas com certeza voce não é desse mundo não...parabéns novamente!!!

    ResponderExcluir
  19. Excelentes fotos Paulo, parabéns também ao Roberto

    ResponderExcluir
  20. PK, Parabéns pelo trabalho...muito legal esse relato !!! Nos dá a sensação de ter estado ali, nos mesmos momentos...!!! E pra ilustrar, as fotos...demais!!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pelos comentários. São sempre um excelente incentivo!

    No ano que vem não esqueceremos de divulgar o evento antes dele acontecer.

    Rodrigo, olhei outras fotos desse Porsche e o caliper é vermelho.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. A foto da Audi realmente ficou espetacular.

    ResponderExcluir
  24. Comentar sobre as fotos do Paulo Keller é chover no molhado (hahaha...essa foi infame).

    Belíssimas fotos.

    Gostei de ver o Datsun 240z largando brasa morro acima. Acho esse carro uma obra prima da engenharia japonesa pela sua simplicidade e eficiência. Para mim, este carro representa a amostra do que os japoneses aprontariam nas próximas décadas.

    E esse azul é de uma beleza ímpar. Sou tão fã de azul quanto o Bob Sharp é do branco em carros.

    ResponderExcluir
  25. Parafraseando o AK : as Pingas valeram , e muito, as penas que voaram. eh eh eh

    Gostei da foto em que um V8 Amaricano-dos recentes-sobe por entre as curvas, o chão úmido coalhado de folhas caídas em outono: me fez lembrar - muito - as passagens pela fantástica estrada que passa ao largo do pico das Agulhas Negras, divisa SP-MG-RJ

    Agradeça à família por ter proporcionado a realização das fotos...

    ResponderExcluir
  26. Excelente PK! Todas! Agora a do Audi já tá no seu book, né?

    Roberto, gostei muito das suas fotos também... a do Mustang "matou a pau!!!" dobrando

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho uma fita de vídeo antiquissima de uma subida do jaraguá,ninguém nunca mais filmou isso?Eu fiquei impressionado com uma Montreal arrancado, a primeira marcha dela não acabava nunca e o V8 tinha um urro de arrepiar os cabelinhos da nuca........Keller, vc se supera a cada dia...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.