google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 SUPER TRUNFO! - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

SUPER TRUNFO!

Férias de julho, na praia, dia chuvoso, aquele tédio. Então alguém aparece com algumas caixinhas coloridas com um baralho de 32 cartas dentro de cada uma. Super Carros, Carro Especiais, Carros Esporte, Fórmula 1, Aviões de Combate, Motocas, Tanques de Guerra e outros. Brincadeira garantida por pelo menos uma hora.

Alguns dos títulos originais.

Acredito qua a grande maioria dos leitores do AUTOentusiastas já tenha jogado Super Trunfo. Não tenho nenhuma dúvida ao dizer que esse joguinho simples e barato teve um papel importante no meu interesse por carros e consequentemente no meu autoentusiasmo.

Foi assim que por volta dos 10 anos de idade eu descobri a superioridade de alguns carros como o Porsche 911 Turbo, o Lamborghini Countach e o Ferrari 512 BB. Também descobri o nome, a nacionalidade e especificações de vários modelos e assim fui ganhando cultura automobilística. Embora eu tivesse uma boa coleção com vários títulos incluindo aviões, motos, tanques de guerra, os meus preferidos eram sobre carros.

O que restou da minha coleção e da coleção do Juvenal.

Recentemente encontrei o que restou da minha coleção. Fui de cara procurar o meu preferido, Super Carros, onde eu tinha marcado as cartas do Porsche 911 Turbo, o Lamborghini Countach e o Ferrari 512 BB. Infelizemente devem ter-se perdido.

Liguei para o Juvenal Jorge e pedi os dele emprestado, na esperança de que ele tivesse o Super Carros. Ele não tem, mas tem outro chamado Os mais velozes carros esporte, que também tem essa trinca de super carros.


Porsche 911 Turbo, o Lamborghini Countach e o Ferrari 512 BB, os preferidos de todos

O bacana é que o Super Trunfo existe até hoje. Comprei o da GM para relembrar e jogar com minha filhota. Mas as cartas são menores assim como as fotos. E o pior é que tem muitos erros nas fichas e um imperdoável; o deslocamento volumétrico é chamado de cilindradas. Como o Bob diz cometer esse erro, que é frequente, é o equivalente a dizer que um carro tem 300 potências ao invés de 300 cv. E a edição da Volksvagen, que pode ser jogada on-line também tem o mesmo erro, além das unidades estarem todas em letras maiúsculas. Uma pena, pois assim as crianças já começam aprendendo errado.

Corvettes, erros na aceleração e "cilindradas"

Junto com o Super Trunfo, mas um pouco mais importante para mim, era a coleção de carrinhos Matchbox. Um dos meus preferidos era o Monteverdi Hai, pelo desenho, pela cor e pela massa - os mais pesados atingiam distâncias maiores e com mais estabilidade o que ajudava a ganhar corridas. Ao ver a sua carta num dos Super Trunfos do Juvenal procurei e encontrei o meu Matchbox. Ví também que há um erro na carta do Monteverdi, que é suíço e não alemão. O Milton Belli já escreveu um pouco da história do Hai no post: O Tubarão Europeu.



Simples e barato o Super Trunfo ainda diverte!



20 comentários :

  1. Caro Paulo,

    Já tive vários desses daí!

    Justamente os que estão nessa segunda foto...

    Brincava muito com meu irmão e meu primo. Bons tempos...

    E, na época em que não havia internet e videogames não era para todos, esse joguinho realmente, era diversão garantida...

    Até o dia em que ganhamos o Autorama Nelson Piquet Supercurva...

    Obrigado por essa lembrança!


    Um abração,
    Tallwang

    ResponderExcluir
  2. Boas lembranças. Meu sonho de ter toda a coleção se foi no tempo...
    Show!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de post, PK. Trouxe-me lembranças que considerava perdidas. Obrigado.

    Abraço

    Lucas

    ResponderExcluir
  4. Tenho vários aqui...
    O que mais gostava era o Carros de Reis e Presidentes, mostrando que antigomobilismo começa cedo!

    ResponderExcluir
  5. PK, como voce conseguiu guardar essas reliquias??! os meus foram destruidos por uma praga chamada irmã mais nova....

    obs: podem me chamar de maluco, mas quando voces forem ao Mc Donalds, experimentem cheirar a embalagem da batata frita (sem as batatas, claro), e me digam se o cheiro nao é o mesmo do Super Trunfo???

    abracos
    RT

    ResponderExcluir
  6. PK

    Eu tinha um de motocicletas: Kawasaki Z1300 e Honda CBX 1000 sempre ganhavam quando a questão era o número de cilindros.

    Sempre analisando a superioridade do número de cilindros, havia a Suzuki RE com motor Wankel.

    Hoje existe o Google, na época mal tínhamos uma Barsa. Foi uma dificuldade muito grande descobrir como funcionava o motor Wankel.

    FB

    ResponderExcluir
  7. PK,

    Legal. Tinha todos quando moleque. Como era legal a década de 70 e 80 mesmo. O de Super Carros tinha aquele Formula 400 na capa. Ficava decepcionado com sua performance (era o modelo 1974) já que adorava o carro.

    ResponderExcluir
  8. Maizáaaaaaaaa!!!!!! Muito bem lembrado esse Super Trunfo!
    Poxa, nem sequer me lembro desse negócio das cartas vermelha e amarela, alguém pode me ajudar?
    Na hora em que o PK disse que isso ainda é produzido, fui correndo no site e.... que decepção! Conteúdos de interesse muito discutível (pooo, Super Trunfo dos Power Rangers? Que m**** é essa???) e a falta dos modelos tradicionais. Eu queria reaver os poucos que eu tive. Foi nele que fiquei sabendo que o Concorde voava a 2500km/h, e havia um Tupolev a 2600km/h!!! Isso sim era animal.

    ResponderExcluir
  9. Mister Fórmula Finesse10/05/2010, 08:33

    Eu tinha o de Caminhões de Corrida. Eram maravilhosos os Mack's e Kenworths especiais (O Bandit com as cores da bandeira americana era maravilhoso).

    ResponderExcluir
  10. Leandro Silveira10/05/2010, 08:55

    engraçado, eu tinha vários, mas os q mais gostava seeempre foram os d carros tbm, acho q isso é uma coisa q vem d berço msm...

    curiosamente, eu achava o jogo em si mto chato, mas eu adorava colecionar os baralhos prá ver as fotos e os dados...

    ResponderExcluir
  11. que beleza... tenho 60 baralhos de SuperTrunfo, quase toda a caoleção da primeira série antiga. E to comprando, rsrsrsrs !!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu também guardei os meus, quase todos que apareceram aí nas fotos eu tinha, inclusive lembro desse "campeões de fórmula 1" eu achava tosco... como pode a velocidade do F1 ser na casa dos 180km/h? Demorei alguns anos para entender o que era a velocidade média que ali aparecia.
    Eu também conheci muitas marcas de carros e algumas motos como a bimota e a mvagust teria ficado só no super trunfo se não fosse hoje a internet.
    Também fiquei triste de ver uns super trunfos novos bizarros, minhas priminhas vieram me mostrar um super trunfo de gatos!?!
    Bom, mesmo desvirtuado é legal ver que eles ainda existem.

    ResponderExcluir
  13. E a Ferrari GTO? SUPER TRUNFOOO!!! kkkkk... eu gostava de jogar sim... mulecada né... era um barato quando um amigo estufava o peito para falar algo como velocidade máxima, pois conhecíamos todo o jogo e sabíamos quando quando estávamos com um carro top em algum quesito, mas o adversário poderia estar com o Super Trunfo na mão, né... hehehe
    Eu tinha o Super Carros se não me engano... nem curtia os q nao eram de carros...
    Abs... valeu pela recordação! vou fuçar em casa para ver se eu acho o joguinho.

    ResponderExcluir
  14. Fabio

    Lembrando sempre que as cartas A1, B1, C1, D1 e E1 "matavam" a carta Super Trunfo.

    FB

    ResponderExcluir
  15. Eu tinha um de supercarros tb. Curtia demais quando saía com o audi sport quattro e ficava intrigado como um "santanão esquisito" conseguia ser mais rápido em aceleração que uma ferrari. Acho que vem daí minha paixão por este modelo em específico.

    Paixão por automóveis começa cedo, e com certeza estes baralhos fizeram muita criança virar "petrolhead", como dizem os ingleses.

    ResponderExcluir
  16. As cartas vermelha e amarela funcionavam assim: quando você mostrava a carta amarela, o adversário tinha de dar a carta da vez dele, qualquer que fosse, e a carta era retirada do jogo. Com a vermelha, eram as duas cartas de cima, e ela também saía do jogo após a utilização.
    Eu tive dois baralhos com carros de F-1, um só com Porsches, um de caminhões (adorava os Kenworth), tive de aviões, motos, era muito legal. Bons tempos!

    ResponderExcluir
  17. putz Bitu... eu nem lembrava disso! verdade!

    ResponderExcluir
  18. E ninguém falou do de Navios...
    Enterprise, Clemenceu, dois porta-aviões que faziam a minha imaginação viajar...

    Cara perdi, perdi NADA, GANHEI horas dos meus dias jogando com meu irmão, primos e maiores amigos, a maioria tenho cantato até hoje! E SIM, esse foi o meu primeiro contato com os grandes carros mundiais, junto com algumas revistas.
    Também tive outros que não comentaram aqui, motorhomes, carros-foguete, um de tratores alemão, helicópteros...
    O meu filho tem vários dos atuais como Power Rangers, Ben10, Disney/Pixar. Mas também comprei o dos Vettes, motos e VW...

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo, eu sou colecionador e fiz um blog todo dedicado a trunfos, acesse: http://supertrunfos.blogspot.com/

    Abs e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho o super trunfo Carros Esportivos faltando apenas uma carta, quem quiser .... entre em contato

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.