google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 CAMAROMANIA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

CAMAROMANIA

É impressionate como o novo Camaro é um dos carros mais falados da atualidade. Também não é pra menos, diante de tantos conceitos, séries especiais e preparações. Apenas algumas "versões" estão na lista abaixo para ilustrar a camaromania. De todos esses o meu preferido é o Hennessey HPE700.

INDIANAPOLIS 500 PACE CAR

Foto: divulgação 

Num país onde o automobilismo é desenvolvido como nos EUA e tem muita audiência, os pace cars têm uma visibilidade enorme. A GM sabe bem disso e se aproveita fazendo edições limitadas de pace cars das corridas mais importnates como a Indianapolis 500. Serão 200 unidades iguais ao pace car da prova que se realiza no dia 30 de maio de 2010. O carro-base para esse modelo é o SS com o 6,2-L V-8. O que mais chama a atenção no modelo é o laranjão metálico - inferno Orange - com as faixas brancas - White Diamond. A grade dianteira também é exclusiva.

HENNESSEY HPE700

Foto: divulgação

A preparadora Hennessey simplesmente enfiou um motor LS9, o V-8 6,2-L com compressor, do Corvette ZR1. Só que nesse Camaro são 735 cv e mais de 100 kgfm (no Corvette são 647 cv). Serão feitas apenas 24 unidades.

HENNESSEY HPE800 e HPE1000

Foto: divulgação

Esse Sr. Hennessey é um maluco mesmo. Se o motor do ZR1 já fez do Camaro um canhão, imagine esse motor com sua cilindrada aumentada de 6,2 para 6,8 litros (415 pol³) e o compressor, que ficou anêmico, substituído por dois turbos. São quase 830 cv. Para os que não se contentaram ainda a Hennessey está trabalhando num 427 pol³ com mais de 1.000 cv.

CAMARO GS RACECAR CONCEPT

Foto: divulgação

Apresentado em 2008, o GS é um Camaro pronto para as pistas. Foi inspirado no Camaro número 6 da equipe Penske que venceu o campeonato Trans Am de 1969 pilotado pelo americano Mark Donohue. Esse racer é um Camaro de produção equipado com o LS3 V-8 6,2-L montado sobre coxins rígidos, caixa manual de 6 marchas Tremec, carroceria fechada com solda, capô, tampa do porta-malas, portas e para-lamas em fibra de carbono e outras alterações.

CAMARO VR

Foto: divulgação

Um cruzamento de Camaro com Lamborghini apresentado por uma empresa inglesa e que deve ser vendido lá na Inglaterra em 2010. Além do visual exagerado e das rodas R22, o motor V-8 6,2-L deve ser sobrealimentado gerando mais de 600 cv. A foto foi feita por computação gráfica e nenhum carro real foi apresentado até o momento.

CAMARO JAY LENO

Foto: divulgação

Esse Jay Leno, além de ser rico e de ter uma belíssima coleção de carros, ainda ganha carros especiais da GM. Fora as alterações estéticas, muito boas por sinal, o carro do Sr. Leno tem um V-6 3,6-L com dois turbos e 431 cv de potência, contra os 308 cv do motor original sem sobrealimentação. A proposta é oferecer a mesma potência de um V-8 com a economia do V-6.

DALE EARNHARDT JR. CONCEPT

Foto: divulgação

Mostrado no SEMA de 2008, esse conceito foi feito com ideias do piloto da Nascar que tem um Camaro 1972 preparado. O motor é o mesmo V-8 6,2-L do Camaro SS só que adaptado para etanol com mistura até E85 (mantendo 15% de gasolina, que dispensa o uso do sistema de partida a frio).

SÉRIE LIMITADA SYNERGY GREEN

Fotos: divulgação

No SEMA de 2009 a GM apresentou o conceito Synergy em uma nova cor verde. Agora em 2010 a GM lançou uma série limitada chamada Synergy green pintada com esse novo verde e faixas longitudinais paralelas Rally Cyber grey, além de alguns equipamentos adicionais a um preço mais atraente.

CALLAWAY SC572

Foto: Edmunds.com

Conhecido por seus Corvettes especiais, Reeves Callaway, dono da Callaway Cars, que existe desde 1977, criou um Camaro de alta performance para ser usado no dia a dia. O SC572 é uma máquina refinada, homologada para uso nas ruas, com garantia de 3 anos ou 36.000 milhas (58.000 km) e vendido em alguns concessionários Chevrolet. O motor V-8 6.2-L, o LS3, com compressor Eaton, tem potência máxima de 580 cv.

CAMARO TRANS-AM

Foto: divulgação

Algumas empresas de preparação já apresentaram Camaros transformados em Pontiacs Trans AM. A maioria delas com imagens feitas em computador. Mas a tradicional Lingenfelter foi mais ousada e fez um Trans Am 455 (7,5-L) com 664 cv inspirado no Pontiac 1971 branco com interior azul.

DANZ CAMARO CONCEPT

Foto: carpictures.com

Estragar um Camaro 1969 para fazer algo assim mostra que uma paixão muito forte pode levar uma pessoa à loucura. Mas essa aberração tem uma explicação até que razoável. Quando o tal Danz viu o Camaro Concept em 2006 ele achou que a GM pudesse não produzi-lo. Então, para não correr esse risco, ele fez a atualização do seu próprio Camaro...

PK

13 comentários :

  1. Simples, para eles, americanos, o Camaro eh barato pelo que oferece, num pacote moderno e bonito. Alem de permitir swaps de motores inimaginaveis para qualquer outro modelo no momento.
    Conseguiram resgatar o espirito dos ponys e muscles perfeitamente.

    ResponderExcluir
  2. Belo post, Paulo!
    O HPE700 também é o meu preferido, acho que por me lembrar os antigos Camaro Yenko, com motor 427 de Corvette, o mais forte nos anos 60, correto?
    A idéia é a mesma, o resultado idem [máquina de deixar borracha no asfalto, rsrs], brilhante!

    E pelo que eu li da própria Hennessey, o HPE700 custa $119,500, mais caro que o próprio Vette ZR1!! O.o
    Isso que é o preço da exclusividade, hehehe
    [nota: mesmo sendo caro, se eu tivesse muita $$$, já teria um ZR1 na garagem e sem dúvidas compraria um desses também]

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isto ficamos chupando dedo e imaginando algum destes nas nossas garagens...
    Eu sou mais modesto, se a GM fizer um novo Opala Coupé talvez com o Ecotec para mim já estaria ótimo. Um carro para anos.

    Enquanto não aparece um carro nacional que podemos chamar de "o carro", vamos continuar trabalhando e esperar para que alguma fabricante faça um mostrinho para nós. A esperança é a última que morre.

    Abraços a todos e bom início de semana.

    ResponderExcluir
  4. Paulo,
    Camaros especiais nascem em velocidade maior que coelhos, mas mesmo assim despertam muita curiosidade. Estamos sempre esperando o definitivo, mas acho que não o veremos tão cedo.
    O HPE700 é show mesmo, mas coloco mais fichas no Callaway. Esse camarada sabe bem o que faz.

    ResponderExcluir
  5. O "Trans Am", não é que ficou legal?

    ResponderExcluir
  6. Vão querer me linchar, mas acho qualquer um do trio Camaro/Mustang/Challenger muuuuuuuuuuuuuito mais bacanas que qualquer desses super-hiper-ultra-mega esportivos tipo Lambo, Pagani, etc...

    ResponderExcluir
  7. Se a GM fizesse uma reedição do Opala com um moderno motor Ecotec, eles iam fazer um sucesso esúpido por aqui!

    ResponderExcluir
  8. Vendo o DALE EARNHARDT JR. CONCEPT me lembrei do finado Corcel II GT. A mesma grafia, décadas depois...

    ResponderExcluir
  9. A mistura ideal pra mim: o Trans-AM da Lingenfelter com a cor do PaceCar, sem as faixas brancas.
    Nas laterais mandava fazer os adesivos no estilo do finado IROC-Z. Um jogo de rodas em tom grafite e c´est fini!

    ResponderExcluir
  10. Tambem acho ..os esportivos super são muito baixinho e "CARRINHO" os mustlecars são CARRÕES...e concordo com o OPALA .,. moderno com motor ecotec mataria todos..pelo custo e nacionalização...

    ResponderExcluir
  11. Quer andar nun dessas? Quem ama esse carro, e vai se casar na V8 e Classicos você pode realizar este sonho alugando este carro para um casamento. E ainda por cima o Camaro é AMARELO!!!! Veja mais: www.v8eclassicos.com.br

    ResponderExcluir
  12. O verde e o branco da penúltima foto são simplesmente os mais lindos!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.