Depois de conhecer o Volt, o AE fez questão andar no Toyota
Prius, o híbrido mais conhecido do mundo, lançado em 1997 e que já atingiu a
expressiva marca de 2 milhões de unidades produzidas. A Toyota do Brasil
prontamente atendeu ao nosso pedido e, ao contrário da General Motors, que não pensa em importar o Volt,
trará o Prius para o Brasil, mais para o final do ano. E não só eu andaria com ele, o Arnaldo Keller e o Marco Aurélio Strassen estavam nessa também
O conceito desse japonês é bem diferente do Volt, em que o
motor elétrico é apenas auxiliar e cujo uso se restringe a poucos quilômetros,
cerca de 1 ou 2 quilômetros,
que é o que sua bateria de hidreto de níquel metálico (NiMH) de 201,6 volts suporta, e que leva o
carro a 25 km/h
no máximo..A idéia do Prius e de outros do tipo, como o Ford Fusion Hybrid, é a
de um carro a combustível líquido, no caso gasolina, que consome pouco
combustível no uso urbano graças à participação do motor elétrico – 81 cv no Prius – na sua propulsão.
E isso ele consegue: dados oficiais da agência de
proteção do meio ambiente (EPA) do governo americano informam 1 litro para 21,6 km na cidade e 1
litro/20,4 km na estrada – não é erro de digitação, é isso mesmo, gasta mais
combustível na estrada.. Não cheguei a medir consumo, mas o fato é que mesmo
com tanque pequeno, apenas 45
litros, o ponteiro do medidor se movia bem lentamente nos dias em que dirigi o carro.