Tufão Vettel
Sem o previsto tufão, rivais ficam no vácuo de Vettel, cada vez mais
próximo do quarto título na F-1. Massa erra na primeira volta, mas ganha fôlego
para assumir Sauber. Congresso da SAE discute futuro do automobilismo
brasileiro
Vettel venceu a quarta corrida consecutiva (foto Red Bull-GEPA) |
O esperado tufão não apareceu e o alemão Sebastian Vettel
deu mais uma exibição de superioridade ao dominar o GP da Coréia no mais
autêntico estilo barba-cabelo-bigode: largou na pole position, liderou de ponta
a ponta e fez melhor a volta da corrida. Kimi Räikkönen e Romain Grosjean
completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente, repetindo o
resultado que o time de Enstone conquistou nos GPs do Bahrain e Alemanha. Em
São Paulo, ontem, o Painel Motorsport do Congresso 2013 da SAE BRASIL reuniu
especialistas e apaixonados para debater o futuro do automobilismo nas próximas
três temporadas, quando o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de Futebol em
2014 e o Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.
Líder do Mundial liderou de ponta a ponta e fez a volta mais rápida (foto Red Bull-GEPA) |
A previsão do tempo para a corrida Coréia indicava a
possibilidade de chuvas fortes e até um tufão, mas a ventania acabou
acontecendo mesmo de outras formas. Na pista, Sergio Perez teve problemas com os
pneus Pirelli: ele ocupava o quarto lugar quando o pneu dianteiro direito
estourou, o que forçou uma parada para trocar a asa dianteira e substituir os
borrachudos italianos. Perez e Mark Webber reclamaram, após a prova, do padrão
de qualidade da Pirelli, queixa à qual Paul Hembery, líder da marca italiana, retrucou dizendo que sua empresa “faz o que foi pedido para ser feito”.
Perez perdeu o quarto lugar por problema com um pneu (foto McLaren Media Centre) |
Fora dos incidentes ou acidentes na pista, a Radio Paddock
entrou no ar em edição extraordinária para contar que Ross Brawn teria assinado
contrato para trabalhar na McLaren da temporada do ano que vem. Embora Niki
Lauda, um dos líderes da equipe alemã, tenha desmentido a notícia, Martin Whitmarsh,
seu par na escuderia inglesa, disparou que em breve anunciará contratações
bombásticas. A chegada de Paddy Lowe, ex-McLaren e diferenças entre os estilos
de Lauda e Brown engrossam o caldo desta sopa que pode ser a canja que vai revigorar
o time de Button e Perez e que atualmente disputa o vice-campeonato de
construtores ponto a ponto com a Ferrari.
Hulkenberg ignorou os ataques de Hamilton e Alonso (foto Sauber Motorsport AG) |
Whitmarsh carregou no tempero e foi além: voltou a falar
que Alonso será sempre bem-vindo na equipe, deixando claro que para 2015 vai
aliciar o espanhol mais intensamente e que o acolheria até mesmo em 2014. Para
os brasileiros, o mercado de pilotos ganhou contornos mais claros, mas ainda
distante do padrão de definição que identifica telas e monitores de última
geração. Frente às características dos carros da próxima temporada, pilotos de
pequena estatura e baixo peso têm o passe valorizado, o que ajuda Felipe Massa,
ainda sem endereço definido para o ano que vem, e prejudica Nico Hulkenberg,
seu grande rival nas vagas da Lotus e Sauber, em princípio as mais próximas do
futuro do brasileiro.
Enquanto isso, o propalado interesse do time suíço em contratar Rubens Barrichello perdeu embalo: a líder da Sauber, Monisha Kaltenborn, se viu obrigada a explicar o que já estava claro para muitos quando surgiram os rumores sobre seu interesse pelo brasileiro: “Eu não acho que seria correto ou elegante dizer, curto e grosso, que não queríamos conversar. Porém, é melhor deixar as coisas claras e afirmar que ele não pilotará para nós.”
Calendário
de testes em 2014 terá quatro datas
Bahrain, Barcelona, Silverstone e Abu Dhabi serão os
quatro circuitos onde as equipes de F-1 farão testes oficiais durante a
temporada do ano que vem, sempre nas terças e quartas feiras após o GP nesses
locais. Pelo calendário atual, o primeiro teste será após dois finais de
semana de corrida — Malásia e Abu Dhabi, situação que pode prejudicar as
equipes por serem fora da Europa e no início da temporada. O circuito de
Yas Marina deverá viver a F-1 intensamente em 2014, posto que vai sediar dois
testes pré-temporada.
Congresso
da SAE teve Painel Motorsport
Evento já consolidado dentro do Congresso anual da SAE BRASIL, o
Painel Motorsport reuniu ontem (7/10) no Expo Center Norte representantes de
quatro segmentos distintos para debater a situação atual e o futuro do esporte
no Brasil. Com mediação deste colunista participaram do evento Dito Giannetti
(presidente do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), Alexandre Nascimento
(presidente da Associação Paulista dos Pilotos de Marcas), Sérgio Jimenez
(piloto e presidente do Super Kart Brasil) e Cláudio Fontoura (promotor da
Fórmula Júnior no Rio Grande do Sul). Ao final do encontro houve o consenso que
o Painel Motorsport 2013 terá um impacto inédito em conseqüência das decisões e
acordos firmados no evento.
Painel Motorsport do Congresso da SAE BRASIL debateu esporte a moto (foto Vítor Garcia) |
Os quatro debatedores concordaram que a crise de
liderança política no esporte só poderá ser vencida com a união dos pilotos e
organizadores e durante o painel propuseram ações de curto prazo: Jimenez e
Fontoura decidiram trabalhar juntos para levar os jovens do SKB à categoria-escola
promovida pelo gaúcho e Nascimento e Giannetti iniciaram negociações para realizar
provas do Paulista de Marcas no circuito piracicabano. Além disso, Fontoura e
Nascimento aprofundaram as negociações para realizar uma prova de exibição de
F-Jr no encerramento da temporada paulista deste ano. Sandro Kuschnir,
representante do vereador Floriano Pesaro, ofereceu os recursos da Câmara Municipal
paulistana para sediar reuniões que garantam a continuidade desse debate e
conseqüente implantação das propostas discutidas.
Com
problemas de câmbio, Helinho troca liderança por segundo lugar
Depois de liderar praticamente toda a temporada o
brasileiro Hélio Castroneves vai para a prova final da temporada 2013 da F-Indy em segundo lugar, 25 pontos atrás de Scott Dixon. O brasileiro chegou a
Austin, penúltima etapa da temporada, com 49 pontos de vantagem sobre o neozelandês
nascido em Auckland, Austrália; o campeonato da categoria termina no super-oval
de Fontana (Califórnia), dia 19. A prova do último domingo foi marcada por um grave acidente depois que o carro de Dario Franchitti, em uma tentativa de ultrapassar o japonês Takuma Sato, decolou e avançou
contra o alambrado. Levado
para o hospital, o piloto escocês foi diagnosticado com fraturas no tornozelo
direito e na coluna, mas sua recuperação dispensará cirurgia.
WG
A coluna "Conversa de pista" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.
Caramba.... com tanto piloto, dando sopa por ai, a Sauber tá atraz do Barrichelo e do Massa??
ResponderExcluirA situacao ta brava!
Anônimo, a Sauber já desmentiu que tenha interesse em assinar com o Barrichello. Quanto ao Massa trata-se de um acordo que envolve interesses de diversas frentes, entre elas a ligação da equipe com a Ferrari e a demanda por um piloto experiente e em condições de contribuir no desenvolvimento dos novos carros da temporada de 2014.
ResponderExcluirAbraço,
Wagner
a F1 é tão previsível quanto arco-íris depois duma tempestade, por mais patriota e otimista que eu seja não imagino o Massa brigando por campeonato em qualquer equipe que exista.
ResponderExcluirCadê os bons pilotos brasileiros? Basta ver a quantidade de comentários aqui pra ver que como disse o nosso amigo ali, a situação tá brava mesmo.