Forte personalidade de estilo |
Com 165 cv para movimentar 1.165 kg, sendo que a 1.400 rpm já se dispõe de 48 cv, o título do post está certo. Foguete de bolso, diversão pura. Junte-se um chassi bem papai-e-mamãe, McPherson e eixo de torção, mas muito bem acertado, e "patas" razoáveis, de 205 mm de seção, e está feita a festa. Assim é o Citroën DS3 que começa a chegar ao Brasil por R$ 79.990,00. Para bancos revesidos de couro, mais R$ 2.900,00.
O DS3 foi lançado na Europa no outono de 2009 e agradou em cheio, já tendo ultrapassado a marca de 200.000 unidades comercializadas. Seu porte – 3.948 mm de comprimento com 2.464 mm entre eixos – o faz adequado para o trânsito cada vez mais denso, mas sem perder comportamento correto na hora de partir para uma estrada.
O coração do DS3, tanto em sentido real quanto figurado, é o motor 1600 THP turbo que, por ser do Grupo francês PSA Peugeot Citroën, já é conhecido dos Peugeot 3008 e RCZ. Como já se sabe, o motor é fruto de parceria entre a PSA e a BMW, que o utiliza no MINI em suas várias versões, com potência que varia de 75 a 211 cv. No DS3, são 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm. O turbocompressor com interresfriador sopra a 1 bar de pressão.
O corte de rotação é a 6.500 rpm e é do tipo "sujo", por corte de injeção e não pela borboleta de aceleração, este o corte "limpo", que considero inadequado ao não ser percebido de imediato pelo motorista. Um detalhe autoentusiasta é o ponteiro do conta-giros ficar vertical a 6.000 rpm – mas nem todos gostam do velocímetro com marcações ímpares que eu gosto.
O motor é estado da arte: 1.598 cm³ de 77 x 85,8 mm, duplo comando de válvulas por corrente com variador de fase em ambos, quatro válvulas por cilindro e injeção direta, com elevada taxa de compressão para um motor superalimentado: nada menos que 11:1. Funciona bem com gasolina comum/aditivada, mas a fábrica recomenda gasolina premium (98 octanas RON), conforme mostra a etiqueta na portinhola do bocal do tanque. O câmbio é exclusivamente manual de seis marchas.
Sempre "plantado" no chão, como todo Citroën |
O corte de rotação é a 6.500 rpm e é do tipo "sujo", por corte de injeção e não pela borboleta de aceleração, este o corte "limpo", que considero inadequado ao não ser percebido de imediato pelo motorista. Um detalhe autoentusiasta é o ponteiro do conta-giros ficar vertical a 6.000 rpm – mas nem todos gostam do velocímetro com marcações ímpares que eu gosto.
O motor é estado da arte: 1.598 cm³ de 77 x 85,8 mm, duplo comando de válvulas por corrente com variador de fase em ambos, quatro válvulas por cilindro e injeção direta, com elevada taxa de compressão para um motor superalimentado: nada menos que 11:1. Funciona bem com gasolina comum/aditivada, mas a fábrica recomenda gasolina premium (98 octanas RON), conforme mostra a etiqueta na portinhola do bocal do tanque. O câmbio é exclusivamente manual de seis marchas.
Esse motor no DS3 conta com overboost, ou pressão de superalimentação adicional. Porém, ao contrário do Fiat Bravo T-Jet, em que para ativá-lo é preciso premer o botão OVB no painel, no francês a função entra automaticamente sempre que o acelerador chegar a 95% da abertura total, aí permanecendo por 20 a 30 segundos. O torque passa dos 24,5 m·kgf normais para 26,5 m·kgf, mas sem aumento da potência máxima, melhorando a resposta na faixa intermediária. No Bravo, o overboost permanece ativo enquanto o botão não for apertado novamente ou o motor não for desligado. A pressão adicional não foi informada, mas deve ser próxima a 1,3 bar. E o overboost é inibido estando o câmbio em primeira ou segunda
Vale comentar um fato curioso, por que não estranho. No Peugeot 3008 que testei a potência é 156 cv a 6.000 rpm, torque 24,5 m·kgf a 1.400 a 4.000 rpm. Já no RCZ que o Arnaldo testou a potência havia passado para 165 cv, demais dados iguais. Na Europa o DS3 é declarado com 156 cv, resto igual, o mesmo ocorrendo com o modelo.comercializado na Argentina e com o 3008 e o RCZ europeus. Indagada, a assessoria de imprensa da Citroën argumentou que para certos mercados o motor EP6DTE sofre recalibração, passando a EP6DTM.
Teoricamente, o aumento de potência até é possível devido à nossa gasolina com 20% a 25% de etanol, em que a queda de temperatura da mistura ar-combustível na vaporização acaba deixando a mistura mais densa, portanto melhorando a eficiência volumétrica (maior enchimento dos cilindros). De qualquer maneira, é um fato inusitado e surpreendente a versão de mercado brasileiro ser mais potente, uma vez que geralmente é ao contrário. Vale lembrar que calibrações dessa ordem em motores turboalimentados são mais fáceis ainda.
Dirigir o DS3 é mesmo prazeroso. Acelera forte, 0-100 km/h em 7,3 segundos e vai a 219 km/h, segundo a fábrica. O comando do câmbio de seis marchas é preciso e agradável, sentindo-se na mão o engate da luva sincrônica com a engrenagem. Me lembrou o Mazda Miata nesse ponto. Como é de se esperar, a sexta é longa para obter rotação baixa em velocidades de viagem e, de fato, a 120 km.h o motor está a 2.500 rpm. A velocidade máxima é atingida em quinta, a 500 rpm abaixo de rotação do pico de potência. Como curiosidade, a 120 km/h em quinta o motor está a apenas 3.000 rpm.
Diversão mesmo é dirigir o DS3 rápido. A Citroën organizou uma ida de São Paulo ao kartódromo da Cervejaria Schincariol, em Itu. Embora não sendo ideal, a pista permite alguma avaliação de comportamento, a ponto de o carro "cheirar a freio" ao parar. E a conclusão é o "chão" do DS3 ser admirável, sem sair de frente nas curvas de baixa mesmo com o controle de estabilidade e tração desligado e aplicando potência. A direção rápida de resposta e o volante de 363 mm de diâmetro, mais os bancos com ótimo suporte lateral, fazem a festa. Os pedais têm sapatas de alumínio com botões de borracha e – nunca havia visto – o apoio do pé esquerdo é ligeiramente voltado para o corpo. Perfeito!
No mais, um compacto adequado para o dia a dia e bem charmoso, com suas linhas inovadoras, em especial o tratamento dado às colunas centrais, uma alusão à barbatana do tubarão (que praticamente desaparece quando o carro é preto) e ao vidro traseiro envolvente dando impressão de não haver colunas traseiras. E um compacto que, sobretudo, anda muito bem. Mas podia ter faixa degradê no pára-brisa.
Lamentavelmente, a Citroën é mais uma empresa que nega a informação de consumo de combustível do carro que vende. Vergonhoso e desrespeitoso.
Para quem aprecia personalização, a fábrica oferece desde faixas decorativas a painel e manopla de câmbio de cores diferentes, como a Fiat fez com o novo Uno.
A Citroën estima vender 250 unidades por mês, a garantia é de três anos e realça revisões (a cada 10.000 km) a preços fixos e parcelados em três vezes em todo o país, sendo mais cara a de 60.000 km, R$ 810,00. Depois dessa quilometragem, como diz a linguagem popular, só Deus sabe...
BS
Tudo no lugar certo, do volante de 363 mm de diâmetro ao apoio de pé esquerdo orientado para a perna |
Teoricamente, o aumento de potência até é possível devido à nossa gasolina com 20% a 25% de etanol, em que a queda de temperatura da mistura ar-combustível na vaporização acaba deixando a mistura mais densa, portanto melhorando a eficiência volumétrica (maior enchimento dos cilindros). De qualquer maneira, é um fato inusitado e surpreendente a versão de mercado brasileiro ser mais potente, uma vez que geralmente é ao contrário. Vale lembrar que calibrações dessa ordem em motores turboalimentados são mais fáceis ainda.
O dono da festa, o sensacional motor 1600 THP turbo de 165 cv a 6.000 rpm |
Dirigir o DS3 é mesmo prazeroso. Acelera forte, 0-100 km/h em 7,3 segundos e vai a 219 km/h, segundo a fábrica. O comando do câmbio de seis marchas é preciso e agradável, sentindo-se na mão o engate da luva sincrônica com a engrenagem. Me lembrou o Mazda Miata nesse ponto. Como é de se esperar, a sexta é longa para obter rotação baixa em velocidades de viagem e, de fato, a 120 km.h o motor está a 2.500 rpm. A velocidade máxima é atingida em quinta, a 500 rpm abaixo de rotação do pico de potência. Como curiosidade, a 120 km/h em quinta o motor está a apenas 3.000 rpm.
Diversão mesmo é dirigir o DS3 rápido. A Citroën organizou uma ida de São Paulo ao kartódromo da Cervejaria Schincariol, em Itu. Embora não sendo ideal, a pista permite alguma avaliação de comportamento, a ponto de o carro "cheirar a freio" ao parar. E a conclusão é o "chão" do DS3 ser admirável, sem sair de frente nas curvas de baixa mesmo com o controle de estabilidade e tração desligado e aplicando potência. A direção rápida de resposta e o volante de 363 mm de diâmetro, mais os bancos com ótimo suporte lateral, fazem a festa. Os pedais têm sapatas de alumínio com botões de borracha e – nunca havia visto – o apoio do pé esquerdo é ligeiramente voltado para o corpo. Perfeito!
Luzes de uso diurno de LEDs |
Lamentavelmente, a Citroën é mais uma empresa que nega a informação de consumo de combustível do carro que vende. Vergonhoso e desrespeitoso.
Para quem aprecia personalização, a fábrica oferece desde faixas decorativas a painel e manopla de câmbio de cores diferentes, como a Fiat fez com o novo Uno.
A Citroën estima vender 250 unidades por mês, a garantia é de três anos e realça revisões (a cada 10.000 km) a preços fixos e parcelados em três vezes em todo o país, sendo mais cara a de 60.000 km, R$ 810,00. Depois dessa quilometragem, como diz a linguagem popular, só Deus sabe...
BS
FICHA
TÉCNICA CITROËN DS3
|
|
MOTOR
|
|
Tipo
|
l-4, duplo
comando por corrente,, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão
e no escapamento, dianteiro, transversal, gasolina
|
Diâmetro
x curso
|
77 x 85,8 mm
|
Cilindrada
|
1.598 cm³
|
Material
do bloco e dos cabeçotes
|
Alumínio
|
Taxa de
compressão
|
11:1
|
Potência
máxima (NBR 5484)
|
165 cv a 6.000 rpm
|
Torque
máximo (NBR 5484)
|
24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm
|
Formação
de mistura
|
Injeção direta
|
TRANSMISSÃO
|
|
Tipo
|
Câmbio manual
de 6 marchas à frente e uma à ré, tração dianteira
|
Relações
das marchas
|
1ª
3,54:1; 2ª 1,92:1; 3ª 1,33:1; 4ª 1,03:1; 5ª 0,82:1; 6ª 0,68:1; ré 3,31:1
|
Relação
do diferencial
|
3,56:1
|
SUSPENSÃO
|
|
Dianteira
|
Independente, McPherson,
braço inferior transversal com duas articulações,
mola helicoidal e amortecedor pressurizado concêntricos e barra
estabilizadora
|
Traseira
|
Eixo de
torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra establizadora
|
DIREÇÃO
|
|
Caixa de
direção
|
Pinhão e cremalheira com
assistência elétrica variável
|
Relação
de direção
|
n.d
|
N° de
voltas entre batentes
|
3,1
|
Diâmetro
mínimo de curva
|
10,4
m
|
FREIOS
|
|
Dianteiros
|
A disco
ventilado de 283 mm
Ø
|
Traseiros
|
A disco
de 247 mm
Ø
|
Controle
|
ABS c/
distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem
|
RODAS E
PNEUS
|
|
Rodas
|
Alumínio, 6,0J x 17
|
Pneus
|
205/45R17
|
CONSTRUÇÃO
|
|
Arquitetura
|
Monobloco
em aço, hatchback de duas portas, cinco lugares
|
Aerodinâmica
|
0,31
|
Área
frontal (estimada)
|
2,29
m²
|
DIMENSÕES
|
|
Comprimento
|
3.948 mm
|
Largura
sem/com espelhos
|
1.715/1.994 mm
|
Altura
|
1.483 mm
|
Entreeixos
|
2.464 mm
|
Bitola
dianteira/traseira
|
1.465/1.467 mm
|
CAPACIDADES
E PESOS
|
|
Porta-malas
|
280 litros
|
Tanque de
combustível
|
50 litros
|
Peso em
ordem de marcha
|
1.165 kg
|
DESEMPENHO
E CONSUMO
|
|
Velocidade
máxima
|
219 km/h
|
Aceleração
0-100 km/h
|
7,3 s
|
Consumo
urbano
|
n.d
|
Consumo
rodoviário
|
n.d
|
INFORMAÇÕES
ADICIONAIS
|
|
Intervalos
de revisão
|
10.000 km
|
Garantia
contratual
|
3 anos
|
Cores
disponiveis
|
Preto Obsedien,
cinza Shark, amarelo Pégase, azul Bellle-Île, branco Banquise, cinza
Aluminium, vermelho Aden, vermelho Erythrée
|
CITROËN
DS3, PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
|
CONFORTO
|
Apoio de
braço entre os bancos dianteiros escamoteável, com porta-objetos
|
Apoios de
cabeça dianteiros e traseiros reguláveis em altura
|
Ar condicionado
digital e automático com filtro de partículas e filtro de carvão ativado
|
Pára-brisa
laminado acústico
|
Bancos
dianteiros com regulagem longitudinal, inclinação do encosto e altura
|
Bancos
traseiros rebatíveis 1/3-2/3
|
Computador
de bordo
|
Iluminação
interna dianteira para o pés e no console
|
Luz de
acompanhamento externa após travamento das portas
|
Indicador
de temperatura externa
|
Perfumador
de painel
|
Porta-luvas
refrigerado e com iluminação
|
Revestimento
dos bancos em tecido 3D Akinen
|
Revestimento
dos bancos em couro Claudia perfurado com sistema de aquecimento (OPC)
|
Chave
Plip com comando de abertura das portas
|
Volante
revestido de couro com detalhes cromados, regulagem de altura e distância
|
Lâmpada
de teto com luz individual de leitura
|
Rádio CD
Player MP3 com comandos satélite na coluna de direção, 6 alto-falantes,
entrada USB e Jack
|
Sistema viva-voz - Bluetooth com transmissão dos MP3 para o
rádio
|
Tomada 12
V dianteira
|
Tapetes
dianteiros e traseiros
|
SEGURANÇA
|
Seis
bolsas infláveis (frontal condutor e passageiro, de tórax e cortina)
|
LEDs para
iluminação diurna
|
Faróis
com acendimento automático
|
Faróis de
neblina
|
Cintos de
segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de esforço
|
Cintos de
segurança traseiros de três pontos com limitador de esforço
|
Alerta de
não utilização dos cintos de segurança dianteiros
|
Detectores
de obstáculos traseiros com informação sonora e gráfica
|
Acionamento
das luzes de emergência em caso de frenagem brusca
|
Fixação
ISOFIX para cadeiras de crianças nos bancos traseiros
|
Limpador
do pára-brisa automático com detector de chuva e indexado a velocidade
|
Palhetas
de pára-brisa de tipo palheta plana
|
Controlador
automático de velocidade com controle por satélite na coluna de direção
|
Repetidores
do pisca sob os retrovisores externos
|
Retrovisores
externos com regulagem elétrica e rebatíveis eletricamente
|
Retrovisor
interno eletrocrômico
|
Travamento
automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
|
Acionamento
elétrico do condutor um toque com proteção anti-esmagamento
|
ESTILO
|
Rodas de
alumínio Bellone diamantadas pretas aro 17 pol.
|
Maçaneta
das portas cromada
|
Pára-choque
dianteiro e traseiro na cor do veículo
|
Retrovisores
exteriores cromados
|
Manopla
do câmbio revestida de couro com detalhes cromados
|
Dupla
ponteira de escapamento cromada
|
Soleiras
cromadas
|
Volante
com acabamento em couro e detalhes cromados
|
Friso
lateral cromado
|
Alavanca
de freio de estacionamento revestido de couro
|
Mascara
de painel tipo Carbotech
|
Teto
preto (independente da cor da carroceria)
|
Plip
personalizado com pastilha colorida (em função da cor da carroceria ou do
teto)
|
Pedaleira
de alumínio
|
Marcações ímpares não!
ResponderExcluirMarcações M tal que M = 10 + n*20 sendo n um número inteiro variando de 0 a 10.
Vc entendeu vai...
ExcluirVc entendeu vai...
ExcluirÉ isso aí, anônimo!
ExcluirUau... que carrinho maravilhoso esse ! Veio-me à mente uma comparação com o Audi A1, em termos de tamanho e potência, mas não em preço pois o Audi é R$ 20 mil mais caro.
ResponderExcluirA relação pre-desempenho desse Citroen sem dúvida é muito boa ! Carro de autoentusiasta mesmo !
Parabéns à Citroen por trazer esse carro pro Brasil, que isso sirva de lição para "outros fabricantes" verem que o brasileiro gosta sim de ser respeitado !!!
Corrigindo : relação preço-desempenho
ExcluirO A1 é 10 mil mais caro, e não 20 mil como vc citou, Xracer.
Excluirpreço desempenho fica melhor ainda quando comparado com qlq coisa dessa faixa de preço. Nesse patamar de desempenho, só o Jetta TSI, que não tem 10% do charme, embora tenha mais em todo o resto (inclusive nos 10 mil dinheiros brasileiros)
ExcluirO Jetta highline não é oferecido a R$85.000? Então R$5.000... E parece que tem uma versão TSI mais em conta, alguém confirma? Ahh... E nem se compara né... Acho um absurdo esse carrinho a 80 paus! Desculpe-me XRacer, mas você acha mesmo que isso é respeito? Na minha opinião 60 mil estaria mais do que bem pago!
ExcluirNão tem TSi mais em conta não... De qualquer forma, veículos totalmente distintos.
Excluir5.500 rpm abaixo da rotação de potência máxima? Isso dá rotação de marcha-lenta das antigas Chevrolet Brasil. Não tem um 5 a mais na informação, não Bob?
ResponderExcluirEm que pese o fato de dar para comprar dois Fiat 500 com o que a Citroen pede nesse carro, achei que 250 unidades/mês foi uma previsão até meio pessimista. Tem as qualidades do C4 VTR, com mais potência e menos peso, com o bônus de não ter aquele painel no lugar errado que a Citroen insistiu em colocar no "irmão maior".
E acertou também com um volante "limpo" sem aquele monte de teclas!
ExcluirEstou babando. Baita carrinho, deve ser mesmo muito gostoso de guiar.
ResponderExcluirBraulio,
ResponderExcluirClaro, 500 rpm abaixo, nào 5.500. Obrigado, já corrigi (viva a internet!)
Possivelmente o baixo número de unidades seja dificuldade de ter uma quota maior por parta da fábrica.
Com certeza um bom carro, mas não é nada demais. Só gostaria que os preços de carros aqui no Brasil fossem mais justos. Pagamos muito por pouco. "Não compre carro zero".
ResponderExcluirPodes ter certeza que se todo indivíduo como esse que escreve nesse blog falasse dos preços exorbitantes dos carros no Brasil os leitores e consumidores começariam a abrir os olhos para o que acontece aqui, pois com certeza muita gente não sabe o quanto o mesmo carro custa aqui do ladinho na Argentina, e assim a minoria que sabe é obrigada a continuar pagando pois a maioria não é informada pelos "jornalistas especializados" sob pena de não serem mais convidados a testarem os carros, e como eles não tem culhões para falar a verdade sobre os preços nós a minoria continuaremos pagando o "pato" pela maioria desinformada.
ExcluirEntão pergunto:
Bob Sharp porque você e outros jornalistas não falam em todas as avaliações sobre os preços dos carros praticados no Brasii?
Hummmm....umas molinhas esportivas e tá do meu gosto.
ResponderExcluirmolinha esportiva você precisa em um gol capenga ou vectra gt meio manco...
Excluirem um carro desses é quase um crise...
vai lá todo entusiasta e arrebenta com o acerto de suspensão...
esse tipo de "fuçador" é o que pode fazer um carro desse virar mico nas ruas...
Pisca
ExcluirTo sabendo
Vc gosta de andar com carro socado no chao e adesivo no vidro trazeiro escrito "NO MOLA"
Esse carro nao é para voce. Sugiro continuar com Fiats Gols etc.
Poo... Pisca, perdeu a chance heim...
ExcluirCarrinho rodando com 1 bar, talvez 1.3 no booster, baita tecnologia e vc lança uma dessa?
Comentário bom seria, o que é necessário alterar pra rodar com a potência do Mini top de linha (211cv)? hehehehe
ALIÁS CADÊ A FreaCKIN REDUÇÃO DE IPI PARA CARROS QUE OFERECEM DIFERENCIAIS TECNOLÓGICOS??? NÃO SAI DO PAPEL ESSA P...????? BRASIL IL IL IL!!!
Acho que o Pisca quis dizer "molas cortadas" ao dizer "molas esportivas".
ExcluirCertamente, será um peso nas costas do RCZ (e também do Mini). Além de certamente ser mais divertido, é (bem) mais barato e tem visual muito mais "chocante".
ResponderExcluirPerdi o gosto pelo para-brisa com degradè, me dá uma impressão estranha de carro barato ou dos anos 80.
Revisão de 60.000 km num carro dessa categoria por R$ 810? Duvido muito. Duvido não do autor do post, mas da postura do fabricante. Revisão de 60.000 km por esse preço, paga-se na rede Chevrolet pela revisão de um Celta (olha ele mais uma vez, é assunto de todo e qualquer post).
Bob, a BMW tá usando o mesmo motor no série 1 também, calibrado pra 170cv. O preço oscila em torno de 120.000. Anda o mesmo que esse DS3, mas com tração traseira e 50% a mais no preço. Vantagem que vejo no DS3 em relação ao BMW é o câmbio manual. Apesar de ter um C4 automático, estou tentado e trocar por um rocket pocket desse com a embreagem de volta. Acho que vai ter fila e ágio....aí tô fora!
ResponderExcluirÁgil virou coisa do passado. Graças a Deus;O NEW civic teve apenas 1 mês de ágil. estavam dando descontos antes da redução do IPI.
ExcluirMas se o New Civic ficou apenas 1 mês ágil deve ter dado algum problema no motor, reclame a garantia. O meu 2009 é bem ágil no trânsito
ExcluirFilipe, o seu deve ter algum componente mais robusto, enquanto do caro rapaz tem algum mais 'frágio'...
ExcluirO leque está aumentando, apesar de lentamente. Já temos Punto T-Jet, agora o DS3. Estamos carentes de pocket rockets. Que venham mais!
ResponderExcluirValias,
ResponderExcluirBem lembrado, em versões de 136 e 170 cv, ambas turbo.
Amigos,
ResponderExcluirInformações adcionais que podem ajudar a formar opinião:
Pisca,
As molas esportivas já estão no carro. Impressionante a precisão para guiar! Conselho: programe um Test-Drive... Solicite ao gerente da concessionária um percurso em que tenha a chance de perceber isso.
Júnior Valias,
Sem ágio. A Citroën não abona essa prática, pode apostar.
Bom "brinquedo" à todos!
CM
______________________________________
Christian Monteiro
ExcluirÉ pq eu gosto de carro rebaixado sabe?
Tds os carros q tive tiveram as suas suspensões modificadas p/ mim.
Uns 3cm mais baixo e esse DS estaria ótimo p/ meu gosto.
Coisa fácil de resolver c/ umas Eibach ou Bilstein da vida.
Vai estragar o acerto da suspensão do carro...
ExcluirSe comprar uma Ferrari, vai querer rebaixar também?
Thales Sobral
ExcluirEstragar pq?
Gosto de preparar meus carros para que fiquem ao meu gosto pessoal.
Não me satisfaço c/ oq me é oferecido pelas Montadoras, porisso sempre altero algo na mecânica dos meus autos.
Te garanto q o meu Set-Up é infinitamente superior ao de fábrica, pois eu altero as reações do carro p/ o meu estilo de pilotagem.
Uma Ferrari eu não rebaixaria, mas um Porsche 911 Turbo SIM! Usaria a msm suspensão da Porsche Cup, ou seja, molas H&R e amortecedores Sachs, c/ regulagem de altura e pressão.
Mas de acordo c/ vc, isso estragaria o acerto tbm né?
"Te garanto q o meu Set-Up é infinitamente superior ao de fábrica, pois eu altero as reações do carro p/ o meu estilo de pilotagem."
ExcluirUi bonzão! Falou o mr. Engenheiro-picudo-pilotão-filho-de-A.-Senna!
Você já partiu do pressuposto que a suspensão é ruim sem nem ter dirigido o carro... É, deixa pra lá! Manda bala na sua preparação!
ExcluirLanchelote
ExcluirEngenheiro não sou msm, mas sou piloto CBA, portanto tenho um estilo de pilotagem próprio, desenvolvido ao longo dos anos nas pistas.
Filho do Senna? Impossível, afinal de contas ele não gostava de mulher...
Thales Sobral
ExcluirMe mostre aí ONDE eu escrevi q a suspa desse carro é ruim.
Te juro q não encontrei tal afirmação.
Q mania de kerer dizer oq eu NÃO disse!
Repetindo mais uma vez: Gosto de preparar meus carros para que fiquem ao meu gosto pessoal, eu altero as reações do carro p/ o meu estilo de pilotagem.
Entendeu agora ou precisarei desenhar?
Pisca, vc não sabe de nada.
Excluir911 com suspensão da CUP? Cala a boca mermão! Tu nunca deve ter andado em nenhum dos dois pra saber.
O acerto dos CUP deixa eles muito mais rápidos na pista só que nenhum deles presta pra rua. Ainda mais comparando com as versões turbo do 911 que são carros calibradíssimos para andar no mundo real.
E grandes merdas ser piloto CBA. Para isso basta pagar anuidade, não existe nenhuma avaliação qualitativa para se ter essa carteirinha. Aliás eu tenho duas, CBA e CBM. E nem por isso me acho mais entendido do que os engenheiros da Porsche!!
Idiota!
Goiano roçeiro e capira, vc me envergonha!
Marcações ímpares não!
ResponderExcluirMarcações Bob tal que Bob = 10 + Sharp*20, sendo Sharp um número inteiro variando de 0 a 10.
Obrigado, mas as marcações (de velocidade)em toda a escala são ímpares. Não sei onde você quer chegar.
ExcluirNão Bob, 110, 130, 150 não são impares isso que ele quer dizer.
Excluirhuahauhauhauhauhau 150 número ímpar??
Excluirhahahahahahahahaha
olha que é engenheiro hein... formado na fafifó...
Preciosismo matemático... Acho que todos entendemos o recado, será que precisa esse rigor todo?
ExcluirAchei estranho o carro atingir velocidade máxima de 219 km/h e a velocidade máxima indicada no velocimetro ser de 220 km/h.
ResponderExcluirPor isso que é relativamente barato, economizaram no velocímetro, haha!
ExcluirMarcus,
ExcluirPode não ser habitual, mas não vejo problema algum nisso. Durante muito anos o Fusca tinha máxima de 110 km/h e o velocímetro só ia até 120 km/h.
É realmente... legal é marcar 260km/h mesmo que o carro não passe de 160km/h... só para mostrar para os amigos.
ExcluirISM
Mandei apagar meu conta-giros apartir de 2500 rpm, já que não uso mais que isso mesmo.
ExcluirSó vem com cambio manual?! ESPETÁCULO!!! Um carro para quem realmente gosta de dirigir! Um a menos na modinha (boba) dos automáticos...
ResponderExcluirAbraço
Lucas CRF
Vá dirigir em São Paulo com 165 cavalos e câmbio manual, então, pra ver como é legal "cambiar"!
ExcluirLucas,
ExcluirPenso do mesmo jeito que você. Adorei ler "o câmbio é exclusivamente manual de seis marchas". Para mim, esportivo tem que ser com câmbio manual tradicional. E o mais bacana é ser a sexta marcha overdrive, nada de close ratio desnecessário como muitos por aí.
É isso aí, Road Runner. E, convenhamos, com mais de 24 kg de torque a míseros 1400 rpm, dá pra ser wide ratio numa boa! E o melhor chegando às rodas do jeitinho que a gente quiser, seja no método WOT ou girando sem carga. Nada da nojeira do conversor de torque fazendo aquela zona...
ExcluirLorenzo:
carro pra mim é sinonimo de diversão. Não há um momento ou dia que eu vá sair de carro e que não venha um "oba" à minha cabeça. Cambiar pra mim é sim um prazer. E ainda tem a diversão extra de trocar no tempo, punta taco, aceleração interina e por aí vai. Felizmente moro em uma cidade cujo transito ainda é razoável, e tenho flexibilidade no horário de serviço. Em outras palavras: não pego tansito pesado. Me considero um abençoado em dirigir meus 40 km diários. É um prazer!
Lucas CRF
Eu dirigi em Sampa e Rio, com câmbio manual. Meu pé não caiu.
ExcluirTambém gosto mais do manual, mas ainda acho o mais correto oferecer as DUAS opções.
ExcluirQuem quer manual leva manual, quem quer automático leva automático.
Porque no mundo inteiro é assim e aqui ficamos à mercê do importador?
Uma pena não ter tração traseira. Mas, ainda assim, parece ser um ótimo carro. O futuro é este, motores turbo com injeção direta. Potencia aliada a economia de combustível. Esses sim deveriam ter edução de IPI. Não à redução de IPI para carroças.
ResponderExcluirDilmona quer abrir caixa preta das montadoras e cortar lucros do setor.http://www1.folha.uol.com.br/poder/1096261-dilma-quer-abrir-caixa-preta-de-montadoras-e-cortar-lucros.shtml
ResponderExcluirMeu Deus... minhas preces foram ouvidas ! Até que enfim um governante, não importa os motivos, dá uma dura nesse oligopólio dos fabricantes nacionais !! Vamos apoiar isso, gente, em vez de só reclamar na internet !
ExcluirFoi a chinesa Jaca Motors que pagou uma grana pra ela fazer isso!
ExcluirBox,
ExcluirQue pague, então! Mas que é um dever dela como governante zelar para que seu povo não seja enganado, lá isso é.
Em tempo: Quantos governantes o Brasil já teve que cumpriram esse mínimo dever?
Daaaale!!! Não sei o que está rolando nos bastidores, mas a priori estou gostando bastante dessa iniciativa!!! DAAAALEEE!
ExcluirCom certeza absoluta comprarei um usado daqui a alguns anos
ResponderExcluirUma pena ter o câmbio longo assim.
ResponderExcluirO câmbio tem 6 marchas. Se você gosta de giro alto, ainda por cima com essa bela relação peso/potência, não precisa engatar a 6a.!
ExcluirColoque um pneu 145-60 aro 12 nele que resolve.
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ExcluirCâmbio longo? A quinta está "casada" com a velocidade máxima do carro. Pense nele como um carro de 5 marchas, simples...
ExcluirO carrinho é muito bacana, tive a oportunidade de ve-lo ao vivo. Alias, a PSA tem sido uma surpresa agradavel ultimamente, ainda mais para mim que nao era muito fa da marca
ResponderExcluirInfelizmente o preço é absurdo. Nossos carros sao muito caros pelo que oferecem
Bob, pelo diâmetro e curso a cilindrada seria por volta de 1780 cm³, estaria mais pra um 1.8 que 1.6. Tem pé de coelho nisso ai! hauahua
ResponderExcluirTá certo, mesmas medidas do e-torq 1600. Não confunda 77 de diâmetro por 85 de curso com 85 de diâmetro por 77 de curso.
ExcluirConfundi, diametro pelo curso. Valeu!!
Excluir7,7²x 3,1416 x 8,58 = 1.598,15 cm³
ResponderExcluirparabéns a Citroen por trazer pocket rocket para o brasil, existe mercado e ainda estamos carentes disso.
ResponderExcluirMini S, BMW 130, etc... ainda é pouco para o terceiro maior mercado consumidor mundial.
Estou tentado a comprá-lo vou agendar um test drive na minha cidade.
terceiro maior?
Excluirvoltamos pra quinto... e esse ano devemos voltar pra sexto meu filho.
a India já nos engoliu...
Vai fazer muito sucesso, basta ee começar a vender bem pra começar a ter concorrência.
ResponderExcluir80 mil é caro... mas parece ser o carro mais divertido que dá pra comprar por menos de 100 mil. E não não me venham falar em Jetta TSI, que estou falando em diversão, né? Pena que por esse número de vendas, vai ser difícil ter um carro exclusivo de test-drive na concessionária daqui. Tem gente que vai dizer que é um C3 melhorado, mas duvido que não arranque um sorriso de quem dirigi-lo!
ResponderExcluirhahaha Dirija um TSI antes ok.
ExcluirBah...
ExcluirSou mais o meu AX GTI.
rsrs, falai, colocar um turbo de leve no AX, faz um estrago danado!! Queria um.. quer trocar num Xantia?? hehehe
ExcluirCaro Anonimo 23:08 - Eu JÁ DIRIGI um TSI e sei como é bom de aceleração. E o câmbio também é bacana, é um belo carro, mas AINDA É SÓ UM SEDÃ BEM VELOZ! Diversão não é só isso, vc está confundindo as coisas.
ExcluirA PSA faz alguns carros que dão água na boca, pena que depois podem dar indigestão.
ResponderExcluircara, dão indigestão por causa do mercado, falta de informação, facilidade (dificuldade) de peças.. esses PSAs que dão agua na boca tem que ser segundo carro
ExcluirSó compro se vier com as películas insulfilm G5 instaladas em todos os vidros sem custo adicional!!
ResponderExcluirBOX666
ExcluirEntão pode ir desistindo, esse você não vai comprar.
Box666
ExcluirDeixa de ser "piolho de pombo".
Vc nao consegue dirigir direito com vidro limpo...
Com G5 entao ... vai parecer o Mr. Magoo!
Pode ir desistindo? O que não falta é CC fazendo isso!!! Minha irmã acabou de pegar um Renault 0km... Eu avisei!!! Não teve jeito! G5 preto igual a lata!!!! E ainda falaram pra ela que é G20!!!
ExcluirBOX666, pode ir amarradão pra CC, que por 80 paus no bichinho, eles vão dar o filme e muito mais!!! rsrsrs
Aliás, Bob os caras nem pra separar o tal branco Banquise pra você heim... Tá sem moral heim Bob! (é brincadeira heim!)
Em breve teremos mais um turbo manual disponível no Brasil, o Fluence Sport com 180 cv (na Europa o mesmo rende até 250cvs nas versões RS) e também na faixa de 80 mil. Um hot não muito pocket...rsrsrs
ResponderExcluirGostaria de ver por aqui o 500 abarth e o Clio RS também, pena que a Renault virou Dácia (cusp!) por aqui.
Um digno sucessor do C4 VTR, com um pouco a mais de pimenta e alguns quilinhos mais magro, como os esportivos têm que ser. E ainda por cima vendido exclusivamente com câmbio manual de 6 marchas bem escalonado, sexta marcha overdrive, como tem que ser. O que mata (e isso com todos os carros) é o preço aqui no Brasil...
ResponderExcluirri muito com o chassi "papai e mamãe"
ResponderExcluirÉ ISSO AÍ BOB!!! ESSE CARRO É TÃO BOM QUE ATÉ VOLTEI AQUI PRA COMENTAR!!!
ResponderExcluirATÉ QUE ENFIM!!!
ResponderExcluirAPESAR UM POUCO DO PREÇO AGOOOORA TEMOS ALGO PARA QUEM GOSTA DE CARRO!!!
Pocket Rockets are back!
Não gostos dos Citroens atuais; sua dirigibilidade pouco envolvente, ergonomia as vezes falha..caixa manual um tanto dura, um tanto vaga. Motores que precisam girar muito para um rodar palatável....
ResponderExcluirEspero que esse carro seja um novo capítulo entusiasta; e parece que é!
MFF
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ResponderExcluirAí está um carro plenamente desejável.
ResponderExcluirSem dúvida, uma máquina autoentusiasta!
ResponderExcluirBob, sobre o interresfriador (intercooler), sei que existem os que funcionam a água e outros que usam somente ar. Qual o sistema deste Citröen?
Mineirim
ResponderExcluirÉ ar-ar.
Um carro à prova de Gérsons. Gostei.
ResponderExcluirahhhh por 50 mil dilmas eu me enfiava de cabeça...
ResponderExcluirCompre um usado daqui alguns anos ....
ExcluirTenho MEDO de comprar carro da Citroen. Peças caras, manutenção complicada e desvalorização. Um mico.
ResponderExcluirCreio que esse carro foge um pouco desse padrao Citroen, que tambem muito me assusta.
ExcluirAcho que vai se comportar como os outros "cult car" (Mini,Beatle,500,A1) que tem bom valor de revenda. Quanto a manutencao apesar dos valores de revisao anunciados , nao creio que será barata.
Mas a Citroen tem uma boa oportunidade de mudar essa imagem com esse carro, adotando atendimento melhorado e precos justos.
ao menos pode ir em uma loja Peugeot, BMW ou Mini e encontrar peças que sirvam...
Excluirfalaram aí do câmbio manual...
ResponderExcluirESSE NÃO É UM CARRO PARA GÉRSONS, NOVOS RICOS, EMERGENTES OU COISA QUE PAREÇA.
Pra estes já existem Corollas e Tucsons...
Mais pura verdade.
ExcluirBS
ResponderExcluirNotei que o curso dos pistoes é longo (85,8mm)
Isso gera uma velocidade plana de pistao de aprox. 19m/s a 6.500rpm.
Nao seria um valor relativamente alto? Qual seria um limite de seguranca para a vel. plana de um pistao(motor de rua)?
Abs
Tirando os motores Mercedes e BMW, não existe um único motor de 4 cilindros em carros à venda no Brasil que não tenha curso longo e biela curta - naturalmente, não me refiro aos 1.0, que têm uma tremenda "folga" de dimensionamento. Nem os motores TSi se salvam. Alguns têm árvores de balanceamento, que neutralizam as vibrações, mas não a causa delas - dimensionamento inadequado. Entretanto, com as técnicas e materiais de produção atuais, isso jamais causaria problemas ao primeiro ou ao segundo dono do veículo.
ExcluirMas, para quem é purista, só mesmo recorrendo àquelas duas marcas.
prefiro mil vezes um Sport6 ou um Sonic... pelo menos não viram mico e na hora de vender é bem mais garantido.
ResponderExcluiresses carros estilosos nao sao para nosso mercado. como uma família pode viajar com um carro desses?
Gérson Vieira... rsrs
ExcluirCara... é que esse carro não foi pensado para uma família...
ExcluirEntão explica como o SMART está fazendo tanto sucesso? Cabe uma família inteira nele? Só se for de hamsters....
ExcluirSe vocês gostam de perder dinheiro...
ExcluirEu não. Minha compra é segura, por isso venho trocando meu Corolla a cada dois anos, é batata, cheque visado!
Você perde mais dinheiro assim que andando de bicicleta ou de carro antigo. Impressionante que tem gente que não entende que cada pessoa tem preferências e necessidades diferentes, quem compra um DS3 não é para andar com toda a família dentro. Mas esse tá com cara de troll
ExcluirHahaha sério mesmo que o pessoal vai cair na desse troll master?
ExcluirTroller... hehehe!
ExcluirDon't feed the troll...
ExcluirDepois dos 60 mil Km, melhor nem Deus saber (rsrs)!
ResponderExcluirO verdadeiro "Pocket-Rocket", para quem pode pagar. Consegue-se algo parecido com 1/4 do preço, ou menos, se a pessoa não fizer questão de zero-Km ou modelo novo ou gastar sola para procurar peças...
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ExcluirVai vender mais que o C4 VTR, pois além dos playboys e dos entusiastas, esse DS3 ainda pega o público feminino, fashion, esses aí que andam de 500, Niu Beatles & cia.
ResponderExcluirNa boa, pelo conjunto, esse carro acaba de acabar com MINI, 500, Beetle, BMW118, etc.
ResponderExcluirNa Europa ele vem sendo muito elogiado... deve proceder.
Alguém saberia dizer quais seriam as cores disponíveis? Deve ser lindo com qualquer uma, mas bem que podia ter várias fora do eixo preto/cinza/branco e suas variações...
ResponderExcluirRafael,
ExcluirClique aqui para abrir o configurador do DS3.
Divirta-se!
Rafael
ExcluirAs cores disponiveis estão no final da ficha técnica.
vou dizer uma coisa: é importante ser entusiasta; antes de acessaro blog pensei "que carro caro e sem graça", mas depois de ler as impressões do Bob, estou ansioso para dirigi-lo. para béns pela qualidade de comentários equipe do AE!
ResponderExcluirMuito legal! Mas, como é que a a gente consegue pagar o brinquedo em 60 prestações? Ainda não dá, né! Quem pode, compra à vista, na bufunfa, e tem varias outras opções. Nosotros, do andar térreo, só temos é que agradecer pelo post e pelos minutinhos de devaneio, viajando na maionese ao volante da maquina! Mas que droga, a gente continua podendo apenas sonhar!
ResponderExcluirEsse é pra autoentusiasta. Estava pensando em ter um, até que hoje fui multado na estrada perto da minha cidade por ter feito uma ultrapassagem num caminhão muitoo lento após ter passado uma lombada. O caminhão hiper-carregado andando a lerdos 20km/h, ninguém vindo em direção contrária, sol claro, mas...uma viatura da PRF logo ali captou o meu "grave" crime e me fez parar. Sem contar que a máxima por aqui (e em 90% do estado) é de 80km/h na estrada, tirando totalmente o prazer de guiar. Hoje pensei seriamente em, no próximo ano, trocar o meu carro por um 1.0 depenado, nem ar ou trio elétrico. Ah, lombada em BR? sim, o governo pode desrespeitar leis; nós, não.
ResponderExcluirRicardoBF
RicardoBF
ResponderExcluirArmadilha, é evidente. Os caras da PRF conhecem o ponto e ficam de tocaia. Vergonhoso. Tinham é que parar o caminhão e autuá-lo por velocidade insuficiente. E não tinha nada que ter lombada.
Fui multado dessa mesma forma recentemente. Reta com visão,um focu sem luz de freio puxando uma carretinha a 40 por hora, sem arvores, só uma plantação de cana baixa, ou seja eu via as marginais. Mas não vi os vigilantes rodoviários... Me deram uma de 190 dilmas...
ResponderExcluirAbsurdo!!! Só temos deveres neste país! PAÍS DE MERDAAAAAAAAAAAA! Nem vou comentar o que rolou estes dias com familiares meus pra não me embrulhar o estômago novamente... MAS OS BANDIDOS QUE DEVEMOS TEMER ESTÃO FARDADOS!!!
ExcluirSerá que esses 9 cv's a mais não são cavalos-caoa? Daqueles que procriam no caminho.
ResponderExcluirNão são. Esse motor pode ter 136cv, 156cv, 165cv, 170cv e 184cv, até onde eu sei. (BMW 118, Peugeot 3008, Peugeot 406/Citroen DS3, BMW 118, BMW 320 respectivamente)
ExcluirTem também 200 cv no Peugeot RCZ. Motorzinho sensacional.
ExcluirHoje fiz um longo testdrive com o DS3. Impressionante o foguetinho. Câmbio delicioso. É tudo o que o Bob falou. Os bancos de couro são muito caros, portanto dispensáveis, pois os bancos de série têm tecido agradável e laterais em camurça. As cores metálicas são mais caras, acrescentam 1.200 reais. Só o branco, amarelo e vermelho custam os 79.900. Vale o quanto custa. Vai para minha garagem em breve.
ResponderExcluirComo será que deve ser o DS4 então??
ResponderExcluirTambém pra segundo carro teria um DS3 com uns dois anos de uso...
Fiz o teste drive. Que carro, que estabilidade, que desempenho... Verdadeiro esportivo. Outra coisa bacana foi o atendimento da CCS. Estou disposto a comprar pelo custo/diversão.
ResponderExcluirMC
C4 Exclusive Sport (hatch 2.0 - R$70.000) ou DS3 (1.6 THP - R$82.000)? O que vocês acham? Comparar o C4 com o DS4 é meio complicado pela diferença de preço...
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