Foi uma disputa muito acirrada entre os franceses da Peugeot e os alemães da Audi na última etapa da série Intercontinental Le Mans Cup, em Zuhai, em uma batalha ao longo dos 1.000 km da corrida.
Nos últimos minutos, o 908 HDi FAP de Sarrazin e Montagny garantiu a vitória (terceira do campeonato) e o título para a equipe francesa. Em segundo e terceiro estavam os Audi R15+, que neste ano tiveram dificuldades em acompanhar os bons resultados do 908.
A grande novidade, entretanto, estava na divulgação de fotos do novo carro da Peugeot para o próximo ano, até então batizado de 90X. As fotos abaixo mostram o carro.
Nos últimos minutos, o 908 HDi FAP de Sarrazin e Montagny garantiu a vitória (terceira do campeonato) e o título para a equipe francesa. Em segundo e terceiro estavam os Audi R15+, que neste ano tiveram dificuldades em acompanhar os bons resultados do 908.
A grande novidade, entretanto, estava na divulgação de fotos do novo carro da Peugeot para o próximo ano, até então batizado de 90X. As fotos abaixo mostram o carro.
O grande diferenciador visual está na adoção de uma placa plana vertical atrás do habitáculo que se estende até a asa traseira, recurso já utilizado em outros carros da categoria e na F-1. Sua função é de aprimorar estabilidade direcional em grandes velocidades e também, de acordo com a Peugeot, impedir que em caso de uma rodada em alta velocidade, o carro decole quando está de lado, como aconteceu com o 908 anteriormente.
Muitos outros detalhes das modificações aerodinâmicas, que com certeza existem e são muito significativos no desempenho do carro, não são tão perceptíveis como a barbatana. Os principais trabalhos são no assoalho e no que chamam atualmente de "fluxo interno de ar", que responde pelo ar que se move entre as partes internas do carro, como pelas caixas de roda, laterais do monobloco e radiadores. Assim que tivermos mais informações sobre a evolução do 90X, poderemos fazer um comparativo, como fizemos com o Audi R15 aqui.
Mudanças no regulamento da categoria fazem com que a motorização adotada seja um mistério. Há boatos de que o V-12 diesel permanece, também falam em um V-6 biturbo, mas pela tomada de ar no teto do carro, arrisco dizer até que pode ser um motor aspirado. Não podemos descartar um modelo híbrido, pois o próprio 908 já foi mostrado como conceito híbrido. Assim que tivermos mais informações, novo post.
Muitos outros detalhes das modificações aerodinâmicas, que com certeza existem e são muito significativos no desempenho do carro, não são tão perceptíveis como a barbatana. Os principais trabalhos são no assoalho e no que chamam atualmente de "fluxo interno de ar", que responde pelo ar que se move entre as partes internas do carro, como pelas caixas de roda, laterais do monobloco e radiadores. Assim que tivermos mais informações sobre a evolução do 90X, poderemos fazer um comparativo, como fizemos com o Audi R15 aqui.
Mudanças no regulamento da categoria fazem com que a motorização adotada seja um mistério. Há boatos de que o V-12 diesel permanece, também falam em um V-6 biturbo, mas pela tomada de ar no teto do carro, arrisco dizer até que pode ser um motor aspirado. Não podemos descartar um modelo híbrido, pois o próprio 908 já foi mostrado como conceito híbrido. Assim que tivermos mais informações, novo post.
MB
A gente acaba nem sabendo mais para quem torcer...os Peugeots são lindos e os Audis tb...aquela passagem dos franceses em 2007 pelo Brasil deixou saudades...
ResponderExcluirCaro MB.
ResponderExcluirMuito obrigado por manter-nos informados sobre as últimas novidades da série Le Mans. É uma vergonha não haver nenhum tipo de espaço no tão vasto rol de pessoas que "cuidam" de noticiar automobilismo no Brasil. Lamentavelmente ficam falando sobre as mesmas coisas...
Aproveito e compartilho a opinião do Franciso J. Pellegrino: desde que esses carros (908) vieram pra uma etapa aqui em Interlagos deixaram um gostinho de quero mais.
Grande Abraço
MRA
Parabéns Milton, bela homenagem na aposentadoria desses extraordinários veículos.
ResponderExcluirPelo que me consta o 908 nos seus quatro anos de vida nas pistas disputou 28 corridas e venceu 19.
Creio que as outras 9 foram para a Audi (confirme por favor).
Nada mal...
Abraço
Nem todas foram vitórias da Audi, pois em diversas provas a equipe alemã não participou.
ResponderExcluirabs,