Sempre que atendemos a um convite dos fabricantes recebemos um "kit", que é composto do release propriamente dito (principais informações sobre o produto), um bloquinho de papel, uma caneta e mídias de todo o tipo, com fotografias, vídeos e apresentações gráficas.
O conteúdo dessas mídias é vasto, com detalhes que muitas vezes passam despercebidos ou não são convenientes ou oportunos para divulgação em outros veículos de comunicação, como as publicações impressas em geral. Afinal de contas, papel e tinta custam muito dinheiro.
Como aqui temos espaço de sobra, veremos alguns detalhes do Honda CR-Z que ficaram implícitos em outros veículos de comunicação.
3 modos de condução - Aí estão os três modos de condução do Honda CR-Z, que podem muito bem ser apelidados de (de baixo para cima) de "miserável", "pão-duro" e "entusiasta".
No primeiro modo o carro lembra bastante um carro popular com motor de 1 litro e bem mais de 1 tonelada de peso (não citarei fabricantes e modelos) , além de uma maior resistência no pedal do acelerador. O sistema start-stop só funciona nesse modo. Em modo normal o carro se comporta como um carrinho ordinário: nada chocho, mas também nada que empolgue, medida exata para o dia a dia. Algo semelhante a um Honda Fit 1.5.
Já no modo rock'n'roll (outro apelido formidável) a resposta do acelerador passa a ser imediata: um leve toque no pedal em ponto morto e o motorzinho avisa que está ali para ser molestado, bem arisco. Um colega disse que percebeu uma sonoridade mais encorpada no escapamento, outro relatou uma diminuição da assistência elétrica na direção: pouco provável no primeiro caso, razoável no segundo.
Padronagem do estofamento - Não via algo tão bom desde o tecido xadrez utilizado nos Recaro dos Gol GT/GTS/GTi das décadas de 80. Muito melhor e mais agradável do que qualquer revestimento em couro, ainda que seja claro e fácil de sujar. Mas isso não deve preocupar o dono de um carro que carrega apenas um casal e dois cãezinhos shih-tzus: não há lugar para crianças no CR-Z.
Assento traseiro? Simplesmente não há. Trata-se de um carro mais honesto que o Porsche 911, que apresenta dois "faz de conta" na parte traseira que não servem sequer para torturar um cunhado chato (lembre-se: na pior das hipóteses, ele estará a bordo de um 911...).
No lugar dos falsos assentos há apenas dois buracos, um para cada shih-tzu. O espaço foi sabiamente dividido para que a sua mochila da academia não fique voando de um canto para o outro quando você voltar para casa em ritmo entusiasta. Uma boa bolsa de golfe, só no porta-malas, mais do que suficiente para um casal.
Pedais: Muito semelhantes aos do Civic Si, com exceção do acelerador, que é suspenso e não pivotante no assoalho. Perfeitamente posicionados, facilitam muito a vida de quem ainda aprecia a atividade de enganar o Criador, apertando três pedais com dois pés: o punta-tacco.
Instrumentação: esqueça todo o resto, principalmente a plantinha no canto esquerdo inferior, que vai crescendo à medida em que seu modo de condução vai ficando cada vez mais limpo e ecológico. Preocupe-se apenas com conta-giros, este sim o seu melhor amigo.
Assoalho do porta-malas: Não procure pelas baterias embaixo do estepe: você não irá encontrá-las em lugar algum, estão muito bem escondidas e provavelmente muito bem localizadas, de modo a contribuir com ótima distribuição de peso. Os audiófilos apreciarão o sub-woofer que se encontra no canto esquerdo inferior, embora o melhor som seja mesmo o do motor.
FB
Muito bom!
ResponderExcluir"No lugar dos falsos assentos há apenas dois buracos, um para cada shih-tzu"
sensacional! hahahah
Felipe, no CR-Z há diferença de desemepenho dependendo do nível de carga das baterias?
ResponderExcluirBiTu, esse carro é muito show, mas cá entre nós, você pirou com esse carro né?
ResponderExcluirAnônimo
ResponderExcluirDifícil dizer, não chegamos a experimentar o carro com pouca carga na bateria. Mas eu acredito que não.
FB
fiatentusiastas
ResponderExcluirGosto muito de carrinhos pequenos, rápidos, baixos e leves. Talvez pelo fato de eu ser grande, lento, alto e pesado.
:)
FB
Hahahaha, a plantinha vai crescendo? Como se fosse regada, muito cômico! Se trata de um belo carrinho, sem dúvida Felipe. Percebi que ele não tem pneu sobressalente, por acaso ele vem com um daqueles kits de reparo à furos?
ResponderExcluirRenan Veronezzi
Interessante foi a Honda informar o torque a 1000 rpm (17,7) do motor como sendo o seu máximo... e a imprensa ter caido de patinho na informação. Tiveram a clara idéia de que seu máximo real - "lá em cima" - iria levar os jornalistas a escreverem a velha bobagem (comum nos 16v) de que "não tem baixa", como se o valor caisse de para-quedas na rpm de máxima. São nada menos que 22,8 kgf-m a 4800.
ResponderExcluirÉ a burrice contaminando por osmose até os fabricantes.
Não entendi esse carro. Tem 2 lugares, mas não é esportivo. É econômico, mas não é barato. Pra quem é esse carro? Parece que só atende mesmo um casal sem filhos bem de vida filiado ao Greenpeace. Tirando isso não serve pra mais ninguém.
ResponderExcluirRodrigo Laranjo,
ResponderExcluirVocê disse tudo, esse carro é uma verdadeira bobagem. O Fit hibrido sim tem suas vantagens, pois há espaço e bagagem com 3,90 m de carro apenas.
É coisa pra americano ver. E o Insight é um furo n'água, é muito pouco desempenho (igual o Fit híbrido do Japão e europa) para o que um americano espera. Ele deveria ter o desempenho do CR-Z.
Renan Veronezzi
ResponderExcluirTem pneu sobressalente sim, só não está na foto.
FB
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAntonio Martins
ResponderExcluirNo caso do CR-Z, a Honda divulgou 20 kgf.m a 4800 rpm (e não 22,8 kgf.m).
Torque máximo entre 1000/1700 rpm só no caso do Insight (17 kgf.m).
FB
Só para lembrar que CR-Z sem assento traseiro é de especificação americana. O do Velho Mundo o tem:
ResponderExcluirhttp://www.crzero.com/articles/wp-content/gallery/2009-tokyo-motor-show/crz_rear-seats_tms2009.jpg
http://www.crzforum.com/pictures/Sept09/crz.rdark.backseat.jpg
http://image.motortrend.com/f/28373860+w750/2011-honda-cr-z-rear-seats.jpg
A exemplo do Bitu, também gostei do tecido dos bancos e torço para que essa moda do couro acabe o quanto antes. Bancos de tecido são mais fáceis de manter, bastando um bom aspirador para o grosso do serviço. Fora isso, são mais adequados ao nosso clima.
Mais ainda, deveria haver a opção de tecido também em carros topo de linha, justamente para conciliarmos a praticidade a um acabamento melhor. Aliás, seria interessante falar sobre essa courificação de nossos carros, pois ela inclusive desestimulou a produção de tecidos melhores. Quantas não são as vezes em que vemos um tecido de banco de carro atual em versão que nem de longe é de entrada ser muito pior que aqueles rústicos simplesinhos, mas bonitinhos usados em modelos basicões de uns 20 anos atrás?
Rodrigo Laranjo
ResponderExcluirParece que só no Japão o CR-Z vendeu DEZ VEZES MAIS do que o esperado, nos EUA as vendas começaram em agosto e ele já vende mais que Golf GTI, Mitsubishi Eclipse e Mazda MX-5.
Público alvo desse carro? Não sei dizer, mas está fazendo sucesso, apesar das limitações é um carro muito desejado, motivos não faltam.
FB
Anônimo das 15:29
ResponderExcluirEsse banco traseiro do CR-Z europeu só não é pior do que o do Audi Sport Quattro.
FB
Anônimo das 15:29,
ResponderExcluirQuanto ao couro, já penso de forma diferente, imagino que sejam mais fáceis de limpar.
Os bancos do Ka são de tecido e cada volta de carro com minha cachorra (Husky Siberiano) significam, ao menos, 40 minutos aspirando pêlo até no teto, além de escovar os bancos.
Nesses casos, com bancos de couro, a aspirada seria mais rápida, bastando um pano úmido para tirar o pó.
Porém, couro tem uma série de problemas:
ResponderExcluir1) Fica (bem) quente no calor e (bem) frio no inverno;
2) Precisa de hidratação;
3) Mesmo que tenha ranhuras no desenho, os ocupantes deslizam mais facilmente em curvas;
4) É mais fácil couro ficar craquelado do que tecido de boa qualidade ficar rasgado, esgarçado ou puído.
Tenho carro com banco de couro há quatro anos e, ainda que seja um carro ótimo, daria tudo para ter forrações de veludo, justamente por ver o quão mais práticas são.
FB, tira uma dúvida: Quantas recargas a bateria aguenta?
ResponderExcluirComo se faz a manutenção disso? Quanto custa????
O Volt, pelo jeito é igual iPod. Acabou a bateria, joga o carro fora e compra outro.
Twist-Beam dominando o MUNDO !
ResponderExcluirCusto baixo, mais leve que qualquer outra indenpendente. Quando bem acertada fica show !
Como no caso do Ford Ka tupiniquim e "gringo"
Bitu
ResponderExcluirVc me levou as boas lembrancas de um GTS 92 com rodas BBS e recaros com padronagem xandrez.. peguei algumas vezes emprestado do meu irmao .. realmente fica muito bonito !
By the way.. vc tem um Civic Si? Parece ser um carro fantastico! Anda muito?
Abracos
''carro mais honesto que o Porsche 911''
ResponderExcluircara vc ta querendpo mesmo gerar polemica ... , se passarm varias coisas pra diser quando vi que tinha escrito mais sobre o '' carro'' ai ... que bom que ta gerando visualisações esse papo.
O sabe-tudo Antonio Martins deveria acessar http://automobiles.honda.com/cr-z/specifications.aspx e checar o torque oficial do CRZ.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAnônimo 19/11/10 14:20
ResponderExcluirO pessoal tem preguiça de somar, buscar informação, ou de converter medidas. O que eu relatei está no site internacional da Honda. Fico feliz de a carapuça ter serviço a você.