Saab 900 Turbo 1991 e Saab 9-3 Turbo X 2008 |
Saab é uma de minhas marcas preferidas, pois são carros esquisitos. Eram, ao menos até o início da década de 1990, quando a GM adquiriu a divisão de automóveis dessa fabricante de aviões, carros e caminhões (lembram-se do nome Saab-Scania?) e iniciou os projetos comuns, utilizando muitos componentes Opel, principalmente.
Agora em 2008, a Saab apresentou o Turbo X, ou Turbo Black, modelo especial sobre o 9-3, seu menor carro, reeditando a série negra que foi o apogeu do clássico 900 Turbo, apenas menos raro que a última série, chamada de Ruby, ano 1993.
Aproveitaram agora também para estrear a tração nas quatro rodas em carro de passeio da marca, sistema chamado de xwd (cross-wheel-drive).
Pois bem, é um sedãzinho médio com produção limitada (não sei por que bancar a difícil), com 40,8 m·kgf de torque e acelerando de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Uma maravilha da engenharia Saab + GM, pouquíssimo divulgada no Brasil, como é de praxe com a marca.
Os Saab da General Motors são menos estranhos do que os clássicos, quando os suecos malucos estavam sozinhos em casa para fazer o que quisessem, mas são carros sempre com alguma característica fora do comum. Uma marca que vale a pena conhecer.
JJ
Juvenal,
ResponderExcluirVocê bem que poderia fazer uma listinha, incluindo explicações, de características únicas dos Saabs.
Vou esperar.