No ano de 1957, Ed Cole finalizava os protótipos de seu novíssimo flat-6 arrefecido ar de 2,3 litros, todo de alumínio e com dupla carburação. O carro que levaria este motor era a menina dos olhos de Cole, o Corvair. Cole sonhava com este avançadíssimo compacto desde seus anos de Cadillac e agora, como engenheiro-chefe da Chevrolet, podia empurrar o revolucionário conceito. (Cole viria a ser o "presidente" da Chevrolet, e depois executivo-chefe da General Motors, até 1975).
Mas como o carro ainda estava anos à frente em 1957 e Cole queria muito experimentar o motor, fez o inusitado: comprou alguns Porsches 356 e montou o motor, câmbio e suspensão traseira do futuro Corvair nos carros... Efetivamente, criou o que se tornaria o 911, sete anos antes da própria Porsche....
Cole levou um deles a Pikes Peak, se divertiu horrores com o "911", e o resto é história.
A Chevy chegou a oferecer Corvairs Turbo, com até 180 cv do pequeno flat-6. Também pré-datou outro famoso Porsche em mais de 10 anos.
A maior ironia é que o idiota do Nader conseguiu acabar com o mais dinamicamente eficiente carro americano de sua época, atacando-o porque "saía de traseira". O Corvair era muito superior aos Porsches e até ao onipresente VW...
Sempre fui louco por Corvairs, tara automobilística que nem eu consigo explicar. Acho que tem algo a ver com o fato de que adoro Chevrolets e Porsches, e o Corvair é um amálgama do que gosto nas duas marcas. Adoro todos eles, e sinto inexplicáveis espasmos de prazer quando vejo algo como a foto acima (publicada no site Autoblog).
A Rampside pick-up é um negócio inexplicavelmente cool. Me sentiria um completo depravado a respeito desta tara se não fosse compartilhada por muita gente boa. Como este sujeito aqui.
MAO
Marco,
ResponderExcluiresqueceu de notar que o comportamento sobreesterçante era devido à falta de conhecimento dos próprios proprietários do carro. Num mundo onde todos os carros usavam pressões iguais nos 4 pneus, o Corvair confiava num diferencial grande de pressões (15 psi à frente, 26 psi na traseira) para seu comportamento dinâmico ser bom....
o carro virou alvo pela incapacidade de seus donos, é mole?
Egan, meu caro,
ResponderExcluirMuito bem lembrado!
É difícil achar um com pressões certas nos pneus até hoje, e muita gente boa ainda fala mal deles.
Quiz para vc: acertou na mosca as pressões do sedã. E qual era o recomendado para as picapes Corvair? (Rampside, Lodside)
Abraço!
MAO