Nunca tive vontade alguma de ter um carro japonês. É claro que os japoneses hoje em dia são mestres da arte de fazê-los, mas a maioria deles é tão chata e sem alma que parecem um tango com a irmã. Mas o destino quis que caísse um Nissan Maxima, do ano de 1995, em meu colo. Foi um daqueles negócios que não dá para passar, carro em bom estado, preço irrecusável.
Mas o que é surpreendente é quanto gostei da barca. É enorme, confortável, e incrivelmente sem barulhos para um carro com 13 anos e 100 mil km. “Those damn Japs” realmente sabem fazer carros que duram. O melhor é o V-6 lá na frente: forte e suave feito seda, de 700 a 7.000 rpm. Ainda estou me acostumando com a velocidade que o bicho entrega.
É interessante notar que 20-30 anos atrás, quando era um garoto, um carro com um V-6 de 3 litros, 24 válvulas, 4 comandos e injeção eletrônica era coisa de sonho. Hoje, graças principalmente aos japoneses, é coisa que qualquer um pode experimentar.
Como uma coisa leva a outra, e não podendo ser de outra forma com este que vos fala, deixo aqui para vocês mais uma magnífica lista “10 best”: Os 10 melhores carros Nissan/Datsun de todos os tempos!
1) Skyline GT-R R32 a R34:A original Besta-Fera japonesa. Seis-em-linha, turboalimentado até um milímetro de distância do fim de sua vida, tração total, mais computadores que a mansão de Bill Gates. Carro japonês para japoneses, só disponível oficialmente em seu mercado, com direção do lado direito, mas que ganhou fama mundial devido a videogames (how jap is that?!?)
2) Datsun 240Z:No seu lançamento, este lindo cupê de seis cilindros em linha tinha desempenho de 911 pela metade de seu preço. Ainda belo e interessante hoje, 38 anos depois.
3) 300ZX (Z32, 1989 - 1996):Da turma de supercarros japoneses dos anos 1990 (Toyota Supra, Mazda RX7) que trouxeram desempenho de Ferrari a níveis acessíveis.
4) Nissan GT-R:O carro, que não tem mais Skyline no meio, não tem quase nada em comum ao antigo sedã. Mas não importa. Carinhosamente apelidado de "Godzilla", é um monstro. Mais de 500 cv (apesar da Nissan declarar "apenas" 480), e 325 duendes mágicos japoneses que fazem toda a potência ir ao chão, SEMPRE.
5) Maxima:OK,OK, essa foi meio parcial. Mas desde 1990 a Nissan redefiniu o sedã esportivo de tração dianteira com o Maxima. Primeira casa do V-6 "VQ", junto com o 300ZX contemporâneo. Esse V-6 de alumínio hoje está na maioria dos Nissans, inclusive no demoníaco GT-R.
6) R390 GT1:Carro de corrida para as ruas. Veloz, raro, caríssimo, sexo sobre rodas.
7) 350Z:Carro esporte moderno que não tem o sucesso que merece. Faz a gente pensar: quem precisa de um Porsche?
8) S-cargo:Escargot! Furgãozinho de entrega com cara de caracol, somente para o mercado japonês.
9) Titan:Primeira picape full-size que realmente ameaçou as americanas.
10) 240SX, circa 1995:
O que mais desejo. Cupê pequeno de tração traseira moderno, espécie em extinção. Só queria achar um que tivesse escapado dos malditos "Velozes e Furiosos"...
MAO
Referindo-se ao 240SX 95, e até mesmo a outros modelos japoneses, difícil mesmo achar um que não tenha sido estragado pela mania Velozes e Furiosos.
ResponderExcluirQto ao Maxima, carrão msm, apesar de desconhecido para muitos, tecnologia de ponta na época.