CONVERSA DE PISTA


Tufão Vettel


Sem o previsto tufão, rivais ficam no vácuo de Vettel, cada vez mais próximo do quarto título na F-1. Massa erra na primeira volta, mas ganha fôlego para assumir Sauber. Congresso da SAE discute futuro do automobilismo brasileiro


Vettel venceu a quarta corrida consecutiva (foto Red Bull-GEPA)


O esperado tufão não apareceu e o alemão Sebastian Vettel deu mais uma exibição de superioridade ao dominar o GP da Coréia no mais autêntico estilo barba-cabelo-bigode: largou na pole position, liderou de ponta a ponta e fez melhor a volta da corrida. Kimi Räikkönen e Romain Grosjean completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente, repetindo o resultado que o time de Enstone conquistou nos GPs do Bahrain e Alemanha. Em São Paulo, ontem, o Painel Motorsport do Congresso 2013 da SAE BRASIL reuniu especialistas e apaixonados para debater o futuro do automobilismo nas próximas três temporadas, quando o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e o Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

Líder do Mundial liderou de ponta a ponta e fez a volta mais rápida (foto Red Bull-GEPA)

Na Coréia, Felipe Massa prolongou seu calvário em busca da ressurreição: arriscou na primeira volta e ao frear na parte suja da entrada para a curva 3 rodou e ficou fora da luta pelas primeiras posições. Esta reportagem da SKY TV britânica mostra bem o erro do brasileiro, veja clicando aqui. Enquanto isso Vettel ganhou a quarta corrida seguida e agora soma 272 pontos, contra 195 de Fernando Alonso; situação essa permite que o alemão garanta o título da temporada — o quarto consecutivo em sua carreira —, no GP do Japão, caso após a corrida de domingo próximo, em Suzuka, aumente para 100 pontos a vantagem sobre o espanhol. Não aposte contra essa possibilidade...

A previsão do tempo para a corrida Coréia indicava a possibilidade de chuvas fortes e até um tufão, mas a ventania acabou acontecendo mesmo de outras formas. Na pista, Sergio Perez teve problemas com os pneus Pirelli: ele ocupava o quarto lugar quando o pneu dianteiro direito estourou, o que forçou uma parada para trocar a asa dianteira e substituir os borrachudos italianos. Perez e Mark Webber reclamaram, após a prova, do padrão de qualidade da Pirelli, queixa à qual Paul Hembery, líder da marca italiana, retrucou dizendo que sua empresa “faz o que foi pedido para ser feito”.

Perez perdeu o quarto lugar por problema com um pneu (foto McLaren Media Centre)
Fora dos incidentes ou acidentes na pista, a Radio Paddock entrou no ar em edição extraordinária para contar que Ross Brawn teria assinado contrato para trabalhar na McLaren da temporada do ano que vem. Embora Niki Lauda, um dos líderes da equipe alemã, tenha desmentido a notícia, Martin Whitmarsh, seu par na escuderia inglesa, disparou que em breve anunciará contratações bombásticas. A chegada de Paddy Lowe, ex-McLaren e diferenças entre os estilos de Lauda e Brown engrossam o caldo desta sopa que pode ser a canja que vai revigorar o time de Button e Perez e que atualmente disputa o vice-campeonato de construtores ponto a ponto com a Ferrari.

Hulkenberg ignorou os ataques de Hamilton e Alonso (foto Sauber Motorsport AG)

Whitmarsh carregou no tempero e foi além: voltou a falar que Alonso será sempre bem-vindo na equipe, deixando claro que para 2015 vai aliciar o espanhol mais intensamente e que o acolheria até mesmo em 2014. Para os brasileiros, o mercado de pilotos ganhou contornos mais claros, mas ainda distante do padrão de definição que identifica telas e monitores de última geração. Frente às características dos carros da próxima temporada, pilotos de pequena estatura e baixo peso têm o passe valorizado, o que ajuda Felipe Massa, ainda sem endereço definido para o ano que vem, e prejudica Nico Hulkenberg, seu grande rival nas vagas da Lotus e Sauber, em princípio as mais próximas do futuro do brasileiro.

Enquanto isso, o propalado interesse do time suíço em contratar Rubens Barrichello perdeu embalo: a líder da Sauber, Monisha Kaltenborn, se viu obrigada a explicar o que já estava claro para muitos quando surgiram os rumores sobre seu interesse pelo brasileiro: “Eu não acho que seria correto ou elegante dizer, curto e grosso, que não queríamos conversar. Porém, é melhor deixar as coisas claras e afirmar que ele não pilotará para nós.”

Calendário de testes em 2014 terá quatro datas
Bahrain, Barcelona, Silverstone e Abu Dhabi serão os quatro circuitos onde as equipes de F-1 farão testes oficiais durante a temporada do ano que vem, sempre nas terças e quartas feiras após o GP nesses locais. Pelo calendário atual, o primeiro teste será após dois finais de semana de corrida — Malásia e Abu Dhabi, situação que pode prejudicar as equipes por serem fora da Europa e no início da temporada. O circuito de Yas Marina deverá viver a F-1 intensamente em 2014, posto que vai sediar dois testes pré-temporada.

Congresso da SAE teve Painel Motorsport
Evento já consolidado dentro do Congresso anual da SAE BRASIL, o Painel Motorsport reuniu ontem (7/10) no Expo Center Norte representantes de quatro segmentos distintos para debater a situação atual e o futuro do esporte no Brasil. Com mediação deste colunista participaram do evento Dito Giannetti (presidente do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), Alexandre Nascimento (presidente da Associação Paulista dos Pilotos de Marcas), Sérgio Jimenez (piloto e presidente do Super Kart Brasil) e Cláudio Fontoura (promotor da Fórmula Júnior no Rio Grande do Sul). Ao final do encontro houve o consenso que o Painel Motorsport 2013 terá um impacto inédito em conseqüência das decisões e acordos firmados no evento.

Painel Motorsport do Congresso da SAE BRASIL debateu esporte a moto (foto Vítor Garcia)

Os quatro debatedores concordaram que a crise de liderança política no esporte só poderá ser vencida com a união dos pilotos e organizadores e durante o painel propuseram ações de curto prazo: Jimenez e Fontoura decidiram trabalhar juntos para levar os jovens do SKB à categoria-escola promovida pelo gaúcho e Nascimento e Giannetti iniciaram negociações para realizar provas do Paulista de Marcas no circuito piracicabano. Além disso, Fontoura e Nascimento aprofundaram as negociações para realizar uma prova de exibição de F-Jr no encerramento da temporada paulista deste ano. Sandro Kuschnir, representante do vereador Floriano Pesaro, ofereceu os recursos da Câmara Municipal paulistana para sediar reuniões que garantam a continuidade desse debate e conseqüente implantação das propostas discutidas.

Com problemas de câmbio, Helinho troca liderança por segundo lugar
Depois de liderar praticamente toda a temporada o brasileiro Hélio Castroneves vai para a prova final da temporada 2013 da F-Indy em segundo lugar, 25 pontos atrás de Scott Dixon. O brasileiro chegou a Austin, penúltima etapa da temporada, com 49 pontos de vantagem sobre o neozelandês nascido em Auckland, Austrália; o campeonato da categoria termina no super-oval de Fontana (Califórnia), dia 19. A prova do último domingo foi marcada por um grave acidente depois que o carro de Dario Franchitti, em uma tentativa de ultrapassar o japonês Takuma Sato, decolou e avançou contra o alambrado. Levado para o hospital, o piloto escocês foi diagnosticado com fraturas no tornozelo direito e na coluna, mas sua recuperação dispensará cirurgia.

WG


A coluna "Conversa de pista" é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.



3 comentários :

  1. Caramba.... com tanto piloto, dando sopa por ai, a Sauber tá atraz do Barrichelo e do Massa??
    A situacao ta brava!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, a Sauber já desmentiu que tenha interesse em assinar com o Barrichello. Quanto ao Massa trata-se de um acordo que envolve interesses de diversas frentes, entre elas a ligação da equipe com a Ferrari e a demanda por um piloto experiente e em condições de contribuir no desenvolvimento dos novos carros da temporada de 2014.
    Abraço,

    Wagner

    ResponderExcluir
  3. a F1 é tão previsível quanto arco-íris depois duma tempestade, por mais patriota e otimista que eu seja não imagino o Massa brigando por campeonato em qualquer equipe que exista.
    Cadê os bons pilotos brasileiros? Basta ver a quantidade de comentários aqui pra ver que como disse o nosso amigo ali, a situação tá brava mesmo.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.