PIKES PEAK: A IMENSIDÃO QUE VIROU MÚSICA

Foto: flickr.com

A história da mundialmente conhecida canção-hino "America the Beautiful" está intimamente ligada a Pikes Peak, pois foi lá que foi escrita, num caderno, no verão (do hemisfério norte) de 1893. 

A autora da letra-poema, Katherine Lee Bates (1859-1929) era professora de literatura inglesa na Faculdade Colorado, em Colorado Springs, nos EUA. Ela conta: "Um dia eu e outros professores resolvemos fazer uma viagem a Pikes Peak, a uma altitude de 4.270 metros. Para isso alugamos um carroção. Próximo do topo tivemos que desembarcar e seguir o resto da viagem em mulas. Eu estava muito cansada, mas quando olhei a vista, senti uma imensa alegria. Toda a maravilha da América parecia exibida ali, numa imensidão que parecia um mar."

A letra foi publicada pela primeira vez em 1895 no jornal semanal The Congregationalist, para o Dia da Independência dos EUA, 4 de julho. A letra se chamava "America". A melodia só seria composta mais tarde, em 1910, por Samuel A. Ward,  um organista e diretor do coral de igreja. Nascia "America the Beautiful".

A canção é tão patriótica que de tempos em tempos é proposto que passe o ser o Hino Nacional no lugar do Star-Spangled Banner. É realmente muito bonita e tocante.

Como eu há anos, muitos de vocês passarão a entoar mentalmente a "America the Beautiful" cada vez que virem um carro guiado rápido morro acima naquele cenário fantástico, palco de uma das maiores expressões do autoentusiasmo.


BS

8 comentários :

  1. Felipe Carioca19/11/10 18:34

    Fiquei muito interessado neste tipo de competição, gostaria de ver aqui algum post com mais informações sobre a competição em si, caso possível, ou caso haja material. Muito interessante! Parebéns!

    ResponderExcluir
  2. Charlie Haden e Michael Brecker tocam uma bonita versão de "America the Beautiful"no CD homônimo. Recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo: o nome do CD é "American Dreams".

    ResponderExcluir
  4. Paulo Levi
    Escutei esse American Dream numa viagem aos EUA em 1980. Não preciso dizer que adorei e é uma das minhas preferidas. Veja se é a que você se refere: http://www.youtube.com/watch?v=9g-rUedKu4M&playnext=1&list=PLC8491950AB14C80A&index=23

    ResponderExcluir
  5. Bob,
    Como sempre um post histórico. Parabéns.
    Abração
    Luiz

    ResponderExcluir
  6. Bob,
    Obrigado pelo link, essa música é bacana mas é outra. O "America the Beautiful" a que eu me referi é aquele clássico que você citou no post. Dá pra ouvir um pequeno trecho aqui: http://www.amazon.com/American-Dreams-Charlie-Haden/dp/B00006IWGS

    ResponderExcluir
  7. Bob,

    Apesar do nacionalismo exagerado os americanos são boa espécie.

    Me lembro que cantar o hino americano todos os dias letivos de 1994.

    Hoje é bem capaz cante melhor o hino deles do que o nosso.

    Ótimo post.

    Um abraço,

    Rafael Aun

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.