google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PIKES PEAK: A IMENSIDÃO QUE VIROU MÚSICA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PIKES PEAK: A IMENSIDÃO QUE VIROU MÚSICA

Foto: flickr.com

A história da mundialmente conhecida canção-hino "America the Beautiful" está intimamente ligada a Pikes Peak, pois foi lá que foi escrita, num caderno, no verão (do hemisfério norte) de 1893. 

A autora da letra-poema, Katherine Lee Bates (1859-1929) era professora de literatura inglesa na Faculdade Colorado, em Colorado Springs, nos EUA. Ela conta: "Um dia eu e outros professores resolvemos fazer uma viagem a Pikes Peak, a uma altitude de 4.270 metros. Para isso alugamos um carroção. Próximo do topo tivemos que desembarcar e seguir o resto da viagem em mulas. Eu estava muito cansada, mas quando olhei a vista, senti uma imensa alegria. Toda a maravilha da América parecia exibida ali, numa imensidão que parecia um mar."

A letra foi publicada pela primeira vez em 1895 no jornal semanal The Congregationalist, para o Dia da Independência dos EUA, 4 de julho. A letra se chamava "America". A melodia só seria composta mais tarde, em 1910, por Samuel A. Ward,  um organista e diretor do coral de igreja. Nascia "America the Beautiful".

A canção é tão patriótica que de tempos em tempos é proposto que passe o ser o Hino Nacional no lugar do Star-Spangled Banner. É realmente muito bonita e tocante.

Como eu há anos, muitos de vocês passarão a entoar mentalmente a "America the Beautiful" cada vez que virem um carro guiado rápido morro acima naquele cenário fantástico, palco de uma das maiores expressões do autoentusiasmo.


BS

7 comentários :

  1. Felipe Carioca19/11/2010, 18:34

    Fiquei muito interessado neste tipo de competição, gostaria de ver aqui algum post com mais informações sobre a competição em si, caso possível, ou caso haja material. Muito interessante! Parebéns!

    ResponderExcluir
  2. Charlie Haden e Michael Brecker tocam uma bonita versão de "America the Beautiful"no CD homônimo. Recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo: o nome do CD é "American Dreams".

    ResponderExcluir
  4. Paulo Levi
    Escutei esse American Dream numa viagem aos EUA em 1980. Não preciso dizer que adorei e é uma das minhas preferidas. Veja se é a que você se refere: http://www.youtube.com/watch?v=9g-rUedKu4M&playnext=1&list=PLC8491950AB14C80A&index=23

    ResponderExcluir
  5. Bob,
    Como sempre um post histórico. Parabéns.
    Abração
    Luiz

    ResponderExcluir
  6. Bob,
    Obrigado pelo link, essa música é bacana mas é outra. O "America the Beautiful" a que eu me referi é aquele clássico que você citou no post. Dá pra ouvir um pequeno trecho aqui: http://www.amazon.com/American-Dreams-Charlie-Haden/dp/B00006IWGS

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.