CADA VEZ PIOR, NOSSO TRÂNSITO

 Foto: www.dincao.com.br
Não é novidade nenhuma que São Paulo é o caos em forma de ruas e congestionamentos. Apenas para ilustrar, como curiosidade, vendo um exemplo de um dia no inferno que é a cidade nos piores horários, registrado no computador de bordo do carro.


O percurso total de 45 km foi um misto de ruas e avenidas (aproximadamente 85%) e rodovia (aproximadamente 15%), em um dia chuvoso, logo com os vidros sempre fechados e ar-condicionado ligado. Abaixo as marcações após o dia de trânsito. Desconsiderem o horário.


O consumo médio contabilizado pelo computador de bordo foi o mínimo da escala, 4 km/l. Menos que isso o computador não informa, mas acredito que poderia até ser mais baixo. O carro estava abastecido com etanol, o que não favorece o melhor consumo no caso dos carros flex.



O que mais chamou a atenção, entretanto, foi a velocidade média do trajeto: patéticos 11 km/h. De bicicleta seria mais rápido, inclusive porque em boa parte a velocidade média estava variando perto dos 8 km/h no congestionamento, e apenas no trecho final melhorou um pouco.

Eu já havia reparado que a velocidade média em uma distância acumulada de aproximadamente 2.000 km em um trecho de aproximadamente 70% rodoviário e 30% urbano (passando próximo ao centro de São Paulo, percurso do dia-a-dia) era de meros 25 km/h. Vinte e cinco!!

Desanimador, olhar para estes números...

MB

27 comentários :

  1. Desanimador mesmo. Eu mudei minha faixa de horário no trabalho pra tentar melhorar um pouco, mesmo assim o transito deixa o trajeto caro e estressante.
    Tenho uma foto desse "deadlock" no cruzamento entre Av. Amazonas e Av. Do Contorno, aqui em BH. Apesar de trágica a foto consegue ser cômica.

    abs,

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Laranjo18/11/10 17:17

    cara, na boa, você mora na putzaqueospariu, quer o que???

    ResponderExcluir
  3. Eu não moraria ai em SP. É uma cidade bacana, maravilhosa, mas só iria pra ai se fosse por MUITA GRANA.

    ResponderExcluir
  4. Eu não moraria ai em SP. É uma cidade bacana, maravilhosa, mas só iria pra ai se fosse por MUITA GRANA.

    ResponderExcluir
  5. Eu vou chover no molhado aqui, mas o que causa esse tipo de "nó" são os espertinhos que passam com o sinal ja fechado, antes dos que estão com o sinal aberto arrancarem... Se todos ja ficassem com o carro engatado para qdo abrir o sinal arrancar, e os "Gersons" não furassem o sinal que acabou de fechar, o transito fluiria muito melhor!

    Sou de Porto Alegre, mas estou morando em BH há 3 semanas... Eu achava o transito lá ruim, mas aqui consegue ser pior... Parece que todos são mal-educados e querem tirar vantagem, e adoram uma buzina... Lá em Porto, o maior problema são os "tranca rua" que se arrastam na pista da esquerda, mas o povo em geral é mais educado... Aqui tem essas avenidas largas e consegue ficar tudo entupido! Eu moro no buritis e trabalho em nova lima, 5 km de distancia. Mas as imediações do BH Shopping e a Raja Gabaglia conseguem ficar "agarradas" (como se diz aqui) e me tomam normalmente de 40 minutos a 1 hora, pra percorrer 5 km de carro... É floid! Pelo menos aqui nao tem radar móvel ainda...

    ResponderExcluir
  6. infelizmente não é nada assustador hehe já fiz médias de velocidade muito piores!

    ResponderExcluir
  7. Francisco V.G.18/11/10 18:01

    O hodômetro do seu carro não poderia marcar quilometragem melhor: 17666. Isto é o inferno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam trocar o instrumento de medição de odômetro para Horímetro.

      Excluir
  8. Aqui no Rio Grande do Sul tem um trajeto porto alegre-região metropolitana que eu vou te contar, são mais de 1 hora para percorrer um trajeto de 20km nos horarios de pico.

    ResponderExcluir
  9. BR-116? hahaha

    minha noiva morava no final de canoas, perto da ulbra, e ia direto para o campus agronomia da ufrgs... atravessa duas cidades todo dia... dava algo em torno de 35 km pra ir e outros 35 pra voltar... uma vez, num dia de muita chuva, há um ano mais ou menos, levamos 3 horas pra chegar da ufrgs na casa dela... simplesmente tudo trancado... Esse trecho de Canoas da BR-116 é uma vergonha mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Essa foto já é histórica. Foi num dia que a cidade toda parou.
    Esse cruzamento fica nas av Faria Lima e Juscelino Kubitschek, na região do Itaim, bairro nobre e com grande concentração de escritórios.
    SP sofre com o trânsito caótico pq há alguns conglomerados de escritórios em determinados bairros ou ruas. Sem falar que a cidade é circundada por 3 grandes rios e consequentemente por pontes, e após essas pontes há ainda muita cidade, e muitas vezes bairros residenciais. Isso forma funis que não deixam o trânsito fluir e quando flui volta a travar nas entradas desses bairros com grande concentração de empresas.
    Sem falar na precária malha metroviária, ônibus coletivos subdimensionados e lotados, e claro, desvios, contornos e tudo o mais que a grande CET de SP é capaz de fazer pra atravancar o trânsito.
    Nem vou entrar no mérito dos gersons e dos motoqueiros cachorros loucos...
    E mesmo assim, a cada dia que passa, chega mais gente a SP...

    ResponderExcluir
  11. para escapar disso saio cada vez mais cedo de casa e procurei uma academia que abrisse cedo antes de entrar no trabalho, o dia rende mais , e procuro sair uma hora depois do HC por rotas alternativashá uns vinte anos atrás alguém propos horarios diferentes ao comercio bancos e demais atividades ,para que se evitasse o caos e a estrutura viaria fosse usada de forma homogenea , mas como a pessoa era do PT , a proposta sequer foi seriamente discutida, se tivessemos homens publicos sérios esse assunto teria de voltar a ser estudado.

    ResponderExcluir
  12. São Paulo é esse caos porque falta tudo, inclusive planejamento.

    ResponderExcluir
  13. Essa foto é verdadeira? Não foi Photoshop não?

    ResponderExcluir
  14. Uma das coisas que mais prejudicam o trânsito, e também uma das que mais me irritam, nele: os imbecis que obstruem os cruzamentos. E se você vê que os carros da frente não vão andar, o sinal vai fechar, e pára de modo a não trancar o cruzamento, dá-lhe imbecil atrás de você buzinando para andar mais 50 centímetros. Ligo o f*da-se, sem a menor culpa.
    Quanto ao gasto de combustível em congestionamentos, não me preocupo: quem paga é a firma, uso meu carro particular exclusivamente para lazer, e quase sempre em estradas, longe dos engarrafamentos dos centros urbanos.

    Mr. Car.

    ResponderExcluir
  15. décadas de atraso no metrô e excesso de 72 meses para pagar, em 5 anos São Paulo vai parar literalmente numa véspera de feriado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, vou te dizer: Sou de MAringá-PR, e minha esposa de São bernardo do Campo, mais precisamente, Riacho Grande.
      TEve uma virada de ano, que fui pra lá com ela, visitar a familia dela. Na hora da virada, estavamos naqueles restaurantes flutuantes, à beira da represa na Anchieta... Era meia-noite, no KM 29 da Anchieta, antés do pedágio, e tinha carro PARADO... Imagina no meio da serra, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  16. V.G., melhor km não tinha pra ilustrar ahahah.
    abs,

    ResponderExcluir
  17. Por isso que eu voltei pra roça!

    ResponderExcluir
  18. É uma *uta palhaçada o cidadão que paga essa extorsão chamada imposto (que vem aos milhares) ter de se sujeitar a esta situação.
    Quem mora em SP e trabalha a menos de 10KM do serviço vai mais rápido se for a pé (se não for assaltado ou assassinado no caminho)...
    Alguém conhece pessoalmente os palhaços que governam (fazem o que bem entendem) nesta cidade??? Ou eles se escondem atrás da burocracia...

    ResponderExcluir
  19. Igual onde moro Niterói,velocida demédia de17km.

    ResponderExcluir
  20. Marcus Maia19/11/10 18:15

    Ficar olhando pra essas velocidades médias no computador dá desespero, sabendo-se que de bicicleta consegue-se andar a 20 por hora sem se esforçar.
    Muitas obras de grande porte fazem falta em SP, mas tem coisas simples que irritam e atrapalham muito o transito:
    -Semaforos fora de sincronia, você acelera e 30 metros adiante o farol já fecha, isso é um absurdo.
    - os fominhas de plantão que não respeitam a sinalização horizontal
    - microonibus que param a 5 metros do meio-fio
    - pessoas que dirigem carro mas pensam que estão dirigindo uma carreta, pois ao fazerem curva a direita por exemplo, fazer uma abertura a esquerda antes, sem necessidade, assustando ou fazendo com que siga ao lado reduza a velocidade.
    -Kombi, esse veiculo é o maior puxador de congestionamento que existe, onde tem uma, tem transito atras.

    ResponderExcluir
  21. Há muita coisa errada nessa foto. Uma delas é o fato do canteiro central das duas avenidas não ser largo o suficiente para permitir que pelo menos alguns dos carros que não conseguiram passar antes do sinal fechar fiquem ao abrigo do fluxo de tráfego da via transversal.

    Com coisas desse tipo, nem dá para falar em engenharia viária. E olha que essas duas avenidas são de construção relativamente recente.

    ResponderExcluir
  22. Kombonauta19/11/10 22:09

    Peraí, isso é preconceito!

    Kombi é útil e anda igual aos outros carros, principalmente nesta cidade congestionada.

    O que atrapalha mesmo são os donos de Corolla, Fit, Civic, Tucson que se acham donos da rua e fazem o que querem sem dar seta ou respeitar o motociclista ou carro que está próximo.

    Temos de ler o pensamento destas criaturas para adivinhar quando irão entrar à direita ou esquerda, pois seta não existe, além de parar em qualquer lugar e de qualquer maneira.

    Preconceito, por preconceito o meu é mais verídico e mais facilmente verificado no trânsito.

    Reparem.

    ResponderExcluir
  23. Brasil, Sao Paulo, brasileiros...tà certo é o que a gente merece, afinal quem elegeu os nossos "libertadores" depois dos milicos "cabeça de bagre"
    Lembro que, pobre nao tem carro e neste caso os "guerrilheiros" agora no governo, tao é cagando montes, para os bacanas de Sao Paulo que querem andar de carro. Mesmo que seja para trabalhar.
    A soluçao: voltar prà roça e com vantagem de receber o "salario miséria"

    Alvaro Paes de Souza

    ResponderExcluir
  24. Fato 1: São Paulo cresceu sem planejamento

    Fato 2: quase todas cidades do Brasil cresceram sem planejamento, inclusive as pequenas.

    Fato 3: as vendas de carros estão crescendo devido ao aumento de renda (e estabilidade econômica).

    Resultado: o trânsito será caótico em todo o Brasil num curto prazo (o que já é realidade hoje em cidades de pequeno e médio porte do Vale do Itajaí, em Santa Catarina).

    ResponderExcluir
  25. O pessoal costuma ficar só reclamando de que a cidade cresceu sem planejamento, mas toda cidade é assim. Não dá para adivinhar que haverá crescimento e em quais anos, logo ninguém pode começar a gastar absurdo em uma cidade fantasma por exemplo. Vejam, há cidade planejadas no Brasil e tbm não passam de uma bost* e ainda nem chegaram perto de crescer como São PAulo, vejam BSB e BH por exemplo.
    Planejamento não vai evitar congestionamentos por excesso de veículos, acidentes etc. O que falta é ação mesmo. Há quanto tempo o transito está ruim? Quais foram as medidas eficazes tomadas?
    As vias são um recurso escasso e se o governo não deixa que se tomem medidas para racionalizar seu uso, o resultado é esse aí.

    Jack Bauer

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente, Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.